Análise do Asus tuf gaming vg27aq em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas de Asus TUF Gaming VG27AQ
- Desembalagem
- Desenho
- Ergonomia
- Portas e conexões
- Visor e recursos
- Calibração e prova de cores
- Brilho e contraste
- Espaço de cores DCI-P3
- Espaço de cor SRGB
- Experiência do usuário
- Painel OSD
- Palavras finais e conclusão sobre o Asus TUF Gaming VG27AQ
- Asus TUF Gaming VG27AQ
- PROJETO - 85%
- PAINEL - 90%
- CALIBRAGEM - 86%
- BASE - 88%
- MENU OSD - 84%
- JOGOS - 91%
- PREÇO - 91%
- 88%
Este monitor Asus TUF Gaming VG27AQ foi apresentado na Computex 2019 e finalmente o temos para analisá-lo completamente. Esperamos confirmar os bons sentimentos que nos deixaram no sopé do pico, com uma impressionante seção técnica na qual se destacam os 155 Hz, a tecnologia de refrescamento de nova geração ELMB SYNC, suporta HDR10 em um painel IPS de 27 polegadas a 2K com apenas 1 mais do que responder. Além disso, está cheio da tecnologia de jogos da Asus que, é claro, veremos durante a revisão e analisaremos como é a calibração dessa maravilha do selo TUF.
Antes de começarmos, sempre apreciamos a confiança que a Asus deposita em nós como parceiro, transferindo temporariamente seus produtos para análise.
Características técnicas de Asus TUF Gaming VG27AQ
Desembalagem
Começamos como de costume, desembalando nosso produto de análise. O Asus TUF Gaming VG27AQ vem em uma caixa pequena e bastante gerenciável por ser bastante bem ajustado às dimensões da tela. Sendo apenas 27 polegadas o transporte e desembalagem é uma delícia.
Em seguida, encontramos uma caixa totalmente pintada de preto, com uma enorme fotografia do monitor nas duas faces principais e uma boa quantidade de especificações no restante do espaço.
O pacote de compras deve nos trazer os seguintes itens:
- Suporte para suporte para monitor Asus TUF Gaming VG27AQ Fonte de alimentação externa e cabo (19V a 3.42A) Cabo de vídeo HDMI Cabo de vídeo HDMI DisplayPort Guia de instalação e recursos
Nesse caso, vemos que a contagem de itens não é muito extensa, pois não possui conexões USB e vem praticamente montada, tudo é bastante simplificado.
Desenho
A Asus escolheu este tempo para equipar seu monitor com um pé completo e retangular, em vez das pernas típicas que ele usa em seus modelos maiores. É exatamente o que você precisa de um monitor de apenas 27 polegadas, um suporte forte e seguro, enquanto pequeno e discreto. Para instalar no braço de suporte, precisamos unir os dois elementos manualmente com o parafuso pré-instalado no próprio suporte. Aliás, este pé é metálico com uma concha de plástico por cima.
Se continuarmos subindo, encontraremos um braço de suporte que, felizmente, vem pré-instalado. É feito de metal, e o sistema de movimento vertical é, é claro, hidráulico e de muito boa qualidade. O mecanismo que mantém a tela em si é o mesmo que o usado em outros modelos, com largura e rigidez suficientes para impedir que o monitor oscile diante do movimento. A montagem do monitor é compatível com o padrão VESA 100 × 100 mm; na verdade, o grampo é uma variante dele.
Estendendo-se em alguns detalhes, o braço e o pé estão articulados para permitir o movimento nos três eixos do espaço, como veremos mais adiante. Também temos uma pequena abertura para passar os cabos pelo braço e você não pode perder o painel de controle OSD na extrema direita. Neste modelo, temos não apenas o joystick de navegação, mas também três botões de acesso rápido e um para desligar o equipamento.
Não temos nenhum tipo de curvatura do monitor, nem um sistema de iluminação RGB integrado; é apenas uma caixa de plástico rígido que inclui os quadros da tela. Molduras realmente finas em torno da periferia, menos de 1 cm nas laterais e na parte superior e pouco mais de 1, 5 cm na parte inferior. E é que o Asus TUF Gaming VG27AQ está preparado para ser usado por um sistema de tela múltipla; de fato, sua tecnologia GamePlus nos permite ajustar e alinhar vários monitores da Asus simultaneamente.
Ergonomia
Bem, como você pode ver nessas imagens, este Asus TUF Gaming VG27AQ apresenta, sem dúvida, uma ergonomia magnífica em todos os eixos do espaço. Além disso, seu painel de 27 polegadas nos permitirá girá-lo em um ângulo de 90 ° e colocá-lo no modo de leitura completamente vertical.
Continuando com seu sistema de suporte, com um simples toque para cima ou para baixo, podemos movê-lo na faixa de 130 mm. A posição mais alta alcançará 507 mm, enquanto a posição mais baixa terá apenas 307 mm de altura. Quase tocando o chão e removendo da nossa vista qualquer elemento que nos distraia pelas costas.
Com o mecanismo base, podemos girá-lo para a direita ou esquerda (eixo Z) no máximo 90 ° em ambos os lados. Isso é muito mais do que praticamente qualquer monitor no mercado. e, finalmente, podemos modificar sua orientação frontal em um máximo de + 33 ° para cima ou -5 ° para baixo. Tão bom trabalho da Asus.
Portas e conexões
No aspecto externo, apenas precisamos aprender quais são as portas de conexão do Asus TUF Gaming VG27AQ:
- Jack Power Jack 2x HDMI 2.01x DisplayPort 1.2 Jack de 3, 5 mm como saída de áudio
Nesse caso , não temos nenhum conector USB e, consequentemente, não teremos aplicativos de gerenciamento no Windows ou algo assim. Algo importante como sempre será qual porta usar para conectar nosso monitor a nossos equipamentos. As portas HDMI suportam uma frequência máxima de 144Hz a 2560 × 1440, enquanto o DisplayPort suporta completamente esses 155Hz, portanto a opção em estrela será essa.
Visor e recursos
Chegamos agora à seção mais importante da análise, que não poderia ser outra coisa senão comentar detalhadamente todas as especificações deste monitor Asus TUF Gaming VG27AQ.
E começaremos com as características básicas de seu painel, que possui uma diagonal de 27 polegadas, sem curvatura e uma proporção de 16: 9. Neste modelo, ele possui resolução WQHD de 2560 × 1440 pixels ou o mesmo 2K de uma vida. Observe que todos os fabricantes apresentaram recentemente suas propostas para e-sports nesta resolução e tamanho. Estamos falando principalmente do MSI e do AORUS.
A tecnologia usada pelo painel é do tipo IPS, com uma taxa de contraste de 1.000: 1 e um brilho máximo de 350 nits (cd / m 2). Não alcançando, portanto, uma certificação DisplayHDR, no entanto, ele suporta o padrão HDR10 e também possui vários modos configuráveis no painel OSD. É impressionante que a Asus opte por um painel IPS para um e-sport, mas é que sua frequência foi aumentada para 155 Hz através do overclock, sendo 144 Hz no modo normal. Ele também possui apenas uma taxa de resposta de 1ms MPRT, pressionando esse painel ao máximo.
Uma das maiores novidades deste monitor vem em sua tecnologia de atualização dinâmica, pois não temos as duas tecnologias mais conhecidas da Nvidia ou AMD. Desta vez, é típico da Asus e combina Redução de Desfoque de Movimento com Sincronização Adaptativa. Foi assim que nasceu o ASMB Extreme Low Motion Blur Sync, para amigos, o ELMB-Sync, que combina o melhor da eliminação de imagens tremidas em alta velocidade com a atualização dinâmica típica de um monitor de jogos. De fato, o Asus TUF Gaming VG27AQ é certificado pela Nvidia G-Sync, por isso teremos compatibilidade absoluta. Certamente, é bom ter um padrão VESA aberto para trabalhar, melhorando o FreeSync.
Além dessa tecnologia para tornar a imagem do Adaptive Sync mais nítida, também foi implementada:
- Filtro de luz azul com até 5 níveis diferentes para proteger nossa visão da luz azul gerada pelo painel de LED. GamePlus, que é uma série de opções e modos orientados para jogos, como mira, cronômetro, alinhamento automático, etc. GameVisual é outra opção que nos permite selecionar até 7 modos de imagem diferentes. O Shadow Boost ilumina inteligentemente áreas especialmente escuras nos jogos sem superexpor as áreas mais claras.É claro que não há tremulação para reduzir o tremor da imagem durante os jogos, além da certificação de qualidade TÜVRheinland.Finalmente, GameFast Input, que não é mais do que uma tecnologia que evita o atraso entre a comunicação do monitor e a GPU.
Ainda não falamos sobre a profundidade e o espaço de cores deste monitor Asus TUF Gaming VG27AQ. Não encontramos ótimas notícias, pois ela usa uma profundidade de cor de 8 bits, ou o que é o mesmo, a representação de 16, 7 milhões de cores. E o fabricante registra que cumprirá 99% no espaço sRGB, algo que veremos mais adiante na seção de calibração. Não há pronúncia sobre a calibração específica do Delta E ou sobre outros espaços de cores. Finalmente, os ângulos de visão são simplesmente 178 graus tanto na vertical quanto na horizontal.
Vamos citar que em ambos os lados temos dois alto-falantes internos de 2W RMS que soam decentemente bem, pelo menos para ouvir claramente as vozes. Obviamente, eles não foram projetados para música, pois possuem muito poucos detalhes de graves e sons. O volume é mais ou menos padrão, semelhante ao de um laptop normal.
Calibração e prova de cores
Continuamos com a seção de calibração deste Asus TUF Gaming VG27AQ, na qual veremos as características de cores do monitor, avaliando a calibração disponível de fábrica e a capacidade de brilho. Para isso, usaremos o colorímetro X-Rite Colormunki Display junto com seu próprio software de calibração para seu ajuste, e o software HCFR gratuito para monitorar as características das cores.
Desta vez, vamos dividir o processo em duas seções, uma para avaliar o espaço de cores sRGB e a outra para o DCI-P3.
Brilho e contraste
Antes de tudo, procedemos à medição das características reais de brilho e contraste do monitor. Devido ao seu tamanho grande, dividimos o painel em uma grade 3 × 3 para ver seu brilho máximo e com o HDR ativado.
A Asus especifica em sua folha de dados um contraste de 1.000: 1, mas vamos excedê-lo até chegar a 1231: 1, o que não é ruim para um painel IPS. Da mesma forma, aumentamos o brilho ao máximo e capturamos os valores em uma matriz 3 × 3. Como antes, em muitos casos, alcançamos as 350 lêndeas prometidas e até as excedemos, o que é perfeito, atendendo plenamente às expectativas.
Espaço de cores DCI-P3
Desta vez , mantivemos as configurações de fábrica e só modificamos o nível de brilho até atingirmos o melhor valor possível para o Delta E. Esse valor é de 50%, enquanto na fábrica o monitor chega a 80%, então mantenha isso em mente.
Como vemos nos resultados, a paleta de cores comparativa mostra um Delta médio de 3, 83, o que é bastante bom e estamos nos aproximando de alguns números úteis para design gráfico, onde um Delta E próximo a 2 seria ideal. Em qualquer caso, não é o objetivo do monitor, nem o fabricante fornece informações adicionais sobre a calibração realizada.
Da mesma forma, o ajuste de todos os gráficos é muito bom, exceto a curva Gamma, que mais parece uma montanha-russa . A temperatura da cor está correta e o espaço de cores é mais do que digno para esse monitor.
Espaço de cor SRGB
As condições para a medição do valor em sRGB serão exatamente as mesmas. O GameVisual possui um modo específico para sRGB, mas os resultados que ele nos fornece são muito ruins se comparados a um simples ajuste de brilho, então descartamos sua utilidade.
As novas curvas de referência se encaixam muito bem, com as variações que vimos anteriormente em Gamma e no gráfico em preto e branco. Nesse caso, o Delta E subiu para 4, 55, um pouco longe dos bons resultados, além do DCI-P3.
No que diz respeito ao diagrama da CIE, não encontramos mais nada para observar os 99% de sRGB que o fabricante promete. Falta apenas a diferença entre azuis e verdes, enquanto na faixa quente ela excede os registros desse espaço.
Calibração
Para melhorar um pouco o contraste e a fidelidade das cores deste painel, calibramos com nosso colorímetro. O contraste foi aprimorado, mostrando melhores cinzas e também fornecendo cores um pouco menos quentes que as de fábrica. Então , deixamos o arquivo ICC para que você possa baixá-lo se comprar este monitor.
Link para download do arquivo ICC
Experiência do usuário
Depois de alguns dias testando intensivamente esse monitor para jogar e assistir a alguns filmes, temos uma ideia clara da experiência que ele nos proporciona.
Multimídia e cinema
O monitor em si possui bons recursos para reprodução de conteúdo, como resolução HDR10 ou 2K, que criará uma boa imagem em escala para filmes em Full HD e 4K. O comportamento é bom, embora não seja impressionante pelo simples fato de ser um painel com uma diagonal de 27 polegadas e nenhum design ultra largo ou curvo, o que nos permitiria mais imersão.
Vale lembrar que temos um par de alto-falantes que ao menos para ouvir as vozes vão bem o suficiente, no final de um laptop, como já dissemos. Isso permite versatilidade e não é forçado a usar fones de ouvido ou alto-falantes externos, embora, é claro, se queremos uma boa experiência com o BSO, esses alto-falantes não estão à altura.
Jogos
Mais uma vez, este monitor é um puro sangue feito principalmente para jogos. A tecnologia por trás do seu painel IPS não é apenas para decoração, será bastante útil, especialmente para jogadores profissionais. Não dizemos que um usuário normal não tira proveito disso, mas é verdade que muitas opções nunca os tocarão ou passarão deles.
Mais uma vez, o HDR é apreciado e, acima de tudo, os diferentes modos de imagem que podemos carregar. O GamePlus talvez seja mais dedicado a esses e-sports, onde aproveitaremos o contador de FPS ou a mira. Outro aspecto positivo é que sua resolução e painel são indicados para equipamentos de jogos de nova geração, embora esses 155 Hz sejam usados apenas na resolução Full HD.
Tecnologias como o flickr free são visíveis durante a reprodução e até mesmo no trabalho, pois em tons escuros é evitada a tremulação irritante que alguns monitores têm. Da mesma forma, em alguns jogos, podemos agradecer esse esclarecimento inteligente das áreas mais sombrias, embora também não faça muita diferença. De fábrica, é um monitor que escurece bastante.
Desenho
Os valores de calibração são aceitáveis e o painel é IPS, o que dá muita esperança de obter valores ainda melhores se realizarmos uma calibração. Descartando o modo sRGB do GameVisual, e considerando que sua resolução é 2K, poderia ser um monitor bastante decente para usuários não profissionais e não muito exigentes.
Painel OSD
Os monitores Asus normalmente são caracterizados por ter não apenas o joystick de navegação e seleção, mas também três botões para acesso rápido a menus dedicados. Isso aconteceu, por exemplo, no Asus ROG Swift PG35QV. Considero que apenas o joystick pode cobrir as funções desses botões, e um exemplo claro é o OSD dos monitores AORUS, para mim o melhor e mais completo de todos.
Bem, o primeiro botão é responsável por ligar e desligar o monitor, enquanto o quarto botão, iniciado na parte inferior, é usado para cancelar alterações ou fechar o OSD. Uma função que já é redundante porque pode ser realizada com o joystick. Com os dois botões centrais, mostraremos o menu GamePlus e o menu GameVisual. O primeiro possui mira, contador FPS, cronômetro, alinhamento automático de várias telas e funções secundárias de mira. O segundo que já discutimos, o modo de imagem personalizada para cada situação.
O menu principal do OSD possui, como sempre, 7 opções de configuração e uma oitava para carregar os perfis que salvamos anteriormente. Os menus são bastante concisos e fáceis de configurar, e as opções mais interessantes estarão na terceira seção, como ELMB SYNC, overclocking ou HDR. Durante a captura das imagens, estávamos conectados através de um HDMI a um laptop com tela dupla, e é por isso que algumas opções estão desabilitadas. Com o uso normal, tudo isso será ativado se usarmos o DisplayPort, e com o HDMI seremos limitados apenas em overclocking.
Palavras finais e conclusão sobre o Asus TUF Gaming VG27AQ
Como avaliação final, pensamos que as principais armas deste monitor estão nas excelentes características técnicas de seu painel IPS. Os fabricantes estão apostando cada vez mais nessa tecnologia, embora a Asus tenha monitores brutais com painel VA para equipamentos de jogos.
E é que temos apenas 1 ms de resposta a uma frequência de 155 Hz no modo de overclock. Graças a uma resolução de 2K, o Asus TUF Gaming VG27AQ funcionará perfeitamente em e-sports, tanto em sua resolução nativa quanto em 1080p, aproveitando todo o potencial de sua atualização. Perdemos, sim, conectividade USB e algumas funcionalidades de gerenciamento de software.
Além disso, possui muita tecnologia e um exemplo claro é a inovadora função ELMB-Sync, que combina redução de desfoque de movimento com sincronização adaptativa. Digamos que é como a nova geração FreeSync, embora típica da Asus. A única pequena desvantagem que vemos é que ele modifica o contraste do monitor e fica mais escuro, mas é algo que pode ser corrigido tocando nas barras de calibração. Também temos HDR10, GamePlus, tecnologia anti-flicker e exposição inteligente de áreas escuras.
Também recomendamos os melhores monitores do mercado
Em relação à calibração de fábrica, obtivemos bons registros com um brilho de 50%, embora tenhamos contribuído com nosso grão de areia realizando uma nova calibração e deixando o arquivo para download. As curvas geralmente estão corretas, embora o Delta E não seja o ideal. Que 99% de sRGB seja atendido perfeitamente e brilho e contraste superaram nossas expectativas.
Este monitor aparecerá no mercado a um preço em torno de 450 a 550 euros, o que não é ruim quando consideramos tudo o que ele oferece. Definitivamente altamente recomendado para esportes eletrônicos e competindo com o AORUS AD27QD ou MSI MPG27CQ2. Ótima qualidade / preço e um painel bem trabalhado, portanto, da nossa parte, uma equipe altamente recomendada para quem não quer perder uma fortuna com o e-sports.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ PAINEL IPS DE RÁPIDO E ALTO DESEMPENHO |
- NÃO TEM PORTAS USB OU GERENCIAMENTO POR SOFTWARE |
+ ELMB-SYNC SOFT TECNOLOGIA DA MARCA | - PARA SER IPS, A CALIBRAÇÃO PODERIA MELHOR |
+ RELAÇÃO QUALIDADE / PREÇO |
- O PAINEL ESTÁ ALGO ESCURO, ASSIM DEVEMOS TOCAR NA CONFIGURAÇÃO |
+ RECOMENDADO PARA E-SPORTS A NÍVEL ENTUSIÁSTICO |
|
+ DESIGN MUITO BEM SUCEDIDO E GRANDE ERGONOMIA |
A equipe de revisão profissional fornece a medalha de ouro e o produto recomendado:
Asus TUF Gaming VG27AQ
PROJETO - 85%
PAINEL - 90%
CALIBRAGEM - 86%
BASE - 88%
MENU OSD - 84%
JOGOS - 91%
PREÇO - 91%
88%
Análise do Asus tuf gaming m5 em espanhol (análise completa)
Análise do mouse Asus TUF Gaming M5: características técnicas, design, sensor, desempenho, jogabilidade, disponibilidade e preço em Espanha
Análise do Asus Tuf Z390 pro gaming em espanhol (análise completa)
Análise da placa-mãe Asus TUF Z390 PRO Gaming: características técnicas, design, VRM, qualidade de construção, desempenho e preço.
Análise do Asus tuf gaming gt501 em espanhol (análise completa)
Asus TUF Gaming GT501 Review complete este chassi. Recursos, tamanho, capacidade de hardware, iluminação e montagem