Como fazer overclock no amd ryzen passo a passo
Índice:
- Como fazer overclock do AMD Ryzen passo a passo
- Banco de ensaio usado
- Modificações anteriores antes do overclock
- Tenha as atualizações mais recentes no Windows e BIOS
- Pré-configuração no Windows 10
- AMD Ryzen Master Tools
- Configuração de memória RAM
- Possíveis problemas de overclock no AMD Ryzen
A chegada da AMD Ryzen ao mercado revolucionou todo o setor de computação. Não estando tão longe nos jogos da Intel, pois estão depurando suas falhas aos poucos com o novo BIOS. Acima de tudo, os famosos problemas de memória DDR4 que estão sendo resolvidos com a AGESA. Para aproveitar ao máximo, oferecemos um guia sobre como fazer o overclock do AMD Ryzen passo a passo.
E é que muitos usuários estão conseguindo equipamentos off-road a um preço muito modesto, graças a esta nova plataforma AMD. Embora uma de suas grandes vantagens seja que todos os seus processadores permitem overclock ( independentemente de ser a versão normal ou de terminar em X).
Somos os primeiros na Espanha a trazê-lo e vamos atualizá-lo aos poucos. Pronto? Vamos la!
Índice de conteúdo
Como fazer overclock do AMD Ryzen passo a passo
A maioria dos iniciantes se perguntará o que é overclock? Basicamente, o overclock permite acelerar a frequência base do processador ou qualquer chip (medido em MHz ou GHz) para um nível de fábrica mais alto. Isso permite obter um desempenho mais alto sem nenhum custo adicional. É como modificar a potência do motor de um carro… mas tenha cuidado, se você for longe demais, poderá quebrá-lo.
Então, existe o risco de quebrar mais cedo? Sim e não Tudo depende se você fizer as alterações com a cabeça ou de maneira maluca, ou seja, com sobretensões e sem saber o que tocar. Por esse motivo, você está aqui para nos ensinar o que deve jogar e, acima de tudo, para que servem cada opção.
Banco de ensaio usado
Decidimos usar equipamentos de alto desempenho para a ocasião. Mas você pode seguir o mesmo guia com as placas-mãe B350 e os processadores AMD Ryzen 5 e 7.
- Processador AMD Ryzen 5 1600. Dissipador de calor de estoque e Corsair H100i V2. Placa-mãe Gigabyte X370 Gaming 5.16GB de memória RAM G.Skill Flare X 3200 MHz. SDS Kingston UV400. 11GB NVIDIA GTX 1080 Ti. 750W.
Recomendamos a leitura das diferenças entre as placas-mãe X370 x B350 x A320.
Enquanto o software usará a lista a seguir, eu especifico nela que função cada programa terá.
- AMD Ryzen Master (com o qual realizaremos o overclock do processador). CPU-Z (verifique a frequência base do processador). Aida64 (testes de largura de banda, gravação / leitura e latência de RAM). HWMonitor (controle de temperatura). Prime95 (teste de número primo). Cinebench R15 (teste de desempenho sintético).
Modificações anteriores antes do overclock
Antes de iniciar as configurações anteriores, você deve saber que não somos responsáveis pelo uso inadequado durante o overclock. Tudo o que você faz é de sua responsabilidade.
Tenha as atualizações mais recentes no Windows e BIOS
Primeiro, precisamos ter uma versão do Windows 10 1607/14393 ou superior. E sempre recomendamos que você faça uma instalação limpa do sistema operacional, com os drivers mais recentes.
Atualize também o BIOS para a versão mais recente, pois há muitas melhorias a cada semana ou 15 dias (pelo menos nesses primeiros meses de lançamento). Por exemplo, no site de todas as placas-mãe Gigabyte, há uma seção de download do BIOS que é atualizada a cada poucas semanas. Lembre-se: sempre use BIOS estável e evite usar BETA (exceto se você gosta de mexer com uma causa maior).
Pré-configuração no Windows 10
Outra opção para modificar é o HPET, que devemos desativar. Isso não é mais necessário, pois a versão mais recente do Windows 10, BIOS com AGESA 1.0.0.4 (passamos para 1.0.0.6) e AMD Ryzen Tools são totalmente funcionais com o sistema serial. Mas, se você precisar, faça o seguinte.
- Opção 1: Desative o HPET no BIOS, se ele não tiver a opção, vá para a próxima etapa Opção 2: Iniciamos o console com o comando CMD e escrevemos:
bcdedit / deletevalue useplatformclock
E você deve lançar uma mensagem: " A operação foi concluída com êxito " . Você precisará reiniciar o sistema operacional para que todas as alterações entrem em vigor.
Outra opção recomendada é ter o sistema operacional em alto desempenho. Para fazer isso, precisamos ir para "Editar plano de energia" no painel de controle e selecionar alto desempenho em vez de balanceado.
AMD Ryzen Master Tools
Todo o overclock que vamos fazer via software, uma vez que faz o mesmo efeito (por enquanto) do BIOS. Mas é muito mais rápido testar se está quente e saber até onde nosso processador vai. Mas se você é mais uma configuração do BIOS, pode migrar as configurações manualmente para ele?
Embora com todas as alterações, recomendo no momento o uso do software oficial para esta plataforma: AMD Ryzen Master Tools.
Antes de começarmos a brincar um pouco com o software, precisamos levar em consideração alguns valores:
- Voltagem da CPU: é a voltagem que nosso processador receberá. É necessário ter atenção especial nesse aspecto, pois se excedermos um certo número, podemos criar uma importante migração elétrica e degradaremos nosso processador. Eu não recomendo exceder 1.40v por ar e 1.45v por refrigeração líquida . Também leve em consideração que quanto maior a tensão, maior será o consumo de energia e as temperaturas mais altas. Velocidades: São os MHz que nosso processador irá rodar, cada CPU tem sua frequência base, com turbo e com XFR (as versões terminadas em -X). Você precisa ter cuidado, pois com o resfriamento líquido no máximo, alcançaremos 3, 9 GHz, quase todos, mais 4 GHz, alguns com 4, 1 GHz e 4, 2 GHz, apenas as pernas pretas. Clock da memória: Aqui vamos marcar a RAM que iremos marcar anteriormente no BIOS. Eu recomendo que você leia a seção se você quiser fazer tudo de uma vez, mas eu recomendo que você primeiro faça um overclock estável do processador e teste a memória RAM.
No caso de entrar no BIOS, temos que levar em consideração muitos outros valores, mas deixaremos essa parte para mais tarde em nosso tópico oficial do fórum.
Recomendamos que você não exceda estes limites:
- Tensão máxima: como dissemos para o ar, não exceda 1, 40v, enquanto que para o resfriamento líquido ou compacto não exceda 1, 45v. Temperatura máxima: a dele não deve exceder mais de 65ºC no desempenho máximo. Onde, se as temperaturas subirem, começaremos a ver a aceleração do nosso processador.
No nosso caso, com o dissipador de calor AMD Spire que traz o AMD Ryzen 5 1600 (usei o do meu Ryzen 7 1700 que é o mesmo, mas com RGB) e não conseguimos fazer o upload do processador, pois ele possui frequências muito altas: 3600 MHz padrão.
E é que nem todos chegam a 4 GHz… o problema é que, se você quiser tentar a sorte, comece com 3, 8 GHz ou 3, 9 GHz, caso você tenha um bom processador. Caso contrário, é necessário comprar um bom dissipador de calor. No nosso caso, escolhemos um refrigerador de água Corsair H100i V2 que vale mais de 100 euros e vem com âncoras AM4.
Para chegar a 4025 MHz, tivemos que discar:
- Velocidade do processador: 4025 MHz (sobe a cada +25 MHz) Controle de tensão: 1, 45 V (é o máximo que eu recomendo) Freqüência de memória: deixamos por padrão em 2400 MHz. Latência: por padrão também.
Os resultados são realmente bons, pois aumentamos o Cinebench R15 de 1151 cb para 1286 cb. Também notamos uma melhoria palpável nos jogos, já que às vezes tínhamos micro-empurrões (no Ryzen 7 geralmente acontece), mas aumentando a frequência, tudo corre muito mais suavemente e sem problemas.
As temperaturas atingidas estão entre 58ºC e 60ºC na potência máxima, por isso entramos bem nos limites. Claro, com ar condicionado a 21ºC no quarto. Você sempre pode medi-lo com o aplicativo HWMonitor ou o AMD Ryzen Master nativo.
Para continuar o ajuste, recomendo diminuir a tensão até que o software de estresse: Prime95, OCCT e Linx para AMD Ryzen (por enquanto no Mandarin) não falhem. Se você não é a favor do estresse puro e duro, pode tentar suas tarefas diárias e jogos exigentes como o Battlefield 1, mas eu aviso que o deles é torná-lo estável como uma rocha.
Lembre-se de que esse método é válido para os processadores AMD Ryzen 5 1400, AMD Ryzen 1500X, AMD Ryzen 1600, AMD Ryzen 1600X, AMD Ryzen 1700, AMD Ryzen 1700X, AMD Ryzen 1800X e o próximo AMD Ryzen.
Configuração de memória RAM
Se você deseja deixar suas memórias na velocidade de estoque, pode pular esse ponto, mas recomendamos que você faça essas alterações quando o overclock do processador estabilizar. Testamos muitas memórias e encontrar memórias compatíveis em velocidades acima de 2666/2933/3200 é muito, muito difícil, pelo menos até algumas semanas atrás.
Por esse motivo, recomendamos o kit G.Skill Flare X, decidimos comprá-lo sozinhos devido ao baixo estoque disponível para a mídia… Depois de revisar em muitos fóruns estrangeiros, eles comentaram que era 100% compatível com as placas-mãe X370 / B350. Vamos deixar dúvidas neste guia!
Primeiro você precisa ler ou conhecer a frequência, latência e tensão de suas memórias. Mostramos em uma imagem como identificá-lo (nos sites oficiais de cada fabricante, essas especificações sempre aparecem):
- Indica a velocidade das memórias. Nesse caso, a 3200 MHz. Isso explica a latência da nossa memória. Nesse caso, nos ciclos 14-14-14-34, e também indica a voltagem em que as memórias funcionam. Desta vez em 1.35v.
Como aplico esses dados no BIOS? Tendo uma placa-mãe Gigabyte, devemos ir para a seção de memória. Em outros modelos de placas-mãe, não deve variar muito.
Inserimos manualmente 29.33 para definir uma velocidade de 2933 MHz ou 32, 00 para definir 3200 MHz.
Agora vamos para a seção de tensão e escreveremos os 1.35v. No nosso caso, subimos para 1, 36v desde que tivemos vdroop e queríamos torná-lo 100% estável.
Em uma última etapa, vamos escrever a latência da nossa memória. No nosso caso, seria CL14-14-14-34. Restante como na imagem anterior. Observe que na coluna um inserimos manualmente as latências, enquanto na segunda temos aquelas que a placa-mãe lê por padrão.
Agora vamos para o aplicativo AMD Ryzen e marcaremos em nosso perfil a frequência que usaremos as memórias RAM: 1467 MHz (quadrado vermelho; se o multiplicarmos por dois, isso nos dará: 2934 MHz) e marcaremos as latências (quadrado verde). Nós aplicaremos e nos solicitará que reinicie o sistema. Se tudo correr bem, o sistema deve ser estável, caso contrário, teremos que diminuir a frequência.
Que desempenho extra a memória de 3200 MHz nos oferece nos jogos? Alguns dias atrás, mostramos quais eram as diferenças nas plataformas AMD Ryzen e Kaby Lake de 2133 MHz a 3600 MHz. A rápida conclusão de que a partir de 2600 MHz não temos uma melhoria essencial, como 2133 a 2666. Você também não é obcecado por esta opção.
Possíveis problemas de overclock no AMD Ryzen
- O PC não inicia: tente aumentar a tensão em mais um ponto (pressione a tecla +) e você aumentará 0, 05 pontos. Tente subir até 1, 36v no máximo, caso contrário, consulte a próxima etapa. Por que acontece isso? Como qualquer componente, possui VDROOP e está jogando a placa-mãe com a tensão. Colocando um pouco mais, teremos memórias estáveis. Exceto que… Sua memória pode não ser 100% compatível com o AMD Ryzen em altas frequências. Então desça o multiplicador… 26, 66 para 2666 MHz ou 2, 4 para 2400 MHz. No nosso caso, tivemos que deixar as memórias em 2933 MHz, porque pelo menos no momento não conseguimos deixá-lo até os 3200 MHz que o fabricante da memória promete. o equipamento não inicia, ele executa um Clear CMOS através do interruptor correspondente, jumper (verifique a placa-mãe) ou muito mal removendo a bateria. Uma vez restaurado, ele inicia novamente. Paciência, companheiro!
Com isso, finalizamos nosso guia sobre como fazer o overclock do AMD Ryzen passo a passo. Esperamos que tenha sido muito útil para você e você possa postar seus resultados e perguntas na Web e em nosso fórum. Onde abrimos um segmento de suporte para continuar ativando nossa comunidade.
Lembre-se de que nosso registro é gratuito e estaremos atentos o mais rápido possível para responder.
Suporte em nosso fórum para personalizar o overclock AMD RYZEN
Como fazer root no android com supersu e twrp passo a passo
Ensinamos como fazer root em qualquer dispositivo Android com SuperSU e TWRP passo a passo. Entre eles, como acessar, onde baixar e seu tutorial.
Como fazer o overclock das placas-mãe z370 passo a passo
Guia de overclock para placas-mãe Z370 e processadores i7-8700k, i5-8600k e i3-8350K explicados passo a passo e de maneira simples. Explicamos a você que você precisa conhecer os termos a serem considerados, os componentes escolhidos, o software, o perfil DDR4 xmp, as alterações no BIOS e o desempenho obtido.
▷ Como iniciar o modo de segurança do Windows 10 【passo a passo】 【passo a passo】
Se você quiser saber como entrar no modo de segurança do Windows 10, neste tutorial, mostraremos todas as formas possíveis de acessá-lo.