Monitorar 60 hz vs 144 hz vs 200 hz, você pode dizer a diferença? ? ?
Índice:
- Qual é a taxa de atualização de um monitor
- Relação entre hertz e capacidade visual humana
- Baixa taxa de atualização, tremulação e desfoque
- Suporte de placa gráfica
- Largura de banda da porta
- Monitores de 144 ou mais de 200 Hz
- Taxa de atualização para usuários comuns
- Escolhendo o monitor certo
- Preço
- Fazer
- Resolução
- Tipo de painel e tempo de resposta
- Taxa de atualização
- Você realmente precisa de um monitor de 144 ou 200 Hz?
- Modelos recomendados de 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz e mais
- Conclusão sobre 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz
Muitos usuários de PC, e especialmente aqueles que se dedicam a jogos, frequentemente caem na encruzilhada de ter que escolher entre desempenho ou resolução quando se trata de comprar um novo monitor. 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz, vamos notar a diferença?
Índice de conteúdo
Embora o primeiro grupo seja certamente mais voltado para a escolha de um monitor de taxa de atualização de 144Hz ou 200Hz, o segundo grupo pode ser mais atraído pela escolha de um monitor 4K, mas, na verdade, o que significam todos esses números e o que é o melhor de acordo com o uso que damos ao monitor?
Explicaremos detalhadamente qual é a taxa de atualização de um monitor, qual a diferença entre as taxas de 60, 144 e 200 Hz, quais vantagens e desvantagens cada uma oferece e qual você deve escolher de acordo com o uso que planeja dar ao seu monitor.
Qualquer pessoa que já tenha tido a oportunidade de usar um monitor com uma alta taxa de atualização (também chamada de taxa de atualização), perceberá que pode haver uma grande diferença em termos de fluidez e velocidade que esse monitor oferece.
Seja reproduzindo, navegando ou executando outro software, é evidente uma alta taxa de atualização quando comparado a um monitor com baixa frequência.
Logicamente, um monitor de 60 ou 144 Hz não será o mesmo, havendo uma diferença entre os dois. No entanto, dependendo das especificações do monitor e do uso que fornecemos, pode acontecer que não haja uma diferença perceptível entre os dois e que não valha a pena gastar muito dinheiro.
Sempre levando em consideração, além disso, que nos últimos anos as especificações dos monitores evoluíram significativamente, principalmente em termos de painéis, resoluções que eles oferecem e insumos.
Qual é a taxa de atualização de um monitor
Simplificando, a taxa de atualização (ou taxa de atualização) em um monitor nos diz quantas vezes por segundo uma imagem é atualizada na tela. Esclarecido isso, se tivermos um monitor com uma taxa de atualização de 60 Hz, significa que sua imagem será atualizada cerca de 60 vezes por segundo.
Obviamente, esse recurso também define quantas imagens por segundo podem ser visualizadas no monitor. Portanto, se tivermos uma placa gráfica instalada com uma renderização de 100 quadros, as imagens que a taxa de atualização permitir serão vistas de qualquer maneira.
Isso significa que, mesmo se renovarmos a placa gráfica do nosso PC e obtermos cerca de 100 FPS, por exemplo, não teremos nenhum benefício em termos de fluidez se o nosso monitor tiver uma taxa de atualização de 60 hertz, com a qual parte da energia seria desperdiçada. da GPU.
Isso seria resolvido se você passasse de um monitor de 60 hertz para um monitor de 144 hertz; portanto, se você atingir 100 FPS em um jogo, eles serão completos e não limitados, como seria no monitor de 60 hertz.
Embora também deva ser esclarecido que uma taxa de atualização mais alta não implica que seja melhor. Dito isto, se essa taxa for maior que 120 hertz, é possível que, em termos visuais, represente um efeito adverso.
Nesse sentido, existem três fatores que estabelecem qual é a taxa máxima de atualização:
- A resolução do monitor: quanto menor a resolução, maior a taxa de atualização, normalmente A taxa máxima de atualização da placa gráfica A taxa máxima de atualização do monitor.
Relação entre hertz e capacidade visual humana
Um fato importante a ser lembrado e que muitas pessoas não sabem é que a capacidade do olho humano atinge até 60 Hz, enfraquecendo-se drasticamente a hertz mais alto. Então, uma pergunta óbvia aparece aqui: então por que as taxas de atualização de 144 ou 200 Hz são melhores?
Para uma explicação clara, devemos começar esclarecendo que o que realmente determina nossa capacidade de ver é o cérebro, e não o olho. O olho é responsável por capturar e transmitir informações ao cérebro, mas é o responsável pelo processamento dessas informações, que geralmente perde ou modifica alguns atributos ao longo desse processo.
Nesse cenário, a retina do olho tem a capacidade de capturar o piscar rápido que as luzes podem emitir. Embora na realidade, para a maioria dos seres humanos, uma alternância de 60 ciclos desapareça antes de atingir o cérebro, além do fato de que a captura desse piscar não ocorre uniformemente em toda a retina.
Finalmente, a periferia reticular é capaz de acompanhar as luzes piscantes a uma velocidade bastante alta, enquanto a fóvea, localizada na retina, tem uma sensibilidade mais baixa à tremulação e se sente mais confortável com objetos menores. Quando olhamos de soslaio para uma tela de 50 ou 60 Hz, podemos notar essas oscilações, enquanto quando vistas de frente, não percebemos.
Baixa taxa de atualização, tremulação e desfoque
Quando uma taxa de atualização é configurada em baixa velocidade, o que ocorre é algo como um redesenho na imagem refletida no monitor, que é visível e ao mesmo tempo bastante irritante para o olho humano. Esse tremor no monitor chamado " tremulação " é incômodo e pode causar dores de cabeça e fadiga ocular.
Essa oscilação no monitor geralmente aparece quando a taxa de atualização é definida abaixo de 60 Hz, embora também seja possível que ocorra com frequências mais altas, o que também causa uma oscilação perceptível para certas pessoas. Portanto, é sempre recomendável ajustar a taxa de atualização para reduzir essas oscilações irritantes vistas no monitor. Acima de tudo, certifique-se de comprar ou ter um monitor de 60 Hz ou mais, pois nossa visão o apreciará.
Entre as vantagens mais destacadas oferecidas por uma alta taxa de atualização é a resolução de movimento, uma característica que estabelece a nitidez de uma imagem quando se move na tela.
Esse desfoque pode ser reduzido por meio de uma alta taxa de atualização, pois fornece ao cérebro humano mais dados para trabalhar, obtendo imagens mais nítidas.
O que está tremendo e como impedir que ela apareça
Suporte de placa gráfica
Esse ponto não pode ser desconectado ou ignorado, especialmente se você estiver pensando em comprar um monitor de 144 Hz e, mais ainda, se desejar um monitor de 200 Hz. O motivo para ter cuidado ao escolher uma placa de vídeo é que, se Isso não oferece um nível aceitável de quadros por segundo; portanto, você não aproveitará ao máximo a qualidade desses monitores. O problema é o contrário, seu monitor tem um desempenho melhor que sua GPU.
Por esse motivo, recomenda-se uma referência e uma análise subsequente do desempenho da GPU nos jogos específicos em que você procura uma taxa de quadros mais alta.
Alguns jogos incluem seus próprios benchmarks internos, embora se você não quiser usá-los e tiver uma análise mais objetiva do desempenho, poderá usar várias ferramentas on-line, como 3D Mark, VRMark ou similar.
É muito importante que, para comparar um jogo, desabilitemos a sincronização vertical. O que esse parâmetro faz é sincronizar, ou melhor, limitar os quadros por segundo do jogo ou GPU ao máximo do monitor, para que não estivéssemos vendo um desempenho real do jogo. Entenda que, com esse parâmetro desativado, o programa mede os Hz ou FPS reais (é o mesmo) do jogo, mesmo com um monitor mais lento.
Largura de banda da porta
À questão da GPU, adicionamos a largura de banda das portas de vídeo, tanto o monitor quanto a nossa placa gráfica. Largura de banda significa a quantidade de dados que o cabo e sua interface são capazes de transportar.
Nesta área, devemos diferenciar entre as portas DisplayPort e HDMI, as duas principais atualmente usadas. Iremos ignorar e omitir o DVI e VGA anteriores, já que poucos monitores os possuem agora. São portas que funcionam com um sinal digital, que podem ou não ser compactadas para economizar largura de banda, mas sempre têm limitações, dependendo da versão. Essas limitações estão relacionadas à profundidade de cores, taxa de atualização e resolução. As tabelas a seguir mostram a capacidade de cada porta e versão:
Monitores de 144 ou mais de 200 Hz
Quando procuramos uma boa experiência em conteúdo audiovisual, como filmes e séries, e principalmente jogos, esses monitores são perfeitos para esse fim, embora sejam especialmente recomendados para jogos.
Isso ocorre porque eles oferecem uma excelente taxa de atualização e número de pixels, características com as quais jogos e placas gráficas podem atingir seu nível máximo em termos de potência gráfica. O que será muito apreciado por um usuário de jogador.
Tudo isso sempre tendo em mente que é necessário ter um computador poderoso para acompanhar o desempenho do monitor. Caso contrário, não será muito bom ter um monitor dessa qualidade, obtendo, neste caso, uma baixa qualidade nos gráficos dos jogos.
Os usuários de jogadores conhecem muito bem essa relação entre monitor e hardware; portanto, se eles tiverem uma equipe fluida trabalhando em conjunto com um monitor de 144 Hz, terão a melhor experiência de jogo.
Devemos saber que atualmente as placas gráficas Nvidia ou AMD de médio e alto alcance são capazes de fornecer mais de 100 Hz em resolução Full HD com gráficos médios ou altos, de um AMD RX 5500 ou Nvidia GTX 1660. Na resolução 2K é mais complicado, necessitando de uma Nvidia RTX 2060 em diante ou uma AMD RX 5600 em diante. Finalmente, a resolução de 4K superior a 60 Hz é complicada e apenas os avançados podem fazê-lo, por exemplo, a Nvidia RTX 2070 ou a AMD RX 5700.
Alguns modelos do fabricante ViewSonic classificados por Hz, pelo menos os que achamos mais interessantes:
- 60Hz: ViewSonic VP2785-2K 27 polegadas 100Hz: ViewSonic XG350R-C ELITE 35 polegadas 144Hz: ViewSonic XG2405 24 polegadas 165Hz: ViewSonic XG270QG ELITE 27 polegadas 240Hz: ViewSonic XG270 ELITE 27 polegadas
Este é um exemplo de um dos vários fabricantes de monitores
Outro elemento importante é o fantasma, que tem a ver com a taxa de atualização e, principalmente, com o tempo de resposta do monitor. Fantasma significa imagem fantasma ou imagem queimada e é um efeito que ocorre quando a mudança de cor dos pixels fica muito lenta ou quando uma cor residual permanece neles depois de exibir a mesma imagem por muito tempo. Quanto maior a frequência e a resposta, menor a chance desse fenômeno aparecer.
Efeito fantasma ou fantasma: o que é e por que parece nos monitores
Taxa de atualização para usuários comuns
Embora uma alta taxa de atualização seja algo elementar para quem se dedica a jogos, ela não representa um recurso a ser considerado para usuários comuns que usam apenas o monitor para navegar na Internet e usar algum software como o Office.
Esse tipo de usuário não prestará atenção à taxa de quadros e ao rompimento da tela. Em vez disso, ele procurará apenas o monitor com uma boa resolução, para a qual é recomendável comprar um monitor com um painel IPS. E como já comentamos antes, com 60 Hz ou mais, se precisarmos de muitas horas à frente.
No entanto, não se pode ignorar que um monitor com uma alta taxa de atualização tornará as tarefas básicas diárias mais fluidas, oferecendo uma melhor experiência ao usuário, mesmo que ela não a tenha procurado.
Escolhendo o monitor certo
Além da taxa de atualização, os monitores incluem outras especificações que são sempre boas de analisar quando estamos prestes a comprar uma nova. Isso está relacionado ao fato de que, embora o monitor ofereça uma boa taxa de atualização, pode haver outros pontos que não nos convêm, devido à sua qualidade ou ao orçamento que temos que pagar. Como regra geral, os monitores com mais Hz são os mais caros, e essa comparação é fundamental 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz.
Preço
Podemos afirmar que fizemos uma boa compra se, além da frequência de atualização, obtivemos um monitor a um bom preço. Mas sempre tentando evitar preços muito acessíveis ou de marcas desconhecidas, pois há grandes possibilidades de que esses monitores não ofereçam a qualidade que esperamos.
Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, motivo pelo qual sempre será o principal objetivo tentar encontrar um monitor que tenha um equilíbrio entre preço e qualidade. Para isso, é sempre recomendável descobrir preços em várias lojas e acompanhar de perto as diferentes ofertas. E, claro, veja nossas análises e nosso guia para monitores.
Fazer
No mercado, podemos encontrar várias marcas que fabricam monitores de muito boa qualidade e que são garantia de confiança, tanto por sua reputação quanto pelos materiais que utilizam em seus produtos, bem como pelo suporte técnico que oferecem.
Entre essas marcas, podemos citar a ViewS onic , Acer, BenQ, Dell, MSI, Asus e AORUS, marcas de prestígio que fabricam monitores de 60Hz, 144Hz, 165Hz, 240Hz e algumas estão fazendo o salto para muito mais Hz. Elas estão sempre entre as As opções mais recomendadas, embora como em qualquer compra, sempre será uma boa ideia fazer uma pesquisa na Internet para descobrir as classificações dos usuários que já compraram esses monitores.
Resolução
Assim como é um recurso importante ter um monitor com taxa de atualização de 144 Hz para ser usado em jogos, sua resolução também é um fator importante.
No mundo dos jogos, a resolução mais usada é 1080p, porque é fácil obter uma alta taxa de quadros, por isso é ideal ter uma alta taxa de atualização. Essa resolução será especialmente recomendada para jogadores on-line e filmagens em primeira pessoa, já que temos uma taxa de até 240 Hz no mercado, elas não são fantasmas nem tremeluzentes.
Mas nem tudo termina aqui, pois se pensarmos a longo prazo, é melhor procurar um monitor de jogos com uma resolução de 1440p. Esses monitores são recomendados com cerca de 120 a 165 Hz, para desfrutar de uma boa experiência gráfica e de fluidez se tivermos uma GPU de faixa média / alta.
A terceira resolução principal é 4K ou UHD, embora neste caso seja normal ter um monitor de 60 Hz ou 144 Hz, se tivermos um grande orçamento. Exceto pelo prazer pessoal de conteúdo multimídia e campanhas solo, eles não são bons monitores para competir on-line, pois muito poucas GPUs podem oferecer mais de 60 FPS nele.
Tipo de painel e tempo de resposta
Além da resolução, ao escolher um monitor, você também terá que levar em consideração o tipo de painel que ele usa. O painel IPS é um dos mais usados atualmente nos monitores, pois oferece excelente qualidade de cor, bons ângulos e uma alta taxa de atualização com até 240 Hz em 1080p.
Anteriormente, era mais comum usar painéis TN porque eles oferecem um melhor tempo de resposta, mas uma qualidade de cor consideravelmente menor. O tempo de resposta mede o tempo que os pixels levam para responder a um sinal de mudança de cor, o que significa ter uma imagem mais nítida sem desfoque ou fantasma. Hoje, porém, o IPS foi otimizado de forma a oferecer taxas de resposta de 1 ms.
Tipos de painéis de monitor de PC: TN, IPS, VA, PLS, IGZO, WLED
Taxa de atualização
Além do que já discutimos acima, a taxa de atualização de um monitor tem uma influência importante no atraso da entrada (não deve ser confundida com o tempo de resposta). Se dermos um exemplo de uma tela de 60 Hz, nunca obteremos um atraso de entrada inferior a 16, 67 milissegundos, porque é a quantidade de tempo que consome entre uma atualização e a seguinte.
Por outro lado, um monitor de 144 Hz tem um atraso de até 8, 33 milissegundos, enquanto uma tela de 200 Hz diminui todo esse tempo para apenas 4, 16 milissegundos. É por isso que este artigo sobre 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz é fundamental.
Para esse atraso inerente aos refrigerantes, devemos adicionar a aparência do efeito de desfoque e tremulação. Sempre reduziremos esses efeitos com um painel de boa qualidade e um fabricante de garantias.
Você realmente precisa de um monitor de 144 ou 200 Hz?
Embora a melhoria da fluidez seja importante em uma televisão de 144 ou 200 Hz, seu benefício é geralmente algo complexo de se notar devido à limitação de nossa percepção. Ao usar processadores de imagem, as televisões melhoram ainda mais a qualidade do movimento, alterando a entrada enviada a eles. Alguns modelos de televisão podem adicionar quadros, geralmente chamados de overscan, aumentando efetivamente a taxa de quadros do vídeo.
Os monitores, por outro lado, não possuem um processador; portanto, a imagem enviada é a que a GPU processa. Isso diminui o benefício do painel ao exibir conteúdo audiovisual. Uma taxa de atualização aprimorada também não garante o desaparecimento de " fantasmas ", um efeito comum aos monitores LCD que faz com que objetos em movimento deixem um ou mais traços fracos para trás. Portanto, mais do que a taxa de atualização, devemos observar a qualidade do painel e também a velocidade de resposta.
Portanto, para o dia-a-dia e para o trabalho, não precisamos de um monitor de 144 Hz ou mais, pois a fluidez extra que ganhamos está sendo desperdiçada. Talvez um monitor de 60 ou 75 Hz com resolução 2K ou 4K IPS seja muito útil, ter uma mesa grande e, ao mesmo tempo, cuidar dos seus olhos.
Mas se somos jogadores, especialmente aqueles que jogam jogos online ou competitivos, é necessário obter uma vantagem. Mais FPS significa mais fluidez e melhor resposta de nossos sentidos. Isso também significa menos cintilação e menos fantasmas se tivermos uma boa resposta do painel. De 144 a 240 Hz, não há grandes melhorias para nossos olhos; portanto, um IPS de 144 ou 165 Hz com resolução Full HD ou 2K será uma ótima compra.
Modelos recomendados de 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz e mais
Existem muitas opções, mas vamos nos concentrar em uma marca, a ViewSonic, e, assim, mostrar a grande variedade de modelos que eles têm disponíveis para compra.
ViewSonic VG2448 Monitor IPS Full HD de 23, 8 "(1920 x 1080, 16: 9, 250 nits, 178/178, 5ms, VGA / HDMI / DisplayPort, ergonômico, multimídia) preto.- Qualidade da tela: para mostrar grandes volumes de dados até belas apresentações, este monitor oferece visualização em Full HD (1920x1080) para qualquer tarefa Produtividade e conforto: ergonomia avançada com inclinação de 40 graus, tecnologia Flicker-Free, tecnologia Flicker-Free, filtro de luz azul e muito mais Ajuda a aumentar a produtividade com conforto durante todo o dia Incrível em qualquer ângulo: Um painel IPS de moldura fina garante vistas impressionantes e ininterruptas, independentemente do seu ponto de vista Embalagem inteligente: Caixa fácil de abrir e ecológica otimiza a descompactação para instalação instantânea do monitor Pronto para uso Baixo consumo de energia: projetado com a eficiência energética em mente. Com a certificação Energy Star e EPEAT, o modo econômico do VG2448 consome menos energia, resultando em uma menor pegada de carbono e menores custos gerais de escritório
- Resolução QHD ultra-ampla Aliança Elite RGB Sincronização adaptativa e tecnologia AMD FreeSync Tecnologia de luz de fundo com movimento claro
- Painel ips de 144 hz para imagens mais rápidas, mais nítidas e ricas Resolução: 1920 x 1080 pixels (full hd) Amd freesync e tecnologia de 144 hz para jogos sem problemas Alto-falantes embutidos, entradas HDMI e porta de exibição Conteúdo da remessa: xg2405 monitor, hdmi, cabo comida, instruções (idioma espanhol não garantido)
- Faça a diferença: a resolução qhd 1440p, o tempo de resposta ultrarrápido de 1ms e a incrível taxa de atualização de 165hz oferecem a você a vantagem em todas as suas missões de jogos - nvidia g-sync - sem artefatos, tela rasgada no jogo ou atraso entrada (atraso de entrada); A verdadeira tecnologia nvidia g-sync sincroniza a taxa de atualização do seu monitor com a sua placa gráfica, proporcionando uma experiência de jogo imersiva e imersiva ips nano color technology - essa tecnologia dá vida aos seus jogos com 98% de cobertura de cores dci-p3 e um Elite Design Enhancement (EDE) de 10 bits de profundidade de cor: nossos aprimoramentos foram criados para aprimorar a imersão e elevar sua experiência de jogo; Incluindo luz ambiente RGB, duas bungees integradas, suporte para fone de ouvido reforçado, proteções laterais e uma base de metal escovada Ergonomia avançada: um suporte ergonômico totalmente ajustável e filtro de luz azul oferecem o conforto necessário para longas sessões de jogo
Conclusão sobre 60 Hz vs 144 Hz vs 200 Hz
Focalizando o que já foi mencionado, a melhor sugestão seria optar por um monitor de 144 Hz em vez de um monitor de 60 ou 200 Hz, uma opção que se adapta à maioria dos usuários de PC.
Por um lado, temos a vantagem da relação preço e qualidade, pois nessa faixa existem monitores a um bom preço, enquanto, por outro lado, o desempenho ideal pode ser obtido com mais facilidade.
Provavelmente, o que mais se destaca é que, embora existam diferenças entre os diferentes valores da taxa de atualização, as melhorias são mais evidentes quando você passa de um de 60 Hz a 144 Hz do que se você passa de 144 a 200 Hz.
Quanto aos monitores de 200 Hz, eles são recomendados para computadores com hardware poderoso e jogos competitivos. Eles também são um pouco mais caros do que os outros, e atualmente a escolha de um TN não tem tantas vantagens sobre o IPS quando se trata de velocidade.
Logicamente, os monitores de 144 Hz e 200 Hz são mais caros que os monitores de 60 Hz, e é por isso que valem a pena se o usuário realmente puder tirar proveito disso e ver as melhorias na tela em comparação com os de 60 Hz.
Recomendamos alguns tutoriais e guias:
Qual monitor você planeja comprar? Qual você prefere 60Hz vs 144Hz vs 200Hz? Você aposta em velocidade e taxa de atualização ou resolução?
Windows 32 ou 64 bits, qual é a diferença e por que você deve saber
Windows de 32 bits ou Windows de 64 bits? Qual sistema devo usar? Que diferença existe? Posso mudar de um sistema de 32 bits para um de 64 bits?
O Openshot 2.4.2 já está disponível com melhorias importantes. Vamos dizer-lhe como instalá-lo.
O OpenShot recebeu uma nova versão que agora está disponível para download no Ubuntu e Linux Mint, informamos como você pode instalá-lo.
Se você não pode salvar, é o que você precisa
Se você acha difícil economizar para o seu novo smartphone ou para as suas férias, com o Goin, você o conseguirá quase sem perceber