Tutoriais

Como atualizar o bios asus passo a passo

Índice:

Anonim

A Asus é um dos principais fabricantes de placas-mãe do mundo e merece um único artigo dedicado à atualização do BIOS da Asus. Existem muitos usuários que usam placas desta marca para montar seus computadores e, às vezes, não encontram a maneira concreta e eficaz de atualizar seu BIOS com segurança.

Índice de conteúdo

Como sempre pensamos o melhor para nossos leitores, decidimos fazer um novo passo a passo que informa detalhadamente o processo de como atualizar nosso BIOS da Asus. Você não precisará instalar programas estranhos ou visitar muitos fóruns russos para executar o procedimento, pois é para isso que estamos lá.

Você sabe qual é o utilitário do BIOS?

Qual seria o sentido de atualizar seu BIOS se você ainda não sabe exatamente para que serve a sua existência? E a verdade é que só lembramos do BIOS quando nosso PC tem um problema e, mesmo formatando-o, não o resolvemos. No final, deixaremos alguns artigos úteis sobre os problemas que nosso processador ou placa-mãe pode causar.

Vamos ao que nos interessa, o BIOS ou em espanhol, " Sistema Básico de Entrada e Saída " e basicamente um chip fornecido com uma memória flash de armazenamento permanente que é instalada nativamente em nossa placa-mãe. Um computador não seria capaz de inicializar se não fosse por esse pequeno chip com um programa dentro dele.

O BIOS é responsável por inicializar todos os dispositivos conectados à placa-mãe e ao PC, por exemplo, o processador, a RAM, os discos rígidos, o mouse e o teclado, etc. Mas é que, além de inicializá-los, o BIOS realiza uma verificação em todos esses componentes quanto a erros ou elementos incompatíveis, e é por esse motivo que, às vezes, obtemos uma sequência de bipes ao inicializar um PC recém-montado ou muito antigo. É quando o nosso coração acelera e os encargos começam, porque, sem dúvida, algo está errado.

A evolução para a UEFI

Atualmente, o sistema BIOS das placas-mãe modernas foi bastante atualizado desde que os primeiros BIOS Phoenix ou American Megatrends apareceram em seus dias com sua linda cor azul em conjunto com a Tela da Morte do Windows. O caso é que atualmente os BIOS são chamados UEFI (Extensible Firmware Interface), e é uma evolução profunda do sistema tradicional, adicionando novas funcionalidades muito mais avançadas e uma maneira de interação do usuário mais semelhante a um sistema operacional suportado. para mouse e teclado.

E algo que esta atualização trouxe com ela é a presença de ferramentas no próprio BIOS, como um overclock mais amigável, a possibilidade de fazer capturas de tela e o que estamos lidando hoje, uma ferramenta para poder atualizar o BIOS rapidamente e seguro com apenas alguns cliques.

Como a atualização de um BIOS nos beneficia

Bem, o benefício fundamental a ser obtido com a atualização de um BIOS é sempre ter suporte para o hardware mais recente disponível no mercado. Já sabemos que os fabricantes lançam novos modelos quase diariamente, por exemplo, a quantidade de notícias diárias sobre hardware que geralmente recebemos. O fato é que, em alguns casos, essa atualização é necessária para dar suporte a componentes críticos como uma nova CPU ou RAM.

Além disso, como é um firmware muito mais complexo que o de um BIOS antigo, geralmente há pequenos bugs nesse firmware que tornam o sistema instável ou são detectados problemas com determinado hardware (azar para quem toque). Por tudo isso, vale a pena inspecionar gradualmente a página do fabricante para verificar se há atualizações.

Vamos dar um exemplo: a AMD lançará em breve nossos processadores Ryzen 3000 com uma nova arquitetura de 7 nm e grandes mudanças na estrutura do processador. É anunciado que as placas de soquete AM4 atuais suportarão processadores antigos e novos, mas enquanto eles tiverem seu BIOS atualizado. Caso contrário, certamente, quando colocarmos essa nova CPU em uma placa de dois anos atrás, ela não funcionará ou teremos um sistema bastante instável. Esperamos convencê-lo da utilidade da atualização.

Na maioria dos fabricantes, se não todos, teremos duas maneiras de atualizar o BIOS da placa-mãe:

  • De dentro do BIOS: Já dissemos que o novo UEFI BIOS possui uma ferramenta instalada que nos permite atualizá-lo com segurança e facilidade, apenas com uma imagem de firmware em uma unidade flash. No sistema operacional: da mesma maneira, todos os fabricantes têm aplicativos para gerenciar o BIOS e as funcionalidades básicas de hardware do nosso sistema operacional. Um desses recursos é a atualização do BIOS. Não o consideramos tão seguro quanto o primeiro método, mas pode ser mais confortável.

Atualize o BIOS da Asus de dentro do BIOS

Então, vamos à parte prática após a lavagem cerebral, para que você possa atualizar seu BIOS. Começaremos com o primeiro método discutido, já que, em nossa opinião, é o mais seguro e com o qual garantimos que temos a versão mais recente do BIOS em nosso computador.

Download do firmware

Para começar, teremos que conhecer bem o modelo da nossa placa-mãe, pois o fabricante possui diferentes firmwares, dependendo do modelo da placa-mãe que possuímos, e não queremos cometer erros, certo?

Visite nosso artigo para saber como descobrir o modelo da sua placa-mãe

Com as informações obtidas, iremos diretamente ao site do fabricante para usar seu mecanismo de busca e localizar nossa placa-mãe específica. Obviamente, também podemos usar o mecanismo de busca do navegador. Em resumo, todas as estradas chegam a Roma se soubermos fazer o que é certo.

Bem, na guia do nosso painel da Asus, teremos um pequeno menu para acessar as características, descrição e o que estamos interessados ​​em " suporte ". Bem, uma vez na seção de suporte, é hora de ir para a subseção " Drivers e utilitários ". Como se isso não bastasse, ainda teremos que ir para outra seção dentro desta, onde a lista de firmware do BIOS será encontrada, como sempre, ordenada por datas.

Preparar para instalação

Uma vez que tenhamos baixado o arquivo do qual estamos interessados, a próxima coisa que precisamos fazer é descompactá-lo e copiar todos os arquivos que ele possui em uma unidade flash USB. Em princípio, não é estritamente necessário, uma vez que o BIOS detecta todas as unidades de armazenamento, mas se queremos tê-lo bem localizado, recomendamos fazer isso.

Se houver mais de um arquivo, o que realmente nos interessa é aquele com extensão.CAP. Não precisaremos fazer mais, basta reiniciar o computador e acessar o BIOS da maneira normal em que o fazemos. A Asus usa a tecla "Del" para entrar no BIOS ou, no seu caso, a tecla "F2". Assim que o PC reiniciar, pressionaremos repetidamente e, como se não houvesse amanhã, essa tecla para entrar.

Processo de atualização

Bem, é hora de atualizar, finalmente. Dentro do BIOS e localizado na tela principal, teremos que procurar a ferramenta Asus EZ Flash, portanto, se não estiver na tela principal, teremos que ir para a seção de opções avançadas " Modo avançado"

Aqui, no modo avançado, iremos para o final da lista de opções em que " Ferramenta " está localizada. No interior, já teremos o aplicativo que nos interessa. Nós apenas temos que clicar nele para executá-lo.

Na primeira janela que aparece, podemos escolher se deseja atualizar o BIOS a partir de um dispositivo de armazenamento, que é o nosso caso, ou através da Internet.

Bem, uma vez escolhida a primeira opção, a ferramenta detectará todos os discos no sistema, incluindo a unidade flash onde temos o arquivo. À direita, ele aparecerá, portanto, devemos selecioná-lo clicando duas vezes para que o processo de atualização ocorra.

Durante o processo em que vemos uma barra abaixo, não devemos reiniciar ou desligar o PC, pois podemos ficar sem BIOS, principal, embora seja bom, as placas mais atuais possuem BIOS duplo.

Atualizar BIOS Asus do Windows

Agora veremos rapidamente como o mesmo processo seria feito no sistema operacional Windows 10.

Para começar, teríamos de voltar à página relacionada à nossa placa - mãe para baixar o software em questão. Então, novamente, entraremos em " Suporte " (o que está no quadro, não o genérico), depois em " Drivers e Utilitários " e " Drivers e Ferramentas ".

A seguir, veremos a lista de softwares que nos mostra um desses dois utilitários:

  • Instalador ASUS EZ: Será a ferramenta que executa a atualização do BIOS diretamente. AI Suite III: Este software é genérico para controlar todos os aspectos de nossa placa-mãe, ventoinhas, USB, som e também a atualização do BIOS, uma vez que implementa o EZ Update.

Vamos fazer o download do último para obter mais informações. É possível que você já o tenha instalado; para quem não o fizer, será tão simples quanto baixá-lo, executá-lo e instalá-lo como software normal e atual.

Bem, agora vamos executar o programa e ir para o painel de opções, localizado no lado esquerdo. Aqui, escolheremos " Asus EZ Update " e, em seguida, clique em " Pesquisar agora " para que o programa procure diretamente na Internet a versão mais atual do firmware do BIOS e, caso a tenhamos desatualizada, continuará a instalação.

Basta clicar em " conectar " para realizar a pesquisa. No nosso caso. Já temos a versão atualizada mais recente, portanto, apenas nos diz que "não é necessário atualizar o ambiente".

Conclusão e artigos interessantes

Bem, aí temos o procedimento para atualizar o BIOS de uma placa Asus. Esse processo é muito semelhante ao de outros fabricantes, como Gigabyte ou MSI, já que, em suma, um UEFI BIOS do fabricante terá praticamente as mesmas vantagens.

Ter o BIOS atualizado será importante para obter a máxima compatibilidade com todos os tipos de hardware de nova geração. Todos os fabricantes estão sempre um passo à frente dos novos modelos, e fornecem a todos os usuários o firmware atualizado antes do lançamento oficial; um exemplo são as atualizações do BIOS para o próximo Ryzen 3000.

Agora vamos fazer spam para que você possa visitar estes outros artigos:

Se você tiver algum problema para entrar no BIOS da Asus ou atualizá-lo, escreva-nos na caixa de comentários para que possamos ajudá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button