Tutoriais

▷ Como configurar o servidor telnet no Windows e acessá-lo

Índice:

Anonim

As conexões remotas são uma das soluções mais usadas para gerenciamento de servidores remotos. Neste artigo, veremos como configurar o servidor Telnet no Windows, como Windows 7 ou Windows server. Dessa maneira, podemos nos conectar a partir de um computador cliente para gerenciar a configuração de um servidor em uma rede local e externamente.

Índice de conteúdo

Atualmente, o Telnet não é um protocolo de comunicação remota muito usado para esse tipo de solução, pois surgiram protocolos de comunicação muito mais seguros, como o SSH. Isso nos permite estabelecer conexões criptografadas, muito mais seguras a ataques de computadores, como spywares, do que o Telnet.

Mesmo assim, pode ser interessante usar esse método para redes LAN internas protegidas da ação externa de programas maliciosos. E, graças ao fato de ser um comando muito fácil de configurar e usar nos sistemas Windows, é uma boa opção. É por isso que hoje veremos como configurar um servidor Telnet e como podemos estabelecer uma conexão remota com ele.

Etapas preliminares

Antes de configurar completamente o servidor, devemos garantir que a conexão entre os dois computadores seja possível, ou seja, que ambos sejam vistos em uma rede.

Fazer isso é tão simples quanto usar o comando ipconfig no Windows para descobrir o endereço IP do computador. E, em seguida, use o ping para verificar a conexão.

Conheça o endereço IP

Também podemos fazer isso sabendo o nome de nossos computadores em vez do endereço IP. Vamos ao nosso Windows 7 que fará a função de servidor. Vamos abrir o prompt de comando e escrever

ipconfig

Devemos olhar para a linha " endereço IPv4"

Para ver o nome da equipe, basta abrir o menu Iniciar e clicar com o botão direito em " Equipe " e clicar em " Propriedades ". Na segunda seção, procuraremos o nome da equipe.

Como alterar o nome do computador no Windows

Verifique a conexão

Agora que sabemos os endereços IP ou o nome de um computador, vamos testar se os computadores estão visíveis. Para isso, abrimos uma janela CMD no computador que será cliente e escrevemos:

ping

Vemos que todos estão corretamente conectados e em comunicação.

Configurar servidor Telnet no Windows

Após os testes anteriores, continuaremos configurando o servidor Telnet em um computador com Windows 7. O processo é o mesmo para o servidor Windows, assim como para a ativação e configuração das permissões do usuário.

Também devemos ter em mente que o Windows 10 não possui um servidor Telnet, apenas podemos configurá-lo como um cliente e é isso que faremos.

Como ativar o telnet no Windows 10

  • Bem, no Windows 7, abrimos o menu Iniciar e vamos para o painel de controle. Recomendamos configurar a visualização em ícones. Devemos localizar o ícone " programas e recursos ". Uma vez dentro, clique na opção " Ativar ou desativar recursos do Windows ".

  • Na nova janela que se abre, teremos que procurar " Servidor Telnet " e ativar a caixa correspondente. Clique em " Aceitar " para que este recurso seja instalado.

Opcionalmente, também podemos instalar o cliente Telnet, caso desejemos usá-lo. Para isso, ativaremos a caixa que corresponde ao " Cliente Telnet"

Configurar permissões de usuário para Telnet

Agora devemos configurar permissões de usuário no servidor Telnet, com isso permitiremos que, ao acessar de um cliente, possamos usar um usuário que esteja no servidor para efetuar login no Telnet. Isso é especialmente útil para computadores que trabalham no Active Directory.

  • Voltamos ao painel de controle e clicamos na opção " ferramentas administrativas ".Neste, clique em " Administração da equipe " Na ferramenta de administração, acessamos a seção " Usuários e grupos locais " e, dentro disso, para " Grupos ". Veremos que há um grupo de " clientes Telnet "

  • Clique duas vezes para abrir o grupo e clique em " Adicionar ". Aqui teremos que escrever ou procurar os usuários que desejam ter permissão para usar o Telnet.Quando escrevemos um nome, clique em " Verificar nomes " para que o equipamento detecte corretamente o nome de usuário.

Iniciar serviço Telnet

Feito isso, precisamos acessar " ferramentas administrativas " novamente para abrir o painel de serviços e ativar o correspondente ao servidor de telnet. Dessa forma, a equipe ouvirá os clientes que desejam acessar

  • Para fazer isso, clique duas vezes em " Serviços ". Na lista de serviços, devemos procurar por " Telnet " e clicar duas vezes para acessá-lo. Aqui teremos várias opções. Se vamos usá-lo pouco, escolheremos “ Manual ” como o tipo de início. Se vamos usá-lo muito, podemos começar com o sistema escolhendo " Automático ". Depois de escolher o tipo de início, clique em " Aplicar " e agora clique em " Iniciar ".

Agora tudo estará pronto para o acesso do nosso cliente.

Adicionar Telnet ao Firewall do Windows

Depois que o servidor de telnet estiver configurado e ativado, é hora de configurar o Firewall do Windows para nos permitir fazer conexões remotas com ele.

Mais uma vez, vamos ao painel de controle e, desta vez, acessamos a opção " Firewall do Windows"

Na janela de configuração, teremos que clicar na opção na parte superior " Permitir um programa ou recurso pelo Firewall do Windows"

Aparecerá uma lista que, para poder editá-la, precisaremos clicar em " Alterar a configuração"

A seguir, procuramos a linha correspondente a " Telnet ". Teremos que ativar as caixas " Domésticas " se quisermos acessar remotamente em uma rede LAN. E a caixa " Público " se quisermos acessar de redes externas

Dessa forma, o firewall não será uma barreira para negar o acesso ao nosso servidor.

Acesso de um cliente Telnet

Agora vamos ao cliente Telnet e escrevemos o seguinte comando na janela CMD ou PowerShell:

telnet

No nosso caso, " telnet W7 " ou " telnet 192.168.2.103 ". Dessa forma, o usuário e a senha serão solicitados. Em " Login ", colocamos o nome e, em " Senha ", colocamos a senha

Dessa forma, teremos acessado o servidor Telnet.

Se quiséssemos fazer isso remotamente de fora da nossa rede, teríamos que abrir a porta 23 do roteador. Embora para conexões remotas externas, recomendamos o uso de SSH e não Telnet, para maior segurança.

Através destas etapas rápidas, podemos configurar o servidor Telnet no Windows.

Também recomendamos:

Para que finalidade você usaria o seu Telnet no Windows ou em outro sistema? Se você teve algum problema, pergunta ou argumento, deixe nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button