Avaliações

Análise da amd radeon rx 5500 xt em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Hoje, o novo AMD Radeon RX 5500 XT será lançado oficialmente no mercado em suas versões de 4 GB e 8 GB GDDR6 a 14 Gbps. A AMD volta à luta com sua arquitetura Navi 14 de 7nm e o RDNA renovado, que está dando excelentes resultados. De fato, é a principal razão pela qual a Nvidia colocou as pilhas liberadas mais Super cards na faixa intermediária e na entrada.

Este RX 5500 XT é basicamente uma GPU com 1408 SPs, o mesmo que o RX 5500, mas com maior frequência em seu núcleo. Em termos de desempenho, ele deve estar acima do RX 480 e também do 1650 Super, será assim? Nós realmente queremos saber, porque o preço será muito bom, então vamos começar!

Antes de prosseguir, agradecemos à AMD por sua confiança em nós, emprestando-nos esta placa gráfica para análise.

Características técnicas da AMD Radeon RX 5500 XT

Desembalagem

A versão que vamos analisar já é personalizada, vem da mão da Sapphire, que é precisamente o modelo Pulse Radeon RX 5500 XT. Para isso, a montadora usou uma apresentação que consiste em uma caixa de papelão rígida que nos mostra uma certa quantidade de informações sobre o cartão em suas faces externas nas cores diferentes da marca e da Radeon. Mas dificilmente temos especificações internas, então é para isso que somos.

Abrimos a caixa e nos encontramos mais ou menos o mesmo de sempre, a placa gráfica colocada em um saco antiestático e, por sua vez, protegida por um molde de papelão. Todas as portas são protegidas com tampas plásticas para que nada entre.

O pacote neste caso é bastante conciso com:

  • A placa gráfica AMD Radeon RX 5500 XT Instruções para o usuário Placa de garantia e precauções

Design exterior

A AMD está fazendo um trabalho fenomenal com a renovada arquitetura Navi 14 para esta nova série de placas gráficas. Mas este é apenas o começo do que está por vir, já que com o Navi 23 em 2020, as placas com aceleração por Ray Tracing de hardware finalmente chegarão.

Mas vamos nos concentrar no que está por vir, este AMD Radeon RX 5500 XT é o ataque definitivo da AMD à faixa intermediária básica das placas gráficas de jogos. Uma GPU que sem dúvida colocou a marca verde em xeque, forçando-a a lançar seu Super refrigerante no GTX 16 e a preços mais baixos. A concorrência sempre beneficia os amigos consumidores. Mesmo fazendo isso, esta placa vem diretamente para desmontar o novo 1650 Super, embora veremos isso um pouco mais tarde, bem como suas especificações.

O modelo que analisamos como já apontamos é a versão personalizada do Sapphire, sempre uma das primeiras montadoras a lançar placas AMD a um preço muito baixo. Para mencionar que desta vez o modelo de referência da AMD viria com um dissipador de calor do tamanho ITX e um único ventilador axial, soprando com sucesso os sopradores.

O modelo personalizado Sapphire vem com um dissipador de calor com ventilador duplo chamado Dual-X Cooling com um design bastante sóbrio em termos de detalhes, apesar do fato de que na parte central temos diferentes etapas e alívio que melhoram a aparência. Esta capa é feita de plástico ABS duro. As dimensões do pacote de resfriamento são 232 mm de comprimento, 135 mm de largura e 40 mm de espessura, ocupando assim 2 slots de expansão normalmente.

Em seguida, abriremos este cartão para verificar se o dissipador de calor de alumínio melhorou significativamente, mas o que temos à primeira vista é um sistema composto por duas ventoinhas de 90 mm que praticamente ocupam toda a tampa. Desta vez, ele não integra a tecnologia de 0 dB, portanto esses ventiladores estarão sempre trabalhando.

Eles são compostos por 9 hélices helicoidais com um design helicoidal para garantir um bom equilíbrio entre fluxo e pressão estática, para que não sejam muito barulhentos. Os rolamentos foram aprimorados com um rolamento de esferas duplo, o que deve proporcionar uma vida útil mais longa. Esses ventiladores não podem ser gerenciados independentemente, pois estão conectados em um único cabeçalho de 4 pinos.

Como outros fabricantes, este AMD Radeon RX 5500 XT possui lados abertos no meio para permitir que o ar quente escape de dentro do dissipador de calor. Isso ocorre espacialmente no lado interno e na frente, que é praticamente completamente exposto. Em nenhum caso, temos um sistema de iluminação neste cartão, nem nos ventiladores, algo que geralmente é comum nas criações desta marca.

Agora nos voltamos para ver a parte superior da AMD Radeon RX 5500 XT, que neste caso é totalmente coberta por uma placa traseira de alumínio. Temos o prazer de ver uma qualidade de construção tão boa nesse cartão e por esse preço apertado. Esta placa traseira possui uma série de aberturas na área central e frontal para ajudar na saída de ar quente do interior.

Algo que nos impressiona sobre esta placa é o quanto o dissipador de calor se projeta na área lateral em relação à largura do slot. Diríamos isso muito mais do que outros modelos no mercado, e não é exatamente por causa do tamanho do PCB, mas para não expor os heatpipes que distribuem o calor. De qualquer forma, não é um design ruim em geral, sóbrio e elegante, embora a área dos ventiladores possa ser mais elaborada.

Portas e conexões

Fomos ver a área de portas do AMD Radeon RX 5500 XT para ver o que ele oferece em termos de conectividade de vídeo e o restante de interfaces e energia. De volta temos:

  • 1 x HDMI 2.0b3x DisplayPort 1.4

É a configuração mais usada na maioria das placas do mercado, com algumas exceções. É também o mais útil, pois oferece 4 saídas para monitores 4K a 60 Hz. Devemos saber que a porta DisplayPort nos dará uma resolução máxima de 8K a 60 FPS, enquanto em 4K atingiremos 165 Hz ou 4K @ 60 FPS a 30 bits de profundidade e em 5K podemos subir até 120 Hz. No caso de HDMI, ele suporta uma resolução de 4K a 60 Hz, portanto , a melhor opção será o DisplayPort longo para monitores de alto desempenho.

Como o restante das placas com a nova arquitetura Navi 14, temos uma interface de dados PCIe 4.0 x16, usando assim o novo padrão implementado em placas-mãe com chipset X570 e agora também o TRX40. Não precisamos nos preocupar com compatibilidade, pois o padrão é compatível com o 3.0 para placas Intel.

Em relação à conexão de energia, esta placa usará um conector de 8 pinos, em vez de, por exemplo, o 6 do 1650 Super. A AMD Radeon RX 5500 XT é uma placa com maior consumo de energia e um TDP de 130W. Finalmente, veremos no PCB um único conector de 4 pinos para as duas ventoinhas do dissipador de calor.

AMD Radeon RX 5500 XT - PCB e hardware interno

Agora, continuamos com a abertura desta placa de vídeo AMD Radeon RX 5500 XT, na qual veremos mais detalhadamente seu dissipador de calor personalizado e a PCB. Para separar os dois componentes, teremos que remover um total de 8 parafusos na peça da placa traseira. 4 deles localizados no soquete e outros 4 nos cantos para prender o bloco.

Dissipador de calor Dual-X

O bloco que a marca escolheu para esta GPU com um TDP de 130W é um bloco monobloco em alumínio. Ocupa absolutamente todo o espaço disponível na carcaça, com uma boa densidade de aletas posicionadas longitudinalmente para favorecer o fluxo axial de ar gerado pelos ventiladores. Não estamos mais surpresos ao ver esse tipo de dissipador de calor tão grande, mesmo na faixa intermediária, o que é uma ótima notícia.

Esse bloco possui uma placa fria bastante grande de alumínio e um núcleo de cobre nu que faz contato com o chipset. Achamos que é uma excelente solução para esse tipo de GPU, pois sua área é um pouco maior que a GTX16, especificamente 158 mm 2 e, portanto, não há lacunas nas laterais.

Mas logo acima, temos três tubos de calor de cobre niquelado que capturam esse calor e o transportam até as extremidades do dissipador de calor. Eles também são tubos bastante grossos, com 6 mm de diâmetro, então vamos ver quais são as temperaturas no conjunto. Como é habitual na AMD, esses chipsets geram mais calor que a Nvidia, então vemos configurações dessas dimensões.

Para os 4 chips de memória GDDR6 e os MOSFETS VRM de 6 fases, temos almofadas térmicas de silicone baseadas em metal, a julgar pela cor prateada. Isso completa o dissipador de calor deste cartão, que parece muito bom.

Arquitetura Navi 14 travando guerra no mid-range

Se destacarmos algo sobre essa nova geração de placas AMD, é que elas finalmente estão em posição de obter uma boa fatia do mercado de jogos. Existem muitos usuários que optaram pelo RX 5700 e achamos que o mesmo acontecerá com esses cartões que terão um desempenho muito bom em Full HD - Alto e até 2K - Médio / Baixo, e também a um preço muito bom.

Neste novo AMD Radeon RX 5500 XT, ele possui a arquitetura Navi 14 e o processo de fabricação no FinFET de 7 nm. Essa nova arquitetura continua usando o RDNA, o conjunto de instruções desenvolvido pela AMD que aumenta significativamente o IPC principal com menor consumo de energia. Foi o salto que o fabricante teve que dar para ser competitivo.

O processador gráfico de 158 mm 2 é composto por 22 unidades de computação que possuem um total de 1408 processadores de fluxo, o mesmo número da versão RX 5500. De fato, a principal diferença entre os dois é a frequência com que trabalham., uma vez que no modelo XT temos uma frequência de jogo de 1717 MHz e 1845 MHz no modo de reforço, enquanto no modelo normal ele cai para 1670 MHz e 1717 MHz, respectivamente. Isso nos faz ter um desempenho de 88 TMUs (unidades de textura) e 32 ROPs (unidades raster), uma capacidade de 5, 20 TFLOPS no FP32, 10, 4 TFLOPS no FP16 e 162, 4 GT / s na taxa de textura O que deve se traduzir em um desempenho um pouco melhor que o GTX 1650 Super.

Voltando agora à capacidade de memória, encontramos duas versões. O que analisamos é o de 4 GB, mas recomendamos optar pelo de 8 GB, porque ele fornece nos testes do fabricante entre 2 e 6 FPS a mais, o que vale bastante a pena. Atualmente, 4 GB são insuficientes para profundidade de campo e antialiasing. Duas soluções foram incorporadas a esta placa, como a Radeon Anti-Lag, para melhorar o tempo de resposta entre a resposta da placa e os periféricos, e a Radeon Boost, para traduzi-la em uma melhor taxa de FPS no jogo.

De qualquer forma, a memória do tipo GDDR6 foi usada em sua capacidade máxima com uma frequência efetiva de 14 Gbps. Eles trabalham em um barramento de 128 bits com uma largura de banda de 224 GB / s, o que define o equilíbrio nesse sentido para a AMD. Vamos ver como eles se comportam no overclock, sendo o assunto pendente dessa arquitetura. O TDP desta GPU é de 130W, portanto o fabricante recomenda fontes com mais de 450W.

Por fim, mas não menos importante, veremos o PCB, mais especificamente o VRM, composto por nada menos que 6 fases de potência com MOSFETS de 3 estados e um controlador PWM digital IoR 35217. Um conjunto de grande capacidade que não deve ter problemas com o consumo acima de 140W.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Vamos entrar no que mais nos interessa, que é o desempenho desta AMD Radeon RX 5500 XT. Para isso, usamos os mesmos testes e jogos que os outros cartões. Nossa bancada de testes consiste nos seguintes componentes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus XI Formula

Memória:

T-Force Vulkan 3200 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SU750

Placa gráfica

AMD Radeon RX 5500 XT

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Todos os testes e testes sintéticos foram realizados com os filtros conforme entram na configuração de cada programa. Os testes consistem em testes executados nas três resoluções principais, Full HD, 2K e 4K. Executamos todos eles no sistema operacional Windows 10 Pro em sua versão totalmente atualizada de 1903 e com os drivers Adrenalin também em sua versão mais recente.

O que estamos procurando nesses testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido será o jogo. As pontuações de benchmark nos ajudarão a comparar esta GPU com a concorrência. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS com base na quantidade que obtemos em cada jogo e na resolução.

QUADROS POR SEGUNDO
Quadros por segundo (FPS) Jogabilidade
Menos de 30 FPS Limitada
30 ~ 40 FPS Jogável
40 ~ 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Muito bom
Maior que 144 Hz Nível de esportes eletrônicos

Benchmarks

Para testes de benchmark, usaremos os seguintes programas e testes:

  • 3DMark Fire Strike normal3DMark Fire Strike UltraTime SpyVRMARK Orange Room

Teste de jogo

Agora, avaliaremos o desempenho real dos jogos, tendo assim uma prova mais palpável do que o nosso AMD Radeon RX 5500 XT poderá oferecer no DirectX 12, OpenGL e Vulkan neste caso.

Os testes serão realizados nas três resoluções mais usadas nos jogos, nos referimos a Full HD (1920 x 1080p), QHD ou 2K (2560 x 1440p) e UHD ou 4K (3840 x 2160p). Dessa forma, teremos uma gama completa de resultados para poder compará-los com outras GPUs. Para cada um dos jogos, mantivemos as configurações automáticas selecionadas em cada e para cada resolução.

  • Final Fantasy XV, padrão, TAA, DirectX 11 DOOM, Ultra, TAA, Open GL / Vulkan Deus EX Dividido pela humanidade, Alto, Anisotrópico x4, DirectX 12 Far Cry 5, Alto, TAA, DirectX 12 Metro Exodus, Alto, Anisotrópico x16, DirectX 12 (sem RT) Shadow of the Tomb Rider, alto, TAA + anisotrópico x4, DirectX 12

Overclock

Como em outras placas, vamos fazer overclock desse AMD Radeon RX 5500 XT para ver até onde podemos aumentar seu desempenho.

Para isso, usamos o MSI Afterburner, que é uma das melhores aplicações para executar este procedimento de maneira simples e rápida. Dessa forma, realizamos um novo teste no 3DMark Fire Strike.

3DMark Fire Strike Estoque @ Overclock
Pontuação gráfica 14145 14658
Pontuação Física 23240 23793
Combinado 12560 13028

Temperaturas e consumo

Finalmente, passamos a enfatizar o AMD Radeon RX 5500 XT por algumas horas enquanto monitoramos suas temperaturas e consumo. Para isso, usamos o FurMark para estresse e o HWiNFO para capturar resultados, juntamente com um wattímetro que mede a potência de todo o equipamento completo, exceto o monitor. Com a chegada do inverno, a temperatura ambiente na sala é de 24 ° C.

Como podemos ver no gráfico, obtemos 27 ºC em repouso e 68 ºC neste modelo de referência. Algumas temperaturas são mais que boas.

Quanto ao consumo, ele nos dá alguns resultados que nos surpreenderam… Temos 72W em repouso e 252 W com desempenho máximo para a placa de vídeo. Quando também enfatizamos 100% o processador, temos 364 W.

Palavras finais e conclusão sobre o AMD Radeon RX 5500 XT

Chegou a hora de valorizar a AMD Radeon RX 5500 XT, vemos que é uma placa muito interessante e que atende perfeitamente aos requisitos dos usuários que desejam reproduzir alta definição Full HD ou reproduzir 2K na faixa de 40 a 60 FPS.

A AMD decide não lançar um modelo de referência e oferece rédea livre para lançar sua nova placa gráfica com PCB e dissipador de calor personalizado: XFX, Sapphire, MSI, PowerColor, Gigabyte, ASUS e ASRock são os escolhidos.

Em nossos casos, recebemos um Sapphire RX 5500 XT Pulse. Os resultados obtidos são muito bons e seu dissipador de calor deixa essa placa gráfica muito legal. Não podemos reclamar sobre esse modelo, pois acreditamos que será um dos melhores de qualidade / preço, como a empresa nos acostumou.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

As temperaturas são muito boas, seus 27ºC em repouso e 68ºC no desempenho máximo são ótimos. O consumo parece um pouco demais para nós . Não sabemos se é algo específico, mas em nossos testes esses números nos saltaram.

Saliente também que o GPU BOOST em determinados jogos não funciona de maneira alguma. A AMD confirma que as próximas atualizações de driver irão corrigi-lo . De qualquer forma, você pode fazer overclock manualmente e obter um pouco de desempenho extra.

Seu preço nas lojas espanholas é de cerca de 220 a 240 euros (dependendo do modelo). O que deixa claro que é uma placa de vídeo que concorre com a Nvidia GTX 1650 SUPER por desempenho. Qual é a melhor opção dos dois? Acreditamos que o preço é o que faz a diferença e esperamos que o preço deste RX 5500 XT caia.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PCB E COMPONENTES

- ALTO CONSUMO

+ EXCELENTE REFRIGERAÇÃO

- ALGO PREÇO

+ MUITO BOM DESEMPENHO EM HD COMPLETO

+ POSSIBILIDADE DE FAZER O SOBRECLOCO

+ CONDUTORES E SOFTWARE MUITO COMPLETO

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de prata:

AMD Radeon RX 5500 XT

QUALIDADE DO COMPONENTE - 80%

DISSIPAÇÃO - 82%

EXPERIÊNCIA DE JOGO - 72%

SOUNDING - 79%

PREÇO - 79%

78%

Uma das melhores opções para jogar em Full HD:

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button