O que está tremendo e como impedir que ela apareça
Índice:
- O que está piscando em um monitor
- Cintilação devido à taxa de atualização
- Cintilação devido ao software
- Como saber se nosso monitor está piscando
- 10 dicas para não piscar no nosso PC
- Conclusões sobre cintilação
Você já ouviu falar de monitores sem tremulação ? Se você é um jogador ou está procurando um novo monitor, termos como cintilação, fantasma ou sangramento certamente aparecerão com bastante frequência em suas especificações, por isso é conveniente sabermos em que consiste esse fenômeno e, principalmente, como evitá-lo o máximo possível..
Além disso, forneceremos alguns conselhos genéricos sobre como lidar com o problema e as conseqüências que ele possa ter a longo prazo sobre nós ou sobre nossa experiência de imagem.
Índice de conteúdo
O que está piscando em um monitor
Cintilação, ou cintilação em espanhol, é a mudança na intensidade da luz de um monitor em intervalos muito curtos. Em outras palavras, é a frequência ou o número de alterações por segundo em que ocorre a alteração entre a luz mais brilhante e a mais escura.
Como sabemos, os atuais monitores LCD-TFT geram a imagem graças a um painel de pixels que obstrui mais ou menos a luz atrás de nós. A eletricidade que circula pelos dois elementos é sempre atualizada um certo número de vezes a cada segundo, fazendo com que os transistores percam a intensidade da luz que geram ou deixem passar por um curto período de tempo. Esses intervalos são basicamente trêmulos e, como você pode imaginar, está relacionado à taxa de atualização do monitor.
Cintilação devido à taxa de atualização
Dependendo da taxa de atualização de um monitor, nossa visualização pode ou não ser intermitente no painel de imagens. Isso depende muito da frequência com que o sinal da imagem do monitor é regenerado. A taxa de atualização de um monitor é a taxa na qual uma tela atualiza sua imagem por segundo e é medida em Hz.
Nas especificações de um monitor, às vezes podemos encontrar frequência vertical e frequência horizontal. O que nos interessa é o vertical, pois o outro é calculado produzindo o produto da frequência vertical e o número de linhas horizontais na tela. São então todas as linhas existentes na tela que devem ser preenchidas em um segundo. Por exemplo, um monitor com resolução de 2560x1440p e 165 Hz (frequência vertical) terá uma frequência horizontal de 1440 * 165 = 237, 6 kHz em teoria.
Nos monitores atuais, esse fenômeno é difícil de perceber devido às altas taxas de atualização de LCD, painéis OLED e outras tecnologias e variantes, quase sempre acima de 60 Hz (100 vezes por segundo) e tecnologias que impedem com precisão o aparecimento desse efeito quando sua frequência é baixa. Basicamente, tudo se resume a atrasar o máximo possível a perda de luz de cada pixel em cada atualização, e isso é feito através da introdução de transistores que permitem que menos energia escape neste intervalo minúsculo.
Certamente, se estivéssemos na frente de um monitor tradicional de CRT (vidro e vidro), teríamos percebido perfeitamente esse fenômeno de oscilação, pois a taxa de atualização de sua pistola de elétrons era igual à frequência da corrente alternada, ou seja, 50 Hz no máximo. Nessas frequências, nossa visão é capaz de perceber claramente a cintilação da imagem. Os primeiros modelos de LCD-TFT também tiveram esse problema de certa forma, embora a tecnologia utilizada fosse muito diferente e os efeitos tenham sido claramente reduzidos a quase zero hoje.
Cintilação devido ao software
Nem sempre é culpa do monitor, especialmente se o que temos é uma tecnologia atual com uma alta taxa de atualização. A cintilação também pode ser causada por uma má implementação do software, como todos pensam, em um jogo mal elaborado, com bugs de desempenho e defeitos gráficos.
A CPU e a placa gráfica são o principal hardware responsável pela movimentação de um jogo, e o mecanismo gráfico nem sempre foi usado da maneira mais limpa possível. Isso faz com que as transações de texturas, física e efeitos não sejam executadas como deveria, causando um pouco de processamento de fluido e provocando erros como tremulação, ou melhor, o conhecido Lag. Naquele momento em que o jogo perde a fluidez e vemos claramente os quadros passando por nossos olhos lentamente e com um piscar de olhos.
Isso pode ser devido a uma falha do mecanismo de gráficos pontuais ou em determinados momentos de alta carga de detalhes ou às limitações de nossa equipe, devido à impossibilidade de processar tudo o que o jogo exige. De qualquer forma, ter um monitor com AMD FreeSync ou Nvidia G-Sync será uma grande vantagem nesse sentido, pois são o próprio monitor e as GPUs que adaptam inteligentemente a taxa de atualização às necessidades do jogo, aumentando a fluidez. e reduzir aspectos como cintilação e fantasma, que veremos em outro artigo.
Como saber se nosso monitor está piscando
Já comentamos que todo monitor é implementado com uma certa taxa de atualização; a diferença estará em saber se nossa visão é ou não capaz de detectar sua oscilação. Já prevíamos que na frequência de refrescamento acima de 60 não deveríamos notar nada. Embora internamente, nossa visão está sofrendo os efeitos dessa cintilação, se for realmente pronunciada e a tecnologia de pixel não for adequada.
Os sintomas comuns da tremulação podem ser:
- Visão cansada Visão temporariamente desfocada Dor de cabeça Olhos vermelhos e lacrimejantes
É claro que isso pode aparecer mesmo sem tremer e ficar na frente de um monitor por muitas horas.
A maneira mais eficaz e rápida de saber se um monitor está piscando é pegar nosso smarphone ou qualquer outra câmera e começar a gravá-lo. Dessa forma, podemos capturar o que está acontecendo em nosso monitor. Se um monitor estiver livre de cintilação, ou seja, sem cintilação, no vídeo teremos uma imagem plana como a vemos.
Tanto em vídeo quanto em foto, em um LCD sem linhas do Flickr aparecerão muito próximos um do outro, isso é perfeitamente normal. Podemos aproveitar o modo de câmera lenta do nosso terminal para gravar um vídeo e ver como essas linhas evoluem com o tempo. Se tivermos sorte de ter um CRT para comparar, poderemos ver muito menos linhas e passagens muito marcadas na tela.
10 dicas para não piscar no nosso PC
Bem, já sabemos o que é cintilação e como ela se manifesta em nosso monitor, e também está claro que às vezes não é culpa do próprio painel, mas do jogo em si ou da falta de desempenho.
Aqui estão 5 dicas para evitar oscilações diretamente no monitor
- Verifique as especificações do seu monitor: obviamente, se não estiver livre de tremulação, provavelmente esse fenômeno será percebido. Se for um monitor um pouco antigo, podemos fazer pouco para consertar isso, mas comprar um novo. Verifique a conexão e a qualidade do cabo: algumas vezes, a tremulação ocorre devido a uma conexão ruim entre o monitor e a placa gráfica. Verifique se os cabos estão apertados e sem folgas. Especialmente em monitores de alta resolução e alta frequência, um bom cabo faz a diferença; portanto, evite comprar uma HDMI / DisplayPort nos chineses em sua casa. Verifique se a interface suporta desempenho máximo: novamente, devemos nos concentrar na conexão. Normalmente, nas especificações e instruções, a versão das portas do monitor e da GPU é detalhada. Devemos garantir que a GPU e a interface suportem o desempenho máximo do monitor. Por exemplo, se tivermos um monitor 4K em 144 Hz e 10 bits, obteremos o máximo de benefícios com o DisplayPort 1.4, enquanto o HDMI 2.0b é capaz apenas de fornecer 4K a 60 Hz. Verifique a configuração do monitor: agora vamos abordar no painel OSD, para verificar as opções do monitor. Nele, verificaremos que, se tivermos uma tecnologia de atualização dinâmica, ela será ativada (FreeSync ou G-Sync). Em alguns casos, temos um modo de overclock ou seleção de frequências diferentes, então vamos verificar se está acima de 50 Hz. Finalmente, o tempo de resposta também influencia o piscar, embora mais no fantasma, verifique novamente se temos um alta resposta. Verifique a configuração da GPU: após o exposto, sabemos que o monitor está bom, mas e a placa gráfica? Nele, as tecnologias de atualização dinâmica devem ser ativadas se as tivermos, e a frequência e a resolução devem ser as nativas que o monitor possui. Muitas vezes, o redimensionamento causa muita oscilação, por exemplo, colocando a resolução 1080p em um monitor 4K.
E mais 5 dicas para evitar oscilações no nível de hardware e software
- Verifique nosso hardware: obviamente, não é o mesmo executar o Gears 5 em um Core i3 como em um i7, nem em 1080p ou 4K. Devemos estar cientes do hardware que temos e adaptar as necessidades do jogo a ele. Podemos diminuir os gráficos, a resolução ou fazer testes de desempenho para verificar se o FPS está acima de 60, algo básico para não haver oscilações. Tendo o Windows em boas condições: o sistema operacional da janela costuma sofrer quedas de desempenho se nunca o restauramos ou formatamos, principalmente se o sistema foi atualizado várias vezes. A primeira coisa será otimizar o máximo possível e remover tudo o que resta, especialmente se o hardware não for muito poderoso. A atualização das bibliotecas DirectX, Open GL e Vulkan será essencial para a execução dos jogos. Sempre atualize o driver da placa gráfica: tão importante quanto o sistema é o driver da placa gráfica. Os fabricantes lançam atualizações contínuas que corrigem erros internos e otimizam o desempenho dos jogos mais recentes. Talvez esse seja o ponto que nos dê melhores resultados para melhorar o desempenho. Atualizando o jogo: o terceiro elemento principal é sempre instalar as atualizações lançadas do jogo ou software. Esses patches estão sempre relacionados a uma melhoria de desempenho; portanto, atualizamos sempre que possível para corrigir esses bugs. Não ande muito e descanse: não é recomendável passar muitas horas na frente da tela, mas a vista ficará cansada e, no final, seremos o que causa isso piscando à nossa vista. Descansar é básico, e ter um brilho não muito forte na tela ajuda, como sempre é ativado o filtro de luz azul.
Conclusões sobre cintilação
Esperamos que, com as dicas anteriores e tudo o que dissemos sobre a cintilação, sua origem e a influência que tenha sobre a experiência de jogo e nossa visão se tornem mais claras.
Tudo isso pode ser melhorado com um bom monitor, o que nem sempre significa caro, e uma boa calibração do nosso painel de imagens. Vamos sempre tirar proveito da tecnologia que o fabricante nos disponibiliza, especialmente a atualização dinâmica, que será amplamente usada para esse assunto. Da mesma forma, é normal que um monitor com vários anos de uso comece a sofrer outro problema dessa natureza ou de sua imagem, todos com vida útil limitada e degradados.
Terminamos com alguns artigos que consideramos úteis:
O seu monitor está tremendo? Você conseguiu identificar a causa? Conte-nos sua experiência de jogo com o monitor que você possui, ele sempre ajudará outros usuários na compra.
De acordo com uma referência duvidosa da gtx 2060 5gb, ela funcionaria como a 1070
Vamos com um novo boato sobre os próximos gráficos da NVIDIA. Nesse caso, apareceu um benchmark do 3DMark que sugere o desempenho do GTX 2060. Foram carregados alguns benchmarks do GTX 2060 5GB que sugerem desempenho semelhante ao GTX 1070, embora seja duvidoso. Descubra o porquê.
O que é a célula peltier e como ela funciona
A célula Peltier é amplamente utilizada em diferentes setores da indústria para trabalhos de refrigeração, explicamos o que é.
Como consertar a câmera se ela não funcionar no Windows 10
Naqueles laptops com webcam integrada, de repente a webcam não funciona quando atualizamos o computador para o Windows 10 Anniversary.