Processadores

Amd deixa de compartilhar sua propriedade intelectual de chips x86 com a china

Índice:

Anonim

A CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que a empresa não planeja licenciar mais designs de chips x86 para a THATIC, joint venture chinesa da empresa com a Hygon.

AMD deixa de compartilhar seu IP x86 com a China

Isso significa que o Hygon se aterá à arquitetura Zen original da AMD, impedindo-os de aproveitar as inovações do Zen 2 e as futuras microarquiteturas de CPU AMD.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Em 2016, a AMD concordou em licenciar seu x86 IP e SoC para a Tianjin Haiguang Advanced Technology Investment Co. Ltd. ("THATIC"), uma joint venture entre a AMD e a Hygon que permitiria criar e vender processadores x86 no mercado chinês. Esse acordo deu à AMD US $ 293 milhões e a promessa de pagamento de royalties, dando à AMD uma injeção de dinheiro muito necessária.

Essa joint venture permitiu às empresas chinesas fabricar processadores x86 com elementos personalizados que os tornariam adequados para uso pelo governo chinês, ao mesmo tempo em que concedia à Intel uma nova concorrência na região. Agora a AMD parece feliz em manter seu novo IP para si mesma, com Lisa Su alegando que "THATIC era uma licença de tecnologia de geração única e não há licenças adicionais de tecnologia".

Em comparação com 2016, a AMD está em uma situação financeira fundamentalmente diferente. A AMD agora lucra a cada trimestre e a empresa está pronta para ter um sucesso incrível em 2019 com o lançamento do Zen 2, que abalará os mercados de servidores e PCs de consumo. Simplificando, a AMD não precisa mais compartilhar sua propriedade intelectual com a China, pois pode obter lucro sem elas.

Fonte Overclock3d

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button