Revisão da lenda do aço Asrock x570 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas do ASRock X570 Steel Legend
- Desembalagem
- Design e especificações
- VRM e fases de energia
- Soquete, chipset e memória RAM
- Slots de armazenamento e PCI
- Conectividade de rede e placa de som
- Portas de E / S e conexões internas
- Software de gestão
- Banco de ensaio
- BIOS
- Temperaturas
- Palavras finais e conclusão sobre a ASRock X570 Steel Legend
- Legenda do aço ASRock X570
- COMPONENTES - 87%
- REFRIGERAÇÃO - 84%
- BIOS - 86%
- EXTRAS - 83%
- PREÇO - 86%
- 85%
O ASRock X570 Steel Legend será a terceira placa a ser testada na plataforma ASRock do fabricante AMRo X570. É um pouco mais barato que o Extreme4 e praticamente o que muda é simplesmente o design e um DisplayPort é adicionado na parte traseira. Dessa forma, possui 10 fases e dupla conectividade M.2 4.0 x4, além do mesmo BIOS estável e simples que o restante das placas do fabricante. Uma ótima opção se gostamos de seu design agressivo, com iluminação e dissipadores de calor de alta qualidade.
E antes de continuarmos, agradecemos a confiança da ASRock em nossa equipe para nos fornecer esta série de placas para análise e revisão.
Características técnicas do ASRock X570 Steel Legend
Desembalagem
A apresentação consiste em uma caixa dupla, a primeira das quais é responsável por nos mostrar a típica serigrafia da linha Steel Legend. Junto com isso e na área traseira, temos as principais informações fornecidas pelo fabricante da placa. Isso está resumido nas notícias da plataforma AMD X570.
A caixa interna é claramente mais robusta, feita de papelão rígido e com uma abertura do tipo caixa. Ele nos apresenta a placa em um saco antiestático e, por sua vez, protegido pelo molde de espuma de polietileno preso com clipes que a ASRock usa.
Os elementos que este pacote traz são os seguintes:
- Placa-mãe ASRock X570 Steel Legend Guia de Suporte ao Usuário 4 cabos SATA de 6 Gbps 3x parafusos para instalar espaçadores M.22 para slots M2
É exatamente o mesmo que o Extreme4 incorpora, e é que são duas placas semelhantes, como veremos ao longo da revisão.
Design e especificações
O ASRock X570 Steel Legend e o Extreme4 são duas placas extremamente iguais, tanto que, mesmo que mudássemos a pintura do lado de fora, estaríamos falando quase da mesma placa-mãe. A diferença reside justamente nesse design exterior, que já tem uma longa história na ASRock com o Z390 e versões anteriores que discutimos aqui há pouco tempo. Este design é baseado em uma camuflagem urbana cinza e branca, realmente marcante e agressiva. Ou você gosta muito ou não gosta de nada, mas isso nunca o deixará indiferente.
Para isso, foi utilizada uma configuração de dissipadores de calor de alumínio que cobre o chipset e os dois slots M.2 que instalamos integralmente e sob o mesmo bloco. Esse dissipador de calor terá que ser removido totalmente se quisermos instalar um SSD nesses slots, portanto, será um processo um pouco tedioso. Obviamente, seu design em branco puro é impressionante e muito futurista. No topo do chipset, temos iluminação com a tecnologia RGB policromada.
Na área superior, temos o dissipador de calor duplo para o VRM, com apenas alterações em comparação com o Extreme4 em sua pintura, pois são do mesmo tamanho e design. E, neste caso, também temos um protetor EMI para o painel de E / S, cuja placa traseira é pré-instalada por meio de dois parafusos na parte traseira da placa. Também aqui encontramos iluminação RGB.
Na área traseira, encontramos apenas soldas para os conectores e vários componentes eletrônicos, pois não temos nenhum tipo de armadura de metal para melhorar a durabilidade. A placa é feita de várias camadas de cobre e fibra de vidro, o que lhe confere rigidez, muito pouco peso, boa temperatura e pouca resistência no transporte de energia, graças às faixas de cobre puro.
VRM e fases de energia
Novamente, temos que fazer uma comparação com o Extreme4 nesta ASRock X570 Steel Legend, porque temos exatamente a mesma configuração de VRM. Isso então tem um total de 10 fases de energia que levam sua energia através de dois conectores de 8 e 4 pinos sólidos, respectivamente. Oito dessas fases serão dedicadas ao Vcore e, como veremos agora, eles têm diferentes MOSFETS.
Para o controle dessas fases, foi utilizado um chip PWM DrMOS que gerencia inteligentemente as tensões e correntes no suprimento e sua modificação através do BIOS. E a verdade é que ele faz um ótimo trabalho nesses modelos ASrock. No primeiro estágio, teremos dois MOSFETS DC-DC SiC632A nas fases da zona superior e 8 SiC634 nas 8 fases principais. Nos dois casos, são elementos que suportam 50A para cada fase, embora o modelo incorporado no Vcore ofereça logicamente um pouco mais de benefícios.
Como em outros casos, o VRM da Asrock possui duplicadores de fase Renesas ISL6617A, para fornecer a corrente máxima de 230A que o fabricante garante em suas especificações. Vamos levar em consideração que elas não são fases diretas, como as da Asus, por exemplo; portanto, com uma CPU ao máximo e com overclock, certamente colocaremos esta placa em problemas.
No segundo estágio, temos 10 CHAVEs 60A sólidas com tecnologia Super Alloy que se multiplicam para memórias RAM. No terceiro estágio, temos um sistema de capacitores de 820 µF e 100 µF para suavizar o sinal de entrada no Vcore, que é acompanhado pelos capacitores Nichicon FP12K que suportam mais de 12.000 horas de uso.
Soquete, chipset e memória RAM
A próxima parada é nos elementos básicos do ASRock X570 Steel Legend, estamos falando de soquete, chipset ou ponte sul e slots de memória RAM. Não temos notícias, já que a plataforma AMD é baseada em seu soquete AM4 com conjunto de pinos na mesma CPU. Como todos os ASRocks, oferece compatibilidade com a AMD Ryzen de 2ª e 3ª geração e com a APU Ryzen de 2ª geração apenas com gráficos Radeon Vega integrados. A placa é certificada para usar todas as CPUs Ryzen 3000, incluindo as poderosas 3900X e 3950X.
Dando suporte à CPU, temos o chipset AMD X570, do qual você já saberá praticamente tudo. E se não, dê uma olhada na nossa comparação do X570 vs X470 vs X370. Possui 20 pistas PCIe compatíveis nativamente com o barramento PCIe 4.0, que dobra a velocidade de subida e descida do PCIe 3.0. Nesta ocasião, a ASRock usou um sistema de refrigeração ativo na forma de um dissipador de calor de alumínio sem aletas e com um ventilador do tipo turbina que não poderemos controlar a partir de software ou BIOS em suas RPM.
Ao lado do soquete AM4, encontramos os 4 slots DIMM. Eles suportam até 128 GB de RAM a uma velocidade de 4666 MHz no OC Dual Channel se instalarmos um Ryzen de terceira geração. É exatamente a mesma capacidade do modelo Phantom Gaming superior e eles também são compatíveis com ECC ou Non ECC. É um grande detalhe da ASRock para fornecer suporte a essas velocidades para esta placa. Se instalarmos um AMD Ryzen de segunda geração, ele suportará 64 GB a 3600 MHz e se conectarmos uma APU de segunda geração, podemos atingir uma velocidade máxima de 3466 MHz e apenas o tipo Não ECC.
Slots de armazenamento e PCI
Na ASRock X570 Steel Legend, encontramos uma contagem de 2 slots M.2, assim como a maioria das configurações que temos em outros fabricantes. É uma maneira de não sobrecarregar o chipset e salvar LANES para outras funções, como portas PCIe ou USB. Nesta configuração, encontramos um slot M.2 trabalhando no modo PCIe 4.0 / 3.0 x4 conectado à CPU. O segundo slot está localizado abaixo e funciona em PCIe 4.0 / 3.-0 x4 ou SATA 6 Gbps e está conectado ao chipset. Ambos suportam os tamanhos 2230, 2242, 260 e 2280, com os 22110 extras no segundo.
Não temos um barramento compartilhado com os slots PCIe, que são 2 no tamanho x16 e 3 no tamanho x1. O primeiro de tudo se destaca por ser reforçado com chapas de aço e está diretamente conectado à CPU. Suas 16 pistas 4.0 serão ativadas para Ryzen de segunda e terceira geração sem gráficos integrados, enquanto que para as APUs de segunda geração serão utilizadas apenas 8 pistas. Isso, juntamente com o outro slot de configuração completo, suporta o AMD CrossFireX bidirecional.
E falando no restante dos slots, temos 3 x1 e 1 x16 conectados diretamente ao chipset, e eles podem funcionar da seguinte maneira:
- O slot PCIe x16 funcionará no modo 4.0 ou 3.0 e x4, portanto, apenas 4 pistas estarão disponíveis nele, como sempre em todas as placas. Todos os três slots PCIe x1 serão capazes de 3.0 ou 4.0. Não está detalhado nas especificações ou no manual como suas faixas PCIe são distribuídas, mas, a julgar pela conectividade externa que temos, as outras três faixas serão separadas.
Conectividade de rede e placa de som
Também não temos novidades aqui, já que esta placa ASRock X570 Steel Legend usa exatamente a mesma configuração que a extreme4. No que diz respeito ao som, temos o chip de maior desempenho disponível, o Realtek ALC1220, juntamente com um amplificador NE5532 específico para o painel da porta frontal e que suporta fones de ouvido com impedância de até 600Ω.
E quando se trata de conectividade de rede, só temos um chip Intel I211-AT que nos fornece uma largura de banda de 10/100/1000 Mbps através do seu RJ-45. A ASRock pensou em nós usuários e nos forneceu um terceiro slot M.2 2230 que nos permite conectar um cartão Wi-Fi CNVi 5 ou 6 para fornecer essa placa de conectividade Wi-Fi, se assim o desejarmos. Este cartão vale cerca de 35 euros, por isso não é ruim.
Portas de E / S e conexões internas
Nesta ASRock X570 Steel Legend, não temos nenhum tipo de botão para interagir com o BIOS no painel traseiro ou para ativá-lo por dentro. Teria sido um bom detalhe diferencial comparado ao Extreme4, mas mesmo sendo iguais. Também não encontramos um sistema LED de depuração para monitorar os avisos do BIOS usando códigos numéricos.
Começando com seu painel traseiro de E / S, temos:
- 1x combinação de teclado e mouse PS / 2 1x HDMI 2.01x DisplayPort 1.26x USB 3.1 Gen1 (azul) 1x USB 3.1 Gen2 (turquesa) 1x USB 3.1 Gen2 tipo C1x RJ-45S / PDIF para áudio digital 5x Jack de 3, 5 mm para audioDos Slots habilitados para antena Wi-Fi
Mais uma vez, repetimos a configuração, embora, neste caso, um segundo conector de vídeo tenha sido adicionado na forma de DisplayPort, o que é muito apreciado por monitores 4K que não suportam o desempenho máximo de seus HDMI. A porta HDMI 2.0 e o DisplayPort 1.2 suportam resoluções de até 4K (4096 x 2160 a 60 FPS) e HDCP 2.2 com HDR.
E as principais portas internas somam o seguinte:
- Conector AIC Thunderbolt2x USB 2.0 (com até 4 portas) 2x USB 3.1 Gen1 (com até 2 portas) 1x USB interno tipo C 3.1 Gen1 Conectores de áudio frontais 7x conectores para ventiladores / bombas de água 1x conector para conectores M.22x para iluminação (1 para RGB e 1 para conector A-RGB) TPM
Não é surpresa que não tenhamos visto nos outros ASRocks. Lembre-se de que o conector Thunderbolt será compatível apenas com a placa própria ASRock Thunderbolt AIC, que deve ser instalada em um slot x16 que possua pelo menos quatro faixas PCI ativas.
Software de gestão
Entre os programas que precisamos para tirar o máximo proveito desta placa ASRock X570 Steel Legend, estão o ASRock A-Tuning Utility e o Polychrome RGB.
Com o primeiro, teremos disponíveis algumas de nossas próprias opções que podemos tocar no BIOS. Por exemplo, voltagens da CPU ou RAM e sua frequência, embora isso não seja muito bom, desde que a plataforma não suporte overclocking ou aumento da frequência além do que a CPU suporta em estoque. Sim, podemos modificar o perfil dos ventiladores conectados, exceto o chipset, e ver o status dos principais componentes da placa e as temperaturas.
Com o segundo programa, podemos modificar animações da iluminação instalada na placa-mãe e seus dois cabeçalhos RGB e o que você conectou a eles. A partir do BIOS, também teremos algumas opções básicas a esse respeito. E se quisermos salvar o download desses aplicativos e drivers um por um, temos um aplicativo que faz isso por nós.
Banco de ensaio
Nossa bancada de testes com a ASRock X570 Steel Legend consiste nos seguintes componentes:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
AMD Ryzen 5 3600X |
Placa de base: |
Legenda do aço ASRock X570 |
Memória: |
Memória: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600MHz |
Dissipador de calor |
Estoque |
Disco rígido |
ADATA SU750 |
Placa gráfica |
Asus ROG Strix GTX 1660 Ti |
Fonte de energia |
Be Quiet Dark Pro 11 1000W |
BIOS
Este BIOS que estamos vendo, já foi montado nas outras placas-mãe do fabricante para outras plataformas, como a Z390. Na verdade , é muito semelhante a isso, exceto pelas opções de overclock, que ainda são bastante estratificadas. Como você já deve saber, o AMD Ryzen 3000 ainda não suporta overclocking manual; na verdade, eles ainda não atingiram suas frequências máximas. Por exemplo, o Ryzen 5 3600X que instalamos nesta placa atinge apenas 4, 1 GHz em vez dos 4, 4 GHz que ele suporta.
O BIOS é extremamente intuitivo e permite armazenar perfis XPM de memórias RAM, caso não seja possível detectar as memórias e seu perfil JEDEC. No nosso caso, ele foi detectado perfeitamente e precisamos apenas ir em " Carregar configuração XMP " para selecioná-lo e deixá-lo carregado. Ou também podemos criá-lo manualmente com a frequência que criamos apropriada e a tensão que estimamos.
As configurações de tensão são tão boas quanto o restante das placas nesta plataforma ASRock. O fabricante fez um bom trabalho de ajuste para esses Ryzen, com um BIOS muito estável e que detecta perfeitamente todo o hardware de última geração.
Temperaturas
Como em outros casos, não conseguimos carregar o processador Ryzen 3600X a uma velocidade mais rápida do que o que ele oferece em estoque, é algo que já discutimos na revisão dos processadores e no restante das placas. Decidimos fazer um teste de 12 horas com o Prime95 para testar as 10 fases de alimentação desta placa com a CPU de 6 núcleos e seu dissipador de calor padrão.
Fizemos capturas térmicas com o nosso Flir One PRO para medir a temperatura do VRM externamente. Na tabela a seguir, você terá os resultados que foram medidos no sistema sobre o chipset e o VRM durante o processo de estresse.
Estoque relaxado | Estoque completo | |
VRM | 33ºC | 43ºC |
Mínimo observado | Máximo observado | |
Chipset | 58 ° C | 63 ° C |
As temperaturas do VRM são magníficas, pelo menos neste caso de ter uma CPU de 6 núcleos e sem overclock. Quanto ao chipset, porque neste caso os consideramos relativamente altos, com mais de 60 graus, a uma temperatura ambiente de 24 ° C.
Palavras finais e conclusão sobre a ASRock X570 Steel Legend
Até agora, nossa análise da placa ASRock X570 Steel Legend, que é praticamente igual à Extreme4, mas com a decoração alterada em cores. E é que temos dissipadores de calor de alumínio quase idênticos para VRM, M.2 e chipset.
Seu VRM foi equipado com uma CPU que podemos considerar de gama média na plataforma, embora tenhamos garantido suporte e energia para o Ryzen 9 com uma capacidade máxima de 230A em suas 10 fases. Gostaríamos que fossem fases diretas em vez de usar duplicadores, mas não é novidade na marca, que continua apostando nessa forma de alimentação.
Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado
Temos dois slots M.2 PCIe 4.0 e dois slots PCIe 4.0 x16, embora saibamos que um deles funciona em x4. Podemos até tirar proveito disso para instalar uma placa de expansão ASRock Thunderbolt. Valorizamos o fato de não ter faixas compartilhadas, embora isso seja pago com apenas duas portas USB 3.1 Gen2, uma A e uma C, o que realmente não é muito. Pelo menos, é fornecido com 6 portas 3.1 Gen1, uma contagem bastante grande.
Quanto ao BIOS, não temos notícias tangíveis, sendo muito estáveis e detectando perfeitamente todo o hardware que instalamos. As tensões fornecidas são muito boas e sua interface é simples e intuitiva.
O ASRock X570 Steel Legend estará disponível no mercado por um preço de 275 euros hoje. Concorre diretamente com a família Asus TUF, a gama Carbon Pro da MSI e a gama Gigabyte AORUS Pro. Eles são rivais difíceis, e alguns com melhor VRM, mas aqui podemos considerar uma vantagem de ter um slot M.2 para instalar o Wi-Fi 6.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ BIOS FÁCIL DE MANUSEAR E ESTÁVEL |
- É praticamente uma cópia do EXTREME4 com outras cores |
+ BOAS TEMPERATURAS DE VRM | - VRM ALGO CURTO SOBRE SEUS RIVALS |
+ TEM UM SLOT WI-FI DISPONÍVEL |
|
+ GRANDE CONECTIVIDADE DE USB E PCIE |
|
+ PROJETO E PREÇO |
A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:
Legenda do aço ASRock X570
COMPONENTES - 87%
REFRIGERAÇÃO - 84%
BIOS - 86%
EXTRAS - 83%
PREÇO - 86%
85%
Asrock apresenta sua nova placa-mãe lenda em aço z390
Com base no enorme sucesso da série de placas-mãe ASRock Steel Legend, a ASRock está expandindo seu catálogo com a Z390 Steel Legend.
Revisão da lenda do aço Asrock z390 em espanhol (análise completa)
Revisão da placa-mãe ASRock Z390 Steel Legend. Características técnicas, design, fases de fornecimento, overclock e preço.
Análise do jogo Asrock x570 phantom gaming x em espanhol (análise completa)
Análise da placa-mãe com o chipset X570 ASRock X570 Phantom Gaming X. Características técnicas, design, fases de energia e overclock.