Avaliações

Análise do Aorus radeon rx 5700 xt em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Após a chegada das placas RX 5500 XT e 5600 XT, a AMD já possui uma grande representação de produtos de gama média, na qual são adicionados todos os modelos personalizados de cada fabricante. Na verdade, já faz um tempo desde que tínhamos tantos, mas hoje analisamos a AORUS Radeon RX 5700 XT, uma que pertence à alta gama que compete de uma para outra com a Nvidia 2070 Super, o que não é pouca coisa.

O modelo AORUS apresenta uma variante do dissipador de calor WINDOFRCE 3X com mais iluminação e um sistema de ventilador triplo ligeiramente otimizado em RPM para melhorar as temperaturas da GPU. Vamos ver como esse 5700 XT se comporta com os novos controladores Adrenalin 2020, esperamos que a melhoria seja perceptível.

E, claro, agradeça à AORUS pela confiança depositada em nós, fornecendo- nos esta GPU para análise.

Recursos técnicos da AORUS Radeon RX 5700 XT 8G

Desembalagem

A AORUS Radeon RX 5700 XT chegará em uma caixa muito semelhante em design e tamanho à versão Gigabyte, ou seja, é o mesmo fabricante. Essa caixa é composta por uma caixa externa de papelão flexível, que contém todas as informações sobre as novidades que o AORUS implementa, e uma caixa interna de papelão rígido que armazena a placa gráfica.

Dentro disso, vemos a placa de vídeo embrulhada em sua correspondente bolsa antiestática e perfeitamente acomodada em um molde de espuma de polietileno de alta densidade para protegê-la durante o transporte.

Dentro, temos apenas a placa gráfica AORUS Radeon RX 5700 XT e um tipo de envelope com a documentação correspondente. Como sempre, todas as portas e conexões são cobertas com proteções de plástico laranja. Sem mais delongas, vamos analisar sua estética.

Design exterior

Como mencionamos no início, é notável o fato de ter tantos modelos personalizados desta placa gráfica. Todos os montadores assumiram um forte compromisso com as novas GPUs de arquitetura Navi da AMD, adicionando até 3 e 4 versões de cada um em seu arsenal. Muito tempo se passou desde que a AMD criou cartões tão competitivos quanto estes, forçando a Nvidia a tirar seus refrigerantes Super para combatê-los e diminuir os preços de seus cartões intocáveis.

E aqui temos o maior modelo de Gigabyte para este RX 5700 XT redesenhado por sua divisão de jogos. Nele, vemos um dissipador de calor semelhante ao WINDFORCE 3X dos modelos Gigabyte, mas com uma estética mais refinada na forma de linhas mais agressivas e trabalhadas e integrando a iluminação não apenas na lateral, mas também na parte superior através de duas linhas que partem do ventilador central. Obviamente, ele oferece compatibilidade com o RGB Fusion 2.0, software que podemos integrar ao mecanismo AORUS para ter uma boa capacidade de personalização e overclock.

Esta caixa superior é feita de plástico ABS de muito boa qualidade, totalmente pintado em preto fosco, sem os elementos cinza típicos do modelo "base", por assim dizer. Estamos mais interessados ​​no desempenho quando se trata dos três ventiladores instalados, que apresentam um design de hélice ranhurado que já conhecemos bem da Gigabyte para otimizar o fluxo de ar. Eles têm um diâmetro de 82 mm e um sistema de rotação alternativo no qual a ventoinha central gira na direção oposta à externa para gerar um melhor fluxo de entrada na interseção de cada ventoinha.

Também temos a tecnologia 3D Active Fan, o próprio sistema de 0 dB da marca que permite que a AORUS Radeon RX 5700 XT desligue os ventiladores enquanto a placa gráfica estiver ociosa ou sob carga sempre que um determinado limite não for excedido. temperatura em torno de 60 o C. Em qualquer caso, o sistema pode ser personalizado graças ao AORUS Engine e criar nosso próprio perfil de ventilação. Lembre-se de que essa configuração tripla gerenciará os três ventiladores ao mesmo tempo, e não separadamente, pois os três estão conectados ao mesmo cabeçalho.

Nas capturas de tela nas laterais, podemos ver muito melhor a enorme espessura do dissipador de calor, que junto com as ventoinhas geram medidas de 290 mm de comprimento, 123 mm de largura e 58 mm de espessura, ocupando 3 slots. O gabinete cobre apenas o espaço ocupado pelos ventiladores, de modo que o ar passa entre as aletas dos dissipadores de calor. Enquanto isso, os blocos de alumínio são totalmente expostos para permitir a saída de ar quente. O elemento cinza metálico com o logotipo AORUS também possui iluminação RGB.

A AORUS pensou em tudo e, deste lado, à frente do usuário, colocou um indicador de “ parada do ventilador ” na forma de LEDs com iluminação RGB que permanecerão acesos se os ventiladores estiverem desligados. Se eles começarem a funcionar, será desativado.

Por fim, a placa traseira instalada na face superior não possui iluminação, mas é feita de uma chapa de alumínio com cerca de 2 mm de espessura. Nela vemos a inscrição do AORUS, mas não temos aberturas para deixar sair o ar quente. Não achamos que seja um problema neste caso, porque a placa é separada da placa de circuito impresso por cerca de 4-5 mm.

Portas e conexões

Agora continuamos com as conexões da AORUS Radeon RX 5700 XT, que vemos diferenças notáveis ​​com o modelo Gigabyte, adicionando ainda mais conectividade de vídeo. A configuração é:

  • 1x HDMI 2.0b2x HDMI 1.4b3 DisplayPort 1.4

Com isso, temos capacidade para pelo menos 6 monitores de alta resolução, não optando a qualquer momento por uma porta do tipo DVI ou anterior a esta. Vejamos a capacidade dos três tipos de conectores, porque será importante para monitores de alta potência. A porta HDMI 2.0b suporta até 4K @ 60Hz, 2K a 144Hz e 1080p a 240Hz, enquanto as portas HDMI 1.4b suportam 4K a 30Hz, 2K a 75Hz e 1080p a 144Hz. Finalmente, o DisplayPort é de maior capacidade, suportando 8K a 60 Hz, 4K a 240 Hz e tudo mais na capacidade máxima. Esperamos que tenha sido mais ou menos claro.

Vamos revisar o restante das conexões, porque, além da interface PCIe 4.0 que implementa esta e todas as GPUs Navi 10, temos um conector de alimentação duplo de 8 + 8 pinos. Com isso, teremos mais do que suficiente para os 225W de TDP que esta GPU possui.

Para isso, adicionamos um total de 3 conectores de 4 pinos localizados na PCB. Dois deles serão para o sistema de iluminação RGB, enquanto o terceiro é para o controle de potência e PWM dos três ventiladores. Na seção de suporte do fabricante, temos uma atualização do BIOS para aumentar a potência dos ventiladores e melhorar as temperaturas.

Software de gestão

Vale a pena fazer uma pequena revisão do software que nos permitirá gerenciar essa AORUS Radeon RX 5700 XT, pois como é um modelo mais poderoso e com RGB, recomendamos seu uso.

Estamos falando do AORUS Engine, um programa muito leve que nos permitirá gerenciar a velocidade dos ventiladores e seu perfil operacional, além do limite de energia e do relógio de memória da GPU. Curiosamente, não temos a possibilidade de aumentar o relógio da GPU, pois ele está praticamente na sua capacidade máxima de fábrica com 2010 MHz.

Este programa pode ser integrado ao RGB Fusion para também controlar a iluminação de outra interface. E, obviamente, você pode sincronizar a iluminação da placa com o restante do hardware Gigabyte compatível.

PCB e hardware interno

Vamos rapidamente ver o interior da AORUS Radeon RX 5700 XT, que será revelada se removermos um total de 8 parafusos da placa traseira, 4 parafusos principais de soquete e outra 4 fixação de pia. Com este procedimento, perderemos a garantia de 3 anos prorrogável a 4 que o fabricante nos fornece.

Dissipador de calor WINDFORCE 3X

Embora o tamanho e a configuração dos ventiladores sejam os mesmos do modelo Gigabyte, a criação do AORUS está longe desse modelo. E vemos isso refletido no dissipador de calor, que em vez de 3 blocos, temos apenas 2, o que implica uma superfície aletada maior para o dissipador de calor.

O primeiro bloco é um pouco mais fino e possui uma placa fria soldada, responsável por capturar o calor das memórias do chipset e do GDDR6 usando almofadas térmicas de silicone. Especificamente, existem 6 heatpipes de cobre nu que fazem contato direto com o chip gráfico. Em seguida, eles o transportam para o segundo bloco usando 5 tubos de calor e para o próprio bloco que discutimos com outra extensão de tubos para si.

Esse segundo bloco é maior e mais espesso; na verdade, o final tem uma espessura extra que faz contato direto com a placa preta de alumínio, pois é a PCB menor que o dissipador de calor. Temos outra placa transversal metálica com pastilhas térmicas, responsável pelo resfriamento do VRM da placa.

PCB e recursos

Agora, vimos o layout e os recursos da PCB da AORUS Radeon RX 5700 XT. Começando com o VRM, ele consiste em 7 + 2 fases de energia de alta capacidade com MOSFETS Ultra Duráveis, bobinas de metal e capacitores sólidos para suportar a carga de trabalho da placa. Todos os conversores DC-DC serão gerenciados por um controlador PWM digital semelhante ao das placas-mãe.

Esta placa gráfica que a AORUS nos propõe possui dentro do chip de especificação Navi 10 XT com processo de fabricação em FinFET de 7 nm e sua arquitetura RDNA renovada. As alterações feitas valem a pena aumentar o IPC do chipset em até 25% e consumir 50% menos energia, o que o torna uma competição em série pela arquitetura Turing da Nvidia, embora ainda não tenhamos o Ray Tracing até a chegada da Navi 23, o sucessor deste 2020.

Esse chip gráfico possui 40 UCs ou unidades de computação que geram um total de 2560 unidades de sombreamento, 160 TMUs e 64 ROPs. A montadora elevou o chip gráfico à sua capacidade máxima, fornecendo uma frequência base de 1770 MHz, uma frequência de jogos de 1905 MHz e um modo de reforço com desempenho máximo de 2010 MHz, sendo a placa com a maior capacidade para essa família 5700.

A configuração da memória foi definida como 8 GB do tipo GDDR6, trabalhando com uma frequência de clock de 1750 MHz, que aumenta a frequência efetiva para 14.000 MHz ou 14 Gbps. Esses 8 chips de 32 bits geram uma largura de barramento de 256 bits e uma largura de banda total de 448 GB / s, com uma capacidade de overclock de cerca de 800 MHz na maioria dos casos.

Os novos controladores Adrenalin vêm com novos e empolgantes recursos após o lançamento do 550 XT e 5600 XT. Agora, temos a tecnologia Radeon Anti-Lag para melhorar o tempo de resposta entre a resposta da placa e os periféricos, e a Radeon Boost para convertê -la em uma melhor taxa de FPS no jogo. Também oferece compatibilidade com FreeSync 2 HDR, AMD Eyefinity, AMD Xconnect e AMD FidelityFX. Esta última é uma ferramenta de código-fonte aberto para desenvolvedores de jogos que trabalha no CAS (Adaptive Contrast Graphics Enhancement), que reduz o tempo de processamento e libera memória no cartão.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Vamos ver qual é o desempenho desta AORUS Radeon RX 5700 XT. Para isso, usamos os mesmos testes e jogos que os outros cartões. Nossa bancada de testes consiste nos seguintes componentes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

T-Force Vulkan 3200 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

AORUS Radeon RX 5700 XT

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados nas três resoluções principais, Full HD, 2K e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão totalmente atualizada de 1909 e com os drivers Adrenalin também em sua versão mais recente 20.1.3.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. As pontuações de benchmark nos ajudarão a comparar esta GPU com a concorrência. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Muito bom
Maior que 144 Hz Nível de esportes eletrônicos

Benchmarks

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes programas e testes:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK Orange Room

Em todos os testes realizados para esta placa, observamos uma melhoria notável no desempenho em comparação com as primeiras versões analisadas após seu lançamento. Tanto pela atualização e otimização sucessivas dos controladores quanto pelo aumento da frequência do relógio e do dissipador de calor, aumentam consideravelmente as pontuações. Veremos a seguir se isso se traduz em taxas mais altas de FPS para jogos.

Teste de jogo

Agora, vamos avaliar o desempenho real dos jogos, com uma prova mais palpável do que a AORUS Radeon RX 5700 XT poderá oferecer no DirectX 12 e OpenGL nesse caso.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações em alta qualidade nas três resoluções.

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 DOOM, Ultra, TAA, Open GL Deus EX Mankind Divided, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT) Shadow of the Tomb Rider, Alto, TAA + Anisotrópico x4, Controle DirectX 12, Alto, sem RTX, renderizado em 1920x1080p, DirectX 12 Gears 5, Alto, TAA, DirectX 12

E a verdade é que ela mostra melhorias em todos os aspectos. Vemos uma placa muito mais estável ao trabalhar com jogos em todas as resoluções. As taxas nesse caso aumentam consideravelmente até acima de 5 FPS em resolução Full HD e entre 2 e 3 FPS em 2K e 4K. Pode parecer pouco, mas considerando que eles são uma placa com quase o mesmo hardware, é um claro passo à frente.

É uma pena que ele não implemente o Ray Tracing por hardware, pois o desempenho é parecido com o RTX 2070 Super em muitos casos, e sempre acima do RTX 2060 Super.

Overclock

Como em outras placas, vamos fazer um overclock deste AORUS Radeon RX 5700 XT para ver até onde podemos aumentar seu desempenho. Para isso, usamos o MSI Afterburner por sua facilidade de uso. Dessa forma, realizamos um novo teste no 3DMark Fire Strike e novos testes do Shadow Of The Tomb Raider nas três resoluções.

Sombra do Cavaleiro da Tumba Estoque @ Overclock
1920 x 1080 (Full HD) 140 FPS 141 FPS
2560 x 1440 (WQHD) 98 FPS 98 FPS
3840 x 2160 (4K) 54 FPS 54 FPS
3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 28181 28560
Pontuação Física 23868 23572
Combinado 23353 23454

Nesse caso, conseguimos aumentar o clock da GPU em cerca de 140 MHz, embora na captura de tela vejamos que, devido às temperaturas internas, a frequência permanece em torno de 1900 MHz. Da mesma forma, as memórias nos permitiram aumentar sua frequência para 1850 MHz clock e freqüência efetiva de 14800 MHz.

Nesses valores, o conjunto se comportou de maneira estável, com um aumento no limite de energia de 30%, pois a um máximo de 50% as temperaturas aumentam e são contraproducentes. Os resultados não acompanham esse aumento, já que obtivemos apenas 1 FPS em Full HD, portanto , sua capacidade já foi levada ao limite pelo fabricante.

Temperaturas e consumo

Por fim, passamos a enfatizar o Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC por algumas horas enquanto monitoramos suas temperaturas e consumo. Para isso, usamos o FurMark para estresse e o HWiNFO para capturar resultados, juntamente com um wattímetro que mede a potência de todo o equipamento completo, exceto o monitor. A temperatura ambiente na sala é de 21 ° C.

Sabemos que o 5700 XT é um GPU que sempre lida com altas temperaturas e já é um logotipo para mantê-lo abaixo de 80 o C com desempenho máximo e com os ventiladores funcionando a cerca de 1800 RPM, enquanto na velocidade máxima eles podem chegar a 4000 RPM. Portanto, é um sistema bastante silencioso, mesmo durante a reprodução, e sempre podemos dar um pouco mais de alegria com o AORUS Engine. Essas temperaturas são as correspondentes à função T, ou seja, a temperatura interna do silício, não a temperatura da superfície.

Em relação ao consumo, ele fica em torno de 353W em relação a um conjunto em espera de 66W, portanto o consumo estimado da GPU é de cerca de 290W. Se enfatizarmos todo o conjunto com o i9-9900K, obteremos bons 570W, o que é bastante.

Palavras finais e conclusão sobre AORUS Radeon RX 5700 XT

Fazendo um balanço final deste AORUS Radeon RX 5700 XT, é uma placa de vídeo que, sem dúvida, deu um passo à frente no desempenho, devido ao aumento da frequência e melhoria das temperaturas ou à otimização dos controladores. Provavelmente ambos, porque se era bom antes, agora é melhor.

E no espaço esta versão que a AORUS nos traz, sempre uma das melhores da sua classe, tendo feito um ótimo trabalho em design. Seu dissipador de calor WINDFORCE 3X melhora tanto em estética quanto em desempenho, agora com linhas mais agressivas e mais espessas que o modelo base, sempre com a configuração de ventilador triplo e a tecnologia 3D Active Fan. A seção de iluminação também melhorou com mais zonas compatíveis com o RGB Fusion 2.0, até temos um indicador de atividade do ventilador.

Quanto às temperaturas, essa melhoria é especialmente notável nos modelos de referência. O fabricante atualizou seu BIOS para acelerar um pouco mais os ventiladores e, assim, fornecer temperaturas médias com desempenho máximo de apenas 54 ° C na superfície e 77 ° C permitidos dentro dos transistores. Um valor muito bom para uma GPU com 225W TDP.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

E, com foco no desempenho, vemos melhorias notáveis em todas as resoluções e testes sintéticos realizados. Somos melhores que outros modelos personalizados, eles aumentam em cerca de 2 a 5 FPS, dependendo da resolução, sendo mais notáveis ​​em Full HD com números que excedem 120 FPS em alta qualidade, 100 FPS em 2K e 50 FPS em 4K. Os novos drivers implementam drivers mais apreciáveis, como o FidelityFX para jogos, e não tão notáveis ​​quanto o Anti-Lag e o Radeon Boost, mas isso definitivamente melhora a experiência de jogo.

A capacidade de overclock é mais ou menos o que esperávamos, bastante escassa, especialmente em sua resposta. Conseguimos aumentar a frequência efetiva das memórias em cerca de 800 MHz e o clock do processador em 140 MHz, dando um pouco mais de margem de consumo, mas o FPS não refletiu essa melhoria, certamente porque ela já foi levada à sua capacidade máxima e o as temperaturas aumentam bastante.

Para finalizar, temos este AORUS Radeon RX 5700 XT disponível por um preço de aproximadamente 499 euros, sendo cerca de 70 euros mais caro que a versão Gigabyte. A escolha ou não dependerá dos critérios de cada um, mas é um dos melhores do gênero em todos os aspectos. Uma placa que concorre com o high-end com o RTX 2070 Super sendo significativamente mais barata e com um preço semelhante ao RTX 2060 Super em modelos com alto OC.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN E ESTÉTICA

- NENHUMA RESPOSTA EM SOBRECARREGAMENTO, COMO TODOS OS 5700 XT

+ CALOR E TEMPERATURAS

+ DESEMPENHO DO JOGO

+ 6 PORTAS DE VÍDEO 4K

+ DRIVERS E MELHORIAS DE SOFTWARE

A equipe de Revisão Profissional concedeu a você a medalha de platina e o produto recomendado:

AORUS Radeon RX 5700 XT

QUALIDADE DO COMPONENTE - 92%

DISSIPAÇÃO - 88%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 93%

SOM - 90%

PREÇO - 89%

90%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button