Processadores

Xuantie 910 16-core: alibaba apresenta um poderoso processador

Índice:

Anonim

Quando a Pingtou Ge (irmão Pingtou) Semiconductor Co. foi fundada pela Alibaba em setembro de 2018, a visão era criar chips inovadores para a produção. A empresa já foi conhecida como Zhongtianwei, uma empresa de chips, adquirida pela Alibaba em abril do ano passado, juntamente com a equipe da Aha.

Alibaba apresenta o poderoso processador XuanTie 910 de 16 núcleos

Em 25 de julho, foi anunciado que o irmão Pingtou havia lançado o processador RISC-V XuanTie 910 (Black Iron 910) de 16 núcleos. A empresa informou que o processador será integrado a equipamentos de alto desempenho para conexões 5G, IA e aplicações de direção autônoma. Há relatos conflitantes de que o processador também é conhecido como T-Head, embora seu nome signifique Ferro Negro. Ainda não há data ou preço de lançamento firme.

As tecnologias de código aberto estão sendo adotadas regularmente na China, e o XuanTie 910 está sendo oferecido aos desenvolvedores com o incentivo de usar o ISA de código aberto baseado em Berkeley com muito poucas restrições de propriedade intelectual.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

O processador pode fornecer 7.1 Coremark / MHz com uma frequência principal que chega a 2, 5 GHz, 40% maior que a do melhor processador RISC-V atual do mercado. Eles afirmam que houve dois grandes avanços tecnológicos para esse processador: processamento de instruções em níveis significativamente mais altos do que nunca, e o primeiro processador a atingir 2 processos de memória por ciclo.

A Caixian Global informou que o chip poderia reduzir em 50% os custos relacionados à produção de chips, e a Alibaba disse à publicação que lançaria partes do código XuanTie 910 no GitHub.

Atualmente, existem poucos detalhes sobre o processador XuanTie 910, mas a China poderia usar o RISC-V para oferecer concorrência a empresas de semicondutores como a ARM, além de contornar as sanções dos EUA contra empresas chinesas como a Huawei.

Software de origem cnx

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button