Tutoriais

Como desfragmentar o disco rígido no Windows 10

Índice:

Anonim

O seu computador costuma desacelerar? Use este guia para desfragmentar arquivos usando a ferramenta desfragmentar no Windows 10 e, assim, otimizar unidades .

Como desfragmentar no Windows 10 passo a passo

Para minimizar o desempenho lento do disco rígido, o Windows 10 incorpora uma ferramenta para desfragmentar todos os arquivos fragmentados e ajudar o computador a permanecer na velocidade máxima.

Ao longo dos anos, foram feitas melhorias na ferramenta de otimização do Windows. No entanto, mesmo quando o sistema operacional pode detectar com precisão o tipo de armazenamento e lidar com a desfragmentação de arquivos automaticamente, nem sempre é o ideal, pois às vezes você não consegue manter o PC por tempo suficiente ou pode ter um disco disco rígido externo que nem sempre está conectado ao computador, impedindo a manutenção de executar a desfragmentação corretamente.

Como resultado, com o tempo, você começará a perceber que abrir aplicativos e salvar arquivos em disco levará mais tempo do que o habitual; nesse caso, a otimização manual poderá ser necessária. Neste guia, mostramos as etapas simples para verificar se o disco rígido está fragmentado e desfragmentá-lo quando necessário para manter o computador funcionando com mais eficiência.

Como usar desfragmentar e otimizar unidades

- Em Iniciar, pesquise Desfragmentar e otimizar unidades e insira.

- Selecione o disco rígido que deseja otimizar e clique em Analisar .

Sempre que você deseja analisar, você deve primeiro descobrir se a unidade precisa de otimização. Se o resultado mostrar que menos de 10% está fragmentado, você provavelmente não precisará otimizar a unidade.

Se os arquivos armazenados no disco rígido do PC estiverem espalhados por toda a unidade e a desfragmentação for necessária, clique no botão Otimizar .

Após a conclusão do processo, o status atual deve mostrar " 0% fragmentado ".

Observe que, dependendo do número de arquivos, do tamanho da unidade e da fragmentação, a ferramenta de desfragmentação pode levar algum tempo para concluir a tarefa. Também é recomendável executar esta tarefa quando você sabe que não precisará do equipamento por um tempo.

Como alterar a otimização programada

Por padrão, o Windows executa automaticamente tarefas de manutenção nas unidades todas as semanas, mas, dependendo de como você usa o computador, o sistema operacional oferece a opção de alterar a frequência de otimização.

Se você preferir modificar a programação, siga estas etapas:

- Enquanto estiver na janela Otimizar unidades , clique no botão Alterar configuração .

Frequência: diária, semanal ou mensal.

Unidades: pressione "Escolher" e selecione a unidade para desfragmentar.

- Clique em OK para aplicar as configurações.

- Clique em OK novamente para salvar a programação.

- Clique em Fechar para sair da ferramenta.

Lembre-se de que essas opções de otimização se aplicam apenas aos discos rígidos tradicionais. As unidades de estado sólido funcionam de maneira diferente. Eles não têm um motor ou parte móvel. Somente o uso de bancos de memória para armazenar dados, o que significa que essas unidades não precisam ser desfragmentadas; caso contrário, você poderá reduzir a vida útil delas.

No entanto, você pode ver seu Solid State Drive disponível nesta ferramenta Desfragmentar e otimizar unidades . O Windows também pode executar várias tarefas de manutenção para otimizar o SSD, incluindo a capacidade de informar à unidade que certos blocos de dados não estão mais em uso e podem ser apagados.

Otimize o disco rígido a partir do File Explorer

Entre no seu Windows 10 com uma conta de administrador. O uso de uma conta de administrador é importante porque os usuários de contas padrão não podem desfragmentar o disco rígido.

- Clique no botão Iniciar .

- No painel esquerdo, clique em Gerenciador de arquivos .

- Na janela que é aberta, no painel de navegação esquerdo, expanda Esta equipe .

- Após expandir a lista, clique com o botão direito do mouse em Disco local (C:) ou em qualquer outra partição em que o Windows 10 esteja instalado.

RECOMENDAMOS O que é o pagefile.sys e para que serve

- No menu de contexto, clique em Propriedades .

- Na caixa Propriedades: Windows (C:) , vá para a guia Ferramentas .

- Clique no botão Otimizar .

- Na nova caixa, verifique se a unidade do sistema (C:) está selecionada.

- Clique no botão Analisar .

- Aguarde até o Windows concluir a verificação e exibir a porcentagem dos arquivos fragmentados no disco selecionado.

- Se não houver arquivos fragmentados no disco, o Windows exibirá uma caixa de mensagem informando que o disco não precisa ser desfragmentado.

- Depois que o Windows concluir a verificação, clique no botão Otimizar para iniciar o processo de desfragmentação na unidade selecionada.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre SSD vs HDD e os melhores SSDs do mercado.

- Aguarde até o Windows desfragmentar a unidade corretamente, reinicie o PC e use o Windows 10 normalmente.

É altamente recomendável não usar o computador durante o processo de desfragmentação. Para obter melhores resultados, é melhor deixar o sistema em paz até que o Windows termine a desfragmentação do disco.

Como desfragmentar com uma ferramenta de terceiros

Uma ferramenta recomendada para isso é o Defraggler by Piriform. Você pode fazer o download de uma versão gratuita no site da empresa.

O Defragger usa as mesmas técnicas que o desfragmentador do Windows 10, mas tem muito mais opções vinculadas à personalização.

O download do Defragger pela primeira vez oferece opções para adicionar uma variedade de atalhos e substituir o desfragmentador de disco do Windows 10.

O desfragmentador permite especificar os arquivos e pastas específicos para desfragmentar e inclui um mapa visual interativo da unidade que indica os espaços livres do disco rígido, os não fragmentados e os fragmentados. Isso permite que você alcance grupos específicos de arquivos que deseja desfragmentar.

Recomendamos a leitura de nossos tutoriais para Windows e computação.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button