Tutoriais

Como verificar o status da memória ram no windows e mac osx

Índice:

Anonim

O software de diagnóstico de memória RAM é um programa que testa minuciosamente o estado atual da memória do seu computador. A memória instalada no seu computador é muito sensível. É sempre uma boa ideia executar um teste de memória na RAM que você acabou de instalar para encontrar possíveis erros. Obviamente, uma avaliação de memória é sempre recomendada se você suspeitar que possa ter um problema com a RAM existente.

Índice de conteúdo

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Como saber se a RAM está em boas condições

Por exemplo, se o computador não iniciar, ou se reiniciar aleatoriamente, isso pode ocorrer devido a alguns problemas de memória. Também é uma boa idéia verificar a memória se os programas falharem, você ouvir sons durante uma reinicialização, se estiver vendo mensagens de erro como 'operação inválida' ou se estiver recebendo BSODs (Tela Azul da Morte), como “exceção fatal” ou "memory_management".

Tente limpar as áreas de contato do SLOTS e reinstalar a memória, geralmente é sagrado.

Todos os programas de teste de memória são executados fora do Windows, o que significa que cada um funcionará independentemente de você possuir Windows (10, 8, 7, Vista, XP, etc.), Linux ou qualquer sistema operacional de PC.

Se o diagnóstico da memória falhar, substitua a memória imediatamente. O hardware de memória do seu computador não pode ser reparado e deve ser substituído se ocorrer um erro.

Para identificar se há uma situação que requer ação ou se você deseja comprar e instalar mais RAM no seu PC, é necessário fazer o teste de RAM.

Causas do mau funcionamento da RAM

  • BIOS da placa mãe antiga (atualização necessária). Drivers e chipsets obsoletos (drivers e chipsets de atualização). Superaquecimento da RAM. Slot de RAM ruim. Incompatibilidade de hardware.

Como diagnosticar o status da RAM no Windows

MemTest86

O Memtest86 é totalmente gratuito e muito fácil de usar para fazer seus diagnósticos. Se você tiver pouco tempo e precisar de um teste o mais rápido possível, tente o MemTest86. Basta baixar a imagem ISO do MemTest86 do site oficial e gravá-la em um disco ou unidade flash. Depois disso, você só precisa inicializar a partir do disco ou da unidade USB e pronto.

Embora esse diagnóstico de RAM seja gratuito, o PassMark também vende uma versão Pro, mas, a menos que você seja um desenvolvedor de hardware, o download gratuito e o suporte básico em seu site devem ser suficientes.

O MemTest86 não precisa de um sistema operacional para executar um teste de memória. No entanto, requer um sistema operacional para gravar o programa em um dispositivo de inicialização. Isso pode ser feito com qualquer versão do Windows, bem como no Mac ou Linux.

O MemTest é um dos melhores programas para essa funcionalidade, usado por muitas pessoas, independentemente do seu nível de conhecimento em informática.

Este programa verifica se há erros na memória RAM. Caso algo suspeito ou em mau estado seja identificado com esse hardware, você será notificado no final da verificação.

Se você preferir um programa mais completo, pode comprar a versão Pro. A versão gratuita pode ser baixada no site oficial ou em sites de download de programas.

Salve-o em um CD ou pendrive e faça o boot no sistema para ler o arquivo. De preferência, deixe a equipe fazer a verificação completa da noite para o dia, para que não haja falhas na pesquisa.

O teste pode demorar alguns minutos. Você só precisa estar ciente das linhas vermelhas que indicam que a memória está errada.

Apesar de ser um programa com cerca de 20 anos, ele continua sendo atualizado para não falhar em seus relatórios e permite testar de forma confiável o hardware mais recente, de 32 ou 64 bits.

A tela é atualizada em tempo real, para que possamos entender o que está acontecendo em particular. A verdade é que os testes realizados são muito técnicos. No entanto, a lógica é simples: levando em consideração a integridade dos relatórios apresentados, caso você veja algum erro detectado, a RAM certamente estará com defeito e, por mais que você não queira, será necessário remover o slot com a memória danificado.

Para usuários que planejam ir além em alguma forma de explicação, os desenvolvedores fornecem documentação extensa sobre mensagens de diagnóstico, incluindo a capacidade de solucionar possíveis problemas de erro de memória RAM.

O Memtest86 é provavelmente o melhor software para detectar problemas na memória RAM. Basicamente, você escolhe um dos três modos de inicialização e deixa o software fazer o resto.

Diagnóstico de memória do Windows

O 'Windows Memory Diagnostic' é uma ferramenta gratuita fornecida pela Microsoft. Assim como outras ferramentas, o 'Windows Memory Diagnostic' realiza uma série de testes exaustivos para determinar o que há de errado com a memória do seu PC.

Basta baixar o programa de instalação e siga as instruções para criar um disco inicializável ou imagem ISO para gravar em um disco ou unidade flash.

Após a inicialização, este programa iniciará automaticamente as verificações de memória e repetirá os testes até que você pare.

Se o primeiro conjunto de testes não encontrar erros, é provável que sua RAM esteja em boas condições.

Para executar este programa, você não precisa ter o Windows instalado. No entanto, você precisa de um para gravar a imagem ISO no disco ou dispositivo USB.

Através deste teste, o sistema tentará identificar possíveis erros e o resultado final informará sobre a situação real da capacidade da RAM.

Para executar o teste, vá para Painel de Controle> Sistema e Segurança> Ferramentas Administrativas> Diagnóstico de Memória do Windows.

No Windows 10, você pode digitar 'Windows Memory Diagnostic' no mecanismo de pesquisa.

Se você não souber como encontrar essa opção, basta acessar o Painel de Controle e, no menu superior, escreva "memory" (sem aspas) e o próprio sistema indicará o link correto.

Depois de clicar nessa ferramenta, o Windows estará pronto para executar o teste. Você pode executar o teste no local, o que fará com que o PC seja reiniciado e, no final do procedimento, será reiniciado novamente para fornecer os resultados do teste.

Caso você não consiga parar o que está fazendo no momento, agende a digitalização para a próxima vez que ligar o PC, o que iniciará automaticamente o procedimento.

MemTest86 +

O Memtest86 + é uma versão modificada e mais atual do Memtest86 original, e também é totalmente gratuito. O uso do Memtest86 + é recomendado se você tiver problemas ao executar o diagnóstico com o Memtest86 ou se, ao executar o Memtest86 e obter relatórios de erro com a memória, gostaria de ter uma segunda opinião muito boa.

O Memtest86 + está disponível no formato ISO para gravação em disco ou USB. Como no Memtest86, você precisa de um sistema operacional como Windows, Mac ou Linux para criar o disco de inicialização ou uma unidade flash, o que pode ser feito em um computador diferente daquele que você precisa testar.

DocMemory

DocMemory é outra ferramenta que funciona de maneira muito semelhante aos outros programas mencionados. Uma das maiores desvantagens do uso do DocMemory é que é necessário criar um disquete de inicialização. Atualmente, a maioria dos computadores não possui unidades de disquete.

É recomendável usar o DocMemory apenas se as outras ferramentas não funcionarem ou se você desejar ainda mais confirmação de que sua memória falhou. Por outro lado, se o seu computador não for capaz de inicializar com um disco ou unidade USB, o DocMemory pode ser exatamente o que você estava procurando.

Você deve se registrar gratuitamente no site do SimmTester e depois fazer login na sua conta antes de acessar o link para download. Embora esta opção nós colocamos para os mais nostálgicos .

Como diagnosticar o status da memória RAM no Mac

Aqui, sugerimos três métodos diferentes para facilitar a execução de um teste de memória no seu Mac OS X, incluindo o mais recente, o Mountain Lion 10.8. Se você está preocupado com o mau funcionamento da RAM do seu Mac, aqui estão os sintomas e testes confiáveis ​​para verificar seu desempenho

Observe que o teste leva muito tempo. A menos que seu Mac exiba sintomas específicos de RAM ruim, recomenda-se executar o diagnóstico de RAM uma vez por ano.

Com as temperaturas cada vez mais altas, os Macs sofrem de alguns problemas de desempenho. E pode-se dizer que o calor é o pior inimigo do Mac. No entanto, existem alguns usuários cujas máquinas mais antigas têm problemas com a RAM.

Se sua RAM estiver com problemas ou se os novos módulos que você comprou para aumentar a memória do seu Mac não forem de boa qualidade, isso causará falhas, problemas de dados corrompidos e outros problemas de desempenho, às vezes associados a temperaturas mais altas. Vamos mostrar uma maneira simples de verificar se a RAM está funcionando perfeitamente.

A RAM é o espaço de trabalho ativo que o OS X e os aplicativos usam para executar, e se houver um problema com a RAM, tudo poderá ser comprometido, desde o desempenho até os dados gerados pelos próprios aplicativos.

Sintomas que sua memória RAM está com defeito

Uma memória RAM com defeito se manifesta de maneiras diferentes e em momentos diferentes. Como orientação geral, verifique um ou mais dos seguintes sintomas, mas lembre-se de que eles não aparecem constantemente: Muitas vezes, um problema ocorre apenas quando uma parte da RAM é usada.

  • Bip triplo na inicialização: este é o sinal mais claro que o seu Mac pode emitir quando a RAM precisa ser substituída. Você ouvirá três bipes em vez do habitual ruído inicial; e então o sistema não inicializa. Um erro de inicialização é sempre um mau sinal, mas o bip triplo permite que você saiba que há um problema com a RAM.Falhas na inicialização: Mesmo se não houver um bip triplo, uma falha na inicialização pode indicar um problema de memória.. Se isso estiver acontecendo constantemente, vale a pena testar Bugs inesperados de software: Uma falha no aplicativo pode ser causada por muitas coisas, mas se isso parece estar acontecendo mais do que o normal, você pode apontar para um problema com a memória RAM.O sistema congela: também chamado de 'kernel panics'. Arquivos corrompidos: de vez em quando, você descobre que os arquivos salvos estão corrompidos, e isso é normal. Mas se isso estiver acontecendo com muita frequência, a RAM pode estar com defeito.

Como testar o desempenho da RAM no Windows e MAC OSX

Depois de executar os testes correspondentes, é uma boa ideia (se o design da sua máquina permitir) trocar os módulos de RAM e fazer os testes novamente. Isso ajuda a garantir que todos os locais na RAM estejam funcionando corretamente para o diagnóstico e, portanto, fornecerá um relatório mais abrangente dos resultados.

Teste de hardware da Apple | MAC OSX

Esta é a maneira recomendada pela Apple de testar sua memória usando sua ferramenta de diagnóstico. Em computadores lançados após junho de 2013, a ferramenta interna é chamada Apple Diagnostics.

Você pode verificar facilmente a RAM usando os diagnósticos nativos do seu Mac. Reinicie ou inicialize o seu Mac e mantenha pressionada a tecla D ao iniciar; isso levará à tela de diagnóstico.

A seção Diagnóstico varia de acordo com a idade do seu Mac e SO: em sistemas mais antigos (onde a tela de diagnóstico tem um fundo azul), você deverá selecionar a guia do meio, denominada 'Testes de hardware', e marcar marque ao lado de 'Executar teste estendido' e clique no grande botão azul chamado 'Teste'.

Se o seu sistema for mais novo, você verá que o teste de memória RAM é iniciado automaticamente; a nova interface tem uma cor de fundo preto ou cinza.

Você também pode descobrir que a função de diagnóstico foi removida do seu sistema; Às vezes, isso acontece quando o disco rígido é formatado e você reinstala o OS X.

Se você pressionar apenas a tecla D, a tela de teste não aparecerá; Tente novamente e, desta vez, mantendo pressionada a tecla Option + D. Pressione Mac para pesquisar online um conjunto de testes para download.

Aguarde até que o diagnóstico esteja completo e o Mac informará sobre problemas com a RAM.

Recomendamos que você execute o check-in da RAM da maneira mais limpa possível. Você deve fechar todos os aplicativos abertos, mas a melhor solução é usar o Modo de segurança (mantenha pressionada a tecla Shift enquanto o sistema inicia) ou o Modo de usuário único (mantenha pressionada a tecla Command + S), desde que o programa de diagnóstico que você está usando, permita.

Você também pode ver a quantidade de memória instalada no seu Mac na guia 'Perfil de hardware' para confirmar se a memória está instalada corretamente e foi detectada.

Antes de iniciar o AHT, desligue todos os dispositivos externos, exceto o teclado, mouse, monitor e adaptador Ethernet. Desligue todos os discos rígidos externos.

Se você for diagnosticar a memória de um Mac portátil, siga estas etapas adicionais:

Para impedir que o computador seja desligado durante o teste, conecte o adaptador de energia apropriado a uma tomada elétrica. Coloque o computador em uma superfície sólida, plana e estável que permita a circulação adequada de ar sob e ao redor do computador (por exemplo, uma mesa, mesa ou balcão).

RECOMENDAMOS VOCÊ Como os AirPods cobram

Para executar o teste, inicie o Mac e, quando ouvir o bipe, pressione as teclas Alt + D simultaneamente. O teste começará nos servidores da Apple.

Esse diagnóstico pode demorar cerca de uma hora, mas é o teste mais completo que você pode fazer no seu Mac. Você pode tirar algumas conclusões, através do relatório, às vezes um pequeno erro que faz toda a diferença no desempenho do seu computador.

Se houver algum erro, não hesite, altere a RAM do seu Mac. Muitas vezes os fabricantes de memória estendem a garantia vitalícia das memórias, portanto, antes de comprar novos módulos de RAM, verifique se os você danificou não é coberto por este tipo de garantia.

O Apple Hardware Test também ajudará você a entrar em contato com o suporte técnico da Apple para obter assistência adicional.

Rember

Rember é na verdade uma interface gráfica do usuário para a popular ferramenta MemTest OS X. Em vez de digitar comandos no terminal, você pode executar o diagnóstico clicando em um botão.

Você poderá testar uma quantidade selecionada ou toda a memória, especificando o número de vezes que os testes devem ser executados e também a exibição do log.

Recomendamos a leitura: O que é Dual Channel e Quad Channel?

Rember exibirá uma tabela com a memória detectada no seu Mac. Selecione a quantidade de memória a analisar, o número de loops e clique no botão 'Teste' para iniciar a verificação da memória. Quando os testes terminarem, Rember mostrará os resultados do diagnóstico.

O Rember é executado no Mac OS X, o que significa que nem toda a RAM pode ser verificada, pois parte dela é reservada para gerenciamento interno.

Inclui um log que permite ao usuário monitorar todos os diagnósticos na memória. O Rember foi projetado para simplificar o teste e o diagnóstico desses problemas.

Memtest86 + MAC OSX

Se o seu Mac tiver uma unidade SuperDrive, você poderá gravar a imagem ISO do Memtest86 + e inicializar seu PC ou Mac com o disco. Basta pressionar e segurar a tecla C enquanto o seu Mac começa a inicializar a partir do disco. O bom do Memtest86 + é que ele é executado sozinho, sem depender do sistema operacional, fornecendo um resultado de diagnóstico mais preciso. Você também pode experimentá-lo no Windows 10 ou criar diretamente seu próprio pendrive para inicializá-lo a partir do BIOS.

Memtest Suite

Abra o terminal e digite o seguinte comando:

memtest todos os 2

Após executar este comando, o diagnóstico será iniciado imediatamente, o que testará todos os módulos duas vezes. Se você quiser, pode colocar outro número, para executar o teste de memória com suas preferências, no entanto, duas vezes é suficiente para fornecer resultados confiáveis.

Identifique o módulo defeituoso

Se o seu computador tiver mais de um módulo de memória, será necessário identificar qual módulo está encontrando o problema.

  • Remova todos os módulos de memória do seu PCI Insira apenas um módulo e faça um teste Registre os resultados e repita o processo com um módulo de memória diferente Descarte os módulos defeituosos e substitua-os por outros módulos

Truque extra : com uma goma de creme, limpe os contatos do seu módulo de memória RAM. Você o deixará parecendo novo e, possivelmente, pelo menos inicie o seu computador.

Vale lembrar que os módulos substitutos devem ser compatíveis da mesma forma que os anteriores. O que você achou do nosso tutorial sobre como verificar o status da RAM ? Lembre-se também de que a memória geralmente tem uma garantia vitalícia (ou 10 anos na Europa, depende do fabricante, pode variar) e você pode gerenciar diretamente com o fabricante na seção RMA.

Estamos ansiosos para ouvir seus comentários!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button