Tutoriais

AMD Ryzen 3000 com dissipador de calor estoque intel vai queimar?

Índice:

Anonim

Ver um processador AMD Ryzen 3000 com dissipador de calor da Intel pode muito bem se tornar um desses "Desafios Virais", que são tão populares nas redes sociais. Mas é claro que devemos gastar uma boa quantia em dinheiro e poderemos acabar mal.

Aproveitamos a peculiar placa - mãe ASRock Phantom Gaming ITX TB3 e a nova AMD Ryzen 5 3600X para montá -la com um impressionante dissipador de calor Intel para ver o que acontece. Você acha que ele vai queimar ou não pode ser instalado diretamente? Se estamos escrevendo isso, será porque o experimento pode ter resultado bem, então vamos ver.

Componentes utilizados: é possível em qualquer placa?

Definitivamente não, não é possível fazê-lo em nenhum lugar, pois como regra geral, um dissipador de calor padrão da Intel só poderá ser instalado em uma placa-mãe na mesma plataforma. Estamos falando de placas com um chipset Intel Z390, B360, Z370, etc. Os dissipadores de calor da gigante azul não mudaram nada desde o surgimento do primeiro Core 2 no soquete LGA 775.

Placa ASRock

Dessa vez, tivemos a oportunidade de montar o processador AMD com o estoque do dissipador de calor Intel, graças à placa ASRock Phantom Gaming ITX TB3. Aqui, deixaremos a análise correspondente. É uma placa de formato ITX topo de gama, pertencente à nova plataforma AMD X570 de nova geração para processadores Ryzen 3000. O pessoal da ASRock não pensou em nada além de implementar o próprio sistema de montagem da Intel em uma placa AMD, a razão? Bem, não sabemos, talvez algum sujeito distraído com criatividade.

Brincadeiras à parte, isso fornece uma vantagem interessante em relação à instalação de dissipadores de calor personalizados que são compatíveis apenas com a Intel. Não se engane, ainda há mais do que a AMD, e geralmente o modo grip é geralmente melhor e mais estável.

CPU Ryzen 3000 e dissipador de calor TDP

Dissipador de calor AMD

Dissipador de calor Intel

E, como fazemos o trabalho, o que é menos que montá-lo com um dos novos Ryzen, especificamente o AMD Ryzen 5 3600X. É uma CPU de processamento de 6 núcleos e 12 threads que funciona a uma frequência base de 3, 8 GHz e cerca de 4, 1 GHz no modo turbo, pelo menos até que os novos drivers do BIOS resolvam certos problemas de desempenho e possam ocorrer no máximo de 4, 4 GHz.

O dissipador de calor usado pelo 3600X é o Wraith Spire, equipado com um bloco de alumínio embutido em uma ventoinha de 85 mm de tamanho consideravelmente maior que a Intel padrão. Digamos que a Intel seja mais parecida com o Wraith Stealth, um pouco menor que o Spire, mas ainda com um ventilador maior que o Intel.

E uma questão importante ao escolher um dissipador de calor é conhecer a potência ou TDP que é capaz de se dissipar na forma de calor. O 3600X é um processador TDP de 95W, enquanto o 3600 tem 65W, e é por isso que seus dissipadores de calor são diferentes. Se agora formos a um produto Intel, por exemplo, o Core i5-9400F, ele possui um TDP de 65W e, consequentemente, traz o dissipador de calor da Intel em estoque, que é precisamente o que fizemos no teste.

O que queremos dizer é que, a priori, estamos recebendo um dissipador de calor com menos dissipador de calor do que o 3600X precisa; portanto, de certa forma, pode ser perigoso. Mas é claro que a Intel não possui mais sumidouros de ações e queremos levá-lo ao limite, sem arriscar o AMD Ryzen 3700 ou 3900X.

Uma montagem com algum perigo

Já temos os três principais ingredientes, placa, CPU e dissipador de calor, então vamos montar o processador AMD com o dissipador de calor da Intel.

Como você sabe, os processadores Intel são dissipadores de calor fornecidos com uma estrutura de plástico com quatro parafusos que devemos apertar contra a placa e depois dar meia volta para que fiquem fixos com um sistema, pelo menos, não confiável e que às vezes escapou um tempo.

Aqui, é importante ter em mente uma coisa: o processador AMD possui um IHS maior que o da Intel e também é um pouco maior em comparação com o nível da placa do que a Intel. Conseqüentemente, tivemos que colocar o dissipador de calor fazendo um pouco mais de pressão do que o normal. Pelo menos, por ser uma armação de plástico, desistiu um pouco e pôde ser consertada com êxito sem danificar o processador. Até certo ponto, isso pode ser perigoso para a integridade da CPU, o truque é apertar os parafusos que tornam a diagonal com o dissipador de calor pressionada com força em direção à placa.

Esse problema não aparecerá nos dissipadores de calor personalizados, pois eles vêm com uma montagem mais genérica e têm uma capacidade de manobra muito melhor em diferentes alturas.

O segundo problema está no IHS da Ryzen, que não é apenas grande, mas muito maior que o da Intel; portanto, parte dele será deixada de fora do bloco de contatos. Além disso, esses novos Ryzen têm três DIE dentro, para que eles se espalhem mais sobre o substrato. Em qualquer caso, a condutividade do cobre IHS deve aliviar os possíveis problemas na transferência de calor.

Com tudo pronto, vamos ver como os testes de temperatura foram desenvolvidos.

Bancada de teste e temperaturas (final feliz)

Como costumamos fazer nas Revisões, optamos por sujeitar esta CPU a um processo de estresse contínuo de cerca de 12 horas, usando o software Primer95 no modo "Grande", naturalmente atualizado para sua versão mais recente. Por que dizemos isso? Bem, porque a versão anterior funciona mal com o novo Ryzen e eleva sua temperatura ao máximo sem motivo aparente.

Dito isto, mantivemos a temperatura ambiente em 24 ° C durante os testes, a fim de comparar essas medições com as obtidas durante a revisão desta CPU.

Corremos algum risco em deixar esta CPU sob estresse por tantas horas, mas sabemos que a AMD, como todas as CPUs, possui sistemas de proteção que limitarão a frequência e a tensão quando a temperatura exceder 95 ° C, sendo sua TjMAX de 100 ° C.

As temperaturas deste AMD Ryzen 3000 com dissipador de calor da Intel em repouso permaneceram em média em torno de 63 ° C, enquanto as temperaturas registradas com seu dissipador de calor foram de 49 ° C, 14 graus abaixo, o que é bastante.

Enquanto o processo de estresse registrou uma temperatura média de 90 ° C, sendo 20 graus superior à registrada na Revisão. De fato, os picos máximos foram de 98 ° C, o que é praticamente o TjMax da AMD.

E não é tudo, porque se dermos uma olhada na captura do HWiNFO, veremos que a tensão média fornecida à CPU é de 1.200V, bem abaixo do normal para esta placa, localizada a aproximadamente 1.400V. Isso significa que a frequência esteve quase todo o tempo abaixo do máximo, entre 3, 8 GHz e 4, 0 GHz, ou seja, praticamente a sua velocidade de estoque.

Temperatura de estoque

Temperatura em estresse

As imagens acima correspondem à situação térmica sem carga e à situação após 12 horas de estresse. As diferenças não são muito grandes, pois, por exemplo, o VRM da placa nunca teve problemas por ter uma capacidade muito maior do que a exigida por este processador.

A superfície do dissipador de calor é apenas alguns graus mais quente, embora na superfície não mostre o que realmente está acontecendo, devido à circulação de ar. Garantimos que as aletas de alumínio são muito mais quentes.

Não é recomendado

Para isso, temos que adicionar um detalhe muito importante que observamos durante os testes, e isso tem a ver com a compatibilidade do ventilador com a placa-mãe.

Pelo menos nesta placa, o ventilador não foi detectado, nem suas RPM; portanto, no controle PWM, ele falhou completamente. Consequentemente, o ventilador é mantido o tempo todo em torno de 2000 RPM, a julgar pelo baixo ruído produzido, enquanto a velocidade máxima é de 3200 RPM.

Isso, junto com altas temperaturas muito, muito constantes, significa que nunca recomendamos a instalação de um dissipador de calor em um AMD Ryzen. Mas tivemos que fazer o teste desde que nos foi dada a oportunidade, e valeu a pena aprender mais sobre esses elementos, sua compatibilidade e suas limitações técnicas.

Agora, recomendamos os seguintes itens:

Você achou interessante o processador AMD Ryzen 3000 com dissipador de calor da Intel ? Salvando as distâncias Você acha que a Intel deveria trabalhar mais em seus dissipadores de calor? Diga-nos se você já fez algum desses testes curiosos ou dê-nos idéias para realizarmos.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button