Tutoriais

Asus screenpad 2.0: como usá-lo e truques para tirar o máximo proveito dele

Índice:

Anonim

O ScreenPad 2.0 foi a aposta principal da Asus para os novos notebooks VivoBook S15 e S14. Uma tecnologia que cria um híbrido entre o touchpad e a tela de alta resolução para fornecer à nossa equipe maior funcionalidade e melhorar sua capacidade de trabalho graças a tudo incluído nesta segunda versão.

Aproveitando o fato de termos o Asus VivoBook S532F conosco, vamos explorar essa tecnologia atualizada em profundidade, ver o que ela pode nos oferecer e se é realmente útil para o usuário.

O que é o Asus ScreenPad e uso básico

O ScreenPad é uma solução que a Asus começou a implementar em sua linha de notebooks Asus ZenBook Pro em 2018 com sua primeira versão. A idéia é fornecer um touchpad que integre simultaneamente uma tela de toque colorida para expandir o espaço de trabalho da equipe.

Graças a esta tela, podemos executar funções semelhantes às que temos na tela principal. Especificamente, nesta versão do ScreenPad 2.0, todo o repertório foi aumentado também graças ao novo software ScreenXpert, a mente pensante por trás deste sistema. Desde a instalação e fixação de aplicativos, até a capacidade de navegar na tela e reproduzir o conteúdo, o poder desta segunda versão foi multiplicado e aprimorado.

Nesta geração, esta tecnologia vem com uma tela de 5, 65 polegadas e uma resolução máxima de 2160 x 1080p, ainda mais do que as telas de equipamentos normais. Seu brilho é de cerca de 200 nits no máximo e a entrada de toque é simplesmente uma delícia de usar. O fabricante também melhorou a eficiência energética, para que, quando não estiver em uso, entre no modo de economia de energia. Durante nossos testes no VivoBook, tivemos autonomia de aproximadamente 6 horas com as duas telas ativas, valores muito bons.

As equipes que atualmente implementam o ScreenPad 2.0 são o ZenBook Edition 30, ZenBook 13, 14 e 15, ZenBook Flip 15 e também o VivoBook S14 e S15.

Como usar o ScreenPad 2.0 e mudar para o touchpad a partir do teclado

O uso do ScreenPad 2.0 é uma tarefa bastante simples, pois todos os computadores que o implementaram já possuem o aplicativo instalado no computador. O controle rápido para alternar entre os vários modos do touchpad será feito usando a combinação de teclas Fn + F7.

Teremos três maneiras de escolher:

  • Modo ScreenPad: é obviamente a maneira pela qual o ScreenPad será ativado em nosso computador. Touchpad tradicional: nesse caso, a tela será desligada e o touchpad será usado de maneira normal e atual.Touchpad desativado: obviamente, não poderemos usar a entrada de toque do laptop nesse modo.

Ativar e desativar o ScreenPad 2.0 diretamente

Ativar ou desativar o ScreenPad 2.0 será ainda mais fácil a partir do próprio touchpad. Em todos os momentos, temos uma barra de tarefas nesta tela para interagir. Na captura de tela anterior, estamos localizados na área de trabalho do ScreenPad, basta pressionar o botão inferior esquerdo para desativar temporariamente a função e ela só funciona no modo mouse.

Devemos ter em mente que desta maneira estamos desativando a função, mas a tela não se apaga, mas seu brilho é ajustado ao mínimo. Quando quisermos, clicaremos no "X" para retornar ao estado normal.

Ainda existe uma terceira maneira de alternar os modos, pressionando três dedos ao mesmo tempo no touchpad. Com esta ação, desativamos o ScreenPad temporariamente, até parar de usar a entrada de toque. Quando isso acontece, ele volta ao normal automaticamente.

Tudo o que o ScreenPad 2.0 oferece

Depois de ver como desenvolver o uso básico e a ativação do ScreenPad, vamos revisar tudo o que podemos fazer com ele. A Asus o divide em quatro funcionalidades básicas:

Chave de modo (alternar entre o touchpad e o ScreenPad)

A função principal é poder alternar entre um touchpad normal, sem as funções de exibição ou as duas funções juntas. Pressionando com três dedos na tela, o modo touchpad será ativado temporariamente, ou também podemos ativá-lo permanentemente clicando no ícone na barra de tarefas do ScreenPad.

Página inicial

Basicamente, é o iniciador que temos como área de trabalho ou tela principal, onde temos uma lista de aplicativos para acessar. Ao clicar no ícone na janela dupla do ScreenPad, podemos ancorar os aplicativos abertos nele ou movê-los para a área de trabalho principal.

App Switcher

Podemos até arrastar aplicativos de uma tela para outra com o mouse ou através do navegador integrado no ScreenPad. Vamos agora olhar para isso com mais detalhes.

App Navigator

Juntamente com o anterior, o sistema nos permite navegar normalmente com o mouse pelas janelas ou aplicativos abertos no ScreenPad. Assim, podemos trabalhar simultaneamente como se tivéssemos duas mesas.

Resolução, brilho, gerenciar janelas e ancorar aplicativos

Vamos ver o controle básico do ScreenPad, que teremos na barra de tarefas da própria tela. Já vimos o botão para alternar entre os modos, então vamos continuar com o resto, que são os botões para configuração e para abrir o navegador de janelas.

A roda dentada correta será abrir as próprias configurações do touchpad. A partir daqui, podemos modificar o brilho da tela, alterar a taxa de atualização do painel entre 50 e 60 Hz, ou sua resolução, de 1000x500p ou 2160x1080p. Da mesma forma, podemos ativar o modo de economia, o que, é claro, recomendamos, ou colocar um papel de parede.

O mais interessante a ser lembrado será a resolução. O básico será muito útil para navegar pelas diferentes janelas ou aplicativos que temos no ScreenPad 2.0, mas perderemos a qualidade da imagem. A resolução mais alta talvez seja indicada para vídeos ou jogos de quebra-cabeça, porque para a navegação os botões dos aplicativos são muito pequenos.

Obviamente, quanto mais resolução, atualização ou brilho colocarmos, maior será o consumo de bateria.

Você deve ter notado que, na tela principal , adicionamos alguns ícones de aplicativos, isso será possível ativando o botão na janela dupla da barra de tarefas. A função é muito semelhante ao navegador Windows, embora um pouco mais simplificada.

A partir daqui, podemos pegar e arrastar um aplicativo para ancorá-lo no ScreenPad (à direita) ou para mostrá-lo na tela principal do computador (à esquerda). Para ancorar um aplicativo neste painel, precisamos abri- lo, não é possível ancorá-lo na área de trabalho principal.

Da mesma forma, para arrastar um aplicativo ou janela da área de trabalho para o ScreenPad, teremos que arrastá-lo com o mouse. De fato, o mouse funciona exatamente da mesma maneira nas duas telas; por motivos práticos, é como se tivéssemos uma área de trabalho estendida em dois monitores.

Aplicativos nativos e loja própria

Este ScreenPad 2.0 vem com um número de aplicativos instalados nativamente que são bastante interessantes. Todos eles estão totalmente focados em seu uso nesta tela e também são capazes de se vincular a outros aplicativos de desktop.

Um exemplo disso é a automação de escritório, Doc Xpert, Sheet Xpert e Side Xpert, que serão vinculados ao Word, Excel e Power Point, respectivamente. Trata-se basicamente de estender certas funções da barra de tarefas desses programas ao touchpad, para economizar tempo e acelerar a personalização de textos. As funções são muito semelhantes nas três funções de edição de texto e exibição. Eles não são muito extensos, mas valem bem a pena.

Os três aplicativos a seguir também serão bastante úteis para expandir as funções básicas.

A primeira é simplesmente uma calculadora, para que pode ser útil? Bem, por exemplo, para calcular rapidamente o custo dos produtos que estamos procurando em uma loja virtual, para determinadas operações no Excel ou Word ou mesmo para ajustar o tamanho das imagens no design.

O segundo é um aplicativo de caligrafia ou caligrafia. Podemos abri-lo simultaneamente com editores de texto, para que tudo o que escrevemos seja traduzido diretamente em texto no editor. Ele detecta todas as palavras disponíveis em nosso idioma e em outros que configuramos, pelo menos nos testes que fizemos. A única desvantagem é que teremos que escrever com o dedo, pois ele não possui lápis, o que dificulta a fluidez.

A terceira função é talvez a mais interessante para mim, pois abrange a maioria das funções rápidas que podemos fazer com o teclado e as combinações de teclas. Chama-se Quick Key e, com ele, podemos cortar, copiar, colar, selecionar, abrir o mecanismo de pesquisa, minimizar janelas e muito mais. Além disso, a partir de suas opções, podemos criar atalhos ou removê-los que não usamos.

O aplicativo MyAsus também é implementado na fábrica no equipamento do fabricante, para que possamos usá-lo sem problemas no ScreenPad 2.0.

E se não tivéssemos o suficiente, também possuímos nossa própria loja vinculada à Microsoft Store para poder baixar outros que consideramos interessantes. Por exemplo, aplicativos de edição de vídeo ou foto, em que este ScreenPad 2.0 será uma ótima arma para criadores de conteúdo.

Capacidade de navegar pelas janelas, aplicativos e reproduzir conteúdo multimídia

Além dos aplicativos pré-instalados, podemos abrir o que queremos neste ScreenPad 2.0, basta arrastá-los da área de trabalho principal para o touchpad. Dependendo do caso, recomenda-se uma ou outra resolução, embora, se for um conteúdo multimídia, possamos tirar proveito da energia com a resolução máxima e a taxa de atualização de 60 Hz.

A integração com todos os tipos de aplicativos é perfeita, como mais uma tela, e isso será muito útil para programas que funcionam com outros secundários, por exemplo, Photoshop com Creative Cloud, programas de edição de vídeo etc. No nosso caso, é muito útil ter, por exemplo, a página do produto no ScreenPad enquanto estamos editando nossa Revisão no Word. Por exemplo, este artigo foi feito dessa maneira e com a ajuda dessa dupla função.

E, é claro, instale um jogo como Candy Crush ou xadrez para jogar enquanto estivermos fazendo uma tarefa chata. A verdade é que a Asus fez um trabalho sensacional nesta nova versão.

Nossa opinião sobre o ScreenPad 2.0

Só podemos aplaudir o trabalho que a Asus fez nesta nova geração do touchpad híbrido. O ScreenPad estende e aprimora praticamente todos os aspectos da primeira geração, mas parece que a primeira foi apenas um teste contra a integridade que vem.

A primeira coisa a observar é que os problemas relacionados ao hardware estão completamente resolvidos. Estamos falando de uma tela melhor em todos os sentidos, maior, com maior resolução, mais brilho e, consequentemente, muito mais nítida para trabalhar. A resolução máxima não é inferior a 2K (2160 x 1080p), o que é suficiente para lidar com aplicativos e assistir a vídeos.

Além disso, a autonomia também foi substancialmente aprimorada. Durante nossos testes, com as duas telas ativadas abaixo da primeira metade , obtivemos mais de 6 horas de autonomia. Considerando que o VivoBook é um laptop muito fino, são resultados mais que satisfatórios. É claro que em modelos mais potentes e com o brilho máximo, essa autonomia diminuirá, mas, desde o início, os resultados já são melhores que o ZenBook anterior, com uma tela muito maior nesta geração.

O ScreenPad 2.0 aumentou em funcionalidade e velocidade, com melhor integração graças ao ScreenXpert, teremos uma experiência tranquila em qualquer situação, pelo menos em nossos dias de teste. É claro que devemos considerar que existe uma curva de aprendizado para esse sistema e, a princípio, será um pouco mais difícil de manusear livremente, mas você verá que, após algumas horas, tudo melhora drasticamente.

O toque do próprio touchpad é exatamente o mesmo encontrado em qualquer outro Asus VivoBook, com bom manuseio, uma superfície muito grande e compatível com os gestos do Windows.

Como detalhes para melhorar, como um deles podem ser os acabamentos e materiais utilizados. O toque não é nada semelhante ao fornecido, por exemplo, pelo Smartphone. Sabemos que são elementos completamente diferentes, mas um vidro melhor na superfície e uma textura um pouco menos granulada melhorariam a experiência. É claro que a autonomia do laptop é afetada por essa tela, especialmente se não cuidarmos de sua configuração básica para economizar o máximo possível.

Talvez também fosse interessante combinar a resolução e a proporção das duas telas da equipe. Dessa maneira, a transição das janelas de uma para a outra ou o uso do mouse seriam mais diretos e igualariam as sensações.

Terminamos com um aspecto tão importante quanto o preço, e é nessa nova geração que temos mais por um preço mais baixo. É normal e lógico, pois é uma tecnologia já bem estabelecida e estendida em mais modelos, como o VivoBook. É altamente recomendado para usuários que trabalham muito com o laptop, especialmente em design, edição e até entretenimento. Adoramos a experiência e a recomendamos; é algo diferente, fresco e único no mercado.

Também recomendamos estes tutoriais:

Você compraria um laptop com o ScreenPad? Você acha que em breve será uma tecnologia estendida em todos os computadores? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button