Avaliações

Análise do Asus tuf gaming gt501 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O Asus TUF Gaming GT501 está conosco. Chegou a hora de você ver a nova criação da Asus em termos de chassi. E este é bastante original e diferente, construído em aço galvanizado com uma camada de tinta anti-riscos e vidro temperado, é uma caixa de torre média com uma tampa removível da fonte de alimentação e três ventoinhas AURA RGB de 120 mm pré-instaladas próximas a outra traseira. Grande espaço e boa ergonomia com as duas alças superiores com as quais podemos transportar a torre.

Vamos começar nossa análise não sem primeiro agradecer à Asus por confiar em nós, emprestando-nos esse chassi para análise.

Características técnicas de Asus TUF Gaming GT501

Desembalagem

O Asus TUF Gaming GT501 é um chassi de torre média, embora com medidas bastante grandes, e cada vez mais fabricantes estão construindo grandes torres para poder abrigar sistemas de refrigeração personalizados e grande capacidade de hardware.

Nesse caso, temos uma torre armazenada em uma grande caixa de papelão neutra com um esboço enorme do chassi na face principal, juntamente com sua marca e modelo. Na parte traseira e lateral, o fabricante incluiu informações sobre seus dados técnicos de forma bastante detalhada.

O que precisamos fazer é abrir a caixa, encontrar um chassi que desta vez não seja coberto por um saco plástico, embora seja protegido em ambos os lados por rolhas de poliestireno expandido. O produto será muito fácil de remover, pois podemos ajudar-nos com as alças pré-instaladas na área superior.

Dentro da própria torre, temos os acessórios correspondentes, armazenados em sacos selados e em uma caixa de papelão. Da mesma forma, o pacote de compras possui os seguintes acessórios:

  • Gabinete Asus TUF Gaming GT501: Manual do usuário e cartão de garantia Adesivos e clipes Sacos e adaptador de parafuso para o painel de alimentação da placa Botão de controle manual para iluminar os ventiladores com alimentação SATA

Design exterior

Todos sabemos que a série Asus TUF Gaming é caracterizada por sua resistência e pelo uso de materiais fortes para fornecer ao usuário a melhor relação custo / benefício. Sem dúvida, é uma série com muita personalidade e isso também se reflete nesta caixa Asus TUF Gaming GT501. É um chassi construído principalmente em aço galvanizado de 1, 5 mm de espessura, tanto em chapas internas quanto externas, e vidro temperado em um dos lados na forma de uma janela.

Encontramos apenas plástico na tampa removível da PSU e alguns elementos específicos no chassi, como filtros ou painel de E / S. Destacamos a tinta original usada em todo o exterior, cinza escuro com salpicos pretos no estilo industrial que também possui proteção anti-riscos.

As medidas desta torre são 545 mm de profundidade, 251 mm de largura e 552 mm de altura. Vemos então um tamanho de meia torre na fronteira com a torre cheia, graças a uma largura bastante grande e que nos dará um grande espaço interior. O peso desta torre vazia será de 10, 5 kg, embora possa ser movido facilmente, graças às duas grandes alças que temos na área superior.

E vamos começar com precisão no topo do Asus TUF Gaming GT501, porque há muito para ver. Acima de tudo, essas duas alças de algodão trançado são capazes de suportar até 30 kg e são presas graças a duas garras de plástico bastante grandes e grossas e, por sua vez, fixadas a elas mesmas por meio de uma tira de velcro. Na área de aderência, eles são protegidos por uma borracha que proporciona maior resistência e conforto.

Essas alças podem ser removidas sempre que queremos, simplesmente abrindo o velcro. Eles são bastante seguros e o sistema de fixação é especialmente tedioso quando queremos colocá-los de volta no lugar. Mas é claro que nem tudo se resume às alças, também temos um grande filtro magnético de poeira que protege toda a parte superior, onde podemos instalar radiadores de até 360 mm.

E não esquecemos as portas e o painel de controles, localizado entre a parte frontal e a parte superior em uma seção separada que nos permitirá desinstalar a parte frontal sem interferir nesse painel. E a verdade é que não temos muitas portas ou botões:

  • 2x Jack USB 3.1 Gen12x 3.5mm para áudio e microfone Botão liga / desliga

Além disso, não temos um par de portas USB 2.0 ou, no seu caso, um USB Tipo C que os dois fabricantes costumam colocar em seu chassi mais recente. Não temos escolha a não ser considerá-lo pobre. Além disso, o chassi incorpora um botão de controle RGB, o que também seria uma boa ideia para instalar neste painel.

Continuamos com a frente do Asus TUF Gaming GT501, com boas notícias de que ele é construído em metal e é completamente removível. Possui grades perfuradas em ambos os lados para permitir a passagem de ar para o interior e também para ver a iluminação dos ventiladores, embora obviamente não seja muito intenso.

De fato, esta área tem acabamentos bastante angulares, muito pouco vistos e, acima de tudo, dando muita personalidade a esta série TUF. No entanto, como não há ventiladores entre a tampa e o chassi, eles devem ser instalados no interior.

De fato, temos nada menos que três deles de 120 mm com iluminação LED RGB compatível com o Asus AURA Sync em placas ou através do comando que inclui o pacote e que podemos conectar a todos eles para alterar os efeitos de iluminação. Depois de desmontar a frente, podemos ver o filtro de poeira de grão fino pré-instalado por meio de um grampo magnético muito confortável.

-13-14-11-12-

No painel esquerdo do Asus TUF Gaming GT501, foi instalado um grande vidro temperado que ocupa praticamente todo o lado do gabinete. Nesse caso, é um painel de 4 mm de espessura que não escurece, portanto todo o hardware interno ficará perfeitamente visível.

O modo de fixação deste painel é bastante peculiar, mas muito bem-sucedido na minha opinião. Teremos que apoiá-lo em um trilho na parte inferior do chassi e fixá-lo com dois parafusos na parte superior, apenas na lateral. Toda a estrutura externa que segura o vidro é de metal, e um grande detalhe é que, ao remover os parafusos, ele será preso ao fundo para que não caia por acidente.

O painel do lado direito é praticamente o mesmo que o anterior, embora neste caso seja uma chapa de aço opaca e pintada de preto. Pelo menos o sistema de fixação é o mesmo, embora não tenha suporte de segurança na área interna.

Esta folha possui um espaço para o gerenciamento de fiação de cerca de 3 cm, muito espaço e também com um sistema de fixação de tronco usando tiras de velcro. Veremos isso com mais detalhes posteriormente.

Na parte traseira, podemos ver quase completamente a largura desse chassi e o espaço para gerenciamento de cabos, que fica à esquerda de todo o sistema de gerenciamento. Começando na parte inferior, há a abertura para a PSU, que precisará ser inserida por dentro e, logo acima, existem 7 slots de expansão junto com outros dois slots verticais da GPU.

E, finalmente, encontraremos o orifício para a ventoinha, onde existe uma pré-instalada de 140 mm, sem iluminação e responsável por expelir o ar para o exterior.

Se você notou, este chassi Asus TUF Gaming GT501 apresenta um ancinho no estilo F1 mais puro, mas invertido. Basicamente, trata-se de ter um diferencial de inclinação ou altura entre os dois eixos, neste caso as pernas. Especificamente, esta torre possui pernas dianteiras muito mais altas do que as traseiras, embora, com certeza, não sabemos qual é o objetivo além do mero efeito estético.

O caso é que encontramos quatro partes na área inferior protegidas com borracha antivibração e um orifício para entrada de ar na PSU protegido com um filtro de partículas de plástico de alta qualidade.

Se você olhou para a parte mais próxima da frente, notou que há uma área com matrizes suficientes. Para que serve? Bem, é de fato para a instalação de tanques e bombas de sistemas de refrigeração líquida personalizados. Um grande detalhe da Asus sem dúvida.

Instalação e montagem

O próximo passo será conhecer todo o interior deste chassi, bem como suas possibilidades em termos de hardware e detalhes técnicos que consideramos importantes. O equipamento que montamos nele pode muito bem ser um alcance médio-alto para jogos com os seguintes componentes:

  • AMD Ryzen 2700X com dissipador de calor de estoque Asus X470 Crosshair VII Hero GPU Asus ROG Strix GTX 1660 Ti 16GB DDR4 G.SkillPSU Corsair AX860i

Aproveitamos os componentes de teste para montar um PC com hardware suficiente da Asus que se unirá a este lindo chassi Asus TUF Gaming GT501.

A primeira coisa que chamará sua atenção é não ver a tampa da fonte de alimentação na parte traseira para tornar esse e todos os cabos invisíveis. Mas isso tem uma explicação, e é que essa capa é perfeitamente removível. Pode parecer bobagem, mas isso é muito útil se pretendermos instalar sistemas de refrigeração personalizados e fixar o tanque na parte inferior do chassi.

Antes de colocar este compartimento de plástico rígido, observe que existem algumas baias de metal à direita, onde podemos instalar discos rígidos. Também podemos desinstalá-los se acharmos necessário e eles nos impedirem, ganharam espaço para PSU ou cabos. Aliás, o espaço disponível para a fonte de alimentação é de 240 mm com as baias ativadas.

Finalmente, colocamos a tampa, todos mantemos a calma escondendo parte do chassi em um compartimento praticamente fechado para o todo, que traz mais elegância e melhor estética ao conjunto interno. Nele, temos detalhes interessantes, como proteção de borracha em parte dos inúmeros orifícios para passagem de cabos, orifício grande para instalar dissipadores de calor na placa e outra área para discos rígidos.

De fato, o suporte para placas-mãe está nos formatos Mini ITX, Micro ATX, ATX e E-ATX, perdendo, neste último caso, parte dos orifícios laterais de borracha. Da mesma forma, podemos instalar placas gráficas de até 420 mm de comprimento e dissipadores de calor de até 180 mm de altura. Assim, os maiores componentes do mercado entrarão.

Capacidade de armazenamento

Dadas as características gerais, vamos ver mais detalhes de onde podemos instalar os discos rígidos nesta torre Asus TUF Gaming GT501. Distinguiremos entre discos de 2, 5 e 3, 5 polegadas, como sempre.

Bem, vamos começar com a área principal, pois no espaço entre a frente e a placa, a Asus instalou três placas removíveis que permitirão a instalação de três unidades de armazenamento de HDD ou SSD de 2, 5 polegadas. De fato, um bom detalhe é que cada um deles tem seu próprio orifício para a passagem dos cabos de energia e dados para a traseira.

As seguintes áreas estão localizadas na parte traseira e consistem, em primeiro lugar, em um compartimento metálico removível com capacidade para duas unidades de 2, 5 ou 3, 5 polegadas e, em segundo lugar, em outras duas baias removíveis coladas na placa da placa-mãe Eles também suportam os dois tipos de unidades. É interessante ver que, no próprio espaço de gerenciamento de cabos, as unidades de 3, 5 ”se encaixam na lateral.

Portanto, no total , poderemos instalar 7 unidades de armazenamento, das quais três aceitam apenas unidades de 2, 5 ”e as outras quatro suportam os dois formatos. Não é ruim e também não interfere na instalação de outro hardware devido à sua boa situação. Obviamente, se tivermos um tanque de líquido, teremos que remover as baias internas.

Capacidade de refrigeração

Nesta seção, falaremos sobre a capacidade de refrigeração do Asus TUF Gaming GT501, um chassi que está no auge dos melhores nesse aspecto e também muito completo da fábrica em termos de ventiladores.

Para começar, vamos ver quais opções temos em termos de fãs:

  • Frente: 3x 120mm / 2x 140mm Parte traseira: 1x 120mm / 1x 140mm Parte superior: 3x 120mm / 2x 140mm

Uma capacidade que não nos surpreende com essas medidas que excedem 500 mm, já que três ventiladores consecutivos ocupam cerca de 360 ​​mm. De fato, temos três ventoinhas frontais de 120 mm a 1200 RPM e uma ventoinha traseira de 140 mm pré-instaladas.

Na página do produto, você pode ver as fotos com o ventilador traseiro fornecido com iluminação, mas na versão comercial, esse ventilador não possui iluminação, lembre-se disso. Outro aspecto a considerar é que não temos capacidade para três ventoinhas de 140 mm, não por falta de espaço, porque existe, mas por decisão do fabricante.

Agora vamos conhecer também a capacidade de refrigeração líquida:

  • Frente: 120, 140, 240, 280, 360 mm Parte superior: 120, 140, 240, 280, 360 mm Parte traseira: 120, 140 mm

Como no caso anterior, os maiores radiadores em que podemos encaixar correspondem a uma configuração de ventoinha tripla de 120 mm. Observe que nas imagens temos espaço suficiente para os fluidos do AIO Radiator + ventiladores, tanto na parte superior quanto na frente.

Existe um orifício na tampa da fonte de alimentação que nos permitirá instalar esse tipo de AIO, embora tenha em mente que você deve primeiro instalar a referida tampa e depois o radiador por razões de espaço disponível. Da mesma forma, no topo, há espaço para o AIO, embora não possamos empurrar e puxar com um ventilador duplo, a menos que remova o topo, o que, embora possível, não é tão fácil quanto o frontal.

Iluminação RGB

Dado que neste Asus TUF Gaming GT501 temos elementos de iluminação, vale a pena explicar brevemente o que é e como podemos tirar o máximo proveito disso.

Bem, temos essa iluminação não no chassi, mas nas três ventoinhas frontais. A partir deles, saem dois cabos, um que será conectá-los à voltagem e outro que é o cabeçalho RGB de quatro pinos RGB do sistema. Todos esses cabeçalhos podem ser interconectados graças ao sistema masculino-feminino de cada um.

Por sua vez, conectaremos o último cabeçalho disponível ao controle remoto que está incluído no pacote de compras e, finalmente, ele será alimentado por um conector SATA. Dessa forma, teremos um controle com três botões que nos permitirá alterar as animações e cores desses três fãs.

Também podemos conectar esse cabeçalho a uma placa-mãe da Asus como a de nossa montagem, que possui três ou quatro pinos úteis. Lembremos que nas placas geralmente teremos duas variantes, uma com três pinos úteis e outras com 4, a primeira endereçável e a segunda RGB. De qualquer forma, o sistema é compatível com o Asus AURA Sync, para que possamos sincronizar todo o nosso sistema de iluminação com dispositivos compatíveis.

Gostaríamos que precisamente esse botão de controle tivesse sido integrado no painel de E / S ou em um local externo para poder acessá-lo com mais facilidade. Lembre-se também de que ele é usado apenas para controle de iluminação. Para fins de energia, podemos interconectar todos eles e conectar o último cabeçalho à placa-mãe para o controle PWM do aparelho.

Instalação e montagem

Para concluir esta análise do Asus TUF Gaming GT501, vamos ver como realizamos essa montagem.

E como sempre, recomendamos começar com a instalação da fonte de alimentação. Mais do que recomendação, neste caso, é uma obrigação, pelo simples fato de ter que remover e colocar a tampa antes de instalar a placa-mãe. Estamos muito satisfeitos que a Asus não dê essa possibilidade, pois facilita muito a instalação da fonte e a distribuição de cabos.

Por isso, passamos os cabos necessários para trás para lamentá-los em suas posições de uso, resultando em algo semelhante ao que você vê nas fotos. Depois disso, o que eu recomendo fazer é colocar os discos rígidos em suas posições, pois o inferior também foi coberto com a tampa; portanto, verifique se você já instalou os discos rígidos antes.

Por fim, distribua os cabos do ventilador assim que estiverem conectados um ao outro para ter acesso ao conector RGB e ao conector de energia da placa. Decidi deixar o controlador RGB visível e na tampa da PSU aproveitando as duas aberturas que estão nele. Observe também que há uma área frontal que podemos remover. O próximo passo é simples, coloque a placa-mãe e conecte todos os cabos aos componentes.

Na parte de trás, temos espaço mais do que suficiente para armazenar cabos, com 3 cm de espessura, cabemos praticamente o que quisermos, além de dois discos rígidos mecânicos na lateral. Um bom detalhe é ter várias tiras de velcro pré-instaladas na área central para fixar todos os cabos e conectá-los com segurança. Não é um sistema avançado, mas é útil e necessário.

A montagem não durou mais de 20 minutos, simples, muito limpa e com muito espaço para trabalhar confortavelmente. Observe quanto espaço resta na frente e na parte superior para montar os radiadores.

Se considerarmos algo, é que não podemos instalar um tanque em cima da tampa da fonte de alimentação; caso desejemos deixar esse elemento completamente à vista, teremos que remover completamente a tampa, mostrando toda a fonte e cabos, perdendo assim a estética. Embora, é claro, não possamos contar com todas as opções em um único chassi devido a limitações óbvias.

Resultado final

Deixamos algumas imagens da montagem do Asus TUF Gaming GT501 já concluída.

Palavras finais e conclusão sobre o Asus TUF Gaming GT501

Chegamos ao final desta análise para o Asus TUF Gaming GT501 com uma idéia bastante clara do que ela nos oferece. Um chassi que pode ser colocado em uma faixa média-alta em termos de qualidade de construção, com a garantia de uma marca como a Asus por trás. Isso deixa claro que é um produto TUF devido ao uso prolongado de metal em um chassi grande e com uma estética militar de jogos.

Temos a capacidade de instalar qualquer tipo de hardware, placas E-ATX, radiadores de 360 ​​mm, tanques e uma tampa removível da fonte de alimentação que facilita muito o processo de instalação. Com um total de três ventoinhas RGB de 120 mm pré-instaladas e uma ventoinha traseira de 140 mm, um usuário comum terá tudo o que precisa para desembalar, instalar e usar - sem comprar nada extra.

Também recomendamos nosso guia sobre os melhores chassis do mercado

Os espaços para instalar discos rígidos estão muito bem localizados e podemos praticamente descartar as duas baias inferiores se precisarmos de espaço para refrigeração. Com um total de 7 espaços para unidades de 2, 5 ”/ 3, 5”, teremos uma boa sala de jogos. E como podemos esquecer as duas alças, muito úteis para mover a torre facilmente e que não vimos em nenhum outro modelo até agora.

Algo que consideramos insuficiente hoje em dia é ter apenas 2 portas USB no painel de E / S, pois há uma grande demanda por portas para dispositivos RGB. Outra boa idéia seria incorporar o botão RGB no próprio painel, em vez de mantê-lo dentro do chassi. Quando se trata de gerenciamento de cabos, temos bastante espaço interior disponível, embora não seja um sistema de roteamento avançado.

Finalmente, este Asus TUF Gaming GT501 pode ser encontrado no mercado por um preço de aproximadamente 149, 90 euros. Não é um chassi caro, se considerarmos o que ele oferece, um sistema de montagem tradicional com excelente ergonomia e capacidade e acabamentos TUF metálicos, por isso recomendamos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ TUF DESIGN COM METAL E VIDRO DE ALTA QUALIDADE - PAINEL DE E / S MUITO LIMITADO
+ CAPACIDADE DE HARDWARE DE TAMANHO GERAL - UM POUCO CONTROLE BÁSICO PARA ILUMINAÇÃO RGB

+ 4 VENTILADORES INCLUÍDOS, 3 COM RGB ENDEREÇÁVEL

+ CAPA DE PSU DESTACÁVEL
+ PUNHOS PARA TRANSPORTAR

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:

Asus TUF Gaming GT501

PROJETO - 86%

MATERIAIS - 91%

GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 85%

PREÇO - 89%

88%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button