Tutoriais

Como configurar o teclado e o mouse sem o software original

Índice:

Anonim

Como nem todo mundo tem os teclados mais recentes do mercado ou periféricos de jogos com software de configuração avançada, apresentamos aqui um guia para os usuários que não desejam ficar para trás. Reatribuir botões, definir funções ou vincular macros são algumas das alternativas com as quais podemos configurar nosso teclado e mouse sem o software original.

Índice de conteúdo

A importância do software

Há muitos aspectos que, à primeira vista, parecem imóveis quando adquirimos um teclado pela primeira vez ou estamos pouco familiarizados com o mundo da computação. Ativar a tecla Windows, botões multimídia ou atribuições de macro são funções simples que podemos usar no nosso dia a dia. Muitos usuários acreditam que o software é um complemento que altera principalmente a iluminação dos teclados RGB e pouco mais, mas a verdade é que esse é apenas o aspecto mais visual.

Atribuir Windows ou FN a uma chave diferente, abrir um programa ou executar uma ação do Photoshop são alguns dos exemplos das possibilidades que o software pode oferecer. No entanto, mouses e teclados de modelos mais básicos ou de marcas menos conhecidas geralmente não possuem um como padrão. Isso ocorre especialmente em periféricos projetados para o trabalho diário no escritório ou com um orçamento baixo, mas isso não significa que não seja possível.

Opções do sistema operacional Windows

Praticamente todos os sistemas operacionais atuais oferecem um grau parcial de configuração do mouse e teclado. As opções personalizáveis ​​podem variar, embora haja aspectos geralmente mantidos na maioria das versões do sistema.

  • Mouse: no caso do Windows, em Configurações <Dispositivos, podemos definir o botão principal e a rolagem na tela da roda de rolagem. Você também pode ajustar o tamanho e a aparência do cursor ou definir a velocidade do ponteiro. Teclado: no caso de laptops, pode ser diferente, pois está integrado e não possui drivers de instalação de terceiros. Em geral, as opções de teclado no sistema são encontradas em Configurações <Acessibilidade. Uma vez no teclado, podemos ativar opções como o teclado na tela, Usar filtro de teclas para ignorar pressionamentos de teclas curtos ou alterar o formato do teclado (QWERTY, AZERTY, DVORAK…) dependendo do idioma.
Essas duas primeiras opções podem variar dependendo da versão do sistema operacional em uso. No nosso caso, é o Windows 10.

Criador de layout de teclado da Microsoft

Este programa da Microsoft coloca os usuários nas mãos de uma ferramenta que lhes permite estabelecer um mapa do teclado a partir do zero. As possibilidades estão abertas às necessidades do usuário e permitem alterar a configuração do teclado para que certas funções sejam integradas em suas teclas. Isso é especialmente útil se você tiver em mente programas de design e edição como Photoshop , Blender ou AfterEffects .

Centro de Mouse e Teclado do Windows

O Centro de Mouse e Teclado da Microsoft é um aplicativo que ajuda a tirar o máximo proveito do teclado e do mouse da Microsoft, permitindo a personalização do ambiente de trabalho no PC. Uma vez baixado, teremos apenas que conectar o teclado para configurar e pressionar Iniciar <Microsoft Mouse and Keyboard Center. Uma vez lá, selecionamos a tecla para reatribuir e escolhemos sua nova função.

Lembre-se de que você não pode reatribuir a chave do Windows, a única opção disponível é desativá-la.

Opções do sistema operacional Mac OS

Como não poderia ser de outra forma, as opções reais que a Apple oferece para modificar as configurações padrão de teclado e mouse não diferem muito daquelas já presentes no Windows. No Mac, selecione o menu Apple <Preferências do sistema.

  • Mouse: nessa categoria, podemos regular a velocidade do movimento do cursor, o clique duplo e os pontos de rolagem. Nos modelos de mouse específicos do Mac, como o Magic Mouse, a configuração do clique secundário ou Ctrl + clique também é ajustável. Teclado: nas preferências, devemos escolher Teclado para poder acessar as opções disponíveis por padrão. A repetição da tecla é calibrável quando pressionada muito brevemente. Além disso, a disponibilidade da barra de toque (uma barra de funções) também o seleciona nessa categoria, que exibe controles, teclas de função e ações rápidas, entre outros elementos.

Mosquetão Elements

Este programa é especialmente adequado para fazer novas configurações e ajustes nos teclados MacBook e Magic Keyboard, entre outros. O software Karabiner Elements nos permite reatribuir teclas com novas funções, configurar perfis e desativar teclas, entre outras. O melhor de tudo? É totalmente grátis.

Embora não seja um programa oficial da Apple, ele foi projetado especificamente para seus teclados; portanto, se o seu for da marca Manzanita, esta é a primeira opção.

Configurar sem software: alternativas gratuitas

Não importa se as alterações que você deseja fazer são para o teclado ou o mouse, felizmente a era digital fez com que programas genéricos proliferassem como cogumelos e podemos contar com muitas possibilidades que se adaptam às nossas necessidades. Cada software possui uma interface mais ou menos acessível e também é possível que eles estejam mais focados em alguns aspectos do que em outros. É por isso que vamos começar com uma lista em que veremos algumas das melhores alternativas de licença gratuita.

Os programas listados abaixo são projetados principalmente para compatibilidade total com Windows e Linux, mas sua eficácia no Mac pode variar.

Keytweak

Um dos programas mais usados ​​para reatribuir chaves no Windows 10 é o KeyTweak. Graças a este programa, poderemos reatribuir qualquer função para teclas específicas de uma maneira simples. É possível atribuir um novo layout ao teclado (outro idioma, por exemplo) e desativar as teclas que nunca usamos.

O remapeamento é sempre feito globalmente, nunca localmente ou para casos específicos. Além disso, o KeyTweak nos permite salvar nossos layouts de teclado para que possamos reutilizá-los mais tarde ou desfazer todas as alterações para retornar à configuração inicial do teclado.

Depois que todas as chaves forem reatribuídas, o KeyTweak solicitará a reinicialização do computador para aplicar as alterações com eficiência. Se não ficarmos satisfeitos mais tarde, sempre podemos reverter as modificações no menu principal com Restaurar todos os padrões , mas precisamos reiniciar novamente para entrar em vigor.

SharpKeys

Este software nos permite criar nossos próprios atalhos de teclado, ajustando-os aos nossos gostos e substituindo os existentes. Modificar ou excluir essas substituições está sempre disponível, além de reverter completamente as alterações.

A vantagem do SharpKeys sobre o KeyTweak é que ele é mais exaustivo e tenta nos mostrar um grande número de atalhos de teclado e combinações possíveis para cada um de seus botões, o que o torna mais completo. Em troca, a interface é menos simples e direta, embora a operação seja essencialmente semelhante.

Basicamente, ao escolher o botão, é mostrada uma lista "A" de suas funções ou função atual e a alteramos para uma das alternativas no painel "B". Salvamos e, se necessário, reiniciamos o sistema.

MapKeyboard

O MapKeyboard possui os detalhes de representar as teclas com caracteres em vez de números. Dessa forma, podemos identificá-los melhor para executar as alterações.

O procedimento para alterar as atribuições é muito simples, clicamos na tecla representada no programa e escolhemos a que queremos reatribuir na lista suspensa na área inferior ( Remapie a chave selecionada para… ). O aplicativo exibirá um teclado completo, para que aqueles que usam os formatos TKL ou 60% se lembrem de que esses botões extras não servirão para você. Também botões adicionais para macros ou multimídia não são refletidos.

Mapeador de chaves

Com o KeyMapper, podemos modificar completamente o teclado do nosso PC. O programa destaca sua interface limpa e simples, na qual podemos desativar teclas, alterar funções e até mesmo o idioma. Basicamente, a operação essencial do programa é baseada em três variáveis:

  • Se pressionarmos uma tecla e arrastá-la em cima de outra, ela será reatribuída com a função da anterior. Quando clicamos em uma tecla e a arrastamos para fora do programa, essa chave será desativada.Clicando duas vezes em uma tecla, poderemos configurar a função de reatribuição que queremos executar de maneira mais exaustiva.

Quando queremos reverter toda a configuração, precisamos ir para a barra de ferramentas e clicar em " Mapeamentos " e, em seguida, escolher "limpar todos os mapeamentos " ou " reverter para salvos " se já tivermos salvado. Quando tudo isso for o que queremos, teremos que reiniciar o equipe para que as alterações entrem em vigor.

Configurar e criar macros

É verdade que todo o processo de atribuir funções a teclas diferentes e alterar perfis de idiomas é ótimo, mas usuários mais avançados podem perder essa pequena mágica das macros. Para aqueles cujo teclado não permite macros ou não possui software, não se desespere. Atualmente, existem soluções para tudo e você não pode perder os programas para criar comandos e ações quando nem o teclado nem o mouse o trazem por padrão. Você não pode dizer que não cuidamos de você, hein? Aqui estão algumas alternativas:

Software MacroMaker

Um programa simples e direto, como o próprio nome sugere. O MacroMaker é um software que permite gravar sequências de eventos para criar macros no Windows. As teclas digitadas e os movimentos do mouse têm um lugar nesse programa, além da ativação das janelas, suas posições e tamanhos.

Quando configuramos uma macro, podemos especificar o tempo de repetição, velocidade e sensibilidade do mouse, entre outros aspectos. É um software muito acessível para usuários com menos conhecimento do mundo da programação, embora também possam ser criados modelos para programas ou jogos específicos.

FastFox

FastFox é a versão moderna do MacroMaker. Oferece opções de mapeamento de teclas além de macros e pode ser adaptado de acordo com o programa ativo na janela principal.

Ter mais opções de personalização oferece versatilidade aprimorada, mas também um menu mais complexo para você se familiarizar. O resultado final, no entanto, é muito eficiente e, embora não seja compatível com o Linux, podemos usá-lo em um Mac.

Todos esses programas para gravar e criar macros funcionam no Windows e têm uma versão gratuita. Eles são bastante básicos, mas estão em inglês.

Finalmente, para enfatizar em geral a questão de salvar comandos. Saber se eles podem ser armazenados na memória do teclado ou apenas no computador é importante se você se movimentar com frequência. A memória local no teclado sempre será sua melhor opção, mas também depende do modelo que você está usando, pois não é comum na faixa média ou baixa.

Gerenciador de Mouse

É um programa leve e simples, cuja única função é atribuir funções aos botões secundários do mouse. Basicamente, o Mouse Manager age de maneira que os botões já presentes no teclado sejam atribuídos para fornecer uma nova função quando usados ​​no mouse, como Ctrl + Alt + Del ou Ctrl + C. Isso significa que tecnicamente não podemos apenas atribuir teclas específicas, mas também macros executáveis ​​do teclado.

Conclusões sobre a configuração de teclado e mouse sem software original

No final das contas, as alternativas disponíveis, apesar de não termos programas originais para o teclado ou o mouse, são mais numerosas do que poderíamos esperar. Obviamente, nem todos eles chegarão até nós como um dedo e é difícil encontrá-los com uma tradução em inglês, mas as evidências mostram que é possível configurar sem o software original.

Você pode estar interessado em ler: Programas para reatribuir chaves no Windows 10

A desvantagem depende principalmente de cada programa e é que nem todos são igualmente intuitivos ou têm uma maneira de nos mostrar com antecedência se o que queremos pode ser feito. O periférico que sai pior é, sem dúvida, o mouse, embora nesse aspecto o Windows brilhe graças ao Centro de Mouse e Teclado do Windows e ao Gerenciador de Mouse também seja muito útil.

Nossa recomendação geral é que você dê uma boa olhada no que cada software pode oferecer antes de instalá-lo, em geral eles são todos semelhantes, embora a interface e sua acessibilidade sejam muito diferentes uma da outra. E você, que tipo de programa de macro você usa? Deixe-nos um comentário.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button