Avaliações

Revisão da lenda do aço Asrock z390 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O ASRock Z390 Steel Legend é uma das novas criações da ASRock para o chipset Z390 e compatibilidade com os processadores Intel de 8ª e 9ª geração. Ele suporta até 128 GB de RAM a 4266 MHz e oferece conectividade ultra M.2 dupla com dissipadores de calor de alumínio. Além da abundante iluminação RGB policromada, slots PCie reforçados e um design impressionante no mais puro estilo militar.

Vamos ver tudo o que esta placa Z390 nos oferece com a nossa 9900K, então vamos começar imediatamente.

Mas primeiro, devemos agradecer à ASRock pela designação deste quadro para poder fazer nossa análise aprofundada.

Características técnicas da ASRock Z390 Steel Legend

Desembalagem

Já tínhamos duas versões Steel Legend da ASRock para o chipset B450 nos tamanhos ATX e Micro-ATX. E a verdade é que também pedimos uma evolução para este Z390 e aqui temos, possivelmente uma das placas mais ornamentadas com design da ASRock.

E, como sempre, teremos que começar com o Unboxing desta ASRock Z390 Steel Legend. Um prato que nos é apresentado em uma embalagem dupla, primeiro uma caixa de papelão flexível que serve de decoração, onde vemos marca e modelo, juntamente com uma estampa de vinil colorida muito bonita e marcante com essa decoração em camuflagem urbana.

Na parte traseira, temos informações junto com as fotografias desta placa-mãe, especificamente sua iluminação, dissipadores de calor para o M.2, portas e outros elementos técnicos, como VRM e soquete.

Em seguida, extraímos a primeira caixa para encontrar a principal, feita de papelão grosso e completamente preto com uma abertura do tipo caixa. No interior, temos a placa embrulhada em um saco plástico antiestático e em um molde de espuma de polietileno fixado com clipes.

E logo abaixo, temos o restante dos acessórios e elementos do pacote, que consistem em:

  • Placa- mãe ASRock Z390 Steel Legend Placa do painel traseiro Dois cabos de dados SATA Três parafusos para unidades de CD-ROM M.2 com drivers e software manual de instruções

Bom, mais ou menos o habitual, certo? Nesse caso , o cabo Crossfire ou qualquer conector RGB não está incluído. Sem mais delongas, vejamos o design e as especificações da placa.

Projeto e especificações

Sem dúvida, uma das seções mais impressionantes desta placa é a estética, não é que ela tenha muitas inovações técnicas em comparação com outras Z390 da faixa média-alta, mas a estética merece um lugar entre as melhores. E não apenas para cores, mas também para as duas áreas cortadas no painel da porta SATA e na área superior que melhoram a ergonomia da placa.

Toda a face visível do PCB é impressa nas cores cinza e branco, formando uma estrutura de camuflagem urbana que cobre toda a área. Por sua vez, foi decidido incorporar um dissipador de calor duplo de alumínio para o M.2 e o chipset, juntamente com um grande para o VRM principal que cobre toda a área do painel da porta.

Aproveitamos a área traseira para ver que essa área também possui um acabamento cinza que protege os trilhos de eletricidade e melhora a aparência das diferentes soldas nas ranhuras maiores.

A ASRock usou um tecido de vidro de alta densidade para a estrutura interna da placa de circuito impresso, que permite separar melhor as diferentes camadas de circuitos para evitar curtos e interferências no canal de dados. Para fins de peso e toque, a verdade é que é uma placa muito rígida e leve devido a esses materiais.

Bem, se olharmos para a área em que a tela "Steel Legend" está posicionada, vemos uma série de elementos online. Isso nada mais é do que a iluminação RGB que se estende praticamente até o fundo.

Na área superior, já previmos que também haja iluminação RGB, que, como a traseira, é compatível com a tecnologia ASRock Polychrome RGB na área de chipset. Além do que foi visto, é uma placa com medidas padrão de 305 mm de altura por 244 mm de largura, ou seja, um formato ATX completamente normal. A única curiosidade é que, devido ao corte na parte superior, esse parafuso não será possível colocá-lo e o canto permanecerá relativamente desprotegido.

Aproveitamos essas imagens para falar mais sobre o VRM e a potência necessária da ASRock Z390 Steel Legend. E, começando com o VRM, foram instaladas 8 fases de energia que são compostas pela Super Alloy ASRock CHOKES Premium 60A, que nos permitirá obter um Vcore mais estável, caso aumentemos a potência das CPUs tão poderosas quanto as nossas. Intel Core i9-9900K. E outro elemento importante do VRM são os capacitores, que neste caso são o Nichicon 12K que garantem uma vida útil de 12.000 horas de vida útil.

E esse bom VRM será alimentado graças ao conector ATX tradicional de 24 pinos, junto com outro EPS de 8 pinos exclusivo para o processador, como já sabemos. Além disso, vemos espalhadas por toda a área dos slots DIMM algumas fases de energia extras dedicadas exclusivamente à RAM, algo interessante e que demonstra sua boa qualidade.

Outro elemento crítico e sempre importante é o soquete e os slots DIMM. Como esta placa é de nova geração, seu soquete LGA 1151 nos oferece compatibilidade com os processadores Intel de 8ª e 9ª geração, tanto a família Core como os novos Celeron e Pentium G que estão sendo lançados. Embora certamente ninguém em sã consciência colocaria um desses com o chipset mais poderoso da série, o Intel Z390 Express com suas 24 LANES PCI e capacidade de até 14 assentos USB.

Já sabemos que a ponte norte é incluída pelas CPUs Intel; portanto, um total de quatro slots DDR4 DIMM foram organizados sem reforço de aço, mas que suportam um total de 128 GB de memória RAM em 4266 MHz. Obviamente, em uma configuração de canal duplo e com a ativação de perfis XMP para o overclock de fábrica dos módulos.

Enquanto isso, o dissipador de calor pode ser capaz de examinar mais de perto os slots PCI-Express oferecidos pela ASRock Z390 Steel Legend. E, neste caso, temos dois slots PCI-Express 3.0 x16, sendo um deles o principal, reforçado por placas de aço. Devemos saber que apenas o principal possui 16 pistas para a instalação de placas gráficas, enquanto o outro funcionará em x4. Suporta configurações bidirecionais AMD CrossFire x16 / x4.

Além disso, três outros slots PCIe x1 (pequenos) estão incluídos para a instalação de hubs USB ou placas de expansão regulares. Obviamente, nenhum deles tem reforço de aço.

Antes de analisar a capacidade de armazenamento, será necessário remover os diferentes dissipadores de calor da placa ASRock Z390 Steel Legend. E a verdade é que a ASRock fez um ótimo trabalho aqui, colocando dissipadores de calor integrais no chipset e nos dois principais slots M.2.

Para removê-los, o que teremos que fazer é desaparafusar quatro parafusos na área do chipset e dois no M.2 considerados principais ou maiores. Todos eles têm uma almofada térmica integrada e previamente protegida com um plástico, que teremos que remover ao instalar a unidade M.2.

E é assim que obteremos uma capacidade total para conectar duas unidades M.2 nesta placa. Que pode estar na interface mais rápida, o PCIe x4 sob o protocolo NVMe, oferecendo uma velocidade máxima de 4000 MB / s em suas quatro LANES e também na configuração SATA III a 600 MB / s. O primeiro slot (M2_1) oferece capacidade para 2230/2242/2260/2280/22110 unidades, enquanto o segundo (M2_2) será 2230/2242/2260/2280, ambos compatíveis com o Intel Optane e o ASRock U.2 Kit..

Também não esquecemos as 6 portas SATA III de 6 Gbps compatíveis com Intel Rapid Storage, NCQ, AHCI e Hot Plug. Sempre devemos conhecer as limitações que cada fabricante impõe ao armazenamento SATA e, nesse caso, existem várias:

  • Se M2_1 estiver ocupado por uma SATA, o conector SATA 1 (normal) será desativado. Se M2_2 estiver ocupado por uma unidade SATA, o conector SATA 5 será desativado. E se M2_2 estiver ocupado por uma unidade PCIe, a porta SATA 0 será desativada.

Deixamos aqui o diagrama dos elementos e sua numeração. Obviamente, tudo isso é explicado no manual.

E ainda não falamos sobre a placa de som ou a conectividade de rede que a ASRock Z390 Steel Legend nos oferece, embora a verdade seja que não há nada fora do comum nessa faixa.

Começamos com a rede, dizendo que na fábrica ele oferece um chip Intel I219 Giga PHY de 10/100/1000 Mb / s. Também podemos colocar a conectividade Wi-Fi graças ao slot M.2 M-Key compatível com placas Intel CNVi AC, por exemplo, o 1550i. Obviamente, teríamos que comprá-lo separadamente.

Em relação à placa de som, temos um chip Realtek ALC 1200 Audio Codec com boas características. Oferece som 7.1 com conector S / PDIF e também inclui um SNR DAC dedicado de 110 dB com duas capas individuais para os canais esquerdo e direito, e filtro pop Nichicon Fine.

Com a placa traseira colocada no painel da porta, vamos ver que estamos enfrentando conectividade externa no ASRock Z390 Steel Legend:

  • 2x USB 2.02x USB 3.1 Gen1 1x USB 3.1 Gen2 tipo A 1x USB 3.1 Gen2 tipo C 1x mouse / teclado PS / 21x HDMI1x HDMI1x DisplayPort 1.21x conectores de áudio RJ-455x e micro1x S / PDIF óptico Fi

A verdade é que é uma conectividade muito completa, temos até lacunas caso desejemos instalar a placa Intel CNVi mencionada acima com as duas antenas correspondentes. Também é verdade que não há muitos USB, o número típico de uma placa de gama média e esse não deve ser o caso.

Mas também vale a pena listar os conectores que temos disponíveis internamente na placa, pois eles nos ajudarão a aumentar o número de periféricos, iluminação e ventilação do chassi.

  • Conector TPM1x cabeçalho LED endereçável2x cabeçalhos RGB5x conectores para ventilação / bombaConector de áudio no painel frontalConector para AIC Thunderbolt2x cabeçalhos para USB 2.02x cabeçalhos para USB 3.1 Gen1

Banco de ensaio

Usaremos uma segunda configuração de banco de testes na qual o seguinte hardware foi escolhido:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

ASRock Z390 Steel Legend

Memória:

16 GB G.Skill Sniper X

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

Adata SU750

Placa gráfica

Asus ROG Strix GTX 1660 Ti

Fonte de energia

Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W

BIOS

O BIOS da ASRock Z390 Steel Legend é apresentado a nós com uma aparência consistente com o design externo da placa-mãe, embora respeite praticamente a mesma estrutura das placas de identificação de marca mais recentes. Uma interface extremamente simples, baseada em menus suspensos e idiomas diferentes, embora, como sempre, a melhor tradução seja a do inglês.

Obviamente, ele suporta atualização de firmware via ASRock EZ e apresenta opções como perfil de overclock e configuração amigável. Além de uma seção de favoritos e outra especialmente dedicada à iluminação RGB ASRock Polychrome. A verdade é que os fabricantes estão cada vez mais tornando o BIOS mais completo e detalhado e, acima de tudo, muito fácil de usar em termos de configuração avançada e capacidade de overclock.

Software de gestão

A ASRock também possui um software de gerenciamento para alguns elementos de suas placas - mãe chamado A-Tuning. Este software será obtido diretamente no painel de downloads na página em que o quadro é apresentado.

Basicamente, encontramos cinco seções diferentes, entre as mais importantes estão o gerenciamento completo de overclock, embora nesse caso a atribuição do tipo de perfil LLC esteja ausente, muito importante para a estabilidade. Também destacamos o painel de monitoramento de hardware realmente completo , mostrando informações em tempo real e a configuração dos perfis de ventilação.

E ainda temos um pouco mais, por exemplo, do pequeno software Reiniciar no UEFI, para acessar diretamente o BIOS após a reinicialização do PC. ASRock Polychrome Sync, para gerenciamento de iluminação do Windows, e ASRock APP Shop, que é basicamente um software que nos permite atualizar os diferentes drivers da placa e instalar aplicativos patrocinados pela marca.

Overclock, consumo e temperaturas

E a verdade é que, nesse sentido, esperávamos um pouco mais desta placa, especialmente em overclock devido ao seu poderoso VRM. Com esta CPU i9-9900K de 8 núcleos e 16 fios, conseguimos atingir uma frequência estável de 4, 9 GHz 24/7 com uma tensão de 1, 35 V.

Em frequências mais altas, como 5 GHz e nas circunstâncias que surgiram, não conseguimos obter essa estabilidade, pois, devido às temperaturas do VRM, o desempenho foi reduzido automaticamente.

As temperaturas obtidas foram médias durante 12 horas de estresse com o software Prime95 com a CPU padrão, em overclock em 4, 9 GHz e relaxado. Da mesma forma, obtivemos medições de potência nas mesmas circunstâncias e adicionamos Furmark à placa de vídeo GTX 1660 Ti.

Temperatura Estoque descontraído Estoque completo Overclock de 4, 9 GHz a 1, 35 V
ASRock Z390 Steel Legend + Core i9-9900K 28 o C 63 o C 70 o C
VRM 32 o C 97, 1 o C 107 o C
Potência consumida Estoque descontraído Estoque completo Overclock de 4, 9 GHz a 1, 35 V
ASRock Z390 Steel Legend + Core i9-9900K + GTX 1660 Ti 38 W 276 W 301 W

Além disso, comparamos durante o processo de overclocking com o Cinebench R15 para ver até onde essa CPU foi capaz de ir.

Palavras finais e conclusão sobre a ASRock Z390 Steel Legend

Sem dúvida, a ASRock Z390 Steel Legend pode ser uma das placas de gama média mais alta esteticamente impressionantes com a Z390. Ideal para usuários que desejam montar um PC para jogos com um orçamento decente e uma boa CPU base, pois esta placa permitirá muitos anos de desempenho sem se cansar de vê-lo.

Entre seus pontos fortes, temos um bom sistema de dissipador de calor para unidades M.2 e chipset, suporte para os principais processadores de 8ª e 9ª geração, mesmo com overclocking e uma boa base de gerenciamento com excelente software e BIOS. Também temos suporte para cartões Wi-Fi Thunderbolt, U.2 e CNVi.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

A verdade é que, nos testes de desempenho , conseguimos manter o 9900K estável em 4, 9 GHz, o que não é pouca coisa, obtendo dele um ótimo desempenho em processamento puro, um símbolo de que o VRM é estável mesmo sob estresse. Embora não gostássemos muito das temperaturas das fases de alimentação, recomendamos que você as compare com outras opções no mercado.

Esta placa-mãe será lançada oficialmente na Computex 2019 a um preço de __ euros, que está se tornando uma das opções mais robustas da ASRock nessa faixa com o Z390 e excelentes recursos, com permissão do poderoso ASRock Phanton Gaming 7, que também nós analisamos alguns dias atrás. Está emergindo como uma das suas opções de compra? Deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre o que você viu nesta revisão do prato.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN DE JOGOS

- NÃO SUPORTE SOBRECLOCK MODERADO (PELO MENOS COM ESTE CPU)
+ ILUMINAÇÃO RGB E BOM M.2 REFRIGERAÇÃO E CHIPSET - BOM PAINEL TRASEIRO, MAS DUAS MAIS USB SERIA REDONDO

GERENCIAMENTO COMPLETO DE BIOS E SOFTWARE

- VRM aquece bastante durante overclocking

+ DESEMPENHO COM CPU DE ALTA END

+ SUPORTE À EXPANSÃO DE HARDWARE INTERNO

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de prata:

ASRock Z390 Steel Legend

COMPONENTES - 77%

REFRIGERAÇÃO - 70%

BIOS - 82%

EXTRAS - 81%

PREÇO - 80%

78%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button