Tutoriais

Como converter um disco mbr para gpt no windows 10

Índice:

Anonim

Tanto o software quanto o hardware avançaram notavelmente ao longo do tempo. As mudanças introduzidas levaram a uma melhor operação do equipamento. Por exemplo, a RAM vem incorporando a tecnologia DDR4 há algum tempo. Os discos rígidos também mudaram, com a chegada dos SSDs. Além disso, os sistemas de partição foram aprimorados, com o MBR e o GPT atualmente os mais amplamente utilizados.

Índice de conteúdo

Como converter disco MBR para GPT no Windows 10

Eles são os dois sistemas de partição mais conhecidos usados atualmente. Portanto, mostramos abaixo como você pode converter um disco MBR em GPT e vice-versa, no Windows 10. Embora, antes de fazer isso, seja importante esclarecer certas noções sobre esses dois sistemas de partição. O que são MBR e GPT?

MBR e GPT

MBR significa Master Boot Record. É um padrão que está conosco há muito tempo. Desde que está em vigor desde 1983. O principal objetivo deste sistema é carregar a inicialização do sistema e sua tabela de partições. Ainda é usado hoje, embora tenha algumas limitações. Por exemplo, ele não suporta partições grandes e só pode funcionar com quatro partições primárias. Portanto, é parcialmente obsoleto.

Por outro lado, encontramos GPT. É o acrônimo para GUID Partition Table. É um padrão que está substituindo gradualmente o MBR. Está associado a novos sistemas UEFI, que por sua vez são responsáveis ​​pela substituição do BIOS. A vantagem é que essas limitações que mencionamos com o MBR deixam de existir nesse caso. No caso da GPT, são os sistemas operacionais que estabelecem as limitações.

Como saber se um disco usa MBR e GPT

Uma vez que conhecemos hoje os dois sistemas mais amplamente utilizados, surge outra questão. Qual dos dois é o que meu computador usa? É um fato que a grande maioria dos usuários não sabe. Felizmente, existe uma maneira fácil de descobrir. Nós simplesmente temos que ir ao gerenciador de disco do Windows. Ao selecionar uma partição, clicamos com o botão direito do mouse e acessamos as propriedades.

Quando fazemos isso, uma nova janela é aberta. Então, temos que ir para Hardware> Propriedades e depois para a guia Volumes. Lá, precisamos clicar em Preencher e, automaticamente, poderemos ver como o estilo da partição é mostrado no painel de informações. Então, vamos ver se é MBR ou GPT.

Caso desejemos converter nosso disco de MBR para GPT, precisamos usar uma ferramenta chamada DISKPART encontrada no Windows 10. Temos que abrir uma janela de prompt de comando com permissões de administrador. Em seguida, escrevemos diskpart na linha de comando e pressione Enter. Quando fazemos isso, a ferramenta carrega. Em seguida, escrevemos e executamos o comando list disk, responsável por exibir os discos conectados ao computador.

Ao fazer isso , podemos saber se nosso disco é MBR ou GPT. Como obtemos uma coluna com o nome GPT na qual um asterisco aparece se você usar este sistema. Se você usar o MBR, a coluna estará vazia. Para que possamos conhecê-lo em todos os momentos de uma maneira simples.

Como converter um disco MBR para GPT

O processo não é muito complicado em geral. Você só precisa prestar atenção aos passos a serem seguidos. Podemos converter um disco MBR em GPT, selecionando o disco em questão, executando o comando select disk X. Nesse caso, X é o número do disco que aparece na lista. Depois de selecionar o disco, precisamos iniciar o comando clean. Este comando irá apagar todos os dados das partições do disco. Por isso, deixará completamente limpo.

Em seguida, precisamos escrever o comando convert gpt e pressionar Enter. O que isso causa é que o processo seja iniciado automaticamente. A conversão do MBR para o GPT começa. O processo levará alguns minutos e, uma vez concluído, podemos ver que o disco foi convertido no sistema desejado. Se o que queremos fazer é apenas o processo inverso, vá de GPT para MBR, as etapas a seguir são as mesmas. Mas, em vez de executar o comando convert gpt, o que precisamos executar é o comando convert mbr.

Quando o processo estiver concluído, se quisermos verificar se tudo correu bem, podemos iniciar o comando list disk e veremos que o disco já está convertido. Ou podemos vê-lo no gerenciador de disco do Windows 10. Seguindo as etapas que explicamos anteriormente. Ambas as formas são igualmente válidas e eficazes.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do mercado

Esperamos que isso ajude você se você deseja converter um disco MBR em GPT ou vice-versa no Windows 10. O que você acha desse processo? Você acha útil?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button