Revisão da amd radeon rx 5700 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Recursos técnicos do AMD Radeon RX 5700
- Desembalagem
- Design exterior
- Portas e conexões de energia
- PCB e hardware interno
- Banco de ensaio e teste de desempenho
- Benchmarks
- Teste de jogo
- Overclock
- Temperaturas e consumo
- Palavras finais e conclusão sobre o AMD RX 5700
- AMD Radeon RX 5700
- QUALIDADE DO COMPONENTE - 89%
- DISSIPAÇÃO - 82%
- EXPERIÊNCIA DE JOGO - 85%
- SOM - 90%
- PREÇO - 88%
- 87%
A segunda placa introduzida é a AMD Radeon RX 5700, a irmã mais nova da versão XT. Duas GPUs que foram reveladas na Computex 2019 e detalhadas em especificações e preços na E3. Bem, neste 7 de julho já são uma realidade junto com os dois Nvidia Super. O fabricante estreia sua arquitetura RDNA com um chipset de 7 nm, onde afirma ter 50% mais desempenho por watt de energia e 25% mais IPC. Isso se reflete em uma placa com 8 GB GDDR6, 256 bits de barramento e uma GPU com 64 ROPs e 144 TMUs, mas sem o Ray Tracing.
Todas essas inovações colocam esse cartão em pé de igualdade com o RTX 2060. A teoria combinará com a prática? Bem, então vamos ver, não perca esta revisão.
Mas primeiro, devemos agradecer à AMD por sua confiança em nós, liberando temporariamente suas novas GPUs para que possamos fazer sua análise.
Recursos técnicos do AMD Radeon RX 5700
Desembalagem
A AMD optou por três novas placas gráficas nas quais as atualizações relativas ao modo de operação foram significativas, implementando a nova arquitetura RDNA e deixando para trás o GCN que claramente não poderia competir com a Nvidia. Nesta revisão, estamos lidando com o AMD Radeon RX 5700, a versão menos poderosa e claramente construída para suportar o RTX 2060.
Mas antes, veremos o Unboxing desta placa de vídeo e, em primeiro lugar, encontramos uma caixa de papelão flexível que é completamente pintada de preto com linhas vermelhas ao lado da marca e modelo da placa. Não encontramos absolutamente mais nada nele.
Então extraímos para ver uma segunda caixa, desta vez sim, de papelão rígido muito grosso com uma abertura superior na face mais larga. Isso significa que o cartão é apoiado horizontalmente por dentro e também por meio de dois moldes grossos de espuma de polietileno para mantê-lo protegido contra choques durante o transporte.
O pacote configurável consiste nos seguintes elementos:
- Guia do usuário da documentação da garantia da placa de vídeo AMD Radeon RX 5700
Não temos absolutamente mais nada lá dentro, apenas um protetor na interface de conexão PCIe na forma de uma tampa de plástico.
Design exterior
50% mais desempenho por Watt e um IPC que aprimora a arquitetura GCN em 25% são as novas cartas de apresentação da arquitetura RDNA, mas em termos de aparência externa, a verdade é que não temos grandes notícias, por exemplo, com relação aos modelos de referência da Radeon Vega. As medidas desta AMD Radeon RX 5700 têm 268 mm de comprimento, 98 mm de largura e 37 mm de espessura, portanto, é uma placa muito estreita e bastante longa.
Todo o invólucro externo do dissipador de calor é feito de alumínio, e isso é uma melhoria em relação ao Vega. A placa é bastante grossa, embora extremamente simples em design, apenas uma caixa quadrada pintada de cinza com a marca Radeon na área central pintada de vermelho (sem iluminação). Em nossa opinião, não é um projeto que entra claramente através dos olhos.
O que pode chamar a atenção, e não para sempre, é a escolha de um dissipador de calor com um ventilador no modo turbina. Não entendemos o desejo da AMD de optar por esses projetos termicamente ineficientes, quando em um chassi temos bastante espaço para seu sistema de dois ventiladores, mesmo que sejam estreitos.
Sob essa chanfradura circular da carcaça, encontramos um projeto de turbina capaz de girar a 3700 RPM na velocidade máxima e, sim, é verdade que ele fornece um bom fluxo de ar. Mas a abertura tem apenas 70 mm de diâmetro e já prevemos que esta GPU esquenta lindamente, por isso ainda é insuficiente. E é que todo o dissipador de calor está completamente fechado nas laterais e na traseira.
Se aumentarmos o zoom para ver as áreas laterais, elas apresentam um design cinza exatamente como a área superior, com um Radeon diferenciado no lado visível, além de numerosos parafusos responsáveis por manter o dissipador de calor com aletas dentro do AMD Radeon RX 5700. Um aspecto positivo disso é que é um design muito compacto, tanto em largura quanto em comprimento e largura, o que o torna compatível com praticamente qualquer chassi do mercado.
No front-end, temos quatro orifícios que podemos usar, por exemplo, para sistemas de fixação no final e, assim, impedimos que o slot PCIe sofra devido ao peso, que é de aproximadamente 900 gramas.
A parte superior do AMD Radeon RX 5700 é tremendamente escassa no que diz respeito à proteção, porque esse tipo de placa traseira de alumínio não foi introduzida em toda a área da PCB. Portanto, vemos absolutamente todos os componentes eletrônicos instalados aqui, bem como o suporte que mantém o dissipador de calor na GPU.
Em todo o perímetro externo, vemos um grande número de parafusos em estrela que são responsáveis por prender o gabinete e o dissipador de calor à placa de circuito impresso, por isso intuímos que o processo de desmontagem desta GPU não será muito complicado. Na minha opinião, considero que uma placa gráfica como essa que exceda 350 euros merece uma placa traseira.
Portas e conexões de energia
É hora de saber quais são as portas de conexão desta placa AMD Radeon RX 5700 e também as características delas. E, como sempre, começaremos com seu painel de portas traseiro:
- Porta de exibição 3x 1, 41x HDMI 2.0b
Bem, você vê, é bastante simples, embora nos permita conectar um total de quatro monitores de alta resolução nesta GPU. De fato, as três portas de vídeo nos fornecerão uma resolução máxima no padrão de 8K a 60 FPS, enquanto em 5K podemos subir até 120 Hz e oferecer compatibilidade DSC.
Esta nova GPU é compatível com o DirectX 12, a API Vulkan e o Radeon VR Ready Premium, embora certamente não tenhamos nenhum vestígio do Open GL. De fato, recomendamos alterar a API em jogos executados no Open GL, porque o desempenho será muito ruim, por exemplo, no DOOM. Ele suporta renderização H264 a 4K a 150 FPS e H265 / HEVC a 4K a 90 FPS e 8K a 24 FPS, o que não é muito ruim.
Quando se trata de energia, esta placa AMD Radeon RX 5700 precisa de um conector de 6 + 2 pinos ao lado de um conector de 6 pinos para alimentar o TDP de 180 W que assina em suas especificações. Neste modelo, não temos vestígios do conector USB Tipo C, nem o AMD CrossFire, pois essa interface para o uso de GPUs em paralelo está no próprio slot PCIe. Esse modelo mantém sua interface PCIe 4.0 e o 5700 XT, que a partir de agora usará a AMD juntamente com suas novas GPUs Ryzen 3000 com suporte nativo, a primeira a ser feita em desktops.
PCB e hardware interno
Provavelmente, a coisa mais importante sobre essa nova série de placas AMD é que o fabricante afirma ter redesenhado completamente sua arquitetura, deixando para trás o antigo GNC agora chamado RDNA. Graças a isso, o desempenho do processador gráfico de 7 nm da TSMC é capaz de melhorar o ICP em 25% e aumentar o desempenho geral por watt em até 50%. Por um lado, essas são boas notícias para o fabricante, pois as AMDs sempre tenderam a consumir muita energia em troca de desempenho aprimorado, mas não devemos esquecer que ainda não possui capacidade ou código de Ray Tracing para implementar aprendizado profundo como a Nvidia, e isso ainda os coloca um passo atrás deles.
Tanto o AMD Radeon RX 5700 quanto o restante dos modelos AMD lançados, possuem a arquitetura Navi 10 usando o mesmo processo de fabricação do Ryzen 3000. Possui 10, 3 milhões de transistores e um tamanho de matriz de 251 mm 2. Se compararmos isso com os 10, 8 milhões de transistores em 445 mm 2 do chipset TU106 da Nvidia, teremos praticamente os mesmos transistores em uma área quase metade do tamanho.
A GPU AMD Radeon RX 5700 é composta por um total de 36 UCs ou unidades de processamento, as quais possuem 2304 núcleos de transmissão. Lembre-se de que o 5700 XT possui 40 CU. Isso também nos leva a ter 144 TMUs e 64 ROPs. As velocidades de clock desta placa são 1465 MHz no modo base, 1625 MHz no modo Game, como velocidade intermediária e, finalmente, 1725 MHz no modo boost. Dessa maneira, foi construído um núcleo gráfico capaz de fornecer 7949 GFLOPS a um TDP de 180W, o que é bom, mas ainda não tão eficiente quanto a Nvidia.
O hardware está completo com, desta vez sim, uma memória do tipo GDDR6 no tamanho de 8 GB a 14 Gbps, não apenas para este AMD Radeon RX 5700, mas também para os modelos XT e XT 50 anos. Da mesma forma, todos eles usam um barramento de 256 bits a uma velocidade de 448 GB / s através do novo barramento PCIe 4.0; portanto, a largura de banda, sem dúvida, não será um obstáculo nesta GPU. Não precisamos nos preocupar com compatibilidade, porque o PCIe 4.0 é compatível com o PCIe 3.0 e podemos usar essa GPU em qualquer placa-mãe atual.
Essa frequência intermediária, chamada velocidade do Game Clock, é mantida, o que permite que a GPU trabalhe em velocidades moderadas enquanto estamos jogando. Como o XT, achamos que é uma escolha um tanto conservadora da AMD e sinônimo de que os 1725 MHz serão usados apenas em raras ocasiões, e é assim que observamos isso durante os testes de desempenho.
Banco de ensaio e teste de desempenho
Em seguida, executaremos toda a bateria de testes de desempenho, sintéticos e em jogos, para este AMD Radeon RX 5700. Nossa bancada de testes consiste nos seguintes elementos:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-9900K |
Placa de base: |
MSI MEG Z390 ACE |
Memória: |
Sniper Sniper X 16 GB a 3600 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair H100i RGB Platinum SE |
Disco rígido |
SSD ADATA Ultimate SU750 |
Placa gráfica |
AMD Radeon RX 5700 |
Fonte de energia |
Seja quieto! Dark Power Pro 11 1000W |
Monitor |
Viewsonic VX3211 4K mhd |
Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados em várias resoluções, como Full HD e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão de 1903 com os drivers Adrenalin na versão mais recente disponível para esta placa gráfica (eles nos forneceram novos antes de lançá-los à venda). Como é lógico, nesse caso, não foi possível executar o teste Ray Tracing Port Royal, pois não é uma GPU compatível.
O que procuramos nos testes?
Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. As pontuações de benchmark nos ajudarão a comparar esta GPU com a concorrência. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.
QUADROS POR SEGUNDO | |
Quadros por segundo (FPS) | Jogabilidade |
Menos de 30 FPS | Limitada |
30 ~ 40 FPS | Jogável |
40 ~ 60 FPS | Bom |
Maior que 60 FPS | Bastante bom ou excelente |
Benchmarks
Para testes de benchmark, usaremos os seguintes títulos:
- 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK
O objetivo deste AMD Radeon RX 5700 é superar o desempenho da Nvidia RTX 2060, e parece que isso foi alcançado, uma vez que em todos os testes vemos uma pontuação mais alta. Mesmo em comparação com modelos personalizados, como o Gaming Z da MSI. Em Fire Strike, por exemplo, vemos que ele ultrapassa o RTX 2060 Super, embora seja necessário comparar como isso se traduz na prática, com os jogos.
Teste de jogo
Após os testes sintéticos, procederemos à avaliação do desempenho real dos jogos, com um guia mais próximo do que nossa GPU poderá oferecer com DirecX 11, 12 e Vulkan neste caso.
Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução.
- Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 12DOOM, Ultra, TAA, VulkanDeus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 11Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT) Shadow do cavaleiro do túmulo, Alto, TAA + anisotrópico x4, DirectX 12
O que esta placa demonstra é que é perfeitamente capaz de mover jogos com alta qualidade gráfica a mais de 60 FPS em resoluções de 2K e quase atinge 50 FPS em resoluções de 4K, resultados muito interessantes para uma GPU com menos de 400 dólares. Cada vez mais, estamos deixando para trás a resolução Full HD como referência e isso é uma coisa muito boa. Também observamos que nesses testes optamos por usar o Vulkan no DOOM (é por isso que o asterisco) e, por esse motivo, o FPS sobe muito em comparação com outros cartões. Isso ocorre porque o AMD Radeon RX 5700 não está indo bem no Open GL.
Overclock
Fizemos um pouco de overclock neste AMD Radeon RX 5700 para ver para onde ele pode ir; para isso, usamos o Radeon Wattman e também o MSI Afterburner. Executamos Deus Ex Mankind Divided e Fire Strike com esse overclock para ver se o desempenho melhora.
Deus Ex Mankind Divided | Estoque | @ Overclock |
1920 x 1080 (Full HD) | 102 FPS | 104 FPS |
2560 x 1440 (WQHD) | 77 FPS | 80 FPS |
3840 x 2160 (4K) | 40 FPS | 42 FPS |
Aumentamos a entrega de energia para a GPU ao máximo disponível e aumentamos até a freqüência do relógio, o que neste caso é autolimitado no MSI e no Wattman a 1850 MHz, o que dificilmente alcançaremos devido às altas temperaturas do cartão Da mesma forma, aumentamos ligeiramente a frequência do clock da memória para 900 MHz, pois em números mais altos sofremos vários blocos.
O resultado foi uma melhoria de apenas 2 FPS no benchmark do jogo e também com relativa instabilidade, apesar do fato de termos aumentado a RPM do ventilador da turbina para aproximadamente 3000. O fluxo de ar é bom, mas ter um dissipador de calor totalmente fechado afeta a temperatura, portanto a capacidade de overclock é bastante baixa. A AMD relatou que os drivers atuais ainda não fornecem overclock estável dessas GPUs, portanto esperamos melhorias adicionais nas próximas parcelas.
Temperaturas e consumo
Para finalizar, passamos a enfatizar o AMD Radeon RX 5700 por algumas horas enquanto monitoramos suas temperaturas e consumo. Para fazer isso, sempre usamos FurMark e HWiNFO para capturar resultados, além de um wattímetro que mede a potência de todo o equipamento completo, exceto o monitor. A temperatura ambiente é de 24 ° C.
Graças ao fato de não ter uma placa traseira, a placa nos permite ver todo o calor que a GPU libera na parte traseira, atingindo temperaturas próximas a 80 graus, então seria melhor se não tocássemos na placa enquanto ela estiver funcionando. Nas imagens, vemos que na parte próxima ao painel da porta é onde mais calor está concentrado no dissipador de calor, e isso ocorre porque o fluxo de ar atinge a área final do dissipador de calor mais fraca e também mais quente, então que a eficiência térmica não será ótima. De fato, atingimos temperaturas de até 85 ° C sem overclock, que não são desprezíveis.
Em termos de eficiência de consumo, certamente melhoramos os registros em comparação com a geração anterior e, em grande parte, consumimos cerca de 242W de toda a equipe quando submetemos o GPU a estresse. Números melhores que, por exemplo, a RTX 2060 e 2070 e muito mais que a Radeon VII, embora, é claro, seja mais poderosa. Se também enfatizarmos a CPU, obteremos cerca de 271W de consumo, o que é muito bom.
Palavras finais e conclusão sobre o AMD RX 5700
O AMD Radeon RX 5700 é o cartão com o desempenho mais discreto dos três novos RX apresentados, embora um deles seja uma versão com overclock do 5700 XT. A AMD implementou sua nova arquitetura RDNA em conjunto com o Navi 10, onde fornece melhorias substanciais no IPC (25%) e eficiência (50%) em comparação com a arquitetura GCN. Uma nova visão era necessária na família de placas AMD, que, graças aos 7 nm, temos GPUs muito menores e mais eficientes do que as antigas Vega e RX.
Embora eles ainda aqueçam um pouco e não seja culpa da arquitetura, é a escolha de uma configuração de dissipador de calor totalmente fechada com um ventilador de turbina. Concordamos que é a marca registrada da marca, mas precisamos de muito mais eficiência térmica e uma turbina não é a solução. Temperaturas de até 80 graus demonstram o que dizemos.
E uma conseqüência disso é que precisávamos de mais RPM do ventilador, tornando-o mais alto e quase sendo necessário tocar no perfil RPM no Wattman, se queremos jogar com o máximo de garantias. Isso também significa que a capacidade de overclock não é alta, autolimitada a 1850 MHz e com melhorias quase insignificantes.
Recomendamos o nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado
Mas algo muito positivo é que ele conseguiu vencer o RTX 2060 em quase todos os jogos e cenários. Não temos DLSS ou RT, mas também não há muitos jogos que precisam, e o DLSS também não melhora a qualidade da textura. Conseguimos praticamente mais de 60 FPS em todos os jogos em 2K, chegando a 50 FPS em 4K e também 120 HZ em Full HD.
Outra mudança na filosofia é implementar as memórias GDDR6 em vez do HBM2, mais baratas e menos caras porque elas já estão estabelecidas no mercado para GPUs dedicadas e com desempenho igual ao HBM2 da AMD. 8 GB a 14 Gbps é a configuração que precisávamos, com capacidade de renderização em 4K H264 a 4K a 150 FPS e H265 / HEVC a 4K a 90 FPS. Pedimos apenas um melhor desempenho no OPEN GL, o que está faltando.
O consumo também melhorou bastante, enfrentando a Nvidia RTX com seus 180W. Com tudo isso, temos uma GPU que abre em 7 de julho no mercado a um preço estimado de US $ 349 ou na Espanha por 374, 90 euros como RRP, igualando e superando seu rival mais próximo, o RTX 2060 ficando próximo do RTX 2070. Sentimentos positivos e grande esperança que a AMD nos dá com RDNA.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ NOVA ARQUITETURA RDNA COM SALTO / CONSUMO DE DESEMPENHO |
- PROJETO SEM BACKPLATE |
+ DESEMPENHO SUPERIOR AO RTX 2060 | - Dissipador de calor de turbina levemente eficaz |
+ ALTA CAPACIDADE DE RENDERING |
- NÃO TEMOS RT OU DLSS |
+ CALOR DE ALUMÍNIO E COMPACTO |
|
+ IDEAL PARA JOGAR EM HD E 2K + 70-80 FPS |
A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de ouro:
AMD Radeon RX 5700
QUALIDADE DO COMPONENTE - 89%
DISSIPAÇÃO - 82%
EXPERIÊNCIA DE JOGO - 85%
SOM - 90%
PREÇO - 88%
87%
Análise da amd radeon rx 5700 xt em espanhol (análise completa)
Revisão completa da AMD Radeon RX 5700 XT em espanhol. Recursos, design e, acima de tudo, teste de desempenho de jogos
Análise do Asus rog strix rx 5700 xt em espanhol (análise completa)
Análise completa do Asus ROG Strix RX 5700 XT em espanhol. Recursos, design e, acima de tudo, testes de desempenho de jogos e benchmarks
Análise do Aorus radeon rx 5700 xt em espanhol (análise completa)
Revisão dos novos gráficos AORUS Radeon RX 5700 XT: recursos, design, PCB, testes de jogos, benchmarks e desempenho