Tutoriais

▷ Como instalar e configurar um servidor dhcp no Windows Server 2016

Índice:

Anonim

A instalação de um servidor DHCP no Windows Server 2016 é muito importante e quase necessária para facilitar o gerenciamento de computadores conectados a um domínio do Active Directory. Graças à implementação dessa função em um servidor, poderemos atribuir dinamicamente endereços IP aos computadores que estão dentro de uma rede, totalmente isolados do gateway principal.

Índice de conteúdo

O sistema operacional do servidor Microsoft permite, entre outras coisas, executar essas ações. Certamente, se estamos em casa, o servidor DHCP é nosso próprio roteador, estamos conectados a ele e é responsável por fornecer o IP de nossos equipamentos. Mas também podemos executar essas funções com um sistema operacional como este. É exatamente isso que é feito em grandes redes, para manter o gateway da Internet isolado de toda a rede interna, graças aos servidores de firewall e outras soluções de segurança.

O que é um servidor DHCP

DHCP significa Dynamic Host Configuration Protocol ou, em espanhol, Dynamic Equipment Configuration Protocol.

Isso nos permitirá atribuir endereços IP aos computadores que se conectam diretamente a ele. Podemos fazer com que nosso servidor DHCP tenha um intervalo de endereços IP disponíveis para esses computadores que serão clientes no domínio em que estamos trabalhando. Dessa maneira, podemos gerenciar centralmente esses computadores, além do Active Directory, também com seus endereços IP.

Normalmente, os computadores em uma LAN corporativa precisam ter um endereço IP fixo atribuído. Como fazer equipe por equipe é um pouco tedioso, o melhor é ter um servidor desse tipo no qual possamos gerenciar todo esse tipo de configuração. Lembre-se de que, em uma rede desse tipo, um roteador não terá capacidade suficiente para executar essas tarefas, além de que toda a conexão externa será filtrada por firewalls e servidores.

Graças a um servidor DHCP, podemos obter as seguintes informações para um computador cliente pertencente ao domínio:

  • Serviço de resolução de nomes DNS do gateway de máscara de sub-rede de endereço IP (função correspondente instalada)

Pré-requisitos e tenha em mente

Antes de instalar a função de servidor DHCP no Windows Server, é necessário configurá-la com um IP fixo, não há sentido que um servidor tenha um IP dinâmico ao trabalhar com esse tipo de função. Isso permitirá que o servidor nunca mude seu endereço IP no caso de uma reinicialização, e também precisaremos configurar determinados gateways para os adaptadores de rede WAN e LAN. Dessa forma, as equipes do cliente sempre saberão qual é o endereço e não teremos nenhum problema.

Além disso, no nosso caso, usamos o VirtualBox para executar toda a implementação do servidor Windows Server 2016 e dos computadores clientes do domínio. Analisaremos a configuração dessas máquinas para ver a melhor maneira de criar e separar uma rede LAN e a rede WAN da Internet. Isso nos permitirá, entre outras coisas, adotar uma função em nosso servidor para rotear e vincular computadores à Internet, o que é realmente feito.

Configurar adaptadores de rede no VirtualBox para servidor DHCP

Bem, a primeira coisa que discutiremos é como configurar adaptadores de rede virtual para criar nossa cópia de rede interna de uma empresa e a saída de apenas um servidor na Internet. O procedimento será o seguinte.

Com as máquinas desligadas, vamos para um dos que vamos usar para conectar-se ao domínio do Active Directory. Vamos selecioná-lo e clicar em " Configuração ". Em seguida, devemos ir para a seção " Rede " para configurar nosso adaptador de rede como " Interno ". Dessa forma, o que ele fará é permitir apenas conexões entre máquinas virtuais; em nenhum momento podemos acessar a Internet (por enquanto) a partir delas. Assim, estamos simulando uma rede LAN que se conecta à Internet através de um servidor.

Se quisermos, também podemos dar um nome a esta rede.

Agora, executamos o mesmo procedimento para o servidor. Mas neste caso, colocaremos um segundo adaptador clicando em " Adaptador 2 ". Assim, teremos o primeiro configurado como uma ponte (WAN) e o outro como uma interna (LAN).

O resultado na configuração será o seguinte:

Agora teremos um sistema de computador configurado no qual os clientes serão conectados a um servidor de domínio para solicitar credenciais, endereço IP e serviço DNS.

Configurar adaptadores de rede do Windows Server 2016

A próxima coisa, e muito importante antes de entrarmos totalmente na configuração da função DHCP, é configurar os adaptadores de rede corretamente para criar esse relacionamento entre si em termos de DNS, Domínio e DHCP. Vamos ver então.

O que faremos é abrir a ferramenta executada com " Windows + R " ou no prompt de comando e escrever:

ncpa.cpl

Iremos diretamente para a seção de adaptadores de rede do Windows.

Teremos os dois adaptadores que configuramos no VirtualBox. Será exatamente o mesmo quando tivermos um computador com duas placas de rede físicas instaladas, para obter a mesma funcionalidade.

Vamos chamar um " INTERNET ", que será o adaptador de ponte, e o outro " LAN DE REDE ", que será a rede interna.

Para abrir a configuração IP estática, já conheceremos o procedimento. Clique com o botão direito e selecione " Propriedades -> Protocolo de Internet versão 4 -> Propriedades ".

No adaptador da Internet, teremos que saber o IP do nosso roteador para configurá-lo como o gateway padrão. Para fazer isso, devemos clicar com o botão direito do mouse no adaptador e clicar em " Status -> Detalhes... ". Nós olhamos para a seção " Gateway padrão ". A configuração resultante no nosso caso será essa.

Também devemos colocar o endereço do roteador como um servidor DNS para este lado da rede WAN.

Agora veremos como está a configuração do adaptador para a LAN.

  • Atribuímos um endereço IP de um intervalo diferente ao adaptador, temos uma rede totalmente diferente e podemos atribuir o IP que queremos.A máscara de sub-rede foi colocada no tipo C para obter uma transmissão de 255 endereços. Se tivéssemos mais computadores em nossa rede interna, colocaríamos 255.255.0.0 para atribuir endereços a partir de 192.168.0.1. até 192.168.254.254. Gateway padrão, por enquanto vamos deixá-lo em branco, porque não precisamos de um gateway nesta rede. O servidor é a própria porta. DNS preferencial, colocaremos o endereço IP principal do servidor (o que atribuímos no adaptador INTERNET. Por quê? Porque porque a função DNS é feita pelo próprio servidor e seu endereço IP é esse.

Como já temos a função DNS instalada em nosso servidor, colocaremos o mesmo endereço IP que fornecemos ao servidor, como DNS no adaptador de LAN, para que ele próprio resolva os endereços NETBIOS do domínio interno.

Instale o DHCP no Windows Server 2016

Feito isso, podemos iniciar o processo de instalação do servidor DHCP no Windows Server 2016. Antes de tudo, devemos ter em mente que, antes ou durante a instalação do referido recurso, também devemos instalar o servidor DNS, pois ambas as funcionalidades eles andam de mãos dadas.

Nós devemos acessar a ferramenta " Server Administrator ". Esta ferramenta inicia automaticamente com o nosso servidor; caso não esteja aberta, a encontraremos no menu Iniciar com o mesmo nome.

Uma vez dentro, clique no botão na área superior " Gerenciar " e clique na opção " Adicionar funções e características"

Na primeira tela, somos informados detalhadamente de algumas recomendações que devemos cumprir. Como já configuramos nosso servidor com um IP fixo, basta clicar em " Avançar ".

Na próxima janela, devemos escolher a opção “ Instalação baseada em características ou funções ”, pois o que pretendemos instalar é uma função em nosso servidor.

Depois de clicar em Avançar, veremos uma janela na qual devemos escolher a opção " Selecionar um servidor no grupo de servidores ". Se tivermos vários servidores, o que não é o nosso caso, teremos que escolher um deles, que será o único a instalar a função. Quando terminarmos, clique em " próximo " novamente.

Na nova tela, sim, teremos que executar determinadas ações. A partir daqui, devemos procurar na lista as opções " Servidor DNS " e " Servidor DHCP " e ativar os dois. (ignore a opção do Active Directory)

Uma vez feito, clique em " Avançar ".

Nas telas a seguir, o assistente fornecerá informações sobre as características que instalaremos. Indicando que, depois disso, teremos que fazer a configuração correspondente.

Uma vez localizado na janela final, será mostrado um resumo do que vamos instalar. Apenas teremos que clicar em " Instalar " para iniciar o processo. Vamos notar que a janela mostra as informações de que este servidor requer configuração adicional.

Agora podemos voltar à ferramenta Administrador do servidor para seguir o processo de instalação. Uma vez terminado, veremos como configurá-lo.

Configurar o servidor DHCP no Windows Server 2016

Uma vez localizado na tela principal de administração, clicaremos no ícone de notificações. Veremos que existe uma opção na lista chamada " Configuração completa do DHCP ", clique nela.

Mais uma vez, estaremos diante de outro assistente. Clique em " próximo " para entrar no assunto.

Agora teremos que colocar um nome de usuário, que normalmente será Administrador, e o domínio, se tivermos a função Active Directory ativa, e clicar novamente em " Avançar ". (Normalmente, o sistema detecta automaticamente o usuário e o domínio). Com isso, terminaremos este pequeno assistente.

Novamente na janela Administrador do servidor, estamos localizados na opção " Ferramentas " e acessamos a seção " DHCP"

Autorizar DHCP no domínio

Nesse ponto, é possível que também tenhamos instalado a função do Active Directory e o serviço DHCP seja mostrado com um "x" vermelho na árvore que trava no servidor. Isso significa que nosso DHCP não está autorizado pelo domínio para executar funções.

Nesse caso, o que faremos é selecionar o nome do servidor com o botão direito e clicar em " Autorizar ". (se autorizado, mostrará "Não autorizar")

Dessa forma, o estado terá símbolos verdes. Caso contrário, nosso DHCP não funcionará.

Processo de configuração do DHCP

Na nova ferramenta de configuração, encontraremos basicamente duas seções, uma para IPv4 e outra para IPv6. Vamos nos concentrar no primeiro, que é conhecido e usado por todos.

Clique com o botão direito do mouse para escolher " Novo escopo..."

Para uma mudança, um novo assistente aparecerá para a configuração desse. Colocamos qualquer nome para o escopo e clique em " Avançar ".

Agora estaremos localizados em uma janela onde teremos que configurar o intervalo de endereços IP que nosso servidor poderá fornecer aos computadores que se conectam ao seu domínio.

Vamos atribuir, por exemplo, um intervalo de 50 endereços, de 1 a 50, ambos inclusive. Nesta seção , devemos colocar os endereços IP pertencentes ao escopo que configuramos em nossa placa de rede local.

Como comprimento, deixamos o parâmetro padrão 24 e como máscara de sub-rede, atribuímos um do tipo C, ou seja, 255.255.255.0. já que é mais do que suficiente para nós. Clique em " Next ".

Na próxima janela, podemos estabelecer uma lista de exclusões nesse intervalo de IPs para que elas não sejam atribuídas. Dessa forma, poderíamos excluir, por exemplo, o IP 192.168.5.200, que já está atribuído. Também colocaríamos alguns que, por exemplo, queremos usar para impressoras com IP fixo ou outros clientes especialmente importantes. No nosso caso, não estabeleceremos nenhum tipo de exclusão, pois o intervalo atribuído não influencia os IPs já atribuídos.

Na próxima etapa, podemos estabelecer por quanto tempo queremos que um computador tenha o mesmo IP atribuído. Quando esse tempo expirar, o endereço IP será reatribuído automaticamente.

Vamos deixá-lo por padrão em 8 dias e clicar em " Avançar ".

Passaremos por uma tela na qual devemos escolher a opção " Configurar essas opções agora ", dessa forma, podemos deixar a configuração do servidor DHCP completa. Clique em " Next ".

Agora teremos que escrever o endereço do gateway ou do roteador que temos. Como pretendemos que nosso servidor seja o que fornece todo o serviço DHCP na rede, adicionaremos o endereço IP da placa de rede à qual a LAN conectada irá, no nosso caso 192.168.5.200. NÃO será o IP do nosso servidor para a rede WAN.

Se não lembrarmos exatamente, poderemos vê-lo no painel " Administrador do servidor " na seção " Servidor local ".

Na próxima tela, teremos que colocar um nome de domínio e especificar qual computador usaremos para embaralhar nossos nomes DNS e convertê-los em endereços IP. Aqui, podemos fazer uma verificação interessante para verificar se o serviço DNS está funcionando corretamente e se nossa placa de rede aponta corretamente para ele.

Vamos escrever o nome do nosso servidor na seção " Nome do servidor " e clicar em " Resolver ". O endereço IP que deve ser exibido é o da placa LAN.

Se agora formos para a configuração da função DNS na janela principal do administrador do servidor, poderemos verificar se o nome do servidor está realmente associado ao endereço IP do adaptador LAN.

Na próxima tela, podemos configurar os servidores WINS para resolver o nome do NetBIOS. Vamos superar isso olímpicamente.

Finalmente, passaremos por mais algumas telas para finalizar o assistente. Já teremos nosso servidor DHCP configurado no Windows Server 2016.

Agora retornaremos à janela principal, onde veremos o escopo configurado. Teremos várias opções onde podemos configurar isso:

  • Conjunto de endereços: será o intervalo de endereços que configuramos durante o assistente. Concessões de endereço: os computadores que se conectaram ao nosso servidor serão mostrados aqui. Reservas: como antes, serão os IPs que configuramos como exclusões no intervalo designado. Opções de escopo: a partir daqui, podemos editar os parâmetros relacionados ao roteador, domínio ou servidor DNS. Políticas: opção para configurar e atribuir políticas aos clientes conectados.

De qualquer forma, na seção principal, veremos a mensagem " Ativo ", para que agora possamos ir a um cliente para ver se o servidor nos fornece um IP para ele.

Conectar um cliente ao servidor DHCP do Windows Server 2016

Como dissemos no início do tutorial, tivemos que configurar a placa de rede dos clientes no modo " interno ", para que eles não usassem o endereço IP de outro local. Essa é a maneira mais correta de simular uma rede LAN interna de uma empresa ou local de trabalho.

Suponha que nosso computador cliente já tenha sido inicializado antes de configurar o servidor DHCP. Se abrirmos uma janela de comando e fizermos um ipconfig, podemos verificar se o endereço IP mostrado não tem nada a ver com o intervalo que designamos.

Então, o que teremos que fazer é colocar o comando:

Ipconfig / reler

Para reler a rede de conexão e:

Ipconfing / renew

Dessa maneira, o computador cliente detectará automaticamente o servidor DHCP que opera na rede interna e obterá um endereço IP do intervalo que configuramos.

Podemos ver que esse realmente foi o caso. Se observarmos mais detalhadamente as características da rede que o cliente adotou, distinguiremos um IP pertencente ao intervalo, especificamente 192.168.5.1.

Além disso, veremos que o gateway padrão é precisamente o IP da placa de rede local do servidor, bem como o servidor DHCP e o servidor DNS.

Mas ainda podemos ir um pouco mais longe com nossa mentalidade de administrador e explorar nosso servidor para ver como essas alterações foram refletidas nas configurações de rede.

Iremos primeiro para a seção " Concessões de endereços " do painel de controle do servidor DHCP e poderemos verificar se nosso computador cliente aparece lá. Vemos o endereço IP e o nome do computador, um símbolo de que o DNS está funcionando.

Da mesma forma, se formos ao painel de controle do servidor DNS, na seção de nosso domínio, também podemos ver que há uma nova entrada que resolve o endereço IP com o nome do computador.

Preciso estar conectado a um domínio para o serviço DHCP funcionar?

Esta pergunta pode ser feita por todos vocês que leram isso. Você deve ter notado que também temos o Active Directory instalado neste servidor. Além disso, o computador cliente no exemplo está nesse domínio com um usuário pertencente a ele, pois foi o computador que usamos para o tutorial do Active Directory.

Nada além da realidade, agora vamos iniciar outro cliente com a placa de rede configurada no modo interno e que não está conectada a nenhum domínio ou algo assim.

Abrimos o console de comandos para colocar o comando ipconfig / renew novamente. Observe que o usuário é diferente.

Efetivamente, o DHCP também nos fornecerá o endereço IP.

Se olharmos agora no monitor do servidor, veremos que há um computador mais conectado.

Meu cliente DHCP não tem Internet

Claro que não, a única coisa que configuramos no momento é uma função DHCP, para que nosso servidor forneça uma identidade de rede interna em nosso cliente. É no próprio servidor onde teremos que criar um sistema de roteamento que conecte a placa de rede LAN à placa de rede WAN.

Mas faremos isso em outro tutorial, porque este é longo no nariz.

Instalar o serviço de roteamento no Windows Server 2016

Também recomendamos os seguintes tutoriais para expandir as possibilidades do seu servidor

Esperamos que, apesar do longo tutorial, você possa montar seu próprio servidor sem problemas. Se você tiver algum problema, informe-nos. Estaremos de volta com mais.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button