Tutoriais

Partition Como particionar um cartão USB ou SD com o Windows 10

Índice:

Anonim

Desta vez, veremos como podemos particionar o USB do nosso sistema Windows 10 através dos aplicativos nativos Hard Disk Manager e Diskpart. Além disso, esse processo é perfeitamente aplicável para particionar um cartão SD ou disco rígido portátil.

Índice de conteúdo

Em muitas ocasiões, nossos dispositivos de armazenamento portáteis têm capacidades de armazenamento consideráveis, chegando a 128 GB em unidades USB 3.0 ou mais. Da mesma forma, os cartões SD também são uma boa alegação de poder armazenar nossos arquivos e levá-los a qualquer lugar.

Com esse tipo de dispositivo, podemos até instalar um ou mais sistemas operacionais e torná-los portáteis para que possam ser executados em um computador diferente do nosso. É precisamente por esse motivo que será extremamente interessante criar pelo menos duas partições na unidade para armazenar arquivos e um sistema operacional, ou no seu caso, simplesmente para que nossos arquivos em várias partições sejam bem organizados, como se estivessem em um disco rígido. em causa.

Formate USB usando o gerenciador de disco

A primeira maneira que temos disponível para formatar um dispositivo USB ou cartão SD é através da ferramenta gráfica do Windows, o Hard Disk Manager.

Para acessá-lo, pressionaremos a combinação de teclas " Windows + X " para abrir o menu de ferramentas do Windows; observe que não é o menu Iniciar. Identificaremos este menu como tendo um plano de fundo cinza. Aqui vamos escolher a opção " Gerenciamento de disco ".

Agora estamos em uma interface na qual devemos prestar atenção especial à lista de discos rígidos e unidades de armazenamento que estão instaladas. Em cada uma dessas unidades, podemos ver uma representação gráfica da configuração de seu sistema de arquivos, como o tipo e as partições que possui. Se a caixa azul correspondente a uma unidade for compacta e sem divisões, isso significa que existe apenas uma partição e vemos mais de uma porque temos várias partições.

Vamos começar, identificamos nossa unidade USB pela capacidade de armazenamento que possui; no nosso caso, é a última de 15 GB. Devemos saber que todos os dados que temos perderemos ao executar essas ações.

Criando partições e formatando o USB

A primeira coisa que precisamos fazer é clicar com o botão direito do mouse na região azul e escolher " Excluir volume ".

Em seguida, clicaremos na caixa, agora representada em preto, para escolher " Novo volume simples ".

Veremos um assistente para criar as partições. Começamos clicando em " Avançar " para acessar o primeiro lote de opções. Aqui teremos que escolher o espaço de armazenamento da primeira partição a ser criada.

Vamos particionar o USB com dois deles, um de, por exemplo, 10 GB e o outro de 5 (o restante). Então, nesta janela, escreveremos "10000", ou seja, 10.000 MB ou 10 GB.

Agora continuamos com a seguinte janela, nela devemos escolher a opção " Atribuir a seguinte letra de unidade:" e escolher a letra que queremos, desde que não seja usada. Nós continuamos.

Escolhemos um sistema de arquivos para a partição, por ser um dispositivo pequeno, a melhor opção é usar o FAT32, mas podemos escolher perfeitamente o NTFS para eles. Colocamos um nome para identificar a unidade e escolhemos " Formatação rápida ". Já teríamos uma partição feita.

Para criar outro com o restante do espaço disponível, realizaremos o mesmo procedimento.

O resultado final será o seguinte:

Partição SD ou USB com Diskpart

Agora vamos seguir o mesmo procedimento, mas com a ferramenta no modo de comando Diskpart. Para executá-lo, teremos que iniciar uma janela do prompt de comando (CMD) com permissões de administrador ou Windows PowerShell.

Vamos usar o último, que também estará disponível no menu de ferramentas mostrado no início, então clique em " Windows PowerShell (Administrador) ". O uso do Diskpart é muito intuitivo e o processo é muito semelhante ao visto graficamente.

Começamos escrevendo este comando e pressionando Enter para executá-lo:

diskpart

A próxima coisa que devemos fazer é encontrar nosso USB para começar a trabalhar com ele. Escrevemos:

lista de disco

Nós devemos identificar o USB pelo seu espaço de armazenamento TOTAL, aqui nenhuma partição é mostrada, apenas discos completos. Examinamos o número deles (no nosso caso 2) e agora escrevemos:

selecionar disco

Agora vamos limpar o USB para começar a fazer as partições, essa ação é idêntica à anterior de "Excluir volume". Neste caso, podemos fazê-lo com este comando:

limpo

Agora podemos criar as partições que queremos, para este exemplo, criaremos três delas, cada uma com 5 GB (5000 MB), vá para lá:

criar tamanho primário da partição = 5000

criar tamanho primário da partição = 5000

criar partição primária

O último deixamos sem número para que ocupe todo o espaço restante.

Agora vamos listar estas partições:

partição de lista

O próximo passo será formatar cada um deles para ativá-los e torná-los funcionais, porque nosso USB ainda é inútil, também escolheremos o NTFS como sistema de arquivos. Este processo será idêntico nas três partições:

selecionar partição

formato fs = rótulo NTFS = rápido

ativar

atribuir letra =

Lembre-se de escolher uma carta que ainda não esteja em uso. Já teremos uma partição pronta para uso, agora fazemos o mesmo com as outras duas.

Bem, dessa maneira, conseguimos particionar o USB de uma maneira fácil. Lembre-se de que o particionamento de SD ou disco portátil é exatamente o mesmo.

Você também pode estar interessado nessas informações:

Esperamos que você tenha achado este tutorial útil. O Windows nos oferece opções suficientes para fazer isso sem precisar instalar nada. Por que você deseja particionar um USB?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button