O AMD zen 3 e a nvidia volta alimentarão o computador exascale perlmutter
Índice:
Parece que a AMD e a NVIDIA se unirão para alimentar o supercomputador Perlmutter Exascale. Projetado pela CRAY, o supercomputador abriria o caminho para a computação em larga escala, mas o mais interessante desse supercomputador é o fato de que ele usará os produtos de próxima geração da AMD e da NVIDIA sob o capô, usando a nova arquitetura 'Milan' da AMD baseada no Zen 3 e o uso de GPUs NVIDIA Volta.
Perlmutter Exascale une o poder dos processadores AMD EPYC Milan e GPUs NVIDIA Volta-Next
O novo supercomputador foi discutido em uma apresentação pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, que alegou que tanto a AMD quanto a próxima geração de hardware NVIDIA o forneceriam. Durante o evento Supercomputing 2018, a CRAY apresentou seu servidor Shasta Computer Blade, que será usado como plataforma principal dentro do supercomputador. Podemos esperar milhares de nós dentro do novo supercomputador com chips AMD e NVIDIA.
Analisando os detalhes, o computador exibido parece estar totalmente resfriado a água, capaz de abrigar 8 dos processadores EPYC 'Milan' da próxima geração da AMD. O sistema está dividido em duas seções: uma com blocos de água de cobre nas CPUs de Milão e as outras quatro CPUs em uma PCB invertida, também refrigerada a água. Há um total de 64 slots DIMM que também são resfriados a água.
A CPU Milan usada no supercomputador é baseada na nova arquitetura Zen 3, da qual ainda não existe uma versão comercial. O chip é feito com um nó TSMC 7nm +.
A GPU baseada em Volta-Next da NVIDIA fornecerá a maior parte da capacidade de computação no supercomputador. Cada nó conterá 4 GPUs Volta-Next. A nomenclatura Volta-Next significa que a GPU será a sucessora de Volta e oferecerá mais de 7, 0 TFLOPs de computação (a GV100 atualmente oferece 7, 5 TFLOPs), mais de 32 GB de VRAM HBM2 de próxima geração e NVLINK para interconexão rápida entre GPUs.
Essa união curiosa, atualmente rival, alimentará o supercomputador Perlmutter Exascale, que deve chegar em 2020.
Fonte WccftechUm vírus de computador no tsmc afeta a produção de apple, nvidia ou qualcomm
A TSMC, uma importante fundição de semicondutores (fábrica), sofreu ontem um vírus de computador que causará certas conseqüências em sua receita e várias TSMC, uma das mais importantes fundições de semicondutores do mundo, sofreram uma violação de segurança que causou uma interrupção em sua produção.
Amd epyc será o processador do supercomputador perlmutter
O AMD EPYC dará vida ao supercomputador do Centro de Computação Científica da National Research Research Perlmutter, com todos os detalhes.
O primeiro supercomputador exascale usa a arquitetura gráfica intel xe
O Aurora é o primeiro supercomputador exascale e será entregue ao Laboratório Nacional de Argonne em 2021. É alimentado por Intel Xe.