Tutoriais

Como excluir dados do Google que mantém sobre você

Índice:

Anonim

A exclusão de dados do Google agora acaba sendo uma tarefa bastante simples e é que o Google lançou recentemente um novo painel no qual todos os dados coletados sobre você são apresentados em uma interface confortável. Deseja saber mais? Não perca o nosso tutorial!

Como excluir dados do Google que mantêm sobre você

A vantagem para você é que ele oferece muito mais controle e transparência sobre o que o Google coletou, como histórico de pesquisa, localização, serviços do Google (Gmail, YouTube, Drive, etc.) e muitos outros detalhes. Sempre existe a possibilidade de vazar um pouco, embora você sempre tenha que medir o potencial dos benefícios que a coleta de dados traz no formulário de personalização com o custo da perda de privacidade.

Para começar, faça login com sua conta no Painel de controle do Google e vá para " Minha conta ". Mesmo se você já estiver conectado ao Chrome ou ao seu dispositivo Android, precisará digitar sua senha novamente e fazer a autenticação em duas etapas. O mesmo acontece se você optar por usar este painel na área de trabalho do seu computador.

Uma vez na sua conta, você deve clicar em " Ir para minha atividade ". Por padrão, todas as atividades são agrupadas por dia. Você pode expandir esta lista e ver os elementos individuais para o serviço que você usa. Se você costuma fazer muitas coisas no Chrome e no Android, pode encontrar muitos detalhes, principalmente no que diz respeito ao uso da web e ao histórico de pesquisas.

Quais informações o Google coleta sobre você?

Seu nome, endereço postal, idade, endereço de e-mail, modelo de telefone, operadora de celular, plano mais consumo de internet e telefone. As palavras que você usa com mais frequência em seus e-mails. Todos os emails que você escreveu ou recebeu, incluindo spam. Os nomes dos seus contatos, seus endereços e números de telefone.

As fotos que você tira com o seu telefone Android, embora você as tenha excluído e nunca as tenha publicado nas redes sociais. Os sites que você navega, dentro e fora do país; a data da visita e o caminho que você seguiu para acessar um site. A velocidade com que você chegou. O cartão de crédito ou débito que você usa para pagar.

Todos os sites da Internet que você visitou pelo Google, a frequência e o que você viu em cada site. O idioma que você está procurando. A hora em que você navega. Com quem você conversou pelo Hangouts. Quais são os vídeos que você gosta e que música você ouve?

Essas e outras categorias aparecem no documento de política de privacidade do Google, que totaliza 2.874 palavras.

As pessoas confiam demais e compartilham sem pensar na vastidão de informações sobre si mesmas, quando a recompensa é uma conta de e-mail gratuita, alguns gigabytes de armazenamento e a possibilidade de pertencer a um mundo virtual com amigos e conhecidos. Veja como você pode organizar e excluir melhor seus dados.

Minha conta

Em junho de 2015, o Google começou a coletar todas as informações privadas sobre usuários em um local chamado "Minha conta" ou "Minha conta" em inglês. Se você nunca abriu uma conta do Gmail, o Google também terá suas informações, mas não poderá relacioná-las ao seu nome.

Segundo dados citados pela publicação Business Insider há alguns meses, estima-se que existam 2, 3 milhões de usuários ativos do Google em todo o mundo. Quero dizer: é muito provável que seu nome esteja na lista.

"Minha atividade" abre várias opções. A tela inclui atividades diárias do YouTube, pesquisas, notificações, notícias, ajuda e muito mais.

Aqui, é possível filtrar o material por data e o produto específico na parte superior do painel "Minha atividade". Há também a opção de excluir o histórico, indicado pelos três pontos ao lado de cada pesquisa.

Porém, antes de confirmar a ação, aparecerá uma janela indicando que " sua atividade pode tornar o Google mais útil, com melhores opções de viagem nos mapas e melhores resultados de pesquisa ".

No canto superior esquerdo, o ícone do menu (três faixas horizontais) abre outras opções de dados.

Use a opção "Outras atividades no Google" para acessar o que o Google economiza em suas viagens, telefone e muito mais.

Tudo o que você fez no Google Maps deve ser registrado. Para ver todos os dados nessa categoria, volte para " Minha atividade " e filtre os resultados nas categorias " Mapas ".

Outra categoria interessante são os anúncios. Você pode acessar essa seção indo para o topo, Minha conta> Informações pessoais e privacidade.

Clique em " Configurações de anúncio ". Nesta seção, selecione a opção " Gerenciar a ferramenta de preferências de anúncio " e descubra quais são os interesses do Google (com base no que você procura com mais frequência).

Você também pode solicitar ao Google uma cópia de todas as informações que a empresa mantém sobre você. Para fazer isso, volte para " Minha conta " (canto superior direito, no círculo com a sua inicial). Localizado em " Configurações do anúncio ", está " Controle seu conteúdo ". Selecione esta opção e você verá uma tela como esta:

RECOMENDAMOS O Google trabalha em um alto-falante inteligente com tela

" Criar arquivo " o levará para outra tela com a opção de decidir quais dados do Google você deseja incluir na cópia.

O Google adverte que a compilação dos dados pode levar dias. E abrir alguns deles pode ser um pouco difícil: alguns arquivos estão em formatos muito raros, como.json.mbox.

No entanto, não é possível acessar uma lista de "palavras mais usadas" nas mensagens, pois o Google diz que o processo de monitoramento de mensagens é totalmente automatizado. Além disso, o Google envia todas as fotos salvas: todas as que você tirou com o telefone nos últimos anos.

Como é possível que o Google tenha tanta informação sobre você? Muito simples: você não paga seu e-mail ou seu serviço de vídeo com dinheiro, mas com seus dados. Em outras palavras, a informação é a nova moeda de troca.

E essa informação é uma mina de ouro. Para a empresa mais poderosa do mundo, ela representa bilhões de dólares. Portanto, sempre que você disser que concorda com os termos e condições que quase ninguém lê, estará fornecendo suas informações.

O Google e a Europa já entraram em conflito sobre questões como privacidade, monopólio, direito de ser esquecido e coleta de dados. A empresa foi multada em alguns casos, mas geralmente é considerada como operando dentro da estrutura legal.

O que fazer? Muitos dados para o Google?

Os especialistas concordam que há muito pouco a ser feito a esse respeito. É necessário um esforço consciente e organizado para evitar ser seguido na sua navegação na Internet. Por exemplo: Não usa o Google e realiza atividades diferentes em computadores diferentes ou com contas diferentes? Algo entediante, mas… Quem nos garante que a mesma coisa acontecerá com outro mecanismo de pesquisa?

É o preço a pagar para usar muitas ótimas ferramentas de graça: permitir que a empresa colete dados sobre você e depois os venda para anunciantes, depois mostre os anúncios que acha que mais atrairão sua atenção.

O que você acha do nosso guia sobre como excluir dados do Google passo a passo? Você pensa como nós ou que solução propõe? Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button