Tutoriais

Como diminuir a temperatura da placa gráfica

Índice:

Anonim

O MSI Afterburner e o EVGA Precision X1 são dois programas ideais para diminuir a temperatura da placa de vídeo e obter melhores temperaturas. Por dentro, ensinamos como fazer passo a passo.

Sei que muitos de vocês estão procurando uma maneira de impedir que sua placa de vídeo funcione em altas temperaturas. A melhor coisa que podemos fazer para evitar isso é criar uma curva de desempenho nos ventiladores para que eles girem mais rapidamente quando a GPU estiver quente. Podemos fazer isso com o EVGA Precision X1 e o MSI Afterburner.

Índice de conteúdo

Dois programas perfeitos para monitorar e controlar a GPU

Se você está procurando um programa com o qual possa controlar suas placas gráficas 100%, o MSI Afterburner e o EVGA Precision X1 são o que você está procurando. A maioria das pessoas usa um dos dois, mas eles podem ser usados ​​juntos sem problemas.

São duas ferramentas cujo objetivo é controlar e monitorar as temperaturas da nossa placa de vídeo. Para controlar, nos referimos ao overclock, crie perfis ou modifique a curva de desempenho dos ventiladores para que a GPU extraia mais calor.

Dito isto, vamos ensinar como diminuir as temperaturas da nossa placa gráfica com cada uma.

O que é e como criar uma curva?

Se você se pergunta o que é uma curva de desempenho dos fãs ? É muito simples É um programa para o nosso gráfico girar seus ventiladores com um desempenho% quando aquece ou a temperatura aumenta. Parece mais complicado explicado, mas mostraremos a seguir, vá com calma.

O objetivo é impedir que nossa GPU trabalhe em temperaturas muito altas (acima de 65 graus), conseguindo estabilizar a temperatura.Como estabilizamos a temperatura ? Aumentando o desempenho dos ventiladores para que a temperatura se estabilize ou diminua.

Isso significa que, se eu definir meus fãs para 100%, a temperatura da GPU cairá sim ou sim ? Não O cartão pode ter a mesma temperatura, independentemente de os ventiladores estarem funcionando a 60% ou 80%. É lógico que a temperatura sobe quando a carregamos, por isso não podemos fingir ter temperaturas inativas quando estamos jogando videogame, por exemplo.

Portanto, a idéia a ser perseguida é o que é chamado de otimização. Devemos tentar alcançar a temperatura mais baixa, juntamente com o menor desempenho possível . Pelas seguintes razões:

  • Vida útil da GPU. Logicamente, os ventiladores se deteriorarão se os colocarmos em repouso de 60% ou 100% quando carregamos o componente.
      • Como dados, é muito raro (e desaconselhável) que tenhamos que colocar os fãs em 100% de desempenho, porque a GPU tem altas temperaturas. Cada gráfico é um mundo, existem modelos que operam a 70 graus e é totalmente normal. Portanto, estude bem as temperaturas que seus cartões suportam.
    Temperatura de desempenho. Pode ser bobo definir os ventiladores para 80%, porque podemos obter a mesma temperatura de desempenho para 60%. Por exemplo, quando jogo, meus gráficos geralmente não ultrapassam os 63 graus e os ventiladores giram em 60%. Tentei programá-los em 65% ou mesmo 70% e não há quedas de temperatura, exceto um grau temporário que retorna à sua origem. Eficiência. Se aumentarmos o desempenho dos ventiladores, nosso componente consumirá mais energia. Seguindo o que disse no ponto anterior, estaremos consumindo mais energia sem tirar vantagem disso, porque podemos obter a mesma temperatura de desempenho com os ventiladores voltando para um desempenho mais baixo.
      • Sem mencionar aqueles que têm fontes de energia mais limitadas (600-500W): seu PC pode desligar quando você aumenta o desempenho dos ventiladores porque sua fonte não pode atender às demandas do equipamento.

Sobre como criá-lo, é recomendável fazer uma curva para cima. Dessa forma, o desempenho dos ventiladores aumentará à medida que a temperatura subir. Assim, poderemos estabilizar as temperaturas ou diminuí-las. Faremos uma curva com cada programa para torná-lo mais claro.

Para finalizar, depois de fazer uma curva e aplicá-la, você deve monitorar as temperaturas da sua GPU. Dessa forma, você saberá se sua programação está funcionando ou não.

MSI Afterburner

Na minha opinião, é o programa mais simples e intuitivo de usar. Como já dissemos, para diminuir a temperatura da nossa placa de vídeo, criaremos uma curva de desempenho para os fãs. Você pode baixá-lo aqui.

  • Abrimos o programa e clicamos na engrenagem na parte central para acessar as opções.

  • Agora, vamos para a guia " ventilador " e ativamos a caixa " Ativar programa do usuário para controle automático do ventilador ". Vamos ver uma curva, a minha é essa.

Como você pode ver na imagem acima, é uma simples curva de ventilador. No eixo Y (vertical), temos o % de desempenho dos ventiladores; No eixo X (horizontal), temos as temperaturas definidas em graus Celisus (você pode alterá-lo para Farenheit nas configurações do programa).

Podemos mover cada ponto livremente para determinar quanto desempenho do ventilador queremos a uma certa temperatura. Eu mostro-lhe graficamente:

Quando terminamos, podemos apenas clicar em " Aplicar " para salvar a configuração. Quanto ao "período de atualização da velocidade do ventilador", eu o tenho em 1000 porque o gráfico está atualizando mais rapidamente, mas você pode obtê-lo em 5000 perfeitamente. E com isso , teremos conseguido baixar a temperatura da nossa placa gráfica com o MSI Afterburner.

Por fim, para aqueles com overclock da GPU, diga que é muito possível que o componente funcione alguns graus acima do habitual.

Regra básica do overclock: sem dissipação, sem diversão. Ou seja, não faça overclock se você não tiver uma boa ventilação, uma boa caixa ou uma boa refrigeração.

EVGA Precision X1

Nesse caso, é a ferramenta EVGA para os mesmos fins para os quais o aplicativo MSI Afterburner foi criado. Aqui podemos personalizar mais alguns detalhes do que no MSI Afterburner, mas não quero compará-los para dizer qual é o melhor. Parece-me que qualquer um deles funciona adequadamente e alcança o mesmo resultado: abaixando a temperatura. Você pode baixá-lo aqui.

Como podemos ver na imagem acima, o menu principal é esse. Eu aviso que sua interface pode parecer um pouco mais complexa que a do MSI, mas tudo está se acostumando. Vamos em ordem:

  • No painel, encontramos o seguinte:
      • Configurações de overclock: memória, GPU, voltagem e a meta de potência e temperatura que não queremos exceder. Velocidade do ventilador: podemos ajustar a velocidade de cada ventilador da GPU, como configurá-lo para "AUTO".
    Barra lateral direita: perfis e determinados atalhos, como "LED SYNC" para iluminação, HWM para o monitor e "OSD" para exibir o ícone minimizado. Barra inferior: são os botões para salvar, aplicar, redefinir configurações ou carregar configurações.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como desinstalar o Microsoft Teams

Se você olhar, ele tem duas setas de navegação: uma à esquerda e outra à direita. Isso é para mover entre os menos relacionados à guia em que somos " VGA1 ".

Dê uma olhada nos menus para ver o que você pensa.

Começando pela direita, encontramos o " Temp Tuner ", uma opção interessante. Trata-se de limitar a frequência do núcleo a uma temperatura específica. É o que acontece com a aceleração térmica da CPU: quando o chip atinge uma temperatura, diminui seu desempenho para diminuir sua temperatura. Podemos modificar essa curva com o EVGA Precision X1.

Vamos para o próximo menu e veremos tantos gráficos quanto os fãs tiverem nossa GPU. Nesse caso, é o " Controle da curva do ventilador ", o menu de programação da curva do ventilador. Você pode modificá-las como no programa MSI, exceto que aqui só temos 4 pontos para estabelecer a curva.

Viramos à direita novamente e encontramos o " VF Curve Tuner ". Este menu é usado para fazer overclock em nossa placa gráfica. Podemos fazer uma varredura para ver como ela se comporta, modificar o que queremos e fazer o teste para ver se passa. Se passar, é um bom sinal: o OC funciona. É um tipo de referência.

Por fim, temos uma personalização das cores da temperatura e do FPS que queremos alcançar, podendo limitá-las ou não. Se ativarmos a " TEMP Color ", veremos como as letras " GPU " na caixa central acendem, onde encontramos a frequência, a tensão e a temperatura do núcleo.

Em relação às outras guias, " LED " e " HWM " são muito simples:

  • LED: podemos ajustar o brilho da iluminação da nossa GPU, escolhendo um modo. HWM: Essa é a temperatura da nossa GPU, oferecendo vários gráficos para ela. Também mostra o FPS. Você pode dar o número "1" para mostrar mais gráficos.

Só posso dizer que todas as alterações que você faz no programa (ativar o Controle de Curva do Ventilador e criar uma curva, por exemplo) entrarão em vigor quando você clicar em " Aplicar ". Caso contrário, a alteração não ocorrerá.

Conclusão

Ambos os programas são realmente bons, mas eu gostaria de destacar no EVGA Precision X1 a possibilidade de modificar cada ventilador individualmente, como o " temp turner ". Indiscutivelmente, o MSI Afterburner é a versão básica e o EVGA Precision a versão avançada.

Dito isso, eu prefiro o MSI Afterburner porque é muito fácil de usar e porque também alcançamos o que estávamos falando aqui: abaixe as temperaturas da placa de vídeo. Por outro lado, não gosto muito da interface do EVGA porque vejo alguns elementos desconectados, como os botões inferiores e a barra lateral à direita.

Em conclusão, ambos têm o mesmo objetivo, funcionam perfeitamente e qualquer um deles é uma ótima opção. Estou certo de que, se você usá-los, poderá reduzir a temperatura da sua placa gráfica.

Recomendamos as melhores placas gráficas do mercado

Você usa um deles? Qual você mais gosta e por quê? Você conseguiu diminuir a temperatura da placa gráfica?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button