Como fazer o overclock das placas-mãe z370 passo a passo
Índice:
- Como fazer o overclock das placas-mãe Z370 passo a passo
- Antes de começar ... o que preciso ter?
- Termos a considerar
- Os componentes escolhidos
- Software requerido
- Como saber o MHz, latência e tensão da nossa memória RAM
- Modificando parâmetros no BIOS Z370
- Verificando a estabilidade
- Qual desempenho eu faço overclock na minha CPU?
Após o sucesso que tivemos com os guias de overclock das plataformas X299 e AMD Ryzen ! Reunimos um excelente guia sobre como fazer o overclock das placas-mãe Z370 passo a passo. Uma maneira muito fácil de tirar proveito do seu processador e evitar os gargalos ocasionais na sua placa de vídeo.
Deseja aprender a tirar o máximo proveito do seu processador sem danificá-lo? Te ajudamos!
Índice de conteúdo
Como fazer o overclock das placas-mãe Z370 passo a passo
A maioria dos novatos se pergunta o que é ou o que significa o famoso overclocking. Em resumo, é o termo que usamos quando fingimos que nosso processador aumenta sua velocidade de clock, ou seja, é a unidade na qual medimos a frequência de nossa CPU em MHz ou GHz. Soa um pouco mais para você agora, certo?
Por exemplo, o processador que faremos neste guia é o Intel Core i7-8700K de 6 núcleos, 12 threads de execução, uma velocidade básica de 3, 7 GHz e que sobe para 4, 7 GHz com o turbo. Mas essa velocidade aumenta em todos os seus núcleos? Não, apenas 1 ou 2, dependendo da tarefa. Em tarefas que exigem o uso de muitos núcleos, teremos um bom salto de desempenho. A idéia será aumentá-lo para 4, 8 GHz ou 5 GHz em todos os seus núcleos.
Este guia é destinado a placas Z370 e processadores de terminação Intel end-K. Esses processadores têm o multiplicador desbloqueado e isso nos ajudará a aumentar sua velocidade com facilidade. A lista atual (no momento) está resumida em:
Antes de começar… o que preciso ter?
A primeira coisa é perder o medo , essa prática é com valores seguros (os que oferecemos neste guia) e não prejudicará seu processador ou qualquer componente do seu computador. Mas se você exceder os valores que indicamos, poderá migrar o processador eletricamente e ele quebrará. Outros pontos interessantes:
- Atualize o BIOS na versão mais recente. Isso nos impedirá de arrastar qualquer bug importante em nossa placa- mãe.Manter todo o computador: limpe-o internamente, troque a pasta térmica para o processador e tenha uma boa pressão positiva / negativa em nosso chassi.Tem um bom resfriamento térmico adequado para o processador. Em outras palavras, refrigeração líquida ou de ar de qualidade. Não adianta tentar fazer um overclock do processador com um dissipador de calor low-end ou padrão. Nossos esforços serão destruídos rapidamente.Todas as modificações serão feitas no BIOS. Evitando o uso de software no Windows, pois eles normalmente geram instabilidade e não são 100% confiáveis. Sempre faça overclock no BIOS, exceto em casos isolados. Não somos responsáveis pela prática de overclock ou uso indevido durante o overclock.
Termos a considerar
- Relação multiplicador / multiplicador / CPU: é a relação entre a frequência do relógio do processador e a de um relógio externo (geralmente o barramento ou BCLK). Isso significa que, para cada ciclo do barramento ao qual o processador está conectado, o processador executou tantos ciclos quanto o valor do multiplicador. Como o próprio nome sugere, multiplicar a velocidade do BCLK (série 100Mhz nesta plataforma e todas as recentes da Intel) pelo multiplicador nos fornece a frequência de trabalho do processador.
Ou seja, se colocarmos um multiplicador de 40 para todos os núcleos, nosso processador funcionará a 100 x 50 = 5.000 Mhz = 4Ghz. Se colocarmos um multiplicador de 41 no mesmo processador, ele funcionará em 100 x 51 = 5.100 Mhz = 4.1Ghz, com o qual aumentamos o desempenho (se estável) em 2, 5% em comparação com a etapa anterior (5100/5000 * 100). Relógio BCLK ou Base: É o relógio no qual todos os barramentos de chipset, núcleos de processador, controlador de memória, barramentos SATA e PCIE funcionam… ao contrário do barramento principal das gerações anteriores, não é possível aumentá-lo além de alguns alguns MHz sem problemas, portanto, o usual é mantê-lo em 100Mhz que é usado como padrão e fazer overclock usando apenas o multiplicador. Voltagem da CPU ou Voltagem do núcleo: refere-se à voltagem que o núcleo do processador recebe como energia. Provavelmente, é o valor que tem maior impacto na estabilidade do equipamento e é um mal necessário. Quanto mais tensão, mais consumo e calor teremos no processador e com um aumento exponencial (contra a frequência, que é um aumento linear que não piora a eficiência por si só). No entanto, quando forçarmos os componentes acima das frequências especificadas pelo fabricante, muitas vezes não teremos escolha a não ser aumentar ligeiramente a tensão para eliminar as falhas que teríamos se apenas aumentássemos a frequência . Quanto mais reduzirmos nossa tensão, tanto em estoque quanto em overclock, melhor. Tensão de deslocamento: tradicionalmente, era definido um valor de tensão fixo para o processador, mas isso tem a grande desvantagem de que, mesmo sem fazer nada, o processador está consumindo mais do que o necessário (longe do seu TDP, mas gastando muita energia de qualquer maneira).. O deslocamento é um valor que é adicionado (ou subtraído, se procurarmos reduzir o consumo) à tensão serial do processador (VID) o tempo todo, de modo que a tensão continue a cair quando o processador estiver ocioso e em carga máxima, temos o tensão que precisamos. A propósito, o VID de cada unidade do mesmo processador é diferente. Tensão adaptativa: igual à anterior, mas, neste caso, em vez de adicionar sempre o mesmo valor, existem dois valores de deslocamento, um para quando o processador está ocioso e outro para o turbo boost. Ele permite uma leve melhora no consumo ocioso de um equipamento com overclock, mas também é mais complicado de ajustar, pois exige muitos testes de tentativa e erro, e os valores ociosos são mais difíceis de testar do que os do turbo, pois com carga baixa, mesmo um sistema instável tem poucas chances de falha.
Os componentes escolhidos
Usaremos uma das nossas bancadas de teste preferidas e sempre nos oferece um ótimo resultado. O famoso Intel Core i7-8700K (o melhor para jogar), uma placa Asus Maximus X Apex que quebrou vários recordes de overclocking em todo o mundo, 32 GB de RAM DDR4 de 3600 MHz e radiador duplo Corsair H100i V2 dois bons fãs.
- Processador Intel Core i7-8700K: Placa-mãe Asus Maximus X Apex: Refrigeração a líquido Corsair H100i V2.Fonte de alimentação Corsair AX860i
Este guia está focado nas placas-mãe ASUS Z370, embora o restante dos fabricantes possua opções semelhantes em seu BIOS. Pessoalmente, gosto muito da série Maximus, pois ela é projetada para aproveitar ao máximo todos os nossos equipamentos: processador, memória, placa gráfica e possui componentes melhores que a série Strix.
Se você deseja tirar o máximo proveito do seu processador. Recomenda-se fazer uma remoção e selar novamente com pasta térmica de qualidade. Embora essa modificação anule a garantia do nosso processador.
Software requerido
Para monitorar e executar todos os testes em nosso sistema, precisamos de diferentes aplicativos. Para isso, recomendamos o seguinte (se não dissermos nada, eles são gratuitos):
- CPU-Z nos permite ver a frequência, tensão e se as memórias de RAM do nosso sistema estão definidas corretamente. AIDA64: É um aplicativo pago, mas você tem uma versão gratuita que funciona para nós. Vale a pena fazer testes com as memórias: velocidade de leitura, escrita e largura de banda. Ele também possui um teste muito prático que nos permite enfatizar todo o sistema com um único clique. HWinfo64: Um dos meus aplicativos favoritos, permite monitorar rapidamente as temperaturas e se o processador está otimizando. Cinebench R15: Servirá para verificar o desempenho do antes e depois do overclock com um benchmark sintético. Prime95: Teste de número primo e ótimo desempenho. Nós o usamos toda vez que analisamos uma placa base ou processador por 72 horas interrompidas. Outras aplicações interessantes: 3DMARK Fire Strike, 3DMARK Time Spy, PCMARK8 ou Realbench são interessantes o suficiente para passarmos em um número maior de testes.
Como saber o MHz, latência e tensão da nossa memória RAM
Normalmente, com o número da peça, podemos identificar rapidamente as principais características de nossas memórias RAM no site do fabricante. Por exemplo, nosso kit de memória é o CMK64GX4M4B3600C18. E usaremos apenas dois módulos dos quatro que ele incorpora, porque só temos dois slots DDR4.
Se você perdeu a caixa ou não quer ir direto para o depósito. Você pode remover um módulo de memória do seu PC e identificá-lo rapidamente no adesivo. Como podemos ver na imagem anterior, na primeira linha vemos o número da peça de nossas memórias, na segunda linha um código de barras, na terceira linha são 64 GB em 4 módulos de 16 GB e na última linha indica o frequência base, latência e tensão de operação. Anotamos no papel, caso seja necessário durante a configuração do BIOS ou mais tarde, queremos verificar com a CPU-Z.
Modificando parâmetros no BIOS Z370
Para entrar no BIOS da nossa placa-mãe, pressionaremos a tecla F2 ou DELETE no teclado assim que pressionarmos o botão liga / desliga no computador. Uma vez dentro, uma tela como essa deve aparecer, caso outra seja exibida, pressionar F7 o colocará no modo avançado ? Vamos procurar 5 GHz em uma primeira tentativa, caso não seja possível, diminuiremos: 4, 9 GHz ou 4, 8 GHz. Boa sorte com seu processador!
Na seção Extreme Tweaker, definiremos as seguintes configurações:
- Ai Tuner Overclock: Vamos ativar o perfil XMP.
Aparecem automaticamente vários perfis, no nosso caso XMP DDR4-3597 18-19-19-39?
- Freqüência BCLK: Colocamos o BLCK com esse valor para que ele " pregue " as frequências e não o vejamos abaixo do normal. O que você não gosta, pode configurá-lo para 100. Por padrão, ASUS MultiCore Enhancement: Selecionaremos Desativado. Comportamento SVID: Selecionaremos o cenário de melhor caso. Compensação negativa da relação do núcleo da instrução AVX, vamos mantê-la em 0.
- Relação de CPU: Podemos escolher entre Por núcleo como Todos os núcleos. Eu sempre coloco tudo, mas desta vez eu decidi deixar tudo selecionado em 50 manualmente. Ter o mesmo valor nos dá uma opção igual à outra. Frequência BCLK: Relação de frequência DRAM, selecionaremos Auto. Modo DRAM Odd Ratio, selecione Ativado. Frequência de DRAM: sairemos dos 3603 MHz (no seu caso, será lançada a frequência máxima que a memória RAM pode ter no seu perfil.
- Suporte a CPU SVID, vamos deixá-lo em Ativado. Limite de corrente do núcleo / cache da CPU Escreveremos o limite máximo de 255, 50 (esses dados são super importantes). Ring Down Bin, vamos mantê-lo em Auto. Taxa Mínima de Cache da CPU, vamos deixá-la por padrão em Auto. Taxa Máxima de Cache da CPU, deixaremos o cache em 47, mais do que esse valor, duvidamos que seja estável. Tensão adaptativa ciente do BCLK, vamos deixá-lo desativado.
- Tensão do núcleo / cache da CPU. Temos três opções: manual (sempre 100% em repouso e cheio), Offset e adaptável, que são muito semelhantes e funcionam muito bem em repouso. Eu, pessoalmente, gosto muito do modo Offset, então escolheremos este. Offset Mode Sign vamos selecionar +. Deslocamento de tensão do núcleo da CPU. Inicialmente, discamos 0, 035, embora meu processador não estivesse estável e eu tive que subir até 0, 045. Esses dados são aproximados e, portanto, dependerão do seu processador estável; você precisará jogar com o deslocamento da tensão do núcleo da CPU e a calibração da linha de carga da CPU. Tensão DRAM: Por padrão, 1, 35 é selecionado, mas podemos aumentá-lo para 1, 36v, caso haja algum vdroop em nossa placa-mãe. Voltagem da CPU VCCIO discamos 1.10000 Voltagem do agente do sistema da CPU gravamos 1.15000
- Calibração da linha de carga da CPU, sairemos do nível 5 ou 4. Depende do que colocarmos, colocará mais ou menos tensão na seção de deslocamento. A capacidade atual da CPU marcará 140%. Frequência de comutação da CPU VRM, manteremos o valor Auto. O VRM Spread Spectrum marcaremos no Modo de Freqüência Ativa, o deixaremos no CPU Power Duty Control e CPU Power Phase Control, selecionaremos CPU VRM Thermal Control e o deixaremos em DRAM Current Capability, isso é opcional, mas se você tiver memórias rápidas, meu conselho é deixá-lo em 130%.
O restante das opções do Extreme Tweaker são deixadas como padrão. Estou deixando todas as capturas de tela para você servir como uma referência 100%.
Cansado? Temos a última atração… Paciência! Esses parâmetros também são super importantes:
- Limite de potência do pacote de longa duração -> 4095 Limite de potência do pacote de longa duração -> 4095 IA Linha de carga CA -> 0, 01 IA Linha de carga CC -> 0, 01
Uma vez selecionado, teremos que sair, salvar as alterações e reiniciar o computador.
Se o Windows 10 não iniciar, marcaremos a CPU Core Ratio 49 em vez de 50 e tentaremos novamente. Se você tiver dúvidas, como sempre, pode nos perguntar?
Verificando a estabilidade
Para verificar se nosso sistema operacional está estável, usaremos os seguintes aplicativos: CPU-Z, HWinfo64 e Prime95. Dados a serem considerados:
- Não deixaremos que nosso processador suba mais de 80 ºC na potência máxima e não exceda mais de 1, 30 a 1, 35. Exceder esse valor não é recomendado para um overclock 24/7.
Abriremos o CPU-Z e verificaremos se a memória RAM está definida para a frequência que marcamos. Como eu faço? Vamos para a guia "Memória" e procuramos a caixa "Frequência DRAM" e o valor que aparece deve ser multiplicado por dois: 1800 x 2 = 3600 MHz.
Com o Hwinfo64, iniciaremos apenas o monitoramento do sensor. Vamos descer até encontrar a zona de temperatura do nosso processador:
Devemos olhar para o sensor do pacote da CPU, que é a medida mais real da temperatura do nosso processador. Embora, se você quiser, pode ver até a temperatura atingir o núcleo 0 e o núcleo 5. Outro fato a considerar é se o processador possui regulagem térmica (regulagem), portanto, teremos que diminuir a tensão e o multiplicador do processador até encontrar o ponto ideal.
Para enfatizar, usaremos o software Prime95 em sua versão personalizada 1792 ou no modo FFTs grandes no local, que deixaremos entre 6 a 8 horas. Se você passar em um desses dois testes, o teste do número primo é estável com uma boa taxa de acerto. (Se você não tiver DELID no seu processador, ele certamente alcançará 100 ºC rapidamente).
A melhor maneira de provar que seu PC é 100% estável às suas necessidades é trabalhar e jogar diariamente e ver se você tem algum problema. Lembre-se de que se o sistema operacional travar com um BSOD, não se preocupe, isso não interromperá nenhum componente do seu computador, mas você deverá ajustar a tensão (dando pontos de +0, 05) e, se não for possível, teremos que diminuir o multiplicador do seu overclock. Se observarmos instabilidade ao procurar a tensão mais baixa, deixaremos a configuração totalmente estável.
Qual desempenho eu faço overclock na minha CPU?
Agora deixo vários testes de desempenho para que você possa ver as diferenças no Cinebench R15 do processador em estoque contra o processador a 5 GHz e a RAM a 3600 MHz.
Awesome? E em jogos? Existem melhorias? Testamos nossos 5 jogos em nosso banco de testes e os resultados o surpreenderão.
Como podemos ver, as diferenças são bastante interessantes em 1920 x 1080 (em resoluções mais altas é menos perceptível) e se você tiver um delid, terá um processador bestial que realmente vale a pena. Espero que este guia ajude você e, acima de tudo, a perder o medo de fazer overclock . Lembre-se de que você sempre deve fazer isso com a cabeça.
Como fazer root no android com supersu e twrp passo a passo
Ensinamos como fazer root em qualquer dispositivo Android com SuperSU e TWRP passo a passo. Entre eles, como acessar, onde baixar e seu tutorial.
Como fazer overclock no amd ryzen passo a passo
Trazemos a você um guia sobre como fazer overclock do AMD Ryzen: tensões, frequências, temperaturas máximas e os programas para configurar o processador e a RAM
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.