Tutoriais

Como atualizar a BIOS da placa mãe sem processador e ram

Índice:

Anonim

Muitos de nós já subestimaram a importância de atualizar o BIOS. É uma ação que muitos usuários temem pelo fato de sempre ter que tocar em um elemento crítico para a inicialização, como o BIOS. Mas ensinaremos como fazer isso sem precisar de CPU ou RAM enquanto a placa é compatível com o método.

E se na inicialização a tela não acender, como posso atualizar o BIOS?

Já vimos em outros artigos da Professional Review como atualizar o BIOS com os métodos normais, principalmente dois:

  • Diretamente do BIOS: sendo o método mais seguro, podemos entrar no BIOS e executar a ferramenta integrada que quase todos precisam atualizar o BIOS da Internet ou da unidade de armazenamento em que o baixamos. No sistema operacional: todos os principais fabricantes possuem software instalado no sistema operacional para poder fazer essa atualização sem precisar entrar no BIOS. O método a seguir é praticamente o mesmo.

Mas existe uma terceira maneira de fazer isso, que será diretamente com um botão localizado na placa-mãe. Nem todos oferecem essa função chamada BIOS flashback, com a qual podemos atualizar o BIOS sem ter absolutamente nenhum hardware conectado a ele. Isso é ideal quando temos um hardware incompatível a priori ou que nem inicializa a tela para interagir com o BIOS.

BIOS Flashback: quais fabricantes o possuem e quais placas

É fácil responder à primeira pergunta, já que a Asus, MSI, Gigabyte - AORUS e ASRock têm essa tecnologia disponível. Até outros fabricantes como o NZXT o implementam, ou alguns laptops de jogos selecionados e orientados para overclock.

Normalmente, as placas que possuem essa opção são aquelas com BIOS duplo ou BIOS duplo. Essas placas são de gama média e alta, com chipsets que permitem overclock e, conseqüentemente, precisam de um método eficaz de redefinir um BIOS, caso a prática falhe. Portanto, o BIOS Flashback foi projetado para recuperar um BIOS de um erro grave.

Essa função nos permite inserir o arquivo do BIOS em uma unidade flash USB e poder atualizar diretamente o BIOS a partir daí. Nós só precisamos nos conectar à fonte de alimentação da placa para ter essa função.

Em relação às placas compatíveis, isso é bastante relativo, e cada um de nós terá que consultar as especificações ou o manual da caixa para descobrir. A maneira mais rápida de fazer isso é observando o painel de E / S da placa e procurando o botão " BIOS Flashback " (Asus e MSI), " Q-Flash Plus " (AORUS / Gigabye) ou " Flash BIOS " (ASRock) dependendo do fabricante. Nunca devemos confundir esse botão com o botão Limpar CMOS, pois é uma função totalmente diferente.

Se não virmos esse botão do lado de fora, é possível que ele esteja dentro da própria placa, embora provavelmente eles definitivamente não tenham essa função. Nosso melhor aliado em um manual do usuário será Ctrl + F e procure a palavra-chave "flash" ou "BIOS" para verificar se está falando sobre o assunto.

Aqueles que não possuem essa função não podem ser atualizados usando esse método. Não teríamos escolha a não ser fazê-lo a partir do BIOS ou do software instalado no Windows.

Atualizar BIOS sem CPU ou RAM com flashback do BIOS

Sem mais delongas, vejamos o procedimento a seguir em cada um dos quatro principais fabricantes. Essas etapas também serão fornecidas no manual de instruções de cada modelo compatível.

Como atualizar o BIOS da Asus a partir do USB

Começaremos com o método de atualização das placas Asus. Sempre recomendamos o download do manual do usuário para verificar as informações que fornecemos com o quadro em questão. Por enquanto, o sistema é genérico em todas as placas Asus compatíveis, portanto, não devemos ter problemas.

  • Primeiro, baixamos o arquivo do BIOS compactado na seção de suporte da placa.

  • Descompactamos o arquivo ZIP, que terá dois arquivos, dos quais um deve ser renomeado. Recomendamos ativar a opção Vista -> Extensão de nome de arquivo no navegador de arquivos para ver qual deles deve renomear.Em qualquer caso, teremos um segundo arquivo executável que fará isso automaticamente por nós. Dessa forma, teremos certeza de que nome dar o arquivo, que será "C8F.CAP".

  • Devemos colocar esse arquivo.CAP em uma unidade flash com sistema de arquivos FAT32. O arquivo não pode ser colocado em nenhuma pasta. Agora devemos ter a placa - mãe desligada, mas sempre com o conector ATX conectado e com energia. Não é necessário conectar cabos da CPU ou instalar RAM, CPU ou placa gráfica. Agora , conectamos a unidade flash à porta USB especialmente designada para esse método. O bom da Asus é que essa porta sempre é fisicamente indicada na placa. Se não o vemos, vamos ao manual e aí ele virá,

  • Agora, pressionamos o botão BIOS Flashback por três segundos até que a luz comece a piscar, o processo de atualização será iniciado. Quando terminar, a luz do botão apaga e o processo termina.

Devemos ter em mente que, se a luz se tornar constante após 5 segundos da atualização, isso significa que o processo falhou. Bom porque não inserimos a unidade no USB correto, que não é FAT32 ou que o arquivo BIOS não foi renomeado.

Como atualizar o BIOS da Asus passo a passo

Como atualizar o BIOS MSI do USB

Continuamos com o processo de atualização do BIOS das placas MSI compatíveis. O processo será semelhante ao anterior.

  • Vamos começar baixando o BIOS mais recente na seção de suporte da placa-mãe.

  • Agora descompactamos o arquivo ZIP para obter o que seriam dois arquivos. O txt nos informa sobre os bugs corrigidos, enquanto o arquivo com extensão numérica será o que nos interessa. Devemos renomeá-lo com o nome " ROM ", seja qual for o BIOS e a placa - mãe, sempre terá o mesmo nome.Agora o colocamos como sempre na unidade flash, que deve ter o sistema de arquivos FAT32. O arquivo não pode ser guardado em nenhuma pasta. Agora vamos à placa e conectamos o cabo de alimentação ATX e a CPU. Depois disso, conectamos a unidade flash à porta USB onde "BIOS Fashback" é indicado.

  • Agora pressionamos o botão com o mesmo nome e a luz começará a piscar. Como antes, até que a luz se apague, isso significa que o processo de atualização não está concluído.

Se a luz piscar para ficar sólida, é porque o processo não pôde ser realizado. Vamos verificar os mesmos fatores que expusemos na seção de placas da Asus.

Como atualizar o BIOS da placa-mãe MSI passo a passo

Como atualizar o BIOS da Gigabyte a partir do USB

O sistema Gigabyte / AORUS é o mesmo dos casos anteriores, embora a marca o chame de Q-Flash Plus.

  • Iremos para a seção de suporte do conselho para baixar a versão mais recente do BIOS disponível.

  • Descompactamos o arquivo ZIP. Três arquivos vêm no arquivo compactado, um chamado autoexec.bat, outro chamado Efiflash.exe e outro com letras maiúsculas e extensão desconhecida. Estamos interessados ​​no último, uma vez que os olhos só podem ser usados ​​no modo de comando e em um terminal de 16 bits. Renomeamos o arquivo com uma extensão desconhecida como " bin ", respeitando maiúsculas e minúsculas apenas por precaução. Este arquivo em uma unidade flash com o sistema de arquivos FAT32. Colocamos a unidade flash na porta com a indicação "BIOS", que também será branca.

  • Conectamos o cabo ATX e os cabos de energia da CPU na placa, embora não precisemos ter nenhum hardware instalado nela. De fato, o BIOS principal só será atualizado se não houver uma CPU conectada.Nós devemos garantir que o botão SB Switch localizado ao lado dos slots DIMM RAM esteja definido como "1".

  • Com a placa desligada, pressionamos o botão Q-Flash BIOS para que a luz do botão comece a piscar, o que significa que o processo foi iniciado. Outra maneira é pressionar o botão Q-Flash e, em seguida, o botão de inicialização na placa.Quando a luz parar de piscar, isso significa que o BIOS foi atualizado. Em seguida, a placa será desligada, colocaremos o hardware correspondente e, quando iniciarmos, o processo será concluído.

Como atualizar o BIOS do ASRock a partir do USB

Continuamos com placas ASRock compatíveis com esta tecnologia. Como sempre, iremos à seção de suporte da placa-mãe em questão e faremos o download do BIOS mais recente disponível. Eles são ordenados por data e sempre devemos fazer o download da versão global, que será a que possui os caracteres latinos.

  • Novamente, precisamos de uma unidade flash com um sistema de arquivos FAT32, para que possamos copiar o arquivo extraído do arquivo ZIP para esta unidade. O arquivo não pode ser colocado em nenhuma pasta e, em seguida, devemos renomeá-lo como " rom ", independentemente da placa-mãe e da versão do BIOS. Sempre recomendamos ativar a opção Vista -> Extensão de nome de arquivo. Agora vamos à placa que queremos atualizar o BIOS e conectar o cabo de alimentação ATX. Só precisamos desse, para garantir que a PSU esteja ligada e que a energia esteja chegando à placa. Muito importante, coloque a unidade USB na porta especialmente projetada para esta função. Normalmente, será o primeiro a começar no topo da placa, mas o indicaremos no manual por meio de um gráfico.

  • Agora, pressionamos o botão BIOS Flashback por 3 segundos ou até ele começar a piscar. Isso iniciará a atualização. Quando o botão parar de piscar, a atualização estará concluída. Hora de conectar tudo e ligar o quadro para que a atualização entre em vigor.

Conclusão sobre a atualização do BIOS

Bem, esta é a maneira de atualizar o BIOS sem memória CPU ou RAM com a tecnologia BIOS Flashback que os fabricantes disponibilizam para nós em suas placas-mãe topo de linha e algumas de médio porte.

Um sistema de atualização realmente útil, que deve ser implementado em todas as placas-mãe de nova geração que surgirem. Infelizmente, ainda é limitado a placas BIOS duplas feitas para jogos e overclock.

Às vezes, mesmo com essa atualização, é bastante difícil inicializar a placa. Portanto, o problema pode não ser devido ao próprio BIOS, mas a hardware incompatível, mal instalado ou um disco rígido com defeito.

Agora deixamos alguns artigos de hardware que podem lhe interessar:

Se você teve algum problema durante o processo ou ainda tiver dúvidas, informe-nos na caixa de comentários. Ou melhor, entre no nosso fórum de hardware e faça a pergunta para que outros usuários ou nós possamos ajudá-lo.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button