Tutoriais

Como atualizar o bios da placa msi passo a passo

Índice:

Anonim

Existem muitos fabricantes de placas, mas hoje nos dedicaremos apenas a ver como atualizar o BIOS da placa MSI, a fim de ter um artigo especialmente dedicado a ela para todos vocês que procuram algo rápido e específico.

Índice de conteúdo

Para que serve o BIOS?

Neste ponto, você já pode imaginar para que serve o BIOS e qual a função que ele desempenha no nosso PC, mas vale a pena lembrar para aqueles que estão confusos. O mínimo que podemos fazer é entender o que é algo antes de modificá-lo.

Bem, o BIOS significa em espanhol " Sistema básico de entrada e saída " e fisicamente é um chip com memória flash CMOS integrada de fábrica na placa-mãe. A função que ele executa é inicializar todos os dispositivos conectados à placa-mãe e ao PC, por exemplo, o processador, a RAM, os discos rígidos etc.

Atualmente, todos os BIOS em novas placas-mãe são UEFI (Extensible Firmware Interface). Basicamente, é a evolução do BIOS típico que tivemos que gerenciar apenas com o teclado, já que agora é possível fazê-lo também com um mouse. A funcionalidade básica é a mesma, a de iniciar os dispositivos, mas, ao mesmo tempo, possui muito mais opções, com uma interface mais amigável e gerenciamento mais avançado para os periféricos da nova geração.

Precisamente uma das novidades que os fabricantes instalaram nesse novo BIOS é a possibilidade de atualizá-lo diretamente usando uma ferramenta ou mesmo um software do sistema operacional, e é isso que vamos tentar fazer hoje.

Por que precisamos atualizar o BIOS

Vamos ver, não é o fim do mundo, se não o fizermos, mas como o novo BIOS nos permite fazer tantas configurações e o sistema de atualização é muito simples, vale a pena levar alguns segundos para ter a versão mais recente. Lançou o fabricante do seu firmware.

Imagine que você comprou a mais recente placa-mãe disponível no mercado para qualquer chipset. Você entenderá que daqui a pouco os fabricantes de processadores, memória e outros dispositivos lançarão novos modelos e até modelos que terão uma arquitetura diferente da disponível atualmente para a sua placa-mãe.

O que teremos que fazer se quisermos comprar um novo componente para nossa placa, e que seja 100% compatível, é fazer o download de um BIOS atualizado para a placa, caso contrário, pode acontecer que até a placa não suporte esse componente ou nos forneça belas capturas de tela azuis enquanto a instalamos.

Vamos dar um exemplo: apenas alguns dias atrás, um par de processadores AMD Athlon da família Raven Ridge, que é relativamente novo, não chegou. Bem, a placa de ensaio era precisamente um MSI B350I Pro AC de muito tempo atrás. O que aconteceu no nosso caso, é que o BIOS não foi atualizado e, consequentemente, o Athlon 240GE em direção ao nosso sistema instável em processos de alto estresse, causando algumas telas azuis e um desempenho inferior ao esperado. Bem, o que fizemos foi atualizar o BIOS em busca dessas correções e suporte oficial que precisávamos para o novo Raven Rigde. O resultado é que, no final, todos os problemas foram resolvidos e a AMD funcionou sem problemas em nosso banco de testes. O BIOS pode ser atualizado de duas maneiras:

  • Do próprio BIOS: através de uma ferramenta implementada no BIOS e uma imagem do firmware em um USB. Este método é o mais seguro. Do sistema operacional: podemos fazer o mesmo com o software do fabricante e uma imagem do BIOS. É considerado mais inseguro devido à possível instabilidade do sistema ou porque eventos imprevistos surgem ao comunicar o software com o firmware.

Processo para atualizar o BIOS MSI do próprio BIOS

Já damos informações suficientes sobre o assunto da atualização, então vamos a ele. A primeira maneira que veremos, já é a que recomendamos, é através do próprio BIOS, por ser mais seguro.

Baixe a versão mais recente do MSI BIOS

Bem, a primeira coisa que vamos fazer é acessar o site do fabricante , neste caso o MSI, e procurar o modelo de placa-mãe que temos em nosso PC. Também podemos fazê-lo a partir do mecanismo de pesquisa da página ou diretamente da web pesquisada, escolha a maneira que você deseja.

Se não conhecermos o modelo da placa-mãe que temos, neste artigo você poderá descobrir

Caso contrário, você também pode fazê-lo com o software CPU-Z, indo para a seção " Mainboard ". De qualquer forma, já estaremos na página do produto, para que possamos ir diretamente para a seção " SUPORTE ", localizada no menu de características da placa.

Bem, agora ele aparecerá logo abaixo de outro menu com opções diferentes, e o que nos interessa é o " BIOS ". Nele, teremos uma lista de imagens de firmware atualizada por data e notificaremos as novidades que cada uma delas traz.

Lembre-se de que a nova atualização já possui as correções de todas as anteriores, ou seja, é uma atualização cumulativa e, por nada, devemos atualizar quantas vezes houver novas imagens disponíveis a partir da data da nossa.

Bem, nada, basta baixar o último disponível.

Preparar para instalação

Para atualizar o BIOS da placa MSI com esse primeiro método, teremos que descompactar o arquivo que baixamos e copiá-lo para uma unidade flash removível. É necessário copiar todos os arquivos que estão no arquivo descompactado, para garantir que nada esteja faltando. Embora realmente seja o arquivo fundamental com a extensão 1A0.

Uma vez feito isso, teremos apenas que reiniciar o computador e entrar no BIOS do nosso PC. Nas placas MSI, o BIOS é acessado pressionando a tecla "Del"; assim, quando o computador iniciar, começaremos a pressionar essa tecla repetidamente para inseri-la.

Mas também podemos entrar diretamente na ferramenta de atualização do BIOS, chamada M-Flash, pressionando diretamente a combinação de teclado " Ctrl + F5". Nós vamos fazer isso o longo caminho.

Processo de atualização do BIOS MSI

Bem, já estamos dentro do BIOS, agora o que precisamos fazer é procurar a ferramenta M-Flash em algum lugar. Dependendo do design do BIOS, nós o encontraremos em diferentes locais. Para os mais atuais, vamos localizá-lo diretamente na tela principal, abaixo e à esquerda.

Em outros casos, teremos que ir para a área superior e localizá-la no painel de ferramentas que temos lá. De qualquer forma, sendo um UEFI BIOS da UEFI, o aplicativo estará disponível.

Depois que pressionarmos o botão "M-Flash" correspondente, seremos notificados de que o sistema será reiniciado automaticamente para localizar a unidade flash inserida em nossa porta USB. Portanto, nesse momento, verifique se você possui o pen-drive no seu PC.

Uma vez concluído o processo, encontraremos uma tela e um pequeno aplicativo que lista todas as unidades flash no PC, no nosso caso apenas uma (embora duas vezes sejam mostradas). No lado direito, temos os arquivos que contêm esta unidade e que são compatíveis com a extensão do BIOS Firmware.

Apenas teremos que selecionar o arquivo e clicar duas vezes para iniciar o processo de atualização.

Enquanto esta janela que mostramos estiver ativa e a barra não terminar, não devemos reiniciar ou desligar o computador, pois podemos perder o BIOS e, com ele, a inicialização do nosso PC.

Bem, já seria, o processo terminará e o PC reiniciará com o novo BIOS instalado, bom apetite.

Processo para atualizar o BIOS MSI do Windows 10

Agora veremos rapidamente o mesmo procedimento, mas a partir do sistema Windows 10.

O que teremos que fazer nesse caso é voltar à seção de suporte da placa-mãe MSI em questão e, por sua vez, entrar na guia " utilitários ". Aqui, faremos o download do aplicativo “ Live Update 6 ”, que será responsável por atualizar não apenas as BIOs, mas também todos os drivers correspondentes da placa-mãe que possuímos.

Uma vez baixado, o instalaremos de maneira normal e atual em nossos equipamentos.

Agora vamos para a última guia disponível, que será precisamente o que nos interessa em atualizar o BIOS da placa MSI. Teremos que clicar em " Analisar " e o software determinará se há alguma atualização disponível em nosso BIOS.

No nosso caso, já temos a versão mais recente, mas se isso acontecer, um assistente aparecerá com algumas etapas a serem seguidas no momento em que estávamos instalando um programa.

Conclusão

Sempre recomendamos aos usuários que atualizem seu BIOS, pois os fabricantes costumam introduzir algumas inovações em relação ao suporte e estabilidade no novo BIOS.

Acima de tudo, se somos fãs de jogos ou de overclock, será muito interessante ter as últimas novidades do fabricante. Agora deixamos você com alguns links de interesse.

Se você tiver algum problema ao entrar no BIOS ou atualizá-lo, escreva-nos na caixa de comentários para que possamos ajudá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button