Avaliações

Análise do Asus Tuf Z390 pro gaming em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Temos mais uma vez em nossas mãos uma placa-mãe da série Asus TUF, uma das mais populares do mercado, graças ao fato de oferecer características muito boas, além de uma estética com um toque militar que parece ótimo, embora esta seja a última. foi reduzindo ao longo das últimas versões. O Asus TUF Z390 PRO Gaming é a nova aposta de uma empresa para a nona geração de processadores Intel, vamos ver todos os detalhes.

Pronto para aprender mais detalhes sobre isso? Não perca a nossa análise! Vamos la!

Agradecemos à Asus por confiar no produto para sua análise:

Características técnicas de Asus TUF Z390 PRO Gaming

Desembalagem e design

Primeiro, analisaremos a apresentação desta excelente placa-mãe Asus TUF Z390 PRO Gaming, assim como fazemos em todos os produtos que passam por nossas mãos. O fabricante optou por embalagens que seguem o design típico da série TUF, o que resulta no uso predominante das cores preto e amarelo. A capa é decorada com o nome do produto, a incorporação da tecnologia Aura Sync e o logotipo TUF.

Se voltarmos para trás, encontramos todas as características técnicas mais importantes em vários idiomas, incluindo o espanhol. Uma excelente apresentação que permitirá que todos os usuários conheçam todas as virtudes do produto antes de passar pela caixa.

Depois de abrir a caixa, encontramos o seguinte pacote:

  • Placa-mãe Asus TUF Z390 PRO Gaming Placa traseira Manual de instruções e guia rápido Kit de instalação para processadores Intel Disco de CD com drivers e conexões.

Finalmente, focamos nossa visão na placa-mãe Asus TUF Z390 PRO Gaming. Seu design é muito característico e inconfundível, um PCB fabricado em preto e cinza, com dissipadores de calor e acabamento também preto e com toques de amarelo.

A verdade é que a estética TUF tem pouco a ver com suas origens, as primeiras placas-mãe desta série tinham um design muito militar, com imitações de camuflagem e tons esverdeados, algo que era amado e odiado em igual medida. A estética do TUF evoluiu para agradar a todos os usuários.

Entrando em detalhes técnicos, o Asus TUF Z390 PRO Gaming é uma placa-mãe no formato ATX que atinge dimensões de 30, 5 x 24, 4 cm. Como poderia ser de outra forma, inclui o soquete LGA 1151 de segunda geração que é compatível com os processadores Intel Core de oitava e nona geração. Nesse caso, encontramos o chipset Z390, ao qual a placa-mãe deve seu nome. É o chipset mais avançado da Intel, que substitui o Z370. As diferenças entre os dois são muito poucas, algumas portas USB adicionais e compatibilidade com o Intel CNVi.

Vista traseira da placa-mãe. O Asus TUF Z390 PRO Gaming não inclui a armadura "TUF Thermal Armor", tão característica das primeiras placas-mãe desta série e que deu uma estética impressionante, além de proteger o PCB e seus elementos do pó. Os tempos mudam e você precisa se adaptar ao que o mercado exige, embora seja uma pena que recursos como esse sejam eliminados.

O que não foi negligenciado é o uso de componentes de alta qualidade, uma das marcas registradas da TUF. O Asus TUF Z390 PRO Gaming vem com um Digi + VRM de 8 + 1 fases, fabricado com elementos de alta qualidade como TUF Chokes, capacitores TUF e TUF MOSFET. Dois grandes dissipadores de calor de alumínio são colocados neste VRM para otimizar seu resfriamento. Não é um VRM bestial com um alto número de fases, mas é muito bem resfriado e baseado em componentes de alta qualidade, seguindo a premissa de melhor pouco, mas bom. Com este VRM, não teremos problemas em aproveitar ao máximo o novo processador Core i9 9900K de 8 e 16 núcleos.

Este VRM é alimentado por um conector ATX de 24 pinos e um conector EPS de 8 pinos. Isso é mais do que suficiente para atender às necessidades de um processador de 95W, como o Core i9 9900K, o mais poderoso que poderemos montar nesta placa-mãe.

No lado direito do soquete, encontramos os 4 slots DIMM DDR4 habituais com o OptiMem II, que nos permitirá montar um máximo de 64 GB com frequências de até 4266 Mhz em canal duplo para aproveitar ao máximo a arquitetura do Whiskey Lake. Existe compatibilidade total com o perfil XMP 2.0, para que possamos tirar o máximo proveito dele de uma maneira muito simples. 64 GB é o máximo suportado pelo controlador de memória integrado nos processadores Intel; portanto, não há queixas a esse respeito.

A Asus coloca em todas as suas placas-mãe Z390 um escudo anti-interferência para a memória RAM, o que lhes permite trabalhar da melhor maneira possível, para garantir ao usuário que eles aproveitarão ao máximo os benefícios de seu processador. Tecnologia MEMOK! II recupera as configurações de memória padrão no caso de o sistema não conseguir inicializar, muito útil para overclockers.

O Asus TUF Z370 PRO Gaming inclui três slots PCI Express 3.0 x16, um dos quais com reforço em aço Asus SafeSlot, para suportar facilmente o peso de placas gráficas maiores e mais poderosas. Isso nos permite montar duas placas gráficas Nvidia SLI ou AMD CrossFire, com as quais obteremos um desempenho sensacional nos jogos mais exigentes em resolução 4K. Além disso, há dois slots PCI Express 3.0 x4 para placas de expansão.

O Asus TUF Z370 PRO Gaming também oferece dois slots M.2, um tipo 2280 e outro tipo 22110, para a instalação de dois drives SSD de alta velocidade, um deles compatível com as interfaces PCI Express e SATA. III, enquanto o segundo está satisfeito apenas com o PCI Express, que nos permitirá tirar proveito dos benefícios do NVMe e Intel Optane. Para economizar espaço, também foram adicionadas 6 portas SATA III de 6 Gb / s tradicionais para discos rígidos mecânicos ou SSDs de 2, 5 polegadas.

Continuamos com a placa de som TUF Audio Design suportada pelo chip HD Realtek S1200A de 8 canais e com seção independente da PCB para evitar interferências, também inclui capacitores de áudio japoneses premium e um amplificador de fone de ouvido de alta impedância e tecnologia DTS.

A iluminação do Asus Aura Sync dá o toque final à estética, é um sistema RGB configurável em 16, 8 milhões de cores e vários efeitos de luz. Também nos dá a possibilidade de sincronizá-lo com outros dispositivos compatíveis, como fitas de LED que podemos montar graças às cabeças RGB desta placa-mãe. Alguns dos efeitos de luz disponíveis são os seguintes:

  • Estática: Sempre ativa Respiração: Ciclo lento ativado e desativado Strobe: Ativado e desativado Ciclo de cores: Passa de uma cor para outra Efeito musical: Responde ao ritmo da música Temperatura da CPU: Altera a cor de acordo com a carga da CPUCometaFlashOff

A rede é administrada por uma porta Gigabit Ethernet, trazida à vida pelo controlador Intel I219V e pela tecnologia TUF LANGuard que melhora a velocidade e a estabilidade. A Asus incluiu um sistema de proteção contra choques elétricos, muito importante para evitar um desastre.

Entre suas conexões traseiras, encontramos:

  • 1 x porta combinada de teclado / mouse PS / 2 1 x DVI-D 1 x HDMI 1 x Rede (RJ45) 1 x saída S / PDIF óptica 5 x conector (es) de áudio 2 x USB 3.1 Gen 2 (cor azul) A 4 x USB 3.1 Gen 1 (azul) 2 x USB 2.0

Bancada de testes e testes

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i7-8700K

Placa de base:

Asus TUF Z370-PRO

Memória:

Corsair Vengeance 64GB DDR4

Dissipador de calor

Cryorig A40

Disco rígido

Samsung 850 EVO 500 GB.

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Para verificar a estabilidade do processador Intel Core i7-8700K nos valores de estoque e na placa-mãe, destacamos o Prime 95 Custom e o resfriamento a ar. Os gráficos que usamos é uma Nvidia GTX 1080 Ti, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes com um monitor 2560 x 1440.

BIOS

O BIOS, neste caso, é idêntico ao das placas-mãe Z370. Somente quando colocamos um processador Intel de 9ª geração é que vemos a opção de quão bom pode ser seu silício. Sem dúvida, uma nota muito interessante para quem possui processadores de oitava geração.

Palavras finais e conclusão sobre o Asus TUF Z390 PRO Gaming

A série Asus TUF Z390 é uma das séries mais amadas pelos fãs da Asus. Ele oferece componentes extremamente duráveis, um design bonito, mas não intrusivo, um ótimo sistema de refrigeração e uma excelente capacidade de overclock quando queremos.

Em nossos testes, testamos o Z390 PRO Gaming com um processador i7-8700K de 5 GHz, uma placa gráfica GTX 1080 Ti, 16 GB de RAM e um SSD M.2. O desempenho é excelente e sem criar gargalos.

Recomendamos a leitura do melhor guia na placa-mãe

Uma das coisas que mais perdemos é a armadura clássica na parte traseira e na frente da placa-mãe. Oferecendo maior robustez, a capacidade de suportar hardware pesado, como dissipadores de calor acima de 1 kg ou placas gráficas com slot triplo e um diferencial que a transformou em uma placa-mãe exclusiva.

Nós realmente gostamos da adição de um dissipador de calor para a conexão M.2. Desta vez, é bastante robusto. Bom trabalho!

O Asus TUF Z390 PRO Gaming chegará à Espanha por um preço de aproximadamente 175 euros. Acreditamos que é uma das melhores opções de qualidade / preço para a nova geração de processadores Intel. É certo que ele não possui as fases e a energia do BIOS da série ROG Maximus, mas atenderá às necessidades de 95%.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ QUALIDADE E COMPONENTES ULTRA DURÁVEIS

- FALTAMOS DO TUF DE ARMADURA CLÁSSICA
+ SOM MELHORADO

+ REFRIGERAÇÃO M.2.

+ BOM DESEMPENHO

+ PREÇO ATRATIVO

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:

Asus TUF Z390 PRO Gaming

COMPONENTES - 82%

REFRIGERAÇÃO - 80%

BIOS - 80%

EXTRAS - 80%

PREÇO - 81%

81%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button