Avaliações

Revisão da Amd Athlon 3000g em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Por fim, o AMD Athlon 3000G é uma realidade e, como sempre, apresentaremos uma revisão o mais completa possível instalada no HTPC Asrock DeskMini A300. Após os bons sentimentos deixados pelos processadores da série 200G, a AMD está novamente apostando em uma CPU de 14nm baseada em silício Raven Rigde agora aumentada para 3, 5 GHz em sua configuração 2C / 4T.

Esta nova APU possui gráficos Radeon Vega 3 de 192 processadores de fluxo com uma frequência de 1100 MHz, 100 MHz a mais que o 200GE. Algo muito interessante que a AMD fez com esse CPU TDP de 35W está desbloqueando seus núcleos, e agora as GPUs e CPUs podem ser overclockadas com aumentos consideráveis, graças ao dissipador de calor incluído que suporta cerca de 65W. Tudo isso e muito mais analisaremos nesta análise, será o melhor processador para HTPC deste 2019? Claro que está no preço, com pouco mais de 50 euros.

Agradecemos à AMD por sua confiança em nós, emprestando-nos este processador para poder fazer nossa análise.

Características técnicas do AMD Athlon 3000G

Desembalagem

Nesta ocasião, não nos foi fornecido o pacote completo desta CPU, pois ela chegou com o HTPC ASRock DeskMini A300 no qual a testaremos. Em princípio, temos apenas uma pequena caixa semelhante à usada pelo Ryzen da geração anterior para armazenar apenas sua CPU, é claro, com o pacote de plástico rígido correspondente para evitar dobrar os pinos.

De qualquer forma, para um usuário normal que vai comprar esse AMD Athlon 3000G, ele virá em uma caixa de papelão flexível com a CPU e a solução térmica incluída, que será exatamente a mesma usada nas modelos 200G, 220GE e empresa.

Desenho

Este processador AMD Athlon 3000G é apresentado a nós, pois não poderia ser de outro modo com um encapsulamento para o soquete AM4 da AMD. No topo do substrato, temos um grande IHS que identifica os processadores AMD que, nesse caso, não devem ser soldados ao silício de 14 nm construído pela GlobalFoundries. É feito de alumínio e cobre e sua montagem é realizada nas instalações chinesas correspondentes.

Na parte inferior do substrato, teremos a matriz correspondente Micro-PGA (Pin Grid Array) de 1.331 contatos banhados a ouro e idêntica ao restante dos processadores AM4. O aspecto da compatibilidade será muito importante, pois não devemos cometer o erro de pensar que sua arquitetura é Zen +, uma vez que é uma CPU baseada em silício Zen Raven Rigde de 14nm, portanto seus chips compatíveis serão o AMD A300, B250 e X470, deixando de fora o último X570 da Ryzen 3000.

Solução Térmica

Em sua compra individual, este processador AMD Athlon 3000G vem com a solução térmica correspondente que você verá no topo. É o dissipador de calor mais básico da AMD para suas CPUs, embora ainda tenha desempenho superior ao da Intel.

Consiste em um bloco de alumínio com aletas simples, com um núcleo quadrado ligeiramente menor que o CPU IHS, com a pasta térmica já aplicada. Na parte superior, também temos uma ventoinha do tipo axial de 70 mm bastante silenciosa instalada com controle de velocidade gerenciado pela placa.

O método de fixação no soquete é exatamente o mesmo usado no Prisma Wraith, ou seja, com garra dupla e alavanca de fixação rápida. O mais importante é que sua capacidade máxima de dissipação é de 65W de TDP, enquanto a CPU possui apenas uma de 35W. Isso significa que, com desempenho máximo e mesmo com overclock agressivo, não teremos problemas de aquecimento.

Características e especificações

Depois de examinar detalhadamente os elementos para o design, entraremos na CPU para ver quais são suas características e, assim, esclarecer o que realmente temos nessa CPU renomeada para "3000".

Para iniciantes, esse AMD Athlon 3000G é baseado na arquitetura Raven Ridge 14nm FinFEt criada pela GlobalFoundries. Portanto, é importante saber que seus 2 núcleos e 4 threads de processamento pertencem tecnicamente à arquitetura ZEN e não ao ZEN +, muito menos ao ZEN 2. Esta revisão permitiu aumentar a frequência de trabalho para 3, 5 GHz, sendo exemplo, o mesmo oferecido pelo Athlon 240GE.

Mas a principal diferença com o Athlon anterior é que, por um preço inicial de US $ 49, temos esses núcleos desbloqueados, para que possamos fazer overclocking manual a partir do BIOS ou melhor do AMD Ryzen Master. Para isso, é claro que precisaremos de um chipset que suporte overclocking, e o A300 do mini PC ASRock não funciona. Portanto, para este teste, transferiremos o processador para uma placa com B450.

O conjunto de CPU é concluído com um cache L1 de 192 KB, cache L2 de 1 MB e cache L3 de 4 MB, valores que não variam do outro Athlon como é lógico. Espera-se que tudo isso gere um TDP máximo de 35W com um TjMax de 95 ° C. A interface de memória também não foi alterada ao não implementar a arquitetura do Picasso; portanto, sua capacidade nativa é de 2667 MHz no canal duplo de até 64 GB. Isso não é um impedimento para poder usar perfis XMP que aumentam a frequência para 3600 MHz.

Para competir com eles e com a Intel, temos dentro de um iGPU AMD Radeon Vega 3 equipado com 3 núcleos gráficos (NGCU) que adicionam 192 processadores de fluxo. O clock desta GPU Vega de 14nm é de até 1, 1 GHz, sendo 100 MHz a mais que o Athlon anterior. Mais uma vez, podemos fazer um overclock para aumentar o desempenho em tempo hábil, e também sua capacidade é bastante alta.

Concorrente final do Intel G5400

Como vimos ao longo da análise de suas características, este AMD Athlon 3000G vem pronto para competir contra você com o Intel Pentium G5400. É uma CPU com o mesmo número de núcleos e threads, embora com uma frequência mais baixa (3, 5 GHz vs. 3, 7 GHz do Pentium), mas sua capacidade de overclock e silício revisado de 14 nm devem colocá-lo acima.

Além disso, o iGPU integrado neste processador com base na arquitetura RADEON Vega é mais poderoso e mais rápido que o Intel UHD 610 da série Gold da Intel. Isso não significa que ele nos garanta um desempenho notável nos jogos, pois esse processador é muito menor que os Vega de 8 núcleos da Ryzen 3 3200G e muito mais que os 13 núcleos da Ryzen 5 3400G. No entanto, teremos benefícios aceitáveis ​​em jogos de plataforma 2D, indies com características semelhantes e até mesmo o estranho jogo 3D com gráficos avançados das gerações atuais com as propriedades no mínimo com uma resolução de 720p.

Onde obteremos um desempenho mais de acordo com suas características é em sua capacidade de decodificação de vídeo com aceleração gráfica em resolução Full HD e até 4K a 60 FPS sem problemas. Precisamente por esse motivo, é um processador ideal para o HTPC de serviço, um exemplo claro é o ASRock DeskMini A300 com o qual ele vem. Se preferirmos, também podemos montá-lo com componentes baratos em um chassi ITX para ter nossa estação multimídia de baixo custo, tipo Nvidia Shield, Chrome Book ou similar no Windows 10.

Combinação com o ASRock DeskMini A300

Agora chegamos a ver um pouco melhor o HTPC que foi incluído no processador. O pacote deste ASRock DeskMini A300 possui os seguintes elementos e acessórios:

  • Mini PC ASRock DeskMini A300 Tipo americano Conector de alimentação Fonte de alimentação de 120 W 2x Conectores SATA internos para SSD / HDD Parafusos de instalação Cartão interno M.2 Wi-Fi Antena e extensor Wi-Fi Antena e extensor Wi-Fi Dissipador de calor da CPU de 65W Instruções de AM-CD-ROM

Como já avançamos, testamos esse AMD Athlon no peculiar banco de testes ASRock DeskMini A300, uma unidade HTPC com medidas de 155 x 155 x 80 mm, na forma de uma caixa retangular feita de chapa, exceto na frente, para melhorar a estética usa uma caixa de plástico rígido.

Neste painel frontal, encontramos uma porta USB 2.0, um conector de 3, 5 mm para áudio e micro e um USB 3.1 Gen1 Tipo-C. Uma excelente versatilidade por seu tamanho pequeno, que também pode ser expandido no lado esquerdo com duas portas USB 2.0 extras, se compararmos o hub correspondente.

Da mesma forma, o painel de E / S na parte traseira nos dará as seguintes portas:

  • USB 2.0 USB 3.1 Gen1RJ-45D-sub (VGA) HDMI 2.0 DisplayPort 1.2 Porta de alimentação CA 2x saídas de antena

Uma conectividade nesse caso é bastante boa ao incluir até três saídas de vídeo com o VGA quase extinto que talvez possa ser útil para algum usuário. De qualquer forma, as duas portas de vídeo suportam 4K a 60 FPS para oferecer o máximo da GPU integrada Radeon Vega 3. Lembre-se de que as antenas não serão pré-instaladas, mas como acessórios, para que possamos instalar o pacote. Wi-Fi como veremos agora.

Interior e ferragens incluídas

Este ASRock DeskMini A300 possui uma placa de tamanho Mini ITX padrão com o chipset AMD A300, o que significa que eles não têm capacidade de overclock, embora também não seja necessário em um PC com essas características. É claro que o soquete é o AM4 e oferece compatibilidade com os processadores de arquitetura Raven Ridge (nosso caso), Picasso, Bristol Bridge com até 65W de TDP. Conseqüentemente, o chipset suporta uma capacidade máxima de RAM DDR4 SO-DIMM de 64 GB a 2933 MHz para CPUs Ryzen e 2400 MHz para APUs da série A.

O sistema de alienação é composto de 5 fases com MOSFETS protegidos com um dissipador de calor com aletas. Três fases serão usadas para o V-Core e as demais para SoC e periféricos. A fonte de alimentação externa tem uma capacidade de 120W a 19V DC. Pelo menos no nosso caso, recebemos o conector de energia na configuração americana, lembre-se disso.

Revendo um pouco sua conectividade interna e PCB, temos como slots de expansão para armazenamento 2 M.2 PCIe 3.0 x4, algo muito positivo para um PC com essas características, já que a maioria suporta apenas SATA. De qualquer forma, o segundo slot suporta apenas x4 com AMD Ryzen, enquanto que com APUs ele suporta x2. Um dos slots pode ser visto na face principal, enquanto o segundo está na parte traseira, coberta com uma placa, portanto foi necessário remover o PCB para conectar a unidade. Mas isso não é tudo, porque dois conectores SATA III vêm no pacote para instalar até dois SSDs de 2, 5 ”na bandeja traseira.

Também temos um terceiro slot M.2 para conectar um cartão Wi-Fi que possuímos graças ao kit de expansão incluído. Esta placa é uma Intel 3168NGW, que oferece banda dupla, embora em conexões 1 × 1 de até 433 Mbps na banda de 5 Ghz. Independentemente, poderíamos adquirir, por exemplo, um Intel 9560, típico de placas-mãe com Wi-Fi 5 até a chegada do Wi-Fi 6. Finalmente, como conectividade de rede com fio, temos uma placa Realtek RTL8111H de 1 Gbps, que não é ruim.

Observe que CPU, RAM e unidades de armazenamento não estão incluídas.

Por seu lado, a placa de som é bastante normal, considerando o básico, uma vez que um codec Realtek ALC233 foi usado, permanecendo longe do atual ALC1220. De qualquer forma, temos o áudio e o micro Jack correspondentes na área frontal.

Banco de ensaio e teste de desempenho

Agora vamos verificar a estabilidade do processador AMD Athlon 3000G nos valores de estoque. A equipe do ASRock DeskMini A300 enfatizou isso com o Prime 95 Custom e o resfriamento a ar através do tanque de estoque. Inicialmente, forneceremos os resultados apenas com os gráficos integrados da própria CPU. Em uma seção específica, instalaremos a APU em uma placa com capacidade de overclock para ver até onde ela pode ir.

Para ver o desempenho do overclock, mudaremos para a plataforma B450 com uma placa WiFi AORUS B450 I Pro, dissipador de estoque e 16 GB DDR4 a 3600 MHz

Benchmarks (testes sintéticos)

Testamos o desempenho com a plataforma A300 e as memórias configuradas em 3600 MHz, o máximo que a placa de ensaio permite de maneira estável para esta APU de 1ª geração. Os programas que usamos serão os seguintes:

  • Cinebench R15 e R20Aida643DMARKVRMARKPCMark 8Blender RobotWprime 32M

Vemos que nos benchmarks este CPU está muito próximo dos seus irmãos 200GE e 240GE, mas em geral vemos resultados um pouco melhores, tanto no gerenciamento da memória RAM quanto nos testes sintéticos do Cinebench. No entanto, não é um aumento substancial; em suma, temos a mesma arquitetura Raven Ridge com capacidade de otimização e overclock.

Teste de jogo

Testamos esse conjunto de hardware com os 6 jogos que utilizamos há algum tempo, para ter uma referência com o restante do modelo analisado, embora sejam jogos muito mais elevados em requisitos do que o que esta APU é capaz de manipular.

Os resultados mostrados aqui são aqueles obtidos com os gráficos integrados do AMD Athlon 3000G e com uma resolução de 1280x720p. Esta é a configuração gráfica usada:

  • Shadow of the Tomb Rider, Baixo, SMAA, DirectX 12 Far Cry 5, Baixo, DirectX 12 DOOM, Médio, Open GL 4.5 Final Fantasy XV, Baixo, DirectX 12 Deus EX Mankind Divided, Baixo, DirectX 12 Metro Exodus, Baixo, DirectX 12

Nesse caso , vemos melhorias em alguns títulos, mesmo estando em um MiniPC e não em nosso banco de testes usual. Com memória de 3600 MHz, esses números podem aumentar em 1 FPS, não muito mais. A margem para melhoria, no entanto, geralmente tem sido muito pequena ou inexistente, pois são títulos com altos requisitos.

Consumo e temperaturas

Continuando com esta bancada de testes, veremos qual foi o consumo do aparelho e sua temperatura. Não estando nas mesmas condições que o restante dos processadores testados por nós, não devemos comprá-lo diretamente deles.

Essa otimização e a plataforma na qual estamos tornando-a simplesmente a melhor CPU em termos de consumo. Mas também são as temperaturas sensacionais. O ASRock DeskMini A300 também possui todo o lado aberto para o exterior na forma de uma malha de metal, portanto, o resfriamento não é problema para esta CPU.

Capacidade de overclock

Como já prevíamos, este processador tem seu multiplicador desbloqueado, por isso usamos a plataforma B450 para ver até onde pode chegar. Para isso, usamos o software AMD Ryzen Master e comparamos seu desempenho com uma referência no Cinebench e no 3DMark.

Como já avançamos, a capacidade de overclock é bastante boa para a CPU e a GPU. Nesta unidade que nos tocou, conseguimos aumentar a frequência dos dois núcleos físicos para 4.025 GHz a 1.4 V de maneira estável. Enquanto a GPU Radeon Vega foi aumentada para 1609 MHz com uma voltagem de 1, 25 V. Os resultados que obtivemos com esta nova bancada de testes são os seguintes:

Palavras finais e conclusão sobre o AMD Athlon 3000G e o ASRock DeskMini A300

Surpreende-se, em primeiro lugar, que este novo Athlon 3000G não possua a arquitetura Picasso, pois subir para o Zen + com 12 nm seria a mais consistente para esta APU. No entanto, é um CPU muito semelhante ao 200GE, com 2C / 4T e uma frequência de 3, 5 GHz igual à do 240 GE.

O desempenho, no entanto, aumenta de maneira geral em todos os testes, algo esperado e positivo para uma CPU ainda mais barata que as anteriores. A ascensão de 100 MHz do relógio iGPU Radeon Vega 3 é levemente perceptível nos jogos, mas o terreno da operação será de 720p e com jogos gráficos muito leves.

Em relação à capacidade e ao overclock, é realmente bom. E com o software Ryzen Master, podemos fazer essa prática sem precisar ir ao BIOS. Conseguimos obter bastante suco desse silício, atingindo até 4, 00 GHz em seus núcleos sem nenhum problema e 1, 6 GHz na GPU de forma estável.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

Em relação ao AHPC da ASRock, é apresentada como uma excelente opção para montar um equipamento multimídia que ocupa pouco espaço e com um desempenho notável se levarmos em conta a interessante capacidade de hardware da placa, notavelmente superior a muitos desses equipamentos.

Lembre-se de que teremos que comprar as memórias, CPU e armazenamento. Porém, como padrão, ele suporta até 64 GB de RAM, CPUs e APUs atuais Ryzen, até 4 unidades de armazenamento 2 SATA + 2 PCIe x4 e inclui placa Wi-Fi e cooler para CPU.

Terminamos com o preço desses dois componentes que analisamos hoje. Em primeiro lugar, o preço inicial do AMD Athlon 3000G deve ser de US $ 49 USD, e cerca de € 52 possivelmente na Europa. E com relação ao ASRock DeskMini A300, o disponibilizamos por apenas 163 €, levando em consideração que devemos gastar mais alguns euros em disco rígido / SSD, RAM e CPU.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO BRUTAL / RELAÇÃO DE PREÇOS

- CPU COM ARQUITETURA RAVEN RIDGE
+ AUMENTO DE DESEMPENHO NA 200GE - NO CASO DO HTPC ASROCK: NÃO TRAZ NENHUMA MEMÓRIA RAM, NEM HDD NEM CPU SERIAL

+ EXCELENTE CAPACIDADE DE SOBRECLOCAÇÃO

+ CONSUMO MÍNIMO E TEMPERATURAS

+ HTPC É BARATO E TEM GRANDE CAPACIDADE DE EXPANSÃO

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

AMD Athlon 3000G

RENDIMENTO RENDIMENTO - 75%

DESEMPENHO MULTI-ROSCA - 75%

SOBRECARGA - 85%

PREÇO - 85%

80%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button