Processadores

Xeon Cascade Lake

Índice:

Anonim

A Intel lançou uma série de novos benchmarks que afirmam que seus processadores Cascade Lake-AP da classe Xeon são executados muito mais rapidamente que os processadores EPYC Rome de segunda geração da AMD. Os benchmarks de que as reivindicações da Intel são representativas do desempenho do mundo real no segmento HPC comparam o Xeon Platinum 9282 2e (soquete duplo) da Intel com o EPYCX 7742 da AMD (também em uma configuração de soquete duplo).

Intwl afirma que o Xeon Platinum 9282 (Cascade Lake-AP) é até 84% mais poderoso que o EPYCX 7742 de 64 núcleos

As métricas de desempenho dos dois processadores foram publicadas no Medium, onde a Intel também publicou recentemente um artigo sobre dimensionamento de núcleo e dependência de aplicativos modernos do número de núcleos disponíveis nos processadores. De acordo com a Intel, 8 núcleos, juntamente com frequências sustentadas, resultariam em uma escala melhor do que um chip de 12 ou 16 núcleos.

Para o mercado de HPC, a Intel afirma: - Mais núcleos de processador acrescentam computação, mas o desempenho geral do sistema ou da carga de trabalho depende de outros fatores, incluindo:

  • O desempenho de cada núcleo Otimizações de software que aproveitam as instruções específicas Largura de banda da memória para garantir o poder dos núcleos Implantação no nível do cluster implantado

Os últimos benchmarks da Intel compararam o Xeon Platinum 9200 ao EPYC 7742. O Xeon Platinum é um dos processadores Cascade Lake-AP que inclui duas matrizes em vez de uma única matriz monolítica, empilhando até 56 núcleos e 112 threads. O chip possui um clock base de 2, 60 GHz e um boost clock de 3, 80 GHz, juntamente com 77 MB de cache e um TDP de 400W. Os chips Intel Cascade Lake-AP têm 12 canais de memória em comparação com os 8 canais de memória da AMD por chip.

O AMD EPYC 7742 é baseado em um nó de processo de 7 nm (vs. 14nm da Intel ++++) e possui 64 núcleos / 128 threads. O chip possui uma base de clock de 2, 25 GHz e um clock de 3, 4 GHz com 256 MB de cache L3, 128 faixas PCIe Gen 4 e um TDP de 225W. O preço também desempenha um papel, o chip EPYC custa US $ 6.950, enquanto o Xeon Platinum 9282 é sugerido que tenha um preço entre US $ 25.000 e US $ 50.000.

Portanto, desde o início, podemos observar que essa não é uma comparação justa, já que o chip Intel não possui um TDP mais alto, mas seu custo é pelo menos 3, 5 vezes maior que o processador AMD.

Os benchmarks mostram que o Xeon Platinum 9282 oferece um aumento médio de desempenho de 31%, até 84%. Entre as aplicações utilizadas estão Manufatura, VASP, NAMD, GROMACS, FSI e LAMMPS.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

A Intel continua afirmando que os processadores da série Xeon Platinum 9200 oferecem um menor custo total de propriedade (TCO). Como o desempenho da série Xeon Platinum 9200 é maior, menos nós seriam necessários, reduzindo o custo de aquisição dos nós.

Apesar disso, vários participantes do setor estão pensando em mudar para EPYC, como é o caso da Netflix, que está avaliando a substituição de seus servidores Xeon pela opção AMD. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button