Tutoriais

▷ Como escolher uma placa gráfica para o seu PC

Índice:

Anonim

Determinar qual placa de vídeo é necessária para a compra de um novo computador é algo que depende muito do uso que será dado ao novo equipamento, pois diferentes cenários de uso exigem características diferentes no hardware. No entanto, também é importante considerar se a placa-mãe pode suportar a placa, bem como que tipo de portas seu monitor possui, já que é no monitor onde a placa gráfica será conectada. Por exemplo, seria inapropriado optar pela placa de vídeo mais barata se você for um jogador exigente, e não é necessário escolher uma placa de alta potência quando quiser apenas navegar na Internet ou transmitir vídeos no YouTube.

Índice de conteúdo

Outro fator que influencia o tipo de placa gráfica a ser comprada é o tipo de monitor que você possui. Como a placa de vídeo se conecta diretamente ao monitor por meio de um cabo de vídeo, é importante perceber que nem todos os monitores e placas de vídeo têm portas correspondentes.

Qual é a utilidade que você fará no seu computador?

Vamos considerar que existem quatro categorias principais em que você se enquadra no que diz respeito ao uso do PC e às necessidades da placa gráfica: computação casual, design gráfico, jogos leves e jogos hardcore. Mesmo que você não sinta pertencer a uma dessas categorias, ainda poderá encontrar uma placa gráfica útil para o seu PC.

Recomendamos que você leia nossa postagem sobre Qual placa gráfica eu compro? Os melhores do mercado 2018

Computação casual, as tarefas mais básicas

A computação casual pode ser explicada como tarefas relacionadas ao uso do PC para processamento de texto, navegação na web, assistir a vídeos ou ouvir música. Essas são tarefas muito comuns que não exigem muito poder de processamento de vídeo. Para esta categoria de computação, qualquer opção de processador de vídeo funcionará. Pode ser integrado ao sistema do computador ou ser um cartão dedicado. A única exceção é o vídeo de alta resolução, como 4K.

Embora muitos PCs possam mover facilmente uma tela com uma resolução de 3840 x 2160 pixels ou mais sem dificuldade, algumas soluções gráficas integradas mais antigas não têm a capacidade de controlar adequadamente uma tela com novas resoluções UltraHD. Se você planeja usar uma tela de alta resolução, verifique a resolução máxima da tela para qualquer processador de vídeo antes de comprar o PC ou a placa gráfica.

Todas as soluções incorporadas aos atuais processadores Intel e AMD oferecem aceleração de hardware para aplicativos não 3D. Por exemplo, o Intel Quick Sync é um mecanismo de hardware encontrado na maioria das soluções Intel HD Graphics, que fornece aceleração para codificação de vídeo. As soluções AMD oferecem aceleração um pouco mais ampla para outros aplicativos, como o Adobe Photoshop e programas similares de imagem digital.

Caso você possua um processador sem gráficos integrados, como o novo AMD Ryzen, você deverá adquirir uma placa gráfica para usar o seu PC. Modelos como o GeForce GT 1030 ou o Radeon RX 550 cobrem suas necessidades por pouco dinheiro.

Desenho gráfico

As pessoas que desejam fazer design gráfico ou mesmo editar vídeos desejam mais alguns recursos na placa de vídeo. Para projetos gráficos, geralmente é uma boa idéia ter um maior poder de processamento. Muitos monitores de última geração podem suportar resoluções de até 4K ou UltraHD, permitindo detalhes mais visíveis. Para usar esses monitores, pode ser necessário ter um conector DisplayPort ou HDMI 2.0 na placa de vídeo. Verifique o monitor quanto a requisitos.

Se você não é um jogador, pode não estar muito preocupado com os recursos da sua GPU, a menos que use outros tipos de aplicativos que possam usar diretamente os recursos especiais de processamento de uma GPU. Os exemplos incluem edição de vídeo, onde uma GPU pode ser usada para acelerar processos como codificação de vídeo e aplicativos de design / fabricação auxiliados por computador (CAD / CAM) como o AutoCAD, que também pode usar a GPU para obter um desempenho significativamente melhor.

Os usuários do Adobe Photoshop CS4 e posterior podem se beneficiar de ter uma placa gráfica poderosa para aumentar o desempenho. Nesse ponto, o aumento depende mais da velocidade e da quantidade de memória de vídeo do que dos processadores gráficos. É recomendável ter pelo menos 2 GB de memória dedicada em uma placa gráfica, com 4 GB ou mais de preferência. Em relação ao tipo de memória na placa gráfica, o GDDR5 é preferível às placas DDR3 devido à sua maior largura de banda de memória.

Nesses casos, devemos optar por uma Radeon RX 560 ou uma GeForce GTX 1050 como placas gráficas recomendadas, elas ainda são baratas e têm boas capacidades de processamento.

Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre o PC Configuration Design gráfico e vídeo

Jogos leves

Quando mencionamos jogos no contexto de uma placa gráfica, estamos falando mais sobre aqueles que usam aceleração de gráficos 3D. Jogos como Solitaire, Tetris e Candy Crush não usam aceleração 3D e funcionarão bem com qualquer processador gráfico.

Para a maioria das pessoas, jogar é a tarefa gráfica mais intensa que solicitará ao seu PC. Não é de admirar, portanto, que jogadores sérios passem horas pesquisando a mais recente tecnologia de GPU, e frequentemente atualizem suas GPUs regularmente. À medida que as GPUs ficam mais rápidas, os jogos são criados para aproveitar a velocidade extra e isso leva os fabricantes a torná-las ainda mais rápidas.

Se você joga jogos 3D de vez em quando ou mesmo regularmente, e não se importa que funcione o mais rápido possível ou que possua todos os recursos para melhorar os detalhes, esta é a categoria de cartas que você deve considerar. As placas nesta categoria devem ser totalmente compatíveis com o padrão gráfico DirectX 11 e ter pelo menos 2 GB de memória de vídeo (preferencialmente 4 GB ou mais). Note-se que o DirectX 11 e 10 só funcionará totalmente no Windows 7 e posterior; Os usuários do Windows XP ainda estão restritos aos recursos do DirectX 9. A versão mais recente é o DirectX 12, exclusivo do Windows 10.

Esses usuários devem procurar, no mínimo, uma Radeon RX 560 ou uma GeForce GTX 1050 Ti, já que as placas menores que essas não terão energia suficiente.

Recomendamos a leitura de nossa postagem no Fortnite PC Configuration

Hardcore para jogos

Seu próximo PC está programado para ser o seu melhor sistema de jogos? Certifique-se de obter uma placa gráfica que corresponda aos recursos do sistema. Por exemplo, ele deve ser capaz de suportar todos os jogos 3D atuais no mercado com taxas de imagem aceitáveis quando todos os recursos de detalhes gráficos estiverem ativados.

Se você também pretende rodar um jogo em 4K de alta resolução ou em telas múltiplas, deve procurar uma placa de vídeo de gama alta. Todas as placas de vídeo 3D de desempenho devem ser compatíveis com DirectX 12 e ter pelo menos 4 GB de memória, mas de preferência mais se você pretende usá-la em resoluções muito altas. Observe que, se você deseja adicionar uma dessas placas à área de trabalho atual, verifique se a fonte de alimentação possui energia suficiente para suportar a placa gráfica.

Muitas dessas placas agora também suportam tecnologias de velocidade de exibição variável, como G-Sync ou FreeSync, para suavizar a imagem durante o jogo. Atualmente, essas funções exigem monitores específicos e placas gráficas compatíveis. Se você estiver interessado, verifique se o seu cartão e monitor são compatíveis com a mesma tecnologia. Todas as placas gráficas vendidas atualmente pela AMD e Nvidia são compatíveis; portanto, você só poderá ter problemas se comprar um modelo em segunda mão muito antigo.

No caso de jogadores hardcore, eles desejam o melhor dos melhores, nesses casos a recomendação mínima é uma Radeon RX 570 ou uma GeForce GTX 1070 ou superior. A Radeon RX Vega e a GeForce GTX 1080 / RTX 2080 são as mais poderosas do mercado atualmente.

Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre Configuração de PC de realidade virtual

Computação especializada

Embora o foco principal das placas gráficas tenha sido a aceleração 3D nos videogames, mais e mais aplicativos estão sendo usados ​​para acessar os recursos matemáticos aprimorados dos processadores gráficos, em comparação com os processadores tradicionais. Atualmente, há toda uma gama de aplicativos escritos para aproveitar os recursos da GPU para oferecer melhor desempenho.

As GPUs de hoje são ótimas para processar grandes quantidades de informações de imagem e executar tarefas paralelas, tornando-as incrivelmente rápidas, não apenas para exibir texto e gráficos da GUI nas janelas, mas também para renderizar gráficos 3D dos avançados videogames de hoje.. As GPUs também podem executar com eficiência outros processos que envolvem a manipulação de muitos dados em paralelo.

As placas gráficas mais poderosas podem ser usadas para ajudar a processar dados em pesquisas científicas ou outras tarefas de computação em nuvem. Eles podem ajudar a reduzir o tempo necessário para codificar e converter vídeos, e é até possível usá-los para mineração de criptomoeda como o Ethereum, embora isso esteja se tornando cada vez menos rentável.

O problema com essas tarefas especializadas é que a escolha da placa de vídeo depende muito dos programas que acessarão a placa. Algumas tarefas funcionam melhor em um fabricante específico de placa gráfica ou talvez em um modelo de processador específico para uma determinada marca. Por exemplo, as placas AMD Radeon são geralmente preferidas para quem faz a mineração Ethereum devido ao seu desempenho aprimorado de hash. As placas Nvidia, por outro lado, tendem a ter um desempenho melhor quando se trata de aplicativos científicos. Pesquise qualquer programa amplamente usado antes de selecionar uma placa gráfica, para garantir que você esteja recebendo a melhor opção para sua necessidade.

RECOMENDAMOS VOCÊ Como configurar ou remover o PIN do Windows 10

Nesses casos, pode ser necessário optar por uma placa gráfica focada em profissionais, como a Nvidia Quadro ou a AMD Radeon Pro.

Que tipo de monitor você possui?

Uma placa de vídeo não funciona muito bem sem um monitor, mas seu monitor pode não ser apropriado para alguns tipos de placas de vídeo. Pode ser necessário comprar um monitor diferente para sua placa de vídeo ou a compra da sua placa de vídeo é determinada pelo tipo de monitor que você possui.

A primeira coisa a fazer quando associar o monitor a uma placa de vídeo é olhar para trás e ver quais portas de conexão existem. As portas VGA são as mais comuns em monitores mais antigos, embora nos modelos atuais elas sejam negligenciadas em favor das mais modernas e avançadas HDMI, DVI ou DisplayPort.

Vamos considerar que o seu monitor é bastante antigo e possui apenas uma porta DVI e nada mais. Isso significa que você precisa garantir que sua nova placa gráfica seja compatível com DVI ou que você compre um adaptador que possa converter HDMI em DVI, por exemplo, para que o monitor funcione com a nova placa.

O mesmo se aplica a todas as outras portas; devemos sempre garantir que podemos conectar a placa de vídeo diretamente ou usando um adaptador. Felizmente, todas as placas gráficas modernas incluem portas HDMI e DisplayPort, por isso será difícil encontrar problemas de compatibilidade, a menos que nosso monitor seja muito antigo.

A sua placa mãe é compatível?

A placa de vídeo pode ser atualizada na maioria dos computadores desktop, mas as exceções ocorrem quando não há uma porta de expansão disponível. Além dos gráficos integrados, a única outra maneira de usar uma placa gráfica é instalá-la em uma porta de expansão aberta.

A maioria dos sistemas modernos possui um slot para placa de vídeo PCI Express, também conhecido como slot x16. Existem várias versões do PCI-Express de 1.0 a 3.0. As versões superiores oferecem largura de banda mais rápida, mas todas são compatíveis com versões anteriores. Isso significa que uma placa PCI-Express 3.0 funcionará em um slot PCI-Express 1.0. Os sistemas mais antigos usam AGP, mas isso foi descontinuado em favor da nova interface.

Verifique o que o seu PC usa antes de comprar uma nova placa para atualizar seus gráficos. Como mencionado anteriormente, verifique se você conhece a energia da fonte de alimentação, pois isso provavelmente determinará que tipo de placa pode ser instalada. A melhor maneira de verificar o hardware que pode ser usado com uma placa-mãe específica é verificar o site do fabricante para obter um manual do usuário. ASUS, ASRock, MSI e Gigabyte são alguns dos fabricantes mais populares de placas-mãe.

O poder da sua fonte de alimentação

A fonte de alimentação é o componente do PC que alimenta todas as outras, incluindo a placa gráfica. As placas gráficas mais poderosas exigem muita energia para funcionar, portanto, não é recomendável montar uma delas ao lado de uma fonte de alimentação de baixa ou baixa potência.

A placa gráfica pode ser o componente que consome mais energia em um PC moderno. Se você estiver planejando uma atualização, precisará tomar cuidado para que a fonte de alimentação seja suficiente para atender à GPU que você deseja instalar. As GPUs também geram muito calor e requerem refrigeração suficiente para funcionar de forma confiável e com desempenho superior. A maioria das placas gráficas inclui um tamanho de fonte de alimentação recomendado (em watts) e você também precisará considerar quanta energia os outros componentes extraem do seu PC.

A combinação de quanta energia uma GPU consome e quanto calor gera é conhecida como "Thermal Design Power (TDP)", indicada em watts, e é a medida que você verá nas especificações de uma placa de vídeo. Quanto maior o TDP, mais energia é necessária e mais calor a GPU produz. Isso pode ser importante tanto em desktops quanto em laptops, onde é o último que impõe mais restrições às GPUs disponíveis. Por fim, também é importante saber que tipo de conexões de energia uma placa de vídeo requer. Normalmente, é uma mistura de conectores de seis e oito pinos, que devem ser fornecidos em quantidade suficiente pela fonte de alimentação.

Caso desejemos montar uma placa gráfica como uma GeForce GTX 1060 ou uma Radeon RX 570 ou superior, precisamos ter uma boa fonte de alimentação de pelo menos 500W, ainda mais nos casos da Radeon RX Vega ou GeForce GTX 1080 Ti / RTX 2080.

Para saber mais detalhes sobre a fonte de alimentação que você precisa, leia nosso post Quanto consome nosso computador? | Fonte de alimentação recomendada

Isso encerra nosso artigo especial sobre como escolher uma placa de vídeo. Você pode deixar um comentário se tiver alguma dúvida ou quiser adicionar mais informações. Lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais para poder ajudar mais usuários que precisam.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button