Hardware

Windows 3.1 e Windows 3.11: histórico de sistemas operacionais clássicos

Índice:

Anonim

O mais veterano conhecerá o Windows 3.1 e 3.11, dois sistemas operacionais que seriam o começo de um novo mundo. Contamos a história dele.

Alguns de vocês já leram o título do artigo de maneira nostálgica, e isso não é por menos. Com essas duas versões, o Windows começou a decolar em um contexto em que a computação servia apenas algumas. Do Professional Review, fizemos um pequeno flashback para lembrar o início do Windows.

Índice de conteúdo

Pretexto: o Windows 3.0 é lançado em 22 de maio de 1990

Embora a primeira versão do Windows seja lançada em 10 de novembro de 1983, desta vez, nos concentramos no Windows 3.1 e no Windows 3.11. Portanto, temos que voltar ao início dos anos 90 com a saída do Windows 3.0.

Numa época em que a pesquisa estava definindo o andamento, o Windows 3.0 ensinava uma interface aprimorada com poder notável. Empresas fora da Microsoft começaram a desenvolver seus próprios aplicativos para 3.0 com grande força. Graças a esse desenvolvimento, mais de 10 milhões de cópias do Windows foram vendidas, sendo a GUI mais vendida na história dos computadores.

Foi um aprimoramento da multitarefa, a introdução da memória virtual e um redesenho da interface que competia diretamente com o Macintosh.

As mudanças mais notáveis foram as seguintes:

  • Suporte de mais de 16 cores. Suporte de rede. Gerenciador de arquivos e gerente de programa. Não há versões " Runtime " disponíveis. Mais suporte de memória. Interface aprimorada.

Havia duas versões:

  • Versão completa, cujo preço era $ 149.95 na época. Versão de atualização, ao preço de US $ 79, 95.

Windows 3.1, o início de uma era de ouro

Este sistema operacional foi lançado em abril de 1992. Trouxe melhorias significativas em comparação com o Windows 3.0. Com apenas 2 meses no mercado, conseguiu vender aproximadamente 3 milhões de cópias, incluindo atualizações do Windows 3.0.

Uma das empresas que mais utilizou esse sistema operacional foi a IBM em seus computadores. Vimos que essa foi uma resposta ao Macintosh porque a interface era bastante semelhante, o que levou a Apple a processar a Microsoft por violação de direitos autorais. Eventualmente, a Apple perdeu o litígio.

Ele marcou o nascimento do “PC multimídia” porque adicionou extensões multimídia para suportar placas de som, MIDI, CDs de áudio e a porta Super VGA para monitores com esta tecnologia. Além disso, a velocidade do modem também foi aprimorada , aumentando para 9600 bps. Também reduziu o conceito OLE (Objetct Linking and embedding), que seria um atalho hoje amplamente utilizado: recortar e colar.

Gostaríamos de mencionar o Windows for Workgroups 3.1, uma extensão que permitiu que seus usuários compartilhassem pesquisas. Obviamente, era uma extensão projetada para empresas. Esta extensão foi lançada em outubro de 1992.

Vivemos um tempo marcado por uma feroz rivalidade entre Microsoft e Apple com seus sistemas operacionais.

Por fim, digamos que quase 10 milhões de cópias do Windows 3.1 foram vendidas, tornando-o o sistema operacional mais vendido da história.

Trabalho de grupo do Windows 3.11

Estamos em 1993 marcado pelas versões do Windows 3.11 e Windows NT 3.1, cuja versão ocorreu em 27 de julho de 1993. O Windows 3.11 foi lançado em 31 de dezembro de 1993, o Windows 3.11 foi uma atualização para o Windows 3.1.

Foi a solução para muitos bugs existentes no Windows 3.1, alcançando fama graças às correções que permitiram sua consolidação e, posteriormente, aumentaram sua popularidade como sistema operacional. Embora não fosse uma versão completa, obteve grande reconhecimento.

RECOMENDAMOS O Windows 10 ARM poderá executar aplicativos de 64 bits nativamente

Nesse sentido, a Microsoft decidiu substituir todas as versões de varejo do Windows 3.1 pelo Windows 3.11 para que os novos usuários que compram o sistema operacional o façam com bugs corrigidos. De fato, os usuários que tinham o Windows 3.1 receberam uma atualização gratuita para o Windows 3.11.

Também foi lançado o Windows for Workgroups 3.11, que chegaria ao mercado em 11 de agosto de 1993. Ele suporta acesso a arquivos de 32 bits ou VCACHE.386, entre outras melhorias.

Enquanto isso, a Apple estava focada em sua gama PowerBook, alguns laptops com uma resolução de 640 x 400 pixels. No momento, a Microsoft estava melhor posicionada em termos de sistema operacional, portanto não foi uma luta feroz. A bela luta entre Microsot e Apple teria que esperar até o Windows 95, que seria lançado em 24 de agosto de 1995.

Por que o Windows 3.1 e o Windows 3.11 eram tão importantes?

Principalmente, para as primeiras grandes melhorias nos sistemas operacionais: a interface. Fontes melhoradas , conceito OLE redesenhado , gerenciador de arquivos incluído, etc.

No entanto, o Windows 3.1 não teria esse rascunho sem o 3.11 posterior, que corrigia todas as falhas do sistema operacional principal. Graças ao segundo, a experiência do usuário foi bastante aprimorada.

Foi um avanço no setor de computação, que mudou para vendas. É verdade que o Windows 95 foi um avanço brutal, assim como o Windows 98, mais tarde.

Recomendamos a leitura de nossos guias e sugestões sobre o Windows 10

A Microsoft sabia como permanecer no topo da montanha, uma das coisas mais complexas em empresas de tal magnitude. Você tem alguma dessas versões? Que lembranças você guarda?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button