Tutoriais

To Como particionar o disco rígido no Windows 10

Índice:

Anonim

Criar partições em um disco rígido é muito útil. Apesar de ser um tópico delicado e no qual é necessário ter algum conhecimento do que significa criar ou excluir essas partições, a verdade é que o Windows 10 facilita muito para nós. Neste novo passo a passo, veremos como particionar o disco rígido do Windows 10.

Índice de conteúdo

O particionamento do disco rígido quase sempre foi reservado para usuários com conhecimento bastante avançado sobre o uso do disco rígido. Mas atualmente qualquer pessoa pode executar essas ações e sem a necessidade de instalar aplicativos externos no Windows.

O que é particionar um disco rígido

Normalmente, um disco rígido é apresentado a nós como uma unidade com uma quantidade específica de armazenamento por meio de um ícone em nosso sistema. Se o disco rígido tiver 1 TB, o ícone mostrará uma unidade dessa capacidade disponível para ser usada na sua totalidade. Nesses tipos de unidades, instalaremos nosso sistema e armazenaremos nossos arquivos na mesma unidade.

Mas não apenas podemos ter um disco rígido de certa capacidade e a possibilidade de usá-lo para um único propósito. Também haverá a possibilidade de dividi-lo em patês chamados volumes. O que essas partes fazem é dividir a capacidade do disco rígido em partes diferentes, para que dessa maneira possamos armazenar arquivos em um desses volumes e instalar o sistema operacional em outro. Visualmente, poderemos vê-lo como se tivéssemos mais de um disco rígido, cada um deles com capacidades diferentes e que, em sua totalidade, somam a capacidade real do disco.

Vantagens de particionar um disco rígido

Em relação às vantagens de particionar um disco rígido, podemos mencionar o seguinte:

  • Podemos criar uma partição na qual podemos colocar cópias de backup de nossos arquivos ou até do sistema.Também podemos criar uma partição protegida por criptografia para arquivos especialmente sensíveis que temos.Eles também são úteis para armazenar certos tipos de arquivos ou para separar a instalação do sistema. operando nossos arquivos ou jogos pessoais.

Depois que a teoria vier a ser prática, podemos trabalhar como particionar o disco rígido no Windows 10

Gerenciador de disco do Windows

O gerenciador de disco é o utilitário que o Windows 10 implementa para fazer as modificações necessárias em nossos discos rígidos e unidades de armazenamento. Para acessar a ferramenta, faremos o seguinte:

  • Vamos ao menu Iniciar e escrevemos "Criar e formatar partições do disco rígido". Nossa ferramenta de partição aparecerá como a primeira opção, para acessá-lo.

Outra maneira simples de acessá-lo será através do menu de opções do sistema.

  • Para isso, vamos ao menu Iniciar e clique com o botão direito do mouse.Na lista de opções, teremos que escolher as opções de "Gerenciador de disco"

Dessa forma, já teremos aberto nossa ferramenta para trabalhar com ela.

Particionar o disco rígido no Windows 10 para um novo disco rígido

Quando compramos um disco rígido, SSD ou comum, ele fica cru quase sempre. Isso significa que, quando o instalarmos em nosso computador, o sistema operacional não o mostrará como uma unidade ativa de armazenamento.

Em princípio, podemos pensar que o Windows não o reconheceu, mas não é. Se acessarmos a ferramenta de administrador de disco, veremos como todas as unidades instaladas em nosso computador aparecem na lista superior e, entre elas, estará o novo disco rígido.

Além disso, quando o abrimos, ele detectará a existência de um novo disco bruto por meio de uma janela chamada "Inicializar disco".

Nesta janela que aparece, selecionaremos nosso novo disco rígido "Disco 0" e a opção MBR para o estilo de partição, pois é o mais genérico e compatível com outras versões do Windows. Depois clique em "Aceitar"

O aspecto que mostra a ferramenta com um disco rígido para o sistema, uma chave USB inserida e a nova unidade bruta é o seguinte:

Agora, o que faremos é formatar o novo álbum, que será o representado em preto com o título "Não atribuído". Para isso, faremos o seguinte:

  • Ao clicar com o botão direito do mouse no espaço em branco, escolhemos a opção "Novo volume simples"

  • Agora, um assistente será aberto para formatar nosso disco rígido.Na primeira tela, clique em "Avançar" e agora uma janela aparecerá para atribuir uma certa quantidade de espaço ao novo volume que vamos criar.O novo disco é 150 GB, por enquanto, vamos alocar um espaço de 80 GB para este novo volume (precisamos gravá-lo em MB)

  • Em seguida , devemos atribuir uma unidade para sua etiqueta. Vamos chamá-lo de unidade D

  • O próximo passo será atribuir um sistema de arquivos, por isso escolhemos a opção "Formatar este volume com as seguintes configurações:" e escolhemos "NTFS". Também escolhemos a opção de formatação rápida e digite um nome para o volume. Então clicamos em "Next"

Dessa maneira, criamos uma partição para o nosso disco rígido. Se notarmos, ainda há um espaço não alocado neste novo disco rígido (em preto). Para criar um novo volume com o que sobrou, seguimos o mesmo procedimento de antes.

Dessa maneira, obteríamos o seguinte:

Um disco rígido com duas partições ou volumes. Onde podemos armazenar o que queremos.

Particionar o disco rígido do Windows 10 em uma partição existente

Agora podemos assumir que nosso disco rígido foi instalado por um tempo e queremos criar novas partições ou redimensionar as que já temos. Neste exemplo, levaremos o disco rígido onde o sistema está instalado. O status atual é este:

Reduzir o volume de uma partição

Quando já tivermos feito partições, podemos redimensionar as existentes usando a opção "Reduzir volume". Para isso, clique com o botão direito do mouse na partição que deseja redimensionar e escolha "Reduzir volume".

Coisas a considerar aqui:

  • Você só pode reduzir o volume e o espaço livre restante no disco. A partição "Reservada para o sistema" não deve ser tocada. Não poderemos aumentar o volume de uma partição com o sistema instalado após a redução.

Depois que a opção é escolhida, a ferramenta calcula quanto espaço podemos economizar da partição. Nesse caso, podemos escolher esse valor para reduzir (não recomendado) ou um valor diferente, deixando espaço suficiente para o sistema instalar aplicativos e outros.

Não vamos fazer essa redução, temos que deixar espaço suficiente para o sistema. portanto, escolheremos um valor MENOS que o mostrado na opção editável. Por exemplo 80 GB

O resultado final será um disco rígido com uma partição reservada para o sistema, menor que a onde o sistema está instalado e um espaço livre para criar uma nova partição.

Para criar um novo, siga as etapas na seção anterior

Aumentar o volume de uma partição

Agora vamos ver outra opção, a de aumentar a capacidade de armazenamento de uma das partições que temos. Para fazer isso, vamos usar o novo disco rígido que instalamos na seção 1. O estado inicial é o resultado final da seção 1

Coisas a considerar:

  • Não devemos tocar na partição “Reservado para o sistema”. Não conseguiremos aumentar o volume de uma partição com o sistema instalado. Os arquivos das partições excluídas serão perdidos.

Bem, para aumentar o volume de uma partição antes de termos duas opções: reduza o volume de outra partição existente (se você permitir) ou exclua uma existente (se você permitir). Optaremos por reduzir o volume de um existente. Seguimos as etapas na seção anterior e teremos um lago como este:

Agora vamos aumentar a outra partição, escolhemos entre as opções a opção "Estender o volume"

Um assistente será aberto, mostrando-nos o espaço que temos disponível para estender. Nesse caso, serão os 20 GB livres de terem reduzido a partição anterior.

Escolhemos todo o espaço e terminamos o assistente. Agora, é-nos apresentado um aviso de que nosso disco rígido ficará dinâmico. Isso ocorre porque estendemos uma partição para um espaço de armazenamento não contíguo a ela.

Para fins práticos, um disco rígido dinâmico é igual ao básico, mas oferece mais possibilidades em termos de partições e não pode inicializar sistemas operacionais a partir dessas partições.

No nosso caso, não há problema em que o disco seja dinâmico, aceitamos o aviso e teremos a seguinte estrutura: Uma partição D: dividida em duas partes e outra no centro E: No explorador de arquivos, apenas as veremos como duas partições normais.

Particionar uma unidade de armazenamento removível

Assim como nos discos rígidos internos, também teremos a possibilidade de particionar discos removíveis, como discos rígidos externos e unidades USB. Apenas teremos que seguir as etapas anteriores:

Escolhemos "Novo volume simples" e a quantidade de armazenamento que o dispositivo terá, além de um rótulo de volume.

Em seguida, devemos atribuir o tipo de sistema de arquivos. Nesse caso, sendo USB , escolhemos o FAT32.

Nossa unidade USB ficaria assim:

Teremos que levar em conta que no FAT 32 não seremos capazes de estender ou reduzir volumes.

Isso conclui nosso tutorial para particionar o disco rígido do Windows 10. No futuro tutorial, exploraremos as outras opções disponíveis para essa ferramenta, as quais, embora interessantes, também não são essenciais.

Também recomendamos:

O que você está esperando para particionar seu disco rígido? Esperamos que, com essas informações, você possa executá-las perfeitamente. E tenha cuidado com seus arquivos pessoais!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button