Tutoriais

▷ Como impedir que o chkdsk seja executado a cada inicialização

Índice:

Anonim

Hoje vamos ensinar como impedir que o CHKDSK seja executado a cada inicialização. Se o seu computador estiver extremamente lento por alguns dias ou se houver mensagens de erro estranhas toda vez que você tentar copiar ou mover um arquivo, talvez o disco rígido do seu computador tenha alguns problemas, mas isso não significa que você precise substituí-lo.

Para isso, veremos dois métodos que realmente valem a pena, testados em várias versões do Windows (XP, 7, Vista, 8 e Windows 10). Para esclarecer um pouco as coisas, esse problema pode ocorrer após uma queda de energia, um problema de hardware ou software.

Índice de conteúdo

O que é o CHKDSK

CHKDSK é um comando na linha de comando do Windows para executar um programa ou utilitário conhecido como Verificar Disco.

O programa Verificar disco entra em cena para verificar se os arquivos no computador e no sistema de arquivos estão em ordem.

Além disso, ele verifica o disco físico para saber se há setores danificados e tenta recuperar os dados deles.

Em geral, o Windows executa chkdsk.exe quando o disco rígido tem problemas em potencial.

Às vezes, os problemas do disco rígido ocorrem apenas no nível do software e, felizmente, o Windows tem o CHKDSK para corrigi-los facilmente, e permite corrigir todos os erros que normalmente impedem o funcionamento correto dos discos rígidos.

Quando esse comando está sendo executado, você verá uma tela azul no Windows XP ou preta no Windows Vista, 7, 8 e 10 durante a inicialização, que diz:

Este método é muito semelhante ao primeiro, mas de uma maneira mais manual, porque o comando explicado acima pode não funcionar com alguns usuários.

Atribuiremos as alterações ao valor BootExecute. Para fazer isso, abrimos a janela Executar (Win + R) e escrevemos:

regedit

Siga este caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE> SYSTEM> CurrentControlSet> Control> Session Manager.

Clique duas vezes no valor BootExecute.

Coloque no lugar de "autocheck autochk *", "autocheck autochk / k: C *" (C é a letra da sua unidade). Clique em "Aceitar".

Em seguida, reinicie o computador e, na inicialização, você verá que o CHKDSK não aparece mais.

O próprio utilitário chkntfs funciona modificando o valor BootExecute no Registro do sistema, que é o que o Windows analisa durante a inicialização.

O valor padrão para a entrada BootExecute é "autocheck autochk *". Quando você usa o parâmetro / x em chkntfs, o Registro adiciona um parâmetro / k: e uma letra de unidade antes do asterisco.

Este parâmetro exclui a verificação da presença de um bit sujo nos volumes. Por exemplo, se você executar o comando "chkntfs / xc:" em um prompt de comando, isso modificaria a entrada do registro para "autocheck autochk / k: C *".

O CHKDSK continua sendo executado a cada inicialização

Depois de deixar o Check Disk fazer seu trabalho, há apenas uma maneira de realmente verificar se ele será executado novamente na inicialização: reinicie o computador.

  • Como usar o chkdsk

Espero que não funcione e que você possa continuar seu dia. Se continuar funcionando, você poderá ter problemas mais profundos com o sistema de arquivos, o disco rígido, os problemas de registro ou o próprio sistema operacional.

Você deve considerar fazer uma recuperação do sistema Windows ou até uma reinstalação limpa do Windows. Também pode ser hora de instalar um novo disco rígido. Este seria um caso extremo, mas é uma solução potencial.

E se você tiver outro método para impedir a execução do CHKDSK na inicialização do sistema, compartilhe-o nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button