Avaliações

Revisão do Aorus nvme gen4 ssd em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O SSD AORUS NVMe Gen4 é apresentado a nós como um dos primeiros SSDs M.2 PCIe 4.0 do mercado. O enorme impacto que esta nova geração de processadores Ryzen 3000 está causando, juntamente com o novo barramento PCI, está tornando fabricantes como o AORUS, apostando muito em unidades de armazenamento com desempenho de até 5000 MB / se tamanho de 1 e 2 TB. E espere para ver seu sensacional dissipador de calor, feito inteiramente de cobre, que o mantém abaixo de 40 ° C.

Estamos ansiosos para testar este novo SSD PCIe 4.0 e ver do que ele é capaz. Mas primeiro, temos que agradecer à AORUS por confiar em nós por nos fornecerem seus produtos tão rapidamente.

Recursos técnicos do SSD AORUS NVMe Gen4

Desembalagem

Os caras da AORUS sabem como fazer as coisas bem, mas também rapidamente, e na Computex 2019 eles nos deram uma prévia desses novos SSDs PCIe 4.0 que estão agora no mercado. E falando em como eles nos alcançam, vamos fazer esse pequeno Unboxing.

O SSD AORUS NVMe Gen4 vem em uma caixa de papelão preta sólida e espessa que parece ótima e elegantemente pintada de preto e possui uma abertura deslizante no estilo de smartphone. No exterior, e como proteção, temos um revestimento de papelão flexível, onde são mostradas outras informações sobre o produto, bem como o modelo com o qual estamos lidando. No nosso caso, é a unidade de 1 TB ou 1000 GB.

Como podemos ver, ao descobrir, encontramos um molde de espuma de polietileno preto de alta densidade que mantém o produto imóvel no centro do pacote. Além do SSD, encontramos apenas um pequeno manual de instalação que certamente possui informações importantes sobre a configuração do produto. Então vamos ver do que se trata.

Design e desempenho

O AMD Ryzen 3000 e suas novas placas já são uma realidade, e acompanhado por eles, um poderoso chipset compatível com o novo barramento PCIe 4.0 e com as CPUs. Em seguida, surge o cenário perfeito para trazer à luz as novas unidades SSD que excedem em todos os aspectos as que tínhamos atualmente. E a verdade é que é uma das principais aplicações do novo barramento, portanto todos os usuários devem aproveitar sua capacidade.

O AORUS NVMe Gen4 SSD é uma unidade que vem em duas versões, a nossa em análise, com 1 TB de capacidade e outra superior a pelo menos 2 TB, ou seja, o mesmo, 2000 GB de espaço de armazenamento. Apesar dessa grande capacidade, seu formato é 2280, com medições de 80, 5 mm de comprimento, 23, 5 de largura e 11, 4 de altura. A razão para essas medições um pouco maiores que o normal é o fato de ter um grande dissipador de calor embutido.

Estamos falando de um bloco dividido em duas partes construídas inteiramente de cobre, e devemos dizer que pesa muito. Na face superior, temos uma contagem de 27 aletas não muito altas, mas o suficiente para aumentar a superfície de troca de calor. Devemos saber que quanto mais velocidade, maior o aquecimento que ocorre, e essas unidades já estão atingindo temperaturas significativas, para exigir dissipadores de calor um pouco mais sofisticados.

O logotipo SSD AORUS NVMe Gen4 que vemos em uma configuração diagonal não possui iluminação LED neste caso, como no AORUS RGB M.2. A maneira de desinstalar este dissipador de calor é removendo os parafusos de 6 estrelas dos lados. No interior, temos um conjunto duplo de almofadas térmicas cheias de silicone coladas nos dois lados para remover o calor dos chips de memória e do controlador.

Teremos que fazer essa manobra se quisermos instalar a unidade em uma placa-mãe que tenha seus próprios dissipadores de calor integrados, e eles não poderão ser removidos, é claro. Mas devemos dizer que a eficácia do que foi pré-instalado é muito boa. Contanto que mantenha a unidade abaixo de 40 ° C na maior parte do tempo de atividade.

E aproveitando o fato de termos desmontado o SSD AORUS NVMe Gen4, falaremos sobre suas características técnicas. E como poderia ser de outra forma, temos memórias baseadas na tecnologia NAND 3D TLC (nível triplo para cada célula). Estas são especificamente uma nova especificação do fabricante Toshiba, o BiCS4, que possui 96 camadas e capacidades de até 1 TB por chip, quase nada. Especificamente, a configuração encontrada é de quatro chips, cada um com 256 GB para perfazer um total de 1000 MG, enquanto o outro modelo usa 4 chips de 512 GB.

O controlador que foi montado também é uma nova geração Phison PS5016-A16, fabricada a 28 nm. Este chip é destinado ao uso em configurações TLC e QLC, oferecendo 8 canais NAND com 32 chips habilitados, atingindo velocidades de até 800 MT / se admitindo capacidades de até 2 TB, como seria o caso do modelo superior que temos. O controlador suporta criptografia AES-256, TCG OPAL 2.0 e Pyrite, além dos modos de gerenciamento TRIM e SMART em cima de um mecanismo de processamento ECC para otimizar o desempenho do controlador no novo PHY no barramento PCIe 4.0.

Ampliando ainda mais essas especificações, um firmware EGFM10E3 otimizado é instalado no controlador para alcançar as transferências tratadas no PCIe 4.0. Neste modelo, falamos sobre 5000 MB / s (750K IOPS) em leitura seqüencial e 4400 MB / s (700K IOPS) em escrita seqüencial teoricamente. Observe que estamos praticamente dobrando o desempenho em IOPS para o modelo AORUS da geração anterior (360K e 440K).

E como isso afeta o consumo do SSD AORUS NVMe Gen4 ? Bem, temos um consumo em espera de 0, 188 W, 6, 6 W na leitura e 6, 4 na escrita. Eles são praticamente os mesmos valores da geração anterior; portanto, muito trabalho foi feito na otimização do firmware e do driver.

O último aspecto a ser tratado neste SSD é seu conector, que é simplesmente M.2 no formato M-Key, ou seja, com a careta no lado direito da unidade. O fabricante oferece uma garantia máxima de 5 anos, como de costume neste tipo de hardware ou um equivalente a 800 TB de gravação na unidade. Não se assuste, é estipulado que um usuário normal poderia atingir 15 anos de uso com uma unidade semelhante.

Software SSD da Tol Box

Assim como outros SSDs, este modelo de SSD AORUS NVMe Gen4 também possui um software de gerenciamento, que pode ser baixado gratuitamente no site da AORUS e gratuitamente.

O programa nos permitirá monitorar nossa unidade ao longo do tempo. Ele oferece uma infinidade de registros numéricos em termos de leitura, escrita etc., e também faz um cálculo estimado da saúde do SSD e de sua temperatura operacional em tempo real.

Também temos a possibilidade de realizar manutenção com a seção de otimização, se necessário, e a possibilidade de excluir o conteúdo com segurança, usando a última seção. Acreditamos que é uma boa ferramenta como complemento, pesa pouco e não consome nenhum recurso; portanto, recomendamos que o SSD seja controlado.

No início da análise, comentamos que nas instruções havia informações importantes sobre a configuração do SSD no Windows. Essas informações consistem em ir às propriedades da unidade e ativar nas guias de política a opção "Ativar cache de gravação no dispositivo".

Equipamento de teste e referências

Para poder testar esse SSD AORUS NVMe Gen4 ao máximo de suas possibilidades, usamos a nova plataforma AMD, com uma CPU e uma placa-mãe de nova geração com chipset X570. A bancada de testes é composta pelos seguintes elementos:

  • A AMD Ryzen 3700XX570 AORUS MASTER16 GB G.Skill Trident Royal RGB 3600 MHz O estoque em SSD e CPU AORUS NVMe Gen4 SSD Nvidia RTX 2060 FECorsair AX860i

Vamos ver se esta unidade é capaz de abordar a leitura teórica de 5000 MB / s que ela oferece no barramento PCIe 4.0 no protocolo NVMe 1.3. Os programas de benchmark que usamos são os seguintes:

  • Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna

Todos esses programas estão em sua versão mais recente disponível. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois o tempo de vida é reduzido.

Bem, no primeiro dos programas utilizados, temos velocidades de 4928 MB / s na leitura e 4270 na escrita, o que é muito próximo dos benefícios teóricos que o fabricante promete, e isso é sem dúvida grande. Em programas como AS SSD ou ATTO Disk, esses resultados caem um pouco, embora permaneçam sem problemas acima de 4200 MB / se 3800 MB / s, respectivamente. Estamos falando de 1.500 MB / s a ​​mais que a geração anterior, o que é um salto significativo.

A Anvil's mostra uma taxa de IOPS em blocos de 4K QD16 de 429K, o que não é ruim, e que eles também dobram em número para as unidades testadas no PCIe 3.0 como o AORUS RGB M.2. Mas não apenas no modo seqüencial, mas também nas outras medidas, temos uma notável melhora nos resultados, exceto nos blocos 4KB Q1T1, onde temos praticamente os mesmos resultados que o M.2 anterior.

Temperaturas

Utilizamos a câmera térmica para verificar a temperatura do SSD com e sem carga de trabalho.

Vemos que no estado ocioso temos registros de cerca de 23 a 25 ° C na superfície do dissipador de calor, levando em consideração que a temperatura ambiente é de 21 ° C. Quando sujeito a altas tensões, atingimos 41 ° C na interface de conexão, embora o dissipador de calor permaneça acima de 34 ° C. Sem dúvida, um excelente trabalho que faz esse dissipador de calor e almofadas térmicas.

Palavras finais e conclusão sobre o AORUS NVMe Gen4 SSD

É assim que impressionante a nova geração de SSD de alto desempenho começa com o AORUS NVMe Gen4 SSD, um fabricante que sempre oferece produtos de primeira linha no mercado, bem como sua placa-mãe AORUS MASTER, que se tornou o banco de testando hoje.

Sem dúvida, o que devemos destacar é a velocidade impressionante desse SSD trabalhando através do recém-lançado barramento PCIe 4.0. Leia taxas próximas a 5000 MB / se taxas de gravação acima de 4200 MB / s, não é ruim começar a apertar o barramento. Esperamos ver em breve SSDs próximos a 7, 88 GB / s e praticamente memória RAM. E pouco se fala sobre sua grande capacidade, 1 e 2 TB, para esses modelos de apenas 2280.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Quanto ao hardware que foi usado, não temos objeções, é verdade que o Phison A16 usa um A12 dentro, mas com firmware e elementos completamente otimizados para um trabalho espetacular. Assim como seu excelente dissipador de calor de cobre puro, manter esta unidade abaixo de 40 graus o tempo todo, o que não é tarefa fácil.

Terminamos com a disponibilidade e o preço deste SSD AORUS NVMe Gen4, que estará à venda a partir de praticamente agora. O preço será entre 290 e 300 euros para a unidade de 1 TB e 500 a 520 para a unidade de 2 TB. Seu principal rival, por enquanto, será o Corsair MP600, mas sem dúvida são produtos exclusivos capazes de dar uso a esse novo barramento de dados para usuários que desejam sair da plataforma. De nossa parte, é um produto altamente recomendado.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PCIE 4.0 A +5000 MB / S

- SEU PREÇO NÃO SERÁ PRECISAMENTE BAIXO
+ COM CALOR DE COBRE DE ALTA QUALIDADE

+ GRANDE CAPACIDADE 1 E 2 TB NO FORMATO 2280

+ MEMÓRIA NAND 3D DE 96 CAMADAS E CONTROLADOR OTIMIZADO

+ IDEAL PARA O NOVO RYZEN 3000

A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de platina e o produto recomendado:

SSD AORUS NVMe Gen4

COMPONENTES - 91%

DESEMPENHO - 97%

PREÇO - 86%

GARANTIA - 91%

91%

Excelente dissipador de calor e velocidade ainda melhor no PCIe 4.0

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button