Processadores

Processadores Qualcomm centriq 2400 de 48 núcleos agora disponíveis

Índice:

Anonim

Um dos benefícios da arquitetura ARM é um nível de eficiência energética muito mais alto do que o alcançado com os processadores Intel e AMD x86. Um dos maiores expoentes dessa arquitetura RISC é a Qualcomm, que já começou a enviar seus processadores Qualcomm Centriq 2400 de 48 núcleos para dominar os servidores.

Qualcomm Centriq 2400 chega para dominar servidores

O Qualcomm Centriq 2400 é um processador muito peculiar que foi anunciado há mais de um ano e agora está no mercado. É um silício fabricado em 10 nm e que utiliza a arquitetura ARM para oferecer um total de 48 núcleos de processamento a uma frequência de 2, 6 GHz. Isso permite um excelente desempenho com um consumo de energia muito menor do que nos processadores Intel e AMD. Os 48 núcleos são conectados entre si usando um barramento interno que atinge uma largura de banda de 250 GB / s para evitar qualquer tipo de gargalo. Inclui nada menos que 6 MB de cache L3 para todos os núcleos e 512 KB de cache L2 para cada núcleo.

Quanto à memória, possui um controlador DDR4 de seis canais compatível com um máximo de 768 GB de RAM. Continuamos a ver seus recursos e nos deparamos com 32 pistas PCI Express 3.0 x16, juntamente com seis controladores PCI Express e um mecanismo de segurança ARM TrusZone.

Tudo isso permite obter um desempenho 45% maior que um Intel Xeon Platinum 818, além de ser quatro vezes mais eficiente com o uso de energia. Isso foi possível graças ao processo FinFET de 10nm da Samsung, que resultou em um tamanho de matriz de 398mm2.

A arquitetura do ARM está avançando aos trancos e barrancos e a diferença de desempenho com o x86 está diminuindo. De fato, os primeiros laptops com Windows 10 e um processador Snapdragon 835 já estão a caminho.

Fonte Forbes

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button