Tutoriais

▷ Como migrar máquina virtual em hiper

Índice:

Anonim

Se há algo que devemos ter em mente ao entrar no mundo da virtualização, é a compatibilidade entre os Hypervisors, é por isso que veremos como migrar a máquina virtual no Hyper-V. O Microsoft Hypervisor é uma das opções mais atraentes que temos no sistema de janelas. Isso está disponível nativamente nos sistemas Pro, Enterprise e Education. Portanto, precisamos saber como importar e exportar máquinas virtuais no Hyper-V de ferramentas como o VirtualBox

Índice de conteúdo

Como qualquer outro Hypervisor, o Hyper-V tem a possibilidade de importar e exportar máquinas virtuais. Dessa maneira, é possível migrar, por exemplo, uma máquina virtual criada neste programa para o VirtualBox. Obviamente, o processo inverso é um pouco mais complexo de executar, pois o Hyper-V não suporta arquivos com extensões.OVA ou OVF. Vamos abordar tudo isso neste tutorial, então vamos começar.

Exportar máquina virtual no Hyper-V

Começaremos com o processo mais simples, o de saber como exportar uma máquina virtual no Hyper-V. Este procedimento é útil se quisermos migrar uma máquina virtual de um Hyper-V para outro. Vamos ver passo a passo:

A primeira coisa que teremos que fazer é ir para a tela principal com a máquina selecionada. A lista de opções no painel direito será ativada. Nós devemos clicar em " Exportar..."

Agora procederemos à seleção de uma pasta onde queremos armazenar os arquivos de exportação. Devemos garantir que ele esteja dentro de uma pasta específica, pois o programa criará várias pastas e arquivos.

O processo começará imediatamente e não durará muito. O resultado final será um diretório com três pastas com arquivos de configuração e o principal disco rígido virtual no formato.vhdx. Esse formato permite criar discos rígidos virtuais de até 64 TB, não há nada e será útil se você quiser migrar a máquina virtual para outro Hyper-V com uma versão diferente ou semelhante.

Importar máquina virtual para o Hyper-V

Agora vamos fazer o procedimento inverso. Localizado em outra máquina com Hyper-V, iremos para a janela principal e clique na opção " Importar máquina virtual..."

Em seguida, será aberto um assistente rápido, no qual teremos que selecionar o local da pasta onde está a máquina virtual que queremos importar.

Agora devemos escolher a opção " Copiar máquina virtual " para copiar os arquivos para nosso Hypervisor do diretório de exportação.

Dessa maneira simples, exportaremos uma máquina virtual de um diretório de exportação do Hyper-V.

Migrar a máquina virtual Hyper-V para o VirtualBox.

Como o Hyper-V não é capaz de importar máquinas virtuais nos formatos OVA ou OVF, o que precisamos fazer é converter suas máquinas virtuais no formato compatível com o VirtualBox, ou seja, do formato vhdx para vhd. Vamos ver o procedimento:

Começamos indo para a janela principal do Hyper-V com a máquina virtual selecionada. Agora, damos a opção " Editar disco..."

Agora, iniciamos um assistente no qual indica qual é o procedimento que vamos executar. A primeira coisa que precisamos fazer é selecionar o disco rígido virtual que contém a máquina virtual Hyper-V. Como veremos, será em vhdx.

Na próxima tela, teremos várias opções para transformar o disco. Em cada um deles, teremos uma breve explicação do objetivo. Nós, é claro, daremos " converter ". Passamos para a próxima fase.

Agora teremos que escolher o formato de saída do disco rígido. Nós o temos em vhdx, então escolheremos o formato vhd.

Uma vez feito o anterior, escolheremos a opção de tipo de disco. O mais recomendado, é claro, é escolher a opção " Expansão dinâmica ", dessa forma, economizaremos o máximo de espaço possível em nosso disco rígido físico.

Por fim, escolhemos o diretório para a localização da nova máquina virtual. Como queremos abri-lo diretamente no VirtualBox, vamos localizá-lo em um USB. Você pode colocá-lo onde quiser, lembre-se de que será uma máquina virtual como qualquer outra.

Agora tudo o que resta é esperar o assistente concluir a operação.

Abra a máquina virtual VHD no VirtualBox

Bem, vamos rapidamente ao nosso host com o VirtualBox para ver como abrir esta máquina virtual que convertemos e verificar se ela funciona corretamente.

Vamos ao VirtualBox e selecionamos a opção para criar uma nova máquina virtual. Como sempre, escolhemos qual RAM queremos alocar para ela.

Mas o mais importante aqui é escolher a opção " Usar um arquivo de disco rígido virtual existente ", essa é a chave da pergunta. Agora, procuramos nosso disco rígido virtual nesta extensão e o deixamos carregado.

Clique em " Criar " e teremos a máquina virtual conectada ao nosso Hypervisor VirtualBox.

É possível que encontremos um erro ao iniciar a máquina virtual com a mensagem: “ nenhuma mídia inicializável encontrada ”. Este erro é causado pelo sistema que possui o Hyper-V configurado para iniciar as máquinas virtuais nele. Se a máquina virtual for da geração 2, precisaremos fazer algumas configurações extras no VirtualBox, vamos vê-las:

(opcional) Vamos às opções de configuração da máquina virtual. Devemos nos colocar na seção " Armazenamento " e eliminar a unidade de DVD chamada " Controlador: IDE"

(obrigatório) Em seguida, vamos à seção " Sistema ", ativamos a opção " Ativar EFI " e colocamos o disco rígido como o primeiro na lista de ordem de inicialização. Dessa forma, poderemos iniciar a máquina virtual corretamente.

Isso geralmente acontece com sistemas operacionais diferentes do Windows.

Migrar máquina virtual do VirtualBox para Hyper-V

Agora, o que faremos é o procedimento para poder abrir uma máquina virtual VirtualBox (formato.vdi) no Hyper-V, que não suporta esse formato.

Clone a máquina virtual VDI em VHD com o VirtualBox

Para isso, também será necessário transformar o disco rígido virtual de vdi para vhd, vamos ver o procedimento:

Isso, devemos fazer com uma ferramenta no modo de comando do VirtualBox que está no seguinte caminho:

C: \ Arquivos de programas \ Oracle \ VirtualBox

Dentro dele, devemos encontrar o aplicativo " VBoxManage ", mas teremos que abri-lo com um terminal de comando. Nós vamos usar o PhowerShell.

Para iniciar o PowerShell neste diretório, clique na tabela " Shift " e clique duas vezes na janela.

Uma vez aberto, precisamos conhecer muito bem o caminho em que nossa máquina virtual está localizada, porque devemos colocá-la no comando de execução. No nosso caso, está na seguinte rota:

D: \ máquinas virtuais \ w10x64pro

Então, vamos ver como devemos montar o comando no PowerShell:

. \ VBoxManage clonemedium “caminho do disco virtual.vdi” “caminho do disco virtual.vhd” --format VHD

Por exemplo, no nosso caso, seria assim:

. \ VBoxManage clonemedium "D: \ máquinas virtuais \ w10x64pro \ W10x64pro.vdi" "D: \ máquinas virtuais \ w10x64pro \ W10x64pro.vhd" - formato VHD

O resultado será a criação de um disco rígido virtual que contém a máquina na extensão VHD.

Máquina virtual VHD aberta no Hyper-V

Depois que o procedimento for concluído, pegaremos nosso arquivo pesado e iremos para o host em que temos o Hyper-V para continuar a montagem dessa máquina virtual.

O que precisaremos fazer é o procedimento típico para criar uma nova máquina virtual, ou seja:

Vamos para " Ação -> Nova máquina virtual " e iniciamos o assistente.

Devemos ter em mente que, na etapa de seleção da geração da máquina virtual, devemos escolher a opção " Geração 1 " para obter a compatibilidade da máquina.

Quando chegarmos à janela de criação da máquina virtual, em vez de criar uma nova, teremos que escolher a opção " Usar um disco rígido existente ". Vamos selecionar nosso disco rígido VHD e seguir em frente.

Dessa forma, podemos conectar nossa nova máquina e tudo correrá corretamente.

Bem, esses são os procedimentos para importar e exportar máquinas virtuais do Hyper-V com outros hipervisores como o VirtualBox.

Também recomendamos:

Que tipo de máquinas virtuais você possui? Esperamos que este tutorial tenha sido útil para você aprender melhor os procedimentos de importação e exportação de máquinas virtuais.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button