Hardware

Como configurar o raspberry pi sem teclado ou monitor conectado (passo a passo)

Índice:

Anonim

Desta vez, trazemos a você um tutorial que pode ser muito interessante. Isto é como configurar um Raspberry Pi sem ter uma tela ou teclado conectado a ele. Faremos tudo remotamente! Vamos começar!

Índice de conteúdo

Como instalar o Raspbian OS no Raspberry Pi

  1. Entre na página oficial de download, escolha a versão mais recente do Raspbian e faça o download.
    1. A versão com o Desktop possui interface GUI. É recomendado para usuários que não estão acostumados a trabalhar com interfaces somente de texto. A versão Lite não possui GUI. Ao conectar-se a um monitor, veremos apenas uma interface de texto com a qual se mover pelo sistema operacional, seu sistema de arquivos e executar programas da mesma forma que faríamos em um sistema GUI a partir do console bash.
    Descompacte o arquivo.zip que baixamos, conecte o cartão SD ao PC e verifique a letra do disco.
    1. Se o SD já foi usado, ou apenas no caso, podemos formatá-lo. Para isso, baixamos, instalamos e executamos o SDFormatter. Nós escolhemos a letra do disco do SD e pressionamos Formatar .
    Instale o Win32 Disk Imager e execute o programa.Clique no botão da pasta, escolha a imagem do sistema operacional Raspbian que descompactamos e, depois de escolher a letra do disco SD, pressione Escrever .

Configurações de conexão Wi-Fi e cartão SD

Faremos tudo com uma configuração sem cabeça, explicamos os passos a seguir. É a primeira coisa que devemos fazer e a mais fácil. Muitas vezes, não teremos uma segunda tela ou a que teremos não possui HDMI. Também acontece que não temos teclado e mouse com conexão USB.

Às vezes, isso complica as configurações iniciais, por isso é muito interessante poder configurar o sistema operacional antes de colocar o SD no Raspberry Pi. Isso é chamado de configuração de um Raspberry Pi para executar o Headless , sem uma tela ou teclado, e o configuraremos em nosso PC antes de conectá-lo a qualquer coisa.

  • Conectamos o SD ao nosso PC. Verificamos se podemos acessar apenas o disco ou a pasta de inicialização ou se temos acesso a outras coisas como etc , usr , lib … As distribuições Linux e macOS devem poder acessar todas as pastas e o Windows não pode vê-las. Se for esse o caso, precisamos instalar um programa que permita montar um disco no formato Linux, como o Paragon ExtFS. Outros programas como o Ext2fsd fazem o mesmo, mas não tivemos um resultado tão bom.
    • Com o programa Paragon ExtFS aberto, conectamos o SD. Desta vez, veremos como são montadas as pastas que até agora não tínhamos visíveis como disco.
    Nós vamos para o disco de inicialização . Lá, criamos um arquivo, nomeie-o como ssh ou ssh.txt e deixe-o em branco. Com isso, o Raspbian OS ativará a conexão SSH na próxima vez que o sistema for inicializado, o manterá ativado e excluirá o arquivo.No mesmo disco de inicialização , colocamos o arquivo onde especificamos qual rede Wi-Fi usaremos e suas informações (o nome ssid, a chave e o tipo de chave). Após a próxima inicialização do sistema, esse arquivo será movido de / boot / para / etc /, que é onde deveria estar.

ctrl_interface = DIR = / var / run / wpa_supplicant GROUP = netdev update_config = 1 país = rede ES = {ssid = " "psk =" "key_mgmt = WPA-PSK}

Configurando IP fixo

Agora temos que configurar um IP estático, para poder acessar o RPi remotamente sempre no mesmo IP. Abrimos o disco que montamos no PC e abrimos a pasta etc para editar o arquivo dhcpcd.conf . O que estamos fazendo é editar o arquivo /etc/dhcpcd.conf e adicionar no final:

interface wlan0 static ip_address = / 24 roteadores estáticos = static domain_name_servers =

Configuração de DNS

Agora editamos o arquivo /etc/resolv.conf e adicionamos o servidor de nomes no final, que geralmente é o mesmo que o gateway. Outra opção é colocar o do google, que é o seguinte:

nameserver 8.8.8.8

Configurações mais recentes

Agora, depois de ejetar o SD, inseri-lo no RPi e conectar a energia, ele deve estar disponível em nossa rede. Para verificar se há conexão com outros dispositivos, abrimos um console em nosso PC (no Windows, pressionamos o botão Iniciar, digitamos cmd e pressionamos Enter, no macOS no mecanismo de pesquisa que escrevemos Terminal e no Linux pressionamos Cntrl + T ) e digitamos ping

Se uma conexão chegar, baixamos o PuTTY no PC e o executamos. Escrevemos o IP do RPi na barra de endereço e pressionamos Abrir . Se, no console que se abre, recebemos uma resposta, escrevemos pi e depois raspberry . Se tudo correu bem, conseguimos configurar o Raspberry Pi no modo decapitado, sem precisar conectá-lo a uma tela e teclado. Parabéns!

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button