Tutoriais

Conheça a temperatura normal do processador e como diminuir a temperatura da CPU

Índice:

Anonim

O hardware dos computadores de hoje tem pouco a ver com o que tínhamos há alguns anos atrás, saber a temperatura normal do processador e saber como abaixar a temperatura da CPU nos ajudará a detectar possíveis problemas de resfriamento em nosso PC e, assim, evitar mortes prematuras desses componentes caros.

Índice de conteúdo

Processadores que variam de 4 a 32 núcleos, frequências de clock de até 5 GHz ou recursos de overclock são alguns dos recursos apresentados pela nova geração de processadores da Intel e da AMD. Pagar mais de 300 euros por uma dessas unidades é motivo suficiente para controlá-las o tempo todo em termos de temperatura. Portanto, neste pequeno artigo, veremos quando devemos nos alertar e tomar medidas em relação a temperaturas anormais em nossos componentes de hardware.

Por que o processador e os componentes eletrônicos esquentam

Talvez muitos de vocês não conheçam o efeito Joule nos componentes eletrônicos, mas esse é o motivo desse aquecimento, entre outros. O efeito Joule é um fenômeno termodinâmico pelo qual, se uma corrente elétrica flui através de elétrons em um condutor, parte da energia cinética gerada por seu movimento é transformada em calor.

Se somarmos a isso as freqüências intensas de clock dos chips eletrônicos atuais e a quantidade de informações que passam através deles sob a forma de energia elétrica, faz com que a temperatura desses componentes suba rapidamente, até atingir valores de até 100 graus mesmo com dissipadores de calor embutidos.

Em um PC, existem muitos microplaquetas, por exemplo, o chipset ou ponte sul, placa de som, placa de rede, BIOS, etc. Todos eles esquentam, assim como a própria placa-mãe devido a esse efeito de joule, mas sem dúvida o que mais deve nos preocupar é o aquecimento do processador, porque é o elemento mais poderoso e rápido.

Então, por que não queima devido a temperaturas

Nesse ponto, poderíamos desenvolver os primeiro e segundo princípios da termodinâmica. Basicamente, eles explicam que dois ou mais sistemas sempre tendem a estar em equilíbrio térmico entre si (princípio zero), básico para definir a temperatura. E o princípio de conservação de energia, afirma que um sistema pode trocar energia com o meio ambiente ao seu redor na forma de trabalho e calor (princípio um).

Não dizemos isso por prazer, pois é a razão pela qual um dissipador de calor é capaz de resfriar um chip eletrônico para que não queime devido à temperatura. O aumento da superfície de troca de calor é básico, e isso é conseguido instalando uma superfície de metal com alta condutividade térmica na parte superior do gabinete da CPU (IHS). Desta forma, o calor tenderá a ir para a área mais fria para alcançar o equilíbrio térmico.

Por sua vez, terá várias aletas para que uma corrente de ar forçada ou natural possa fluir através delas para coletar esse calor, mais uma vez, para tentar alcançar o equilíbrio térmico. O resultado? Uma queda drástica nas temperaturas do núcleo da CPU para ajudar a mantê-lo vivo e funcionando. Em pequenos dissipadores de calor, é essencial que exista um fluxo de ar forçado causado por um ventilador para impedir que o dissipador de calor armazene todo o calor. Também existem sistemas de refrigeração líquida onde um circuito líquido fechado atua para coletar o calor e transferi-lo para um radiador que o esfriará.

Como medir a temperatura correta em uma CPU

Como você deve ter notado, vários elementos diferentes intervêm no sistema de dissipação do processador e é muito importante saber qual deles nos dará a temperatura que devemos levar em consideração ao considerar uma CPU quente ou fria.

Para isso, já temos um artigo que explica muito bem as diferentes temperaturas de um processador:

Temperatura do processador: O que são Tj Max, Tcase e Tunion?

Nele, podemos saber que a temperatura que realmente nos interessa é Tunion, medida diretamente dentro dos núcleos de processamento. Tcase, a temperatura do IHS é geralmente cerca de 10 graus abaixo da interna, enquanto Tj Max, será a temperatura máxima que uma CPU suporta.

Qual é a temperatura normal em um processador

Sabendo o que foi dito acima, já podemos ver qual temperatura podemos considerar normais em uma CPU e, para isso, precisaremos diferenciar os processadores AMD e Intel, pois, devido à sua arquitetura e design, eles poderão gerar mais ou menos temperaturas e também suportar mais ou menos. menos.

Temperatura normal (Tunion)

Em computadores de mesa, sempre consideraremos uma temperatura normal para uma CPU, seja Intel ou AMD, entre 30 e 40ºC enquanto estiver no estado ocioso. Para uso normal, executando tarefas simples que não são jogos, podemos considerar uma boa temperatura entre 40 e 55ºC. Se exigirmos mais jogos de alto desempenho, podemos estar entre 55 e 65ºC.

Tudo também dependerá da temperatura ambiente em que estamos; em meados de agosto, em Málaga, poderíamos ter cerca de 30 em ambientes fechados; portanto, não é razoável obter registros de 70 ou 75 graus enquanto tocamos.

Se mudarmos para laptops, nossas demandas deverão ser mais flexíveis, especialmente em laptops de nova geração que sejam bons churrascos. De fato, equipamentos de jogos com Intel de 8ª e 9ª geração geralmente variam entre 30 e 50 graus no estado inativo (com boa refrigeração), chegando a 80-90 graus de reprodução ou com baixa refrigeração.

Máximas (Tj Max)

Na gama de processadores Intel, eles normalmente têm modelos que suportam temperaturas de até 100 graus em modelos de laptop e modelos desbloqueados (K e HK). Os novos modelos de desktop Intel Core de 7ª, 8ª e 9ª geração suportam até 95 e 100 graus, enquanto as gerações mais antigas variam de 70 a 80 ° C. Os processadores Intel XEON suportam entre 70 e 80ºC e os processadores X e XE de nova geração aumentam para 95ºC.

Se formos para a linha AMD, temos sua atual linha Ryzen com todos os seus chips desbloqueados e que suportam temperaturas entre 95 e 105ºC. No caso do AMD FX, teremos temperaturas máximas de apenas 60 ou 70 graus. Por sua vez, o Athlon suporta cerca de 95ºC, enquanto o Threadripper suporta apenas temperaturas máximas de 68ºC.

É claro que existem muitos modelos e gerações; portanto, se você quiser conhecer um modelo específico, é melhor procurar nos sites dos fabricantes. Em ark.intel.com e AMD.com, você pode procurar o modelo do seu processador e conhecer essas informações.

O que acontece se a temperatura exceder Tj Max

Bem, se nosso computador for antigo, possivelmente a CPU irá queimar, embora por alguns anos aqui os processadores e as placas-mãe possuam sistemas de proteção que diminuem a tensão e a intensidade que circulam pela CPU para impedir um aquecimento adicional. É o que se chama de Regulagem Térmica e basicamente limita a potência da CPU a exceder um limite de temperatura que normalmente está nos anos 90 para laptops e desktops de nova geração.

O que é a regulagem térmica e para que serve?

Se esse sistema de proteção não for suficiente, o computador será desligado ou reiniciado diretamente como proteção, que é basicamente o que os computadores mais antigos fazem.

Conheça a temperatura da minha CPU

Agora é hora da parte prática, e aprenderemos como conhecer a temperatura do nosso computador no Windows 10, sem precisar entrar no BIOS e com alguns programas simples e gratuitos.

No Windows 10 e com programas gratuitos

Já temos um artigo que desenvolve esse tópico completamente, com exemplos e os melhores programas gratuitos.

Visite o artigo como saber a temperatura do PC no Windows 10

Conheça a temperatura da CPU do BIOS

Se, por algum motivo, nosso PC não iniciar ou desligar imediatamente ao entrar no Windows, poderemos suspeitar que seja um problema de temperatura. A maneira mais fácil de verificar essa suposição é entrar no BIOS e verificar a temperatura da CPU a partir daí.

Para fazer isso, teremos que pressionar a tecla de acesso do BIOS assim que o computador iniciar. Na maioria dos BIOS atuais, será a tecla DEL, F2, F12 ou mesmo ESC. Logo no início, uma mensagem será exibida na tela: “ Pressione para entrar em SETUP ”, assim será.

No novo BIOS, a temperatura aparece diretamente na tela principal, como é o caso do Asus. Caso contrário, teremos que ir para " Modo Avançado " e procurar a seção ou guia de " Monitor " e lá encontraremos as informações que estamos procurando.

Como diminuir a temperatura da CPU

Se, durante este artigo, você verificou que sua CPU possui uma temperatura mais alta do que a especificada aqui e próximo ao TJ Max, é hora de agir, porque, mesmo se você estiver preparado para isso, altas temperaturas prolongadas podem reduzir a vida útil da CPU.

Hora de fazer uma limpeza completa

A maior causa de aumento de temperatura é o acúmulo de sujeira no dissipador de calor e no ventilador. Pelo menos uma vez por ano, é bom abrir o chassi do PC e fazer uma limpeza completa, incluindo a remoção do dissipador de calor e a limpeza de cada uma das aletas com um pouco de líquido. O pó evita que o calor escape para o ar e pode elevar a temperatura até 20 ou 30 graus.

Troque a pasta térmica e verifique se o dissipador de calor está colocado corretamente

Com o tempo, a pasta térmica, se for de baixa qualidade, seca e apresenta resistência à passagem de calor entre o IHS e o dissipador de calor. A cada dois ou três anos, é bom trocar o composto térmico que une esses dois elementos.

Além disso, é bom verificar se os parafusos do dissipador de calor não afrouxaram e saíram do processador.

Diminui o desempenho da CPU

Isso já será feito pelo sistema para nós, mas ainda temos possibilidades personalizadas do próprio sistema operacional. Vamos ver como limitar a energia da CPU no Windows 10.

O protagonista será o perfil de configuração de energia que podemos localizar facilmente no painel de controle ou digitando diretamente " energia " em Iniciar.

Bem, na janela de configuração que aparecerá, clique em " alterar o

Neste, iremos ao final das opções para encontrar a seção relacionada ao gerenciamento de energia do processador. Temos quatro opções para modificar, entre as quais a limitação de carga do núcleo, carga mínima e carga máxima. Colocando neste último, por exemplo, 50% , já estaremos estabelecendo um limite para o desempenho e, consequentemente, para a temperatura.

Melhora o resfriamento do chassi

Os processadores Intel já sabem que eles vêm com um dissipador de calor que deixa muito a desejar, por isso recomendamos sempre adquirir um dos maiores benefícios se morarmos em uma área quente ou se esperamos sujeitá-lo a grandes processos de estresse.

Mas também é importante garantir o fluxo de ar no chassi, estabelecendo uma entrada e saída de ar, na medida do possível. Sempre tentaremos que a área frontal seja a entrada de ar ou a área inferior, enquanto a área traseira será a saída ou, quando apropriado, a área superior. Devemos saber que o ar quente pesa menos, por isso tende a subir e, dessa forma, garantimos a convecção correta.

No caso de laptops, especialmente jogos, a melhor coisa a fazer é adquirir uma base de resfriamento que melhore o fluxo de ar no equipamento. A falta de espaço, juntamente com o grande poder da nova geração da 9ª geração, faz com que os laptops se aqueçam dramaticamente.

Conclusão e links interessantes

Assim, concluímos nosso artigo sobre o conhecimento da temperatura normal de uma CPU e sobre como diminuir a temperatura da CPU. Nossa recomendação é sempre prestar atenção à temperatura e condição de nosso processador e outro hardware. Somente dessa maneira podemos prolongar a vida útil do computador ao máximo, pois, como qualquer produto, eles também precisam de manutenção.

Agora, deixamos alguns artigos interessantes sobre o assunto, além dos guias que aparecem como um anel sobre o assunto.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você ou, pelo menos, para aprender algo que você ainda não sabia. Para qualquer coisa, estamos quase sempre disponíveis na caixa de comentários e no fórum de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button