Como escolher um monitor de jogador?
Índice:
- Aspectos a considerar ao comprar um novo monitor de jogador
- Tipos de painéis: VA, TN, IPS, etc ...
- Nemático torcido (TN)
- Alinhamento vertical (VA)
- IPS (Comutação de avião)
- IGZO (óxido de zinco e índio e gálio)
- QUANTUM DOT
- Tamanho da tela
- Qual resolução escolher?
- Taxa de atualização: 60, 100, 120, 144 e 240 Hz.
- Tempo de resposta
- Tecnologias G-sync e AMD FreeSync
- Nvidia G-Sync
- AMD FreeSync
- Monitores recomendados
- Asus XG27VQ (Curvo) | 468 euros
- Asus MX32VQ (Curvo) | 637 euros
- Asus XG32VQ (Curvo) | 678 euros
- Asus PG27VQ (Curvo) | 865 euros
- Asus XG35VQ (Curvo 2K) | 975 euros
- Asus PA32UC (Professional Image Edition)
- Asus PA27AC (Professional Image Edition)
O mercado nos oferece possibilidades quase infinitas ao escolher um novo monitor de jogador; nem todas as opções são igualmente boas ou válidas para todos os usuários; portanto, teremos que prestar muita atenção às características do monitor que queremos comprar. Por isso , preparamos este guia para ajudá-lo a escolher seu novo monitor de jogador.
Índice de conteúdo
Aspectos a considerar ao comprar um novo monitor de jogador
Neste guia, revisaremos alguns conceitos sobre os quais devemos ter clareza ao comprar um novo monitor de jogos. Note-se que não existe um monitor perfeito para todos os usuários, pois isso dependerá de muitos fatores, como a distância para o monitor. para ser analisado, o espaço que temos, nosso orçamento e até o tipo de jogos que vamos corromper. Na segunda parte deste artigo, deixaremos alguns modelos de monitores de jogos recomendados e com os quais você pode ter certeza de ter feito uma boa compra.
Tipos de painéis: VA, TN, IPS, etc…
A primeira coisa que devemos observar ao comprar um novo monitor de jogador é o tipo de painel que ele monta, já que grande parte de suas propriedades e características dependem dele. Existem diferentes tipos de painéis em monitores, veremos as características mais importantes de cada um deles.
Nemático torcido (TN)
Esta é a primeira geração de painéis LCD, eles são os mais baratos de fabricar, pois são construídos com desenrolamento e enrolamento. Nestes painéis, os cristais são poucos e grandes, e a distância entre cada um é grande, para que possam ser movidos com muita facilidade. Essa facilidade de mover os cristais os torna os painéis mais rápidos e os mais adequados para jogos ou vídeos com muito movimento. O ruim desses monitores é que a gama de cores é a mais baixa e os ângulos de visão são reduzidos (160º), para que as cores sejam distorcidas com muita facilidade quando começamos a olhá-las de lado.
Essa configuração faz com que os cristais tenham muito espaço para se moverem e reagir rapidamente a mudanças repentinas na iluminação, como acontece em filmes de ação ou cenas em movimento. Esses painéis geralmente têm uma profundidade de cor de 6 bits e um contraste nativo de 1000: 1.
Alinhamento vertical (VA)
Os painéis VA foram desenvolvidos para aliviar as fraquezas do TN, neste tipo de painel os cristais são menores e mais abundantes do que no caso do TN, o que torna a representação da cor muito mais alta e os ângulos de visão muito mais ampla até atingir 178º.
Esses painéis aprimoram o contraste até 3000: 1 e oferecem uma gama de cores muito mais ampla que os TNs. Em troca, a velocidade diminui, tornando-os mais propensos a gerar fantasmas em cenas com muito movimento. O efeito fantasma faz aparecer uma tela muito irritante na tela quando fazemos um movimento repentino; em qualquer caso, os painéis VA de hoje melhoraram muito e isso ocorre apenas nos de pior qualidade.
IPS (Comutação de avião)
Os painéis IPS surgiram após o VA para melhorar ainda mais a representação das cores, e essa é a principal força dessa tecnologia, além dos ângulos de visão perfeitos de 178º, especialmente em painéis de muito boa qualidade..
Os painéis IPS também são compostos de muitos pequenos cristais, a diferença com o VA é que, neste caso, os cristais giram sobre si mesmos, daí o nome da tecnologia. Esse tipo de movimento torna as cores ainda melhores do que no VA, embora em troca o contraste seja perdido até que seja 1000: 1 e eles sejam mais propensos a fantasmas. Graças aos painéis IPS , é possível obter profundidades de cor superiores a 10 bits, abrindo a porta para cores hiper-realistas.
Os primeiros painéis IPS tiveram muitos fantasmas nos videogames, embora hoje tenham melhorado bastante nesse aspecto e qualquer painel com uma qualidade bastante boa não cause problemas.
IGZO (óxido de zinco e índio e gálio)
Esses painéis são desenvolvidos pela Sharp e baseiam-se em um novo sistema que melhora a camada ativa dos LCDs atuais, permitindo que os elétrons sejam movidos mais facilmente e reduzindo o consumo de energia. Isso também reduz a distância entre os elétrons, aumentando a velocidade de transmissão entre os pixels e alcançando resoluções mais altas.
QUANTUM DOT
Os painéis Quantum Dot aplicam um filtro de nanopartículas à fonte de luz por trás deles, todos os painéis deste guia o utilizam, para que a luz seja emitida de maneira mais precisa, permitindo oferecer uma faixa dinâmica de cores mais amplas, até 30% mais altas. Também permite melhorar o contraste, resultando em pretos mais profundos.
Tamanho da tela
Quando estivermos claros sobre os diferentes tipos de painéis nos monitores para jogadores, temos que pensar no tamanho, geralmente encontraremos a maioria dos monitores com tamanhos entre 22 polegadas e 32 polegadas, embora os mais comuns sejam os de 27 polegadas que se tornaram muito populares ao longo dos anos.
Os monitores de 27 polegadas são preferidos nos jogos, pois oferecem uma superfície de visualização bastante grande e seu tamanho na área de trabalho não é excessivo. Eles também costumam ser os que melhor se adaptam à distância normal de uso de um PC, pois a distância de uso é um fator-chave na escolha do tamanho de um monitor. Se você for usar seu PC para reproduzir no conforto do sofá, é recomendável que você vá a um monitor de 32 polegadas ou mais, se o encontrar.
Qual resolução escolher?
O próximo passo é escolher a resolução do nosso monitor, pois esse é o parâmetro que determinará a densidade de pixels por polegada, juntamente com o tamanho. Quanto maior o tamanho de um monitor, maior será a resolução necessária para manter a densidade de pixels e, com ela, a nitidez da imagem.
Em um monitor de 22 polegadas, será difícil ver a diferença entre uma resolução de 1080p e uma resolução de 2K ou 4K, pois o olho humano tem um limite quando se trata de perceber o tamanho dos objetos e, nesses monitores com resolução de 1080p, o tamanho dos pixels já é muito pequeno. Essa situação é muito diferente da que teremos em um monitor de 27 polegadas, porque a diferença entre 1080p e 2K ou 4K já é muito perceptível.
Portanto, nossa recomendação é que, se você escolher um monitor de 24 polegadas ou menos, não pense na resolução 4K; se a economia permitir, compre um monitor 2K; caso contrário, um 1080p não deverá causar nenhum problema, pois a diferença será muito pequena. Pelo contrário, se você optar por um monitor de 27 polegadas ou mais, a prioridade deve ser um monitor de 4K ou pelo menos 2K se não puder gastar tanto dinheiro.
Taxa de atualização: 60, 100, 120, 144 e 240 Hz.
A taxa de atualização representa o número de vezes que o monitor atualiza a imagem por segundo; isso é medido em hertz (Hz). Um monitor de 60 Hz atualiza a imagem 60 vezes por segundo e um monitor de 120 Hz atualiza a imagem 120 vezes por segundo. Atualmente, podemos encontrar monitores de até 240 Hz.
Quanto maior a taxa de atualização de um monitor, mais fluido ele nos oferecerá, isso é especialmente relevante em jogos com muito movimento, como jogos de tiro em primeira pessoa ou jogos de direção. Por outro lado, em jogos com menos movimento, como jogos de estratégia, a diferença é muito menor e só será apreciada em alguns detalhes específicos, como na rolagem.
60 Hz é o mínimo exigido em um monitor de jogos; na verdade, monitores com uma taxa de atualização mais baixa não são fabricados. Esse número já oferece uma boa experiência, embora se vamos jogar muito jogos de tiro, estamos mais interessados em ir para um monitor de 120 Hz, os de 240 Hz serão muito difíceis de tirar proveito.
No entanto, não basta ter um monitor de 120 Hz ou 240 Hz, pois precisamos que nosso PC processe a mesma quantidade de imagens por segundo ou mais para aproveitá-las, pois é inútil ter um monitor de 240 Hz se o Se o jogo atingir 40 FPS, terá a mesma aparência de um monitor de 60 Hz.
Isso significa que, se quisermos aproveitar a experiência de ter um monitor de 120 Hz, teremos que ter um PC muito poderoso capaz de executar jogos com 120 imagens por segundo ou mais, não vamos mais falar sobre um monitor de 240 Hz…. Atualmente, eles são usados apenas em jogos relacionados ao e-Sports, como Overwatch, Quake e DOTA 2.
Tempo de resposta
O tempo de resposta representa o tempo que leva para um pixel mudar de cinza para cinza, e é por isso que geralmente é indicado como o tempo de resposta GtG. Quanto menor o valor, mais rápida será a mudança e, portanto, menos fantasmas o monitor gerará. Atualmente, os monitores mais rápidos possuem um GtG de 1 ms, embora os dados fornecidos pelos fabricantes devam ser tomados com pinças, pois sempre são faladas. das condições mais favoráveis.
Para reduzir o tempo de resposta, a tecnologia de overdrive é frequentemente usada em monitores de jogos, isto consiste em aplicar uma voltagem mais alta aos pixels para fazê-los mudar de cor mais rapidamente, é preciso ter cuidado com isso, pois em alguns casos extremos Você pode dar o que é conhecido como fantasma reverso. O overdrive pode ser ajustado em vários níveis e pode até ser desativado.Tecnologias G-sync e AMD FreeSync
Para entender a importância das tecnologias G-Sync e FreeSync, primeiro precisamos entender como o monitor e a placa gráfica funcionam. Os monitores funcionam com uma taxa de atualização fixa; pelo contrário, nosso computador não funciona com uma taxa de quadros fixa por segundo quando estamos reproduzindo, dependendo das cenas e da carga gráfica, a figura pode variar, portanto, é possível que um momento está dando 80 imagens por segundo e um instante depois está dando 55 imagens por segundo.
Essa situação representa um problema para nós, uma vez que o monitor atualiza sua imagem sempre o mesmo número de vezes por segundo, enquanto a placa gráfica não, isso cria defeitos gráficos conhecidos como lacrimejamento e gagueira.
O rasgo consiste em cortes na imagem na tela e ocorre porque nosso PC está enviando mais imagens por segundo do que o monitor pode mostrar. Para resolver isso, há sincronização vertical, quando ativada, limita a taxa de imagens por segundo a o número que o monitor pode exibir, para que o PC nunca envie mais do que a tela pode exibir.
No entanto, isso tem um problema associado, e é que a taxa de quadros por segundo pode ficar abaixo da taxa de atualização do nosso monitor, isso cria o problema da gagueira, que consiste em pequenos empurrões que dão uma sensação de pouca fluidez Na jogabilidade, esses idiotas podem durar até um segundo ou mais nos casos mais graves.
As tecnologias AMD FreeSync e Nvidia G-Sync nascem para resolver os problemas de distorção e gagueira, o que eles fazem é converter a taxa de atualização do monitor em uma variável para que ele sempre seja perfeitamente sincronizado com a quantidade de imagens por segundo que envia nosso PC. O monitor nem sempre funcionará no mesmo hertz, mas se adaptará ao número de imagens por segundo que o PC lhe enviar.
Nvidia G-Sync
A tecnologia G-Sync precisa de um módulo de hardware específico instalado no monitor, o que faz com que o preço dos monitores o inclua muito mais que o mesmo, mas sem essa tecnologia, o aumento de preço pode atingir os 200 euros. O G-Sync funciona apenas com placas Nvidia e requer o uso de um conector DisplayPort 1.2 ou superior.
AMD FreeSync
A AMD respondeu à Nvidia com o lançamento do FreeSync, é uma tecnologia que não requer hardware adicional e não aumenta o custo dos monitores que o incluem, esta é a diferença mais importante com o G-Sync. O FreeSync é oferecido gratuitamente e aberto a todos os fabricantes de monitores para decidir se o implementará ou não. O FreeSync também é baseado no padrão DisplayPort 1.2a, mas também funciona com portas HDMI. Esta tecnologia é compatível apenas com placas gráficas AMD.
No nível do usuário, são tecnologias semelhantes e as diferenças de desempenho são quase inexistentes.
Monitores recomendados
Aqui estão alguns monitores que parecem bastante interessantes para aquisição:
Asus XG27VQ (Curvo) | 468 euros
- Ideal para jogar Visor curvo 1800R de 27 polegadas e tempo de resposta de 4ms Resolução 1920 x 1080 Taxa de atualização de 144 Hz Painel VA AMD FREESYNC Efeitos RGB: Aura Sync
Asus MX32VQ (Curvo) | 637 euros
- Serve tanto para brincadeiras quanto para design Tela curvada de 31, 5 polegadas com formato 1800R e tempo de resposta de 4 ms Resolução 2560 x 1440 Relação de contraste 3000: 1 Taxa de atualização de 75 Hz Painel VA Halo de iluminação atmosférica
Asus XG32VQ (Curvo) | 678 euros
- Ideal para jogar Visor curvo 1800R de 27 polegadas e tempo de resposta de 1 ms Resolução 2560 x 1440 Taxa de atualização de 165 Hz Painel TN com ângulos aprimorados Sincronização livre da Nvidia Efeitos RGB: Aura Sync
Asus PG27VQ (Curvo) | 865 euros
- Ideal para jogar Visor curvo 1800R de 27 polegadas e tempo de resposta de 1 ms Resolução 2560 x 1440 Taxa de atualização de 165 Hz Painel TN com ângulos aprimorados Nvidia G-Sync Efeitos RGB: Aura Sync
Asus XG35VQ (Curvo 2K) | 975 euros
- Ideal para jogar e ter 2 janelas abertas para trabalhar Tela de 35 polegadas e resposta de 4 ms Resolução 3440 x 1440 Ultra panorâmica 21: 9 Painel VA (com o melhor do TN e o melhor do IPS) Tecnologia FreeSync
Asus PA32UC (Professional Image Edition)
- Ideal para design gráfico Tela de 32 polegadas e resposta de 5 ms Resolução 4K Painel IPS de 10 bits 85% de certificação Adobe RGB, 95% de DCI-P3 e 100% de sRGB
Asus PA27AC (Professional Image Edition)
- Ideal para design gráfico Tela de 27 polegadas Resolução 2560 x 1440 pixels. Painel IPS de 8 bits 100% certificado sRGB
Nosso tutorial sobre como escolher um monitor de jogador foi útil para você? Qual monitor você possui e qual você gostaria de ter? Aguardamos sua resposta!
Como escolher a melhor rede social para sua empresa
Artigo em que discutimos quais são as redes sociais diferentes mais importantes para uma empresa e a que mais se beneficia com cada perfil.
A Philips apresenta um monitor de jogador com g
A Philips anuncia seu novo monitor Philips 272G5DYEB, caracterizado pela incorporação do módulo G-Sync e uma taxa de atualização de 144 Hz
Como escolher um monitor de acordo com suas necessidades
Ajudamos você a escolher um monitor que explique suas principais características para cada uso e também fazemos uma lista dos melhores modelos da Asus.