Processadores

Amd ryzen 3000: tudo o que sabemos até agora

Índice:

Anonim

A terceira geração do Ryzen será apresentada em breve (Computex) e representará a primeira oportunidade de materializar o conceito ZEN. Por esse motivo, faremos um resumo de tudo o que sabemos até agora. Pronto? Vamos começar!

No meio do ano, já está aqui.

Poderemos ver o que significa ir dos 14 nm iniciais de 2 anos atrás aos 7 nm de hoje, ou o que é o mesmo: veja se a AMD cumpre suas promessas em relação à diferença absoluta entre a maneira de projetar e fabricar processadores antes do ZEN e seu ZEN .

    • Eles serão capazes de dobrar a densidade reduzindo o nó para 50%? Eles vão manter o preço em relação ao número de núcleos que existia antes em relação aos que serão agora (até o dobro no mesmo espaço - pelo mesmo preço da geração anterior)? Qual preço deve ser pago em relação a ganho de núcleo / nenhum ganho ou perda de frequência máxima?

Índice de conteúdo

Como o ZEN tira proveito do downscaling

Depois que o design e a arquitetura (uso do núcleo ZEN no CCX + Infinity Fabric e modularidade) foram definidos no início do roteiro, sempre que as fábricas puderem reduzir o nó, repetiremos o esquema inicial na nova escala.

Ao reduzir o nó, o novo CCX abrigará mais núcleos ou o número de CCXs dobrará com o número original de núcleos. Para os fins do Infinity Fabric, permite interconectar 'tudo com tudo', com o preço a pagar por ocupar mais espaço, além de exigir o consumo proporcionalmente.

Como sempre, com 7 nm, mais núcleos de zen serão obtidos de cada bolacha. O Infinity Fabric foi projetado para permitir a interconexão de núcleos zen e ccx.

Nada muda. Exatamente o mesmo. Mas cabe mais no mesmo espaço. E foi projetado desde o início, esperando que isso não aconteça nem uma vez, se não toda vez que as fábricas forem capazes.

Isso está "crescendo para dentro". O conceito original do ZEN foi baseado em obter em um processador 1P o que estava atualmente no mercado incorporado em uma solução 2P. Ou em um 2P (2 Nápoles em uma placa-mãe de soquete duplo) o que estava em um 4P até então. A economia em todos os componentes já tinha que ser muito notável.

Podemos dizer que a referência para o ZEN é o processador do servidor. Mas construído de forma flexível e barata que permite que a modularidade a adapte facilmente e sem custos, para se defender em todos os segmentos, diminuindo o número de núcleos / ccx em relação ao máximo teórico de uma unidade perfeita.

No final da apresentação do EPYC 7nm na CES, Lisa Su avançou a configuração do chip em sua versão Consumer: Ryzen.

Aliás, o número de núcleos de zen "válidos" obtidos de cada bolacha é maximizado. Isso nos permite fornecer um preço muito competitivo ou, na sua falta, obter uma margem de lucro muito alta, algo que a AMD não fez nem está em posição de empreender (eles não querem cometer suicídio) na intenção de obter uma participação de mercado significativa em todos eles. os segmentos.

Ser econômico é uma premissa no ZEN. Ele deve manter o preço ou ficar mais barato à medida que o roteiro progride e os marcos estão sendo excedidos.

Antes do ZEN, pensar em processadores com um número alto de núcleos nos fazia pensar em CPUS (barramentos de interconexão) complexos e muito caros.

Da mesma forma, pensar que o número de núcleos cresceu e cresceu como se fosse a coisa mais normal do mundo era ficção científica, se não bobagem.

E isso fez todo o sentido no mundo, com base na construção e operação de processadores pré-Zen, nos quais a frequência máxima é a parte mais importante e também o principal parâmetro para crescer (oferecer mais desempenho) na próxima geração.

Eficiência de energia. Não espere que o zen 2 se presta a overclock extremo de maneira diferente do seu antecessor.

O fato de os processadores ZEN aumentarem o número de núcleos não é e não será nada notável. É a sua base operacional (não a frequência máxima). Tentar proporcionalizar o número de vezes que excede o número de núcleos dos processadores monolíticos e assumir que o resultado deve ser o número de vezes que os excede no desempenho é um erro.

Eles sempre podem ganhar ou perder os dois lados. Tudo depende do software que gerencia os recursos e se prioriza ou pesa o núcleo único ou o núcleo múltiplo.

Notícias específicas

Paralelamente à execução do roteiro, aderindo ao design e às tecnologias originais, a AMD continua experimentando e desenvolvendo novas soluções para aliviar os pontos fracos de sua arquitetura ZEN e / ou melhorar o desempenho, tendo em mente a direção em que eles estão indo (muitos mais). núcleos).

A latência pode ser aprimorada acessando memória não unificada / uniforme, comunicação entre núcleos dentro do ccx e fora deles através do Infinity Fabric.

O chiplet

Quando o número de núcleos começa a ser realmente importante, descobrimos que há uma parte redundante que deve estar presente em todos eles, ela ocupa um espaço valioso e também não permite aproveitar ao máximo o que pode ser obtido de cada bolacha.

As medidas são tomadas ou não será possível duplicar a densidade no mesmo espaço ou ser o mais econômico possível.

Portanto, a AMD opta por fabricar com o TSMC 7ES de 7nm exclusivamente computacional onde os módulos de comunicação não estão presentes e continua a usar os 12nm maduros e otimizados da Global Foundries para fabricar um DIE em que todos os elementos estão presentes que estão 'ausentes' no DIES computacional, reunindo em um DIE de E / S todos os componentes de interconexão de cada núcleo / ccx.

Assim, em cada CPU, o número desejado de matrizes de computação pode ser incluído de forma flexível, além de uma única matriz de E / S. As APUs, conforme relatado até o momento, não serão construídas usando chiplets.

Acredita-se que, dessa maneira, o relógio de sincronização entre todos os núcleos, onde quer que estejam, possa ser unificado, ao contrário do que aconteceu com o design que vimos até agora, no qual, dependendo de quais componentes e qual memória (seja compartilhado ou compartilhado) pode não ser uniforme / unificado.

Compatibilidade com versões anteriores

Os requisitos operacionais das 4 primeiras gerações de ZEN (as 2 primeiras com zen e as 2 com zen 2) devem ser mantidos dentro dos parâmetros estabelecidos desde o início.

A compatibilidade do soquete, o consumo máximo que pode ser exigido ou o número máximo de canais de memória não podem ser excedidos.

Se você não puder usar nenhuma das placas existentes com os processadores de 7 nm, porque elas não são compatíveis com o fabricante (que gostariam de favorecer isso e vender uma nova placa para você), será necessário aprofundar-se para concluir qual componente da placa é o que não é compatível. Ele permite que a CPU funcione, mesmo que seja compatível.

Isso pode acontecer especialmente se em algum modelo eles decidirem não incluir o número suficiente de componentes que permitam controlar a tensão com muita precisão o tempo todo. Exatamente o mesmo com as opções que o fabricante deve ativar no UEFI (em todas as séries, não apenas nas faces).

Os processadores ZEN fazem uso constante de overclock automático usando seu SenseMI; portanto, se as placas não conseguirem gerenciar corretamente esse recurso, a tensão de estoque aparentemente alta e seus respectivos vdroop / vdrool podem se tornar sistemas instáveis, BSOD, etc.

A LLC e o gerenciamento de offset são essenciais nos processadores ZEN.

Em cada geração, a AMD parece ajustar a curva XFR e PBO para subir e descer constantemente ao limite, sempre com intervalos que permitem maior precisão. Se um prato antigo chegar em um momento, quando ele não tiver os recursos para rodar tão bem quanto o próximo processador Zen poderia fazer mais tarde… encontraremos os problemas de 'incompatibilidade' que ouvimos ultimamente. Mas também cai dentro da lógica… tudo é uma questão de perspectiva.

Novos chips?

Na primeira geração do ZEN, tivemos três séries de placas-mãe / chipsets, que você certamente conhecerá, bem como suas especificações e diferenças. A320 / B350 / X370 + B450 / X470

Se as novas CPUs Ryzen 3000 forem incluídas, a única maneira lógica e de preservar a promessa de compatibilidade discutida com as anteriores seria adicionar novos chipsets.

Esse cenário, sim, permitiria atingir certo desempenho ou uso de novas características dos processadores de 7 nm que seriam impossíveis nas placas anteriores, para atender aos requisitos estabelecidos na época, mas não àqueles hipoteticamente necessários 2 anos depois (que não são cartomantes).

Aumentar a velocidade máxima da memória compatível é geralmente a primeira coisa que vem à mente com o que os fabricantes de placas-mãe nos oferecem (quanto isso vai melhorar?) Mas teremos que estar vigilantes para ver se há surpresas com o PCIe LANES, o suporte PCIe 4.0 e outros fatores a serem considerados.

PCIe 4 para uso heterogêneo de núcleos.

Também a princípio especulou-se que haveria um chipset específico para as APUs e suas necessidades específicas, e nunca o vimos… portanto, até que apresentem as novidades dos novos chips, não poderemos saber ou adivinhar se todas as especificações estarão disponíveis no Placas compatíveis ou algumas (as mais poderosas) precisarão ser atualizadas e, durante o processo, acalmarão um pouco os fabricantes desses componentes, que estão acostumados a oferecer a placa de deslocamento para cada iteração da CPU Intel há décadas. Dinheiro para eles e despesas para nós…

Se nos aprofundarmos (o que não faremos aqui) nas possibilidades e requisitos de uso heterogêneo de ZEN e VEGA / NAVI (estar em uma GPU dedicada ou não), possivelmente um novo ou mais chipsets seriam quase obrigatórios para poder gerenciar esse tipo de processamento no qual CPU e GPU se fundem.

AMD Ryzen Series 3000

Pelo que discutimos acima, podemos fazer algumas perguntas sobre onde e para onde (número de núcleos e configuração) a AMD pode cobrir com seu novo Ryzen 3000.

E se com seus três intervalos (Ryzen 3, Ryzen 5 e Ryzen 7) ele conseguirá posicionar todos os SKUs dos processadores de 7 nm ou modificá-los (aumentará). Vamos manter o Ryzen Threadripper um pouco à margem, não esquecido.

Podemos esperar processadores de 4/4 núcleos até 16/32. Ou talvez não… Até sabermos o número de núcleos para o Core Zen 2 e o novo CCX, estamos realmente fazendo castelos no ar.

Sem mencionar isso, temos que considerar a possibilidade de que determinadas configurações do número de núcleos possam continuar a ter continuidade coberta com a tecnologia de 12nm (sacrilégio?), E, ​​portanto, permanecer na geração 2000.

Vamos lembrar que a AMD é uma grande empresa. Tampouco seria muito inteligente migrar porque todo o portfólio a 7 nm seria absolutamente mais caro e ainda amadurece, ficando muito nas mãos de uma única fábrica, algo que o enfraqueceria em comparação à sua posição atual em que tira proveito de seu status de incapacidade.

Modelos AMD Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9 que esperamos

AMD Ryzen 3000

Modelo Núcleos / Linhas Relógio Base / Boost TDP Preço da suposição
Ryzen 3 3300 6/12 3, 2 / 4 GHz 50 W $ 99.99
Ryzen 3 3300X 6/12 3, 5 / 4, 3 GHz 65 W $ 129.99
Ryzen 3 3300G 6/12 3 / 3, 8 GHz 65 W $ 129.99
Ryzen 5 3600 16/8 3, 6 / 4, 4 GHz 65 W $ 179, 99
Ryzen 5 3600X 16/8 4 / 4, 8 GHz 95 W $ 229.99
Ryzen 5 3600G (APU) 16/8 3, 2 / 4 GHz 95 W $ 199, 99
Ryzen 7 3700 24/12 3, 8 / 4, 6 GHz 95 W $ 299, 99
Ryzen 7 3700X 24/12 4.2 / 5 GHz 105 W $ 329, 99
Ryzen 9 3800X 16/32 3.9 / 4.7 GHz 125 W $ 449, 99
Ryzen 9 3850X 16/32 4, 3 / 5, 1 GHz 135 W $ 499, 99

* Origem da tabela

Muito mais que um carrapato

Se o que foi dito no início da idéia de "como a tecnologia Zen é baseada" e as novidades de usar chiplets para construir cpus modulares não forem combinadas, seria muito mais previsível o que a AMD nos ensinará em muito tempo. pouco com Ryzen 3000, mas realisticamente, não é.

Mantê-lo parcialmente oculto até o último momento é o seu trunfo, e é por isso que há muitas coisas que não sabemos neste 'tudo o que sabemos'.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

De qualquer forma, espero que, mesmo sem poder determinar o número final, você possa ter uma idéia geral de onde eles querem nos direcionar. O que você espera desta nova geração AMD Ryzen 3000? Será que vai corresponder às expectativas criadas? Há pouco a saber!

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button