Tutoriais

Como escolher uma placa de vídeo para um aplicativo específico

Índice:

Anonim

Às vezes, encontramos a surpresa desagradável de que nosso novo equipamento com uma placa gráfica dedicada não tenha o desempenho esperado. Mas esse problema tem uma solução simples, sabendo como escolher uma placa de vídeo para um aplicativo ou jogo no Windows 10. E é que, em muitas ocasiões, o sistema detecta como a GPU principal a integrada no processador, geralmente a Intel HD e a Radeon Vega da Ryzen, em vez da Nvidia ou AMD Radeon dedicada.

Índice de conteúdo

Onde e quando esse problema ocorre

Esse problema ocorre com freqüência em notebooks, pois a grande maioria possui processadores Intel e AMD que sempre possuem IGPU (gráficos internos) implementados, além de uma possível placa gráfica dedicada. Portanto, será especialmente interessante para esse tipo de usuário.

Isso raramente ocorre em computadores de mesa, pois se tivermos uma placa gráfica dedicada , notamos rapidamente digerindo o painel de E / S traseiro e verificando se, embaixo da placa, temos as portas de vídeo dedicadas da placa gráfica. Se tivermos nosso monitor conectado aqui, usaremos automaticamente a GPU dedicada.

Esses casos geralmente ocorrem devido ao fato de que os drivers dedicados da placa gráfica não estão instalados no sistema, especialmente aqueles que dizem respeito às placas gráficas AMD.

Portanto, uma maneira de evitar a escolha de uma placa gráfica para um aplicativo é:

  • Verifique se os drivers estão instalados no sistema. Se a GPU foi detectada corretamente, vá para o Gerenciador de dispositivos. Se o monitor está conectado às portas da GPU dedicada e não à da placa-mãe.

Escolha a placa de vídeo para um aplicativo no sistema

Tudo isso nos notebooks se torna um pouco mais complicado, pois o monitor é inevitavelmente conectado ao computador sem a possibilidade de alteração. Portanto, veremos um processo simples para escolher a placa gráfica no Windows 10.

Primeiro, vamos nos colocar na área de trabalho, por exemplo, e clicar com o botão direito do mouse para abrir o menu suspenso. Nele, escolheremos " Configuração da tela ", para que o aplicativo de configuração do sistema seja aberto. Também podemos fazer isso diretamente na roda dentada Start. Entramos em Configurações -> Sistema -> Tela.

Neste ponto, vamos descer um pouco na janela até encontrar a opção " Configurações gráficas ". Através desta opção, entramos em um submenu onde podemos escolher um por um os aplicativos e jogos que instalamos.

Antes de tudo, podemos abrir a lista suspensa de " escolha um aplicativo para definir a preferência " e selecione " Aplicativo Universal ". Mas a verdade é que a lista de aplicativos disponíveis é muito pequena e, honestamente, nenhum deles tirará proveito da placa gráfica dedicada.

Portanto, a melhor coisa a fazer é escolher " Aplicativo clássico " e depois clicar no botão " Procurar ". Agora o Windows Explorer será aberto e teremos que ir para o disco rígido e depois para o diretório em que temos o jogo instalado.

Certamente é uma tarefa que pode ser complicada para usuários com pouco conhecimento dos diretórios do sistema. Em quase todos os casos, o Windows, por padrão, instala programas e jogos em "Arquivos de Programas" (64 bits) ou "Arquivos de Programas x86 (32 bits). Ou, como no nosso caso, você pode ter um segundo disco rígido em que pode instalar todos os jogos para não ocupar espaço na instalação do sistema. Aqui sempre devemos escolher o arquivo executável do jogo ou programa, que será um ".exe" e terá o ícone distintivo do aplicativo em questão.

Vamos dar um exemplo dos mais comuns, que são os programas e jogos do Steam. Se instalarmos jogos dessa plataforma, por padrão, eles estarão no diretório:

C: \ Arquivos de programas (x86) Steam \ steamapps \ Common

Acessamos a pasta e procuramos o executável que quase sempre estará no diretório principal. Dessa forma, já podemos escolher uma placa gráfica para o aplicativo que queremos.

Agora, este aplicativo aparecerá em uma lista na janela de configuração gráfica. Ainda não terminamos, porque ainda precisamos clicar em " Opções " e, assim, abrir uma lista suspensa de opções para este aplicativo. Observe que o sistema diferencia a placa gráfica interna da CPU para economizar energia (AMD Radeon RX Vega 10) e a dedicada para alto desempenho (Nvidia GeFore GTX 1660 Ti).

  • Valor padrão do sistema: essa opção é a que o programa ou jogo usa por padrão Economia de energia: o sistema escolhe o gráfico que menos consome, que sempre será aquele integrado na CPU Alto desempenho: será o cartão que mais consome, sempre o dedicado

Portanto , devemos escolher "Alto desempenho" para garantir que aceitamos o cartão com melhor desempenho. Com isso, já sabemos como escolher a placa gráfica para um jogo ou aplicativo específico.

Se estivermos em um computador de mesa, ele sempre detectará a placa dedicada como a única opção para desempenho baixo e alto, pois o IGPU é desativado automaticamente ao instalá-lo na placa e conectar o monitor a ela.

Verifique se a alteração entrou em vigor

Depois de fazer esse processo, é hora de ver se a GPU dedicada está realmente sendo usada para o jogo ou aplicativo escolhido. Para isso, vamos abrir o Gerenciador de Tarefas, que encontraremos pressionando o botão direito na barra de tarefas. Se o virmos em tamanho pequeno, clicaremos em " Mais detalhes " e permaneceremos na seção de processos.

Lá veremos uma coluna chamada " GPU Engine " e outra " GPU ", onde você pode ver a atividade gerada pelo jogo, neste caso na placa de vídeo. Se não virmos essas colunas, clique com o botão direito do mouse na janela e ative-as.

Aqui, veremos se o jogo ou aplicativo usa a placa de vídeo; nesse caso, veremos um emblema nesta coluna.

Conclusão sobre como escolher a placa gráfica para um jogo ou aplicativo

Certamente é um processo bastante simples de executar e, como dizemos, geralmente acontece em laptops com CPUs AMD ou Intel que também possuem placas dedicadas. Atualmente, na maioria dos jogos Steam e em outras plataformas, é possível alterar e escolher a placa de vídeo sem precisar fazê-lo no sistema, mas com o próprio Launcher do jogo.

Deixamos você agora com alguns tutoriais interessantes:

Esperamos que você ache este tutorial útil se você estiver enfrentando problemas de desempenho com o jogo. Você já sabe que pode deixar seus comentários na parte inferior para solucionar dúvidas ou problemas.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button