Conectando uma impressora com o Windows 8
Índice:
- Conecte sua impressora e não se preocupe com o resto
- Reduzindo o espaço em disco usado
- A interface de impressão
- Windows RT e dispositivos de impressão
De todos os periféricos existentes, podemos dizer que as impressoras são um dos mais conhecidos e utilizados. Eles são suportados desde 1985 com Windows 1.0. dada a sua utilização, embora a sua base de dados, e consequentemente a sua compatibilidade, tenha sido alargada ao longo dos anos até se tornar praticamente impossível encontrar incompatibilidades.
Nesta entrada veremos todas as novidades que a Microsoft incluiu no Windows 8 relativamente a estes dispositivos, não só ao nível da interface gráfica para Modern UI ou Desktop, mas também relacionadas com os drivers que estes usaram, o modo de impressão, etc.
Conecte sua impressora e não se preocupe com o resto
Com o Windows 8, a Microsoft apresenta uma nova arquitetura de driver de impressão que facilita a instalação de uma nova impressora em vários modelos. Do Windows 2000 ao Windows 7, foi usada a versão 3 dessa arquitetura, mas a versão 4 é lançada com o novo sistema operacional (as versões 1 e 2 foram usadas do Windows 1.0 ao Windows ME).Graças a esta versão, como mencionei, na maioria dos casos, nada mais será necessário do que conectar a impressora à sua porta correspondente e O Windows 8 cuidará do resto. Caso a impressora a ser conectada não tenha esse recurso disponível, no Windows 8 os drivers com arquitetura versão 3 ainda são mantidos, para não causar problemas e ser o mais compatível possível.
Reduzindo o espaço em disco usado
Dentre o espaço que um sistema operacional consome em disco para seu bom funcionamento, existe uma parte que serve para dar suporte a impressoras e dispositivos que trabalham com imagens. Com o Windows 8 o espaço consumido pelo sistema operacional para essa finalidade é reduzido em 41%, em relação ao espaço utilizado pelo Windows 7.Mas, além disso, esta redução no espaço utilizado foi acompanhada por um aumento no número de dispositivos suportados diretamente sem a necessidade de drivers adicionais, como você pode ver na tabela a seguir.
Dispositivos compatíveis na caixa | Dispositivos suportados diretamente | Espaço em disco usado | |
Windows Vista | 4200 | 55-60% | 768 MB |
Windows 7 | 2100 | 60-65% | 446MB |
Windows 8 | 2500 | 70% no lançamento e crescendo para 80% | 184 MB |
Esta economia de espaço pode não ser muito significativa em computadores desktop, por exemplo, onde são manuseadas quantidades da ordem de 500GB ou 1TB, mas em dispositivos Windows RT é um fator a ter em conta.
A interface de impressão
Uma grande mudança entre os drivers antigos e a nova versão implementada no Windows 8 é como a interface é gerenciada. Na versão antiga, a interface era toda construída sobre os drivers. Com o novo sistema operacional da Microsoft, este aspecto agora está separado dos drivers que é uma decisão melhor quando se trata de sua arquitetura, já que a interface agora pode ser iniciado a partir de um aplicativo na interface Modern UI e também da versão desktop por meio de seu aplicativo correspondente.
Esta é uma captura de tela da página inicial do aplicativo HP Printer Control, que permite gerenciar uma ampla variedade de impressoras HP através dela. Existem vários aplicativos para diferentes fabricantes na Windows 8 Store, como Canon, Brother Samsung.Basta digitar o nome daquele em que você está interessado ao pesquisar um aplicativo e ver se há um disponível para sua impressora.
Windows RT e dispositivos de impressão
Junto com a evolução que o setor de impressoras sofreu nos últimos anos, seus drivers também cresceram, passando a oferecer mais do que um simples programa para gerenciar o dispositivo. A maioria deles também inclui outros programas e utilitários do fabricante, o que pode resultar em pacotes de drivers de tamanho considerável.Tudo isso foi possível, pois na versão 3 da arquitetura do driver de impressão do Windows, o fabricante tinha total liberdade para decidir o que seria instalado e o que não. O problema é que em dispositivos Windows RT isso pode ser um grande problema, não só pelo espaço disponível, mas também pelo consumo da bateria e seu poder de processamento.
Portanto, com a versão 4 da arquitetura do driver de impressão do Windows, houve um foco em ser capaz de controlar o que os drivers podem fazer de fabricantes. Um exemplo disso é o que eu estava comentando em relação à interface de impressão, onde não depende mais totalmente da decisão do fabricante, podendo-se até usar apenas a que a Modern UI fornece.
Além disso, ao conectar a impressora e detectar o tipo de dispositivo, também foram feitas alterações No Windows 7 e anteriores versões, todos os drivers eram armazenados no "Driver Store" (uma espécie de banco de dados para todos os drivers) e ao conectar uma impressora, o driver correspondente era encontrado e copiado para um local especial onde poderia ser usado. Agora diretamente ao conectá-lo, ele buscará a "Loja de Drivers" e rodará diretamente para lá, dispensando a necessidade de fazer uma cópia extra dos mesmos.
Para dar um exemplo real, um Epson Artisan foi usado para ver quanto tempo o Windows 7 e o Windows 8 demoravam para ficar pronto para uso. O primeiro levou 14 segundos, enquanto o segundo levou apenas 2 segundos, o que é uma melhoria de 12 segundos.
In Bem-vindo ao Windows 8 | Qual versão do Windows 8 é melhor para mim? Em Bem-vindo ao Windows 8 | Segurança no Windows 8: aplicativos nativos, recursos... Em Bem-vindo ao Windows 8 | Windows 8 no ambiente de PMEs e autônomos. Porque não?