Avaliações

Análise do Adata xpg spectrix s40g em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O ADATA XPG Spectrix S40G é a unidade de armazenamento SSD PCIe 3.0 de ponta da marca ADATA e vamos analisá-la hoje para todos vocês. Um SSD que foi apresentado na Computex 2019 em que as memórias NLC TLC, o cache SLC e o controlador Realtek RTS5762 estão instalados. E o melhor de tudo, uma capa impressionante com iluminação RGB personalizável que a diferencia do resto dos modelos vistos até agora.

A versão que testaremos é de 512 GB, mas também está disponível em 256 e 1024 GB com a mesma seção estética.

Como sempre, agradecemos à ADATA XPG por confiar em nós para nos fornecer esse SSD e poder fazer nossa análise.

Características técnicas de ADATA XPG Spectrix S40G

Desembalagem

O melhor desempenho XPG Spectrix S40G SSD do fabricante chegou em uma caixa de papelão flexível muito plana, mas com largura e comprimento suficientes. Todo o exterior é pintado de preto com uma foto do SSD iluminado e atrás dele informações básicas do SSD em vários idiomas.

No interior, o produto foi colocado em um molde plástico bem fixado para evitar movimentos e sem mais nada dentro. Nem sequer recebemos uma folha de dados ou um manual de instruções no pacote de compras; portanto, se precisarmos saber mais sobre o produto ou fazer o download dos programas, teremos que acessar a página do produto e a Internet. Embora, é claro, você já tenha nossa análise com ainda mais informações.

Design exterior

Este XPG Spectrix S40G foi apresentado pela ADATA durante o evento Computex 2019 que participamos e vamos dar uma olhada no que é o SSD de melhor desempenho na interface PCIe 3.0 x4 da marca. Por que especificamos a interface? Bem, porque o XPG Gammix S50 que funciona com o PCIe 4.0 x4 já foi apresentado, para a nova geração de placas AMD.

Esse SSD está disponível nos armazenamentos de três estrelas. Estamos falando de 256 GB, 512 GB, o que analisamos e 1 TB como expoente máximo. Todos eles têm um formato 2280, ou seja, 80 mm de comprimento e 22 mm de largura para serem compatíveis com qualquer tipo de placa-mãe. Da mesma forma, o slot de comunicação é, é claro, M.2 M-Key, aqui não há surpresas.

Onde temos algo mais apetitoso para estudar está no topo do XPG Spectrix S40G. E é que o fabricante integrou um sistema de iluminação RGB endereçável em uma pequena placa de alumínio que servirá como dissipador de calor. Vamos ver, eu não considero um dissipador de calor como tal, pois não possui aletas, e a placa é tão fina que serve apenas para segurar a armação de plástico semitransparente que acenderá.

Se você olhar atentamente para esta capa, ela não possui LEDs integrados, mas eles são diretamente integrados ao PCB, nos dois lados. Isso significa que podemos remover a tampa sem medo de quebrar um cabo ou conector. Obviamente, ele é anexado às memórias usando uma almofada adesiva de silicone, portanto, devemos ter muito cuidado ao removê-la.

Mas é claro, isso tem algo positivo e algo negativo. O positivo é evidente, um dos SSDs com o sistema de iluminação mais marcante e diferenciador do mercado. E o negativo, que muitas placas atuais têm todos os seus slots M.2 cobertos por um dissipador de calor de alumínio e, ainda por cima, tudo integrado ao próprio chipset, um exemplo é o ASRock Extreme4 e outros grandes fabricantes. Isso implica que, se quisermos instalar o SSD com sua iluminação, não teremos escolha a não ser remover a tampa RGB ou o dissipador de calor na placa.

Falando um pouco mais sobre a seção RGB, ele possui um total de 8 LEDs endereçáveis, 4 em ambos os lados. Eles podem ser gerenciados através do software XPG RGB ou através dos programas dos principais fabricantes da placa. Sendo compatível com Asus AURA Sync, Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light e ASRock Polychrome RGB, a verdade é que a iluminação não é totalmente uniforme e seria necessário pelo menos mais um LED de cada lado para melhorar ainda mais o resultado.

Hardware e componentes

Removeremos o que vemos no topo dos componentes eletrônicos deste XPG Spectrix S40G para ver quais elementos encontramos.

Como em outros SSDs, temos memórias NAND 3D TLC NAND, para fornecer a esse SSD a velocidade máxima possível na interface PCIe Gen 3.0 x4 no protocolo de comunicação NVMe 1.3. No total, haverá quatro módulos, dois na parte frontal e dois na parte traseira, presumivelmente 128 GB cada para formar esses 512 GB. A ADATA também implementou um cache de armazenamento SLC e buffer DRAM para melhorar as velocidades de transferência de dados e operações por segundo.

Tudo isso é gerenciado por um controlador Realtek RTS5762, que é o mais avançado da marca para essa interface, confrontando diretamente o próprio Samsung. Ele suporta velocidades de leitura sequencial de 3500 MB / se velocidades de gravação sequencial de 3000 MB / s, bem como 300K IOPS e 240K IOPS em operações de leitura e gravação. É compatível com as memórias instaladas aqui e também com o NAND 3D QLC, com 8 canais para endereçar até 2 TB de espaço. Ele suporta a tecnologia de correção de erros LDPC e o sistema de criptografia AES de 256 bits.

O fabricante oferece uma garantia limitada de 5 anos, com base no TBW (Terabytes de informações escritas). Assim, para o modelo de 256 GB, teremos no máximo 160 TWB, para o modelo de 512 GB, no máximo, 320 TBW e para o modelo de 1TB, no máximo, 640 TBW. O tempo médio entre falhas (MTBF) é de 2.000.000 horas. Não recebemos informações muito mais interessantes sobre esse XPG Spectrix S40G; portanto, continuaremos com os programas para gerenciá-lo.

Software e iluminação

Não podemos deixar para trás as possibilidades de gerenciamento que temos para esse XPG Spectrix S40G, já que, para ter iluminação RGB, precisamos de um programa que possa nos ajudar a personalizá-lo.

O programa da marca se chama XPG RGB e podemos baixá-lo na página do produto. Temos uma interface bastante simples para selecionar animação, paleta de cores e velocidade em questão. Podemos configurar um total de 4 perfis de iluminação para selecionar o que queremos de acordo com o nosso humor. Ou não, porque este programa não funcionou para nós com um MSI MEG Z390 ACE. As alterações não se aplicam ao SSD e a iluminação permanece a mesma. Certamente é um bug simples que será resolvido com uma atualização de firmware.

Mas o Dragon Center e Mystic Light da MSI vêm para salvar nossos dias, porque este funcionou perfeitamente para nós. Podemos vincular a iluminação da placa ao SSD ou gerenciá-la de forma independente. Temos animações próprias do fabricante e são perfeitamente aplicáveis ​​ao SSD.

Ainda temos um terceiro programa, o ADATA SSD Toolbox, que usaremos para gerenciar nosso SSD. Com ele, podemos monitorar o estado da unidade e sua vida útil, bem como a temperatura e o espaço ocupado. Podemos fazer diagnósticos operacionais, atualizar o firmware, otimizar o SSD ou algumas operações interessantes para o usuário. O fabricante também nos permite fazer o download do software Acronis True Image HD para migração de disco.

Equipamento de teste e referências

Sendo um SSD que roda sob PCIe 3.0 x4, qualquer placa-mãe com chipset Intel ou AMD atual funcionará bem o suficiente. O equipamento que usamos para realizar a bateria de testes no XPG Spectrix S40G é o seguinte:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i5-9400F

Placa de base:

MSI MEG Z390 ACE

Memória:

16GB DDR4 T-Force Vulkan Z

Dissipador de calor

estoque

Disco rígido

XPG Spectrix S40G

Placa gráfica

Nvidia RTX 2060 FE

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Vamos ver se esta unidade é capaz de se aproximar dos 3500/3000 MB / s teóricos oferecidos no protocolo NVMe 1.3. Os programas de benchmark que usamos são os seguintes:

  • Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna

Todos esses programas estão em sua versão mais recente disponível. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois o tempo de vida é reduzido.

Começamos com os resultados fornecidos pelo CristalDisk, que indica que o SSD está atingindo o máximo de seu desempenho de leitura sequencial com mais de 3500 MB / s. Os resultados para blocos maiores também são muito bons, com mais de 1200 MB / s. Por escrito, ficou um pouco para trás, chegando a 2200 MB / s.

O fabricante fornece uma folha de dados na qual você testa suas unidades com o ATTO Disk, nosso próximo programa. Podemos ver que as taxas máximas alcançadas em leitura e gravação são de 3300 MB / se 1570 MB / s para blocos de 2 MB. Nos registros do fabricante, temos cerca de 3.500 e 1.900 MB / s em leitura e gravação, os quais ainda não atingimos.

O programa a seguir, AS SSD, também foi usado pela ADATA para testar sua unidade de 512 GB, que fornece leitura e gravação de 2950 e 1600 MB / s. Nossos resultados são um pouco mais discretos, com pouco mais de 2800 e 1200 MB / s. No entanto, continuamos bastante próximos. Este programa também fornece dados do IOPS, cujos registros máximos estão em 293K e 193K IOPS para leitura e gravação. Segundo o fabricante, devemos ter aproximadamente 300K e 240K IOPS.

Finalmente, a Anvil é a que se comportou pior nesta unidade, fornecendo apenas 2000 MB / s na leitura e 2300 na escrita, resultados um pouco estranhos que podemos dizer. Também não parece ter cumprido o IOPS, ficando bem abaixo das especificações.

Temperaturas

Em relação às temperaturas, não surpreendemos, pois sob estresse obtivemos apenas 40 ⁰C na área próxima à interface, onde sempre sofre mais aquecimento, já que o controlador está lá.

Essas unidades mantêm as temperaturas operacionais muito úteis e nem precisam de dissipadores de calor. Algo diferente acontece com os novos SSDs PCIe 4.0, que alcançam registros mais altos.

Palavras finais e conclusão sobre o ADATA XPG Spectrix S40G

Este é o SSD XPG PCIe 3.0 x4 mais rápido disponível e provou isso pelo menos nas taxas de leitura. Em geral, acima de 3.000 MB / s confortavelmente, embora seja verdade que, por escrito, fique um pouco atrás do que esperávamos, com pouco mais de 2.000 MB / s.

Esta unidade foi apresentada este ano e possui uma nova geração de memórias de alto desempenho e disponível nas três configurações discutidas ao longo da revisão. Da mesma forma, o controlador Realtek parece ter sido uma boa escolha, já que é um dos mais próximos em desempenho da poderosa Samsung.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Mas o aspecto mais diferencial desse SSD em comparação à concorrência é na aparência e no design. Sim, os SSDs também têm o direito de ter iluminação, e esse é o que tem mais iluminação. É compatível com as principais tecnologias de iluminação RGB das placas-mãe e verificamos seu perfeito funcionamento. Pelo contrário, o software da própria marca não parece funcionar corretamente, espero que seja um erro específico devido ao nosso hardware ou a um bug.

Ainda não sabemos exatamente o preço desse SSD no dia desta análise, mas os números considerados são US $ 70 para a versão de 256 GB, US $ 100 para a versão de 512 GB e US $ 190 para o maior de todos com 1 TB. São preços realistas e competentes para o que encontramos no mercado com retornos semelhantes. O que você achou desse SSD em geral? Você compraria

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ COM ILUMINAÇÃO A-RGB INTEGRADA

- Os registros escritos são algo menor do que esperávamos
+ GRANDE DESEMPENHO EM LEITURA - O PROGRAMA RGB DO FABRICANTE NÃO FUNCIONOU CORRETAMENTE

+ CONTROLADOR REALTEK DE ALTO DESEMPENHO

+ COM DRAM BUFFER E CACHE SLC INTEGRADO

+ O PREÇO ESTIMADO É COMPETITIVO

A equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de platina:

XPG Spectrix S40G

COMPONENTES - 92%

DESEMPENHO - 88%

PREÇO - 89%

GARANTIA - 90%

90%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button