Placas Gráficas

Amd registra uma nova patente para se aproximar do desempenho da nvidia gpu

Índice:

Anonim

A AMD não desistiu da luta pela supremacia do processador gráfico e recentemente registrou várias patentes de arquitetura para suas próximas placas gráficas pós-Navi. O objetivo? Obviamente, diminuindo a diferença de desempenho com a Nvidia e renovando a antiga arquitetura CGN.

A AMD já esteve à frente da Nvidia?

Se você é o segundo maior fabricante mundial de placas gráficas de desktop de alto desempenho, o mínimo que você pode fazer é tentar avançar e ganhar terreno com seu rival em primeiro lugar. É exatamente isso que a AMD planeja há muito tempo, mas nunca conseguiu no mundo dos gráficos.

É por isso que a AMD registrou novas patentes para implementar uma nova arquitetura em suas placas gráficas pós-Navi, a atual e recém-lançada tecnologia de 7nm .

Como em qualquer grande empresa, sempre há luzes e sombras. Nesse caso, a luz é indubitavelmente representada pela tecnologia Zen, com a qual a AMD conseguiu se posicionar depois de muitos anos a par ou mesmo superar a Intel em inovação. Vale a pena ver seus novos Threadrippers, e o melhor é que eles são muito mais baratos que os da Intel.

Mas, por outro lado, temos a sombra, que se estendeu desde o momento em que a AMD comprou a ATI para cobrir o mercado de gráficos de desktop com o nome AMD Radeon. Concordaremos que a AMD possui bons gráficos e mais barato que a Nvidia, mas eles nunca conseguiram superar esse em termos de desempenho puro. Placas como o recente RX Vega 64 colocam a AMD em pé de igualdade com o desempenho de uma Nvidia RTX 2070, uma placa de vídeo que não é de forma alguma o topo da gama de marcas. E agora, com seu novo Radeon VII e seu inovador 7nm, que ninguém ainda conseguiu alcançar, ele igualou em desempenho um RTX 2080 não desprezível, ou pelo menos é o que dizem os benchmarks da marca e dos independentes. Mas, é claro, ainda existem alguns bem acima deste, como o 2080 Ti e o incrível Titan RTX.

Outro campo em que a AMD não pode competir é o traçado de raios em tempo real. A Nvidia tirou essa nova tecnologia da "manga" com sua nova linha Turing que abriu ainda mais a lacuna contra a AMD, com placas gráficas que excedem em muito as necessidades dos jogos desta geração. Como eu poderia fazer um AMD flip? Bem, eles nem sabem disso, mas pelo menos eles tentam.

Uma nova arquitetura para melhorar o desempenho e a potência dos gráficos

Essa tentativa consiste em um pedido de patente denominado “ Processador de fluxo com alta largura de banda e arquivo de registro vetorial de baixa potência ”, que é o próximo na lista de uma patente anterior com o nome quase igualmente tedioso “ Dados múltiplos de instruções super únicas (super- SIMD) para computação da unidade de processamento gráfico (GPU) ”.

O que essas patentes nos informam é que está sendo preparada uma nova arquitetura que visa eliminar a arquitetura GCN (Graphics Core Next) que está em vigor desde 2011.

Na imagem, podemos ver, até onde podemos entender, que a AMD pretende implementar uma série de processadores de fluxo de alta largura de banda com sua própria memória cache, buffers e fila de instruções. Algo semelhante ao que a Nvidia implementou em Turing, dobrando a capacidade de cache de seus CUDAs. E é isso que o compartilhamento de recursos facilita a construção, mas também gera grandes gargalos no desempenho dos componentes eletrônicos. Não sabemos se dessa forma eles poderão fornecer aos seus gráficos traços de raios em tempo real, mas pelo menos teremos uma possível renovação, que já está em andamento.

Você acha que a AMD conseguirá igualar a Nvidia em desempenho um dia? Acreditamos que sim, mas a Nvidia também não será menos irritada, e a vantagem que eles têm hoje é inegável.

Fonte Hothardware

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button