Tutoriais

Como atualizar a bios na placa-mãe para amd ryzen 3000

Índice:

Anonim

Preciso atualizar o BIOS na minha placa mãe? Como muitos de vocês sabem, os processadores Ryzen 3000 lançados recentemente , e dados os altos preços das placas X570, muitos usuários estão apostando em uma placa - mãe B450 ou X470 para montar sua nova CPU. No entanto, essas placas foram lançadas antes dos novos processadores, para obter compatibilidade com uma Ryzen de terceira geração e fazer funcionar, é necessário executar uma atualização do BIOS.

Em algumas placas, especificamente aquelas que incluem o USB BIOS Flashback , esse processo de atualização não requer a instalação de uma CPU compatível (Ryzen 2000/1000), mas podemos simplesmente atualizá-la com uma memória USB.

Neste artigo, informaremos quais são as placas compatíveis com esse recurso e como executar o processo de atualização. Portanto, se você deseja executar sua CPU Ryzen 3000 em uma placa B450, X370 ou X470, sem a necessidade de montar primeiro uma Ryzen 2000 ou 1000, junte-se a nós!

Índice de conteúdo

O que é o USB Bios Flashback e por que é necessário usar o Ryzen 3000?

É uma funcionalidade integrada em várias placas-mãe que nos permite realizar uma atualização do BIOS sem precisar acessá-la e sem ter que ter um processador ou RAM instalado. Esse recurso foi projetado principalmente para oferecer uma maneira de recuperar o BIOS em caso de erros graves e como um substituto para o Dual BIOS que nos oferece um BIOS secundário em caso de problemas.

E o que isso tem a ver com os processadores Ryzen 3000? Felizmente, essas novas CPUs são felizmente compatíveis com todos os chipsets AM4 ( exceto alguns A320s, mas esse não é o caso ), mas como as placas-mãe com esses chipsets são mais antigas que os processadores Ryzen 3000, elas não suportam os novos. CPUs nativamente; portanto, após o lançamento de novos processadores, os fabricantes de placas-mãe publicam novos BIOSs que permitem essa compatibilidade.

Em uma placa normal, a única maneira de atualizar o BIOS exige acessá-lo da maneira que todos sabemos, para o qual precisaremos de um computador funcional, com uma CPU compatível (não poderíamos usar um Ryzen 3000 nesses chipsets da geração anterior), Memória RAM e uma placa gráfica (dedicada ou integrada). Por isso, reside a importância do USB BIOS Flashback: as placas-mãe com esse recurso podem atualizar o BIOS sem a CPU instalada, por isso não precisamos acessar o BIOS com uma CPU da geração anterior, basta executar um processo simples que ensinaremos a você neste artigo.

É o mesmo com a Intel, ou é apenas um "problema" da AMD?

Exemplo de uma placa B360 lançada antes dos processadores Intel de 9ª geração. Esses processadores são suportados apenas a partir de uma versão específica do BIOS.

Essa necessidade de atualizar o BIOS para instalar uma CPU de próxima geração em uma placa-mãe antiga não é algo “especial” da AMD, pois nos processadores Intel o mesmo acontece com (por exemplo) a 9ª geração nas placas-mãe Z370, H370, B360, etc.

No entanto, isso na AMD é muito mais comum, já que a plataforma AM4 já tem mais de 2 anos de compatibilidade entre (quase) todas as placas-mãe e CPUs, enquanto na Intel é mais normal ser forçado a comprar os chipsets mais recentes para as CPUs mais recentes.

Um requisito fundamental para tirar proveito desse recurso é ter uma placa compatível; abordaremos isso imediatamente, continue lendo o artigo e você o descobrirá.

Placas compatíveis com USB Bios Flashback ou botão Flash Bios

A que vamos detalhar é uma lista exaustiva das placas X470, X370 e B450 (da B350 não há nenhuma) compatíveis com o USB Bios Flashback. Como você verá, a grande maioria é da MSI e, infelizmente, a ASUS o inclui apenas nas placas mais caras. Lá vão eles:

Convidamos você a deixar todas as suas dúvidas na caixa de comentários (não se preocupe, sabemos que pode ser um problema muito complicado?) E esperamos que o artigo sobre como atualizar o BIOS do processador AMD Ryzen 3000 tenha sido útil.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button