Tutoriais

Como converter disco rígido para gpt e vice-versa

Índice:

Anonim

Já vimos em um artigo anterior o que é uma partição GPT, agora precisamos aprender como converter um disco rígido em GPT para começar a usar as vantagens desse estilo de partição orientado a computadores baseados no UEFI do tipo BIOS. Veremos os diferentes métodos existentes e também veremos como transferir um disco GPT para o MBR tradicional.

Índice de conteúdo

É possível que muitos de nós tenha um laptop e o disco rígido já esteja pré-formatado na GPT, isso é bastante comum em novos computadores baseados em UEFI. O oposto ocorre nos discos rígidos que compramos; normalmente, eles são totalmente virgens, sem nenhum estilo de partição específico; portanto, seremos responsáveis ​​por atribuir um estilo de partição que nos convém. É claro que podemos mudar isso quando queremos usar as ferramentas que o Windows não disponibiliza.

Vamos ver como executar essas conversões usando o Gerenciador de disco e a ferramenta de linha de comando Diskpart. Nós os usaremos porque eles são os que estão nativamente disponíveis no sistema operacional Microsoft, embora, é claro, existam muitos outros gratuitos e pagos para realizar essas ações.

Como saber se meu disco rígido tem uma tabela de partição GPT ou MBR

A primeira coisa que precisaremos identificar é se nosso disco rígido possui um estilo de partição ou outro. Dessa forma, poderemos saber se a mudança é necessária ou não, obviamente.

Com gerenciador de disco rígido

Em princípio, no gerenciador de disco, a ferramenta gráfica de particionamento do Windows, não conseguiremos identificar explicitamente que tipo de estilo de partição nosso disco rígido possui. Embora possamos conhecê-lo, consulte um menu suspenso.

Bem, para acessar esta ferramenta, basta pressionar r com o botão direito no menu Iniciar para escolher a opção " Gerenciamento de disco ". A janela clássica aparecerá com a lista de volumes que montamos em nosso sistema. Na área inferior, teremos esses volumes agrupados para cada disco rígido físico, juntamente com suas partições, e é aqui que devemos fixar nossa atenção.

Vamos clicar com o botão direito do mouse nas informações de cada disco rígido, no lado esquerdo da representação gráfica de cada disco, e aí podemos saber se é GPT ou MBR. Como? Vamos ver.

Se no menu aparecermos a opção, mesmo se ela estiver desativada em " Converter em disco MBR ", nosso disco rígido terá a tabela de partições na GPT.

Se, por outro lado, a mensagem " Converter em disco GPT " aparecer, nosso disco rígido será MBR.

É um método simples, mas eficaz.

Com Diskpart

Também podemos fazer isso usando a ferramenta de modo de comando Diskpart. Nesse caso, ele nos fornecerá mais informações sobre o estado das partições de nossos discos rígidos.

Para iniciar o Diskpart, teremos que abrir uma janela do prompt de comando (CMD) ou o Windows PowerShell, escolhemos a última. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar para escolher a opção " Windows PowerShell (Administrador) ".

Agora, iniciamos o programa digitando:

diskpart

Para saber que tipo de tabela de partição temos, escrevemos:

lista de disco

Devemos olhar para a última coluna de todas, onde diz " Gpt ", se houver um asterisco na linha correspondente a um disco rígido, isso significa que o disco rígido é GPT. O disco que não possui, significa que é MBR. Os dados nas colunas exibidas estão um pouco instáveis, e o disco de marcação de asterisco 2 é GPT, está fora da coluna correspondente, é um erro de exibição do programa.

Converta o disco rígido para GPT a partir do MBR e vice-versa

Uma vez que sabemos como ver se o nosso disco rígido tem um estilo ou outro, é hora de ver como alterá-lo corretamente a partir dos dois programas mencionados acima.

Uma coisa muito importante a ter em mente é que a conversão de GPT para MBR e vice-versa leva à remoção completa dos arquivos do disco rígido, pois precisaremos remover completamente a tabela de partições da unidade e todo o conteúdo será removido. do disco. Embora seja verdade que ele não será removido fisicamente, por isso, através de algum software de recuperação de arquivos, podemos recuperá-los, mas recomendamos que você faça um backup anterior para não perder nada.

Converter disco rígido em GPT ou MBR com o Disk Manager

O processo é muito simples de executar, a primeira coisa que devemos fazer é deixar o disco rígido de destino não formatado. Escusado será dizer que este método não pode ser aplicado ao disco rígido em que o sistema está instalado.

Clique com o botão direito do mouse no espaço atribuído (Azul) para escolher a opção " Excluir volume ".

O espaço será agora renderizado em preto. Teremos que fazer o mesmo com todas as partições que criamos no disco até que fique completamente uniforme e com " espaço não alocado ".

Agora só precisamos clicar com o botão direito do mouse no nome do disco na extrema esquerda e escolher " Converter em disco GPT ". Embora pareça que nada acontece, o disco agora é GPT e a próxima coisa é criar as partições correspondentes.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e escolha " Novo volume simples ".

Iniciaremos um assistente de criação para escolher o espaço da partição (em MB), a letra da unidade, seu rótulo e sistema de arquivos, como você vê nessas imagens.

Já temos um disco rígido GPT. Para converter o disco rígido GPT em MBR, teremos que executar exatamente as mesmas etapas, somente neste caso a opção " converter disco em MBR " será exibida.

Converter disco rígido em GPT ou MBR com Diskpart

O interessante da ferramenta Diskpart é que podemos converter o disco rígido de um sistema para outro, não apenas do Windows, mas também de um DVD ou USB de instalação do Windows, pois essa ferramenta do modo de comando está disponível nesse tipo de unidade.. Dessa forma, podemos mudar o disco ao nosso gosto no momento da instalação do sistema.

Bem, iniciamos o Diskpart, pois já sabemos como fazê-lo com o PowerShell e digitando:

diskpart

Listamos nossos álbuns:

lista de disco

E selecionamos o que estamos interessados ​​em converter, para isso não olharemos muito bem para o número da unidade:

selecionar disco

No nosso caso, seria "selecione o disco 2". Agora, os comandos que executamos serão aplicados apenas à unidade selecionada. Agora limpamos todo o disco da partição:

limpo

E finalmente aplicamos a conversão:

converter gpt

Para converter o disco rígido em MBR, seguiríamos os mesmos passos:

lista de disco

selecionar disco

limpo

converter mbr

Agora teríamos que criar as partições que desejávamos no disco rígido formatado, embora não abordemos este tópico aqui, mas em outro tutorial.

Visite este tutorial para aprender como usar o Diskpart para formatar, criar, excluir partições e muito mais.

Bem, nada mais, é assim que podemos converter o disco rígido em GPT e MBR. Em outro tutorial, tentaremos explicar como instalar o Windows em um disco rígido GPT e ver alguns truques necessários para que tudo corra bem.

Também recomendamos estes tutoriais:

Foi bem direto, certo? Se você possui um novo disco rígido de grande capacidade em um sistema UEFI, recomendamos configurá-lo como GPT, para estar atualizado e aproveitar os benefícios do novo sistema de partição.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button