Revisão do Western digital red em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas da Western Digital Red
- Desembalagem
- Design de encapsulamento
- Características tecnicas
- Equipamento de teste e referências
- Palavras finais e conclusão sobre o Western Digital RED 10 TB
- Western Digital Red
- COMPONENTES - 87%
- DESEMPENHO - 65%
- PREÇO - 90%
- GARANTIA - 91%
- 83%
Outro dos discos rígidos que adquirimos para atualizar nosso NAS é a Western Digital Network de 10 TB, da qual hoje faremos uma pequena análise para ver o que ele pode nos oferecer e quais são suas principais vantagens em relação aos HDDs para consumo geral.
Características técnicas da Western Digital Red
Desembalagem
Se você já comprou um disco rígido, saberá que sua apresentação não é exatamente a melhor e, infelizmente, se estende aos modelos mais caros, como o Western Digital Red.
A embalagem básica depende muito do distribuidor, portanto, neste caso, temos a unidade colocada em um saco antiestático selado. No nosso caso, compramos vários, e a PC Componentes teve detalhes para colocá-los em um molde de cortiça construído para várias unidades. No caso de comprar um, ele certamente será entregue em uma embalagem plástica inflada coberta. Por que não usar uma caixa de papelão de uma vida inteira, mesmo que os SSDs a carreguem? Não devemos subestimar a dureza dessas unidades, porque precisamente aquelas com várias placas e grande capacidade são suscetíveis a falhas devido a movimentos bruscos.
Design de encapsulamento
Hoje é um disco rígido um pouco mais peculiar, para começar, porque raramente fizemos análises de HDD porque praticamente não há novidades em seu desenvolvimento. Mas desta vez consideramos interessante, devido aos seus 10 TB de armazenamento, sua pressurização interna com hélio e sua construção para ambientes NAS, com uma maior capacidade de cache e maior capacidade de TB de gravação por ano.
Bem, o encapsulamento de um disco rígido mecânico como este Western Digital Red não é diferente de outras unidades no mercado consumidor em geral. Nesse caso, temos um formato de 3, 5 polegadas, com as medidas que vemos na tabela de especificações e um peso um pouco maior que o normal devido à presença de mais placas internas, até 7 que teríamos nas unidades de 14 TB. De fato, sua espessura é um pouco maior que as unidades normais (25, 4 mm) precisamente porque precisa de mais espaço para sua importante capacidade.
Focalizando o encapsulamento, é obviamente hermético garantir a pressurização correta dos pratos no interior e, aliás, o hélio contido nesta unidade. Esta embalagem é feita principalmente de alumínio, com a possibilidade de ser instalada na vertical ou na horizontal com 4 parafusos. Por sua vez, o PCB é instalado com todo o hardware isolado na camada interna, para evitar o acúmulo de poeira e a quebra de componentes. Isso é especialmente importante nessas unidades criadas para ambientes NAS.
Só precisamos ver a interface conhecida, que consiste em um conector SATA para dados e outro para fonte de alimentação em uma das faces laterais. Em seguida, temos vários pinos de serviço que para o usuário não serão importantes. No lado superior, temos o adesivo distintivo correspondente do modelo com informações sobre o produto.
Características tecnicas
Depois de ver uma prévia do que temos dentro desta Western Digital Network, vamos entrar, porque, apesar de ser um HD, temos notícias suficientes sobre isso.
E começamos com uma das mais importantes, a principal razão pela qual as unidades atualmente têm uma capacidade de armazenamento tão grande. A Western Digital está usando o hélio como gás na câmara do disco. As vantagens desse gás no ar que até agora eram usadas em unidades de até 8 TB são poucas. Para iniciantes, é um gás de menor densidade, reduzindo bastante os danos causados por turbulência durante a interação do giro da plataforma giratória e da cabeça de leitura. Ser menos denso também reduz o consumo de energia, pois a resistência à rotação é reduzida.
Tudo isso resulta na possibilidade de colocar mais discos dentro. Até agora, com ar, você podia encaixar 5 placas, agora aumentando para 7 para atingir capacidades de até 14 TB e 16 TB em alguns casos. Neste caso, certamente temos 5 pratos, cada um com capacidade de 2 TB e, consequentemente, 10 cabeças de leitura. As temperaturas internas também são melhoradas em cerca de 4ºC, portanto praticamente todas são vantagens.
Dizemos praticamente porque ter mais placas também sofrerá mais fragilidade, e as unidades são mais suscetíveis à quebra devido a movimentos bruscos. Vamos pensar que as cabeças de leitura estão muito mais e mais juntas. Há pouco tempo, já tínhamos essa experiência com uma unidade de outro fabricante que estava com defeito pela primeira vez.
Todas as unidades de fabricantes implementam a tecnologia NASware 3.0 para oferecer compatibilidade máxima com todos os tipos de configurações de NAS e RAID de vários níveis. Eles também incluem o 3D Active Balance Plus, uma tecnologia proprietária para o controle do equilíbrio das placas em diferentes posições e para poder trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Este Western Digital Red está disponível em vários armazenamentos, a partir de 750 GB a 14 TB. E um dos aspectos mais interessantes em termos de desempenho é que, sendo os HDDs destinados ao NAS, seu cache de armazenamento sobe para 256 MB nesta unidade de 10 TB, enquanto os HDDs normais atingem apenas 64 MB. No entanto, eles também estão disponíveis em 64 MB e até 512 MB para o de 14 TB.
O desempenho que obteremos no Western Digital Red de 10 TB é de 210 MB / s, ao trabalhar em todas as suas versões a 5400 RPM. Também podemos optar pelo Western Digital Red Pro, disponível em armazenamentos idênticos e que giram a 7200 RPM para atingir 260 MB / s.
Como outros aspectos de desempenho e confiabilidade, temos uma capacidade de ciclo de carga e descarga de 600.000, tempo médio entre falhas (MTBF) de 1.000.000 h, taxa de carga de trabalho por ano de 180 TB, sendo esta a quantidade de dados que transferimos de ou para o HDD. A garantia dessas unidades é de 3 anos. No caso da versão Red Pro, esse número aumenta para 300 TB / ano e sua garantia de 5 anos.
E como são HDDs para NAS, vale a pena atender ao consumo dessas unidades. Para o Western Digital Red de 10 TB, temos 5, 7W em leitura / gravação, 2, 8W ocioso e 0, 5W em modo de espera, gerando um ruído de 29 dBA, o que não é pouca coisa.
Equipamento de teste e referências
Passamos agora à bateria de testes correspondentes a este RED da Western Digital. Para fazer isso, usamos a seguinte bancada de testes:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel i9-9900K |
Placa de base: |
Asus Maximus Formula XI |
Memória: |
16GB DDR4 T-Force |
Dissipador de calor |
Corsair H100i Platinum SE |
Disco rígido |
Western Digital RED 10 TB |
Placa gráfica |
Gigabyte RTX 2080 Super |
Fonte de energia |
Cooler Master V850 Dourado |
Os testes aos quais enviamos este SSD são os seguintes:
- Marca de disco de cristalSamsung SSD BenchmarkATTO Disk Benchmark Armazenamento da bigorna
Todos esses programas estão nas versões atuais e também usamos nossa plataforma usual para conhecer os dados de desempenho do disco rígido, que é realmente o que nos interessa. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois isso afeta o tempo de vida útil da unidade, especialmente no SSD.
O CristalDiskMark, como sempre, é o programa mais benevolente com discos rígidos, oferecendo resultados em conformidade com os especificados pela WD, ou seja, 210 MB / s em leitura e gravação seqüenciais. O status mecânico torna o desempenho em processos aleatórios um drama real e, em ambos os casos, nunca atingiríamos o máximo da interface SATA como se os SSDs o fizessem.
O que mais nos interessa no Anvil e no AS SSD são latências e IOPS. No primeiro caso, temos valores muito altos, como em outros HDDs, o menor de 1, 3 ms em blocos 4K e atingindo 30 ms por escrito. Lembre-se de que um HDD não executa a instrução até atingir a rotação correta e o eixo-árvore no setor correto. Nesse caso, teremos uma inicialização mais lenta porque temos mais discos, pois é compensada por RPM mais baixo. E com relação ao IOPS, uma vez que eles estão entre 600 e 700, tanto na leitura quanto na escrita aleatória, nos melhores casos.
Finalmente, o Atto Disk mostra uma taxa de leitura / gravação seqüencial bastante estável na maioria dos tamanhos de bloco, a 200MB / s de leitura e gravação. As IOPS nesse caso são muito mais altas porque são obtidas diretamente do controlador e do cache.
Palavras finais e conclusão sobre o Western Digital RED 10 TB
Chegamos ao final desta pequena revisão com o Western Digital RED, uma unidade mecânica projetada para uso em NAS principalmente no ambiente doméstico e de pequenas empresas. E, para ambientes de desempenho mais alto, recomendamos os da série RED Pro, que são um pouco mais caros, mas com maior capacidade de TB / ano, 7.200 rpm e garantia de 5 anos.
Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.
Nesse caso, o desempenho é bastante interessante, considerando que é um HDD, com taxas estáveis de 200 MB / s na escrita e leitura seqüencial e um consumo de energia no nível do SSD. A integração do hélio em vez do ar na câmara de placas é um sucesso para aumentar a quantidade de espaço, que nesses modelos pode chegar a 14 TB. Seu cache também foi aumentado para 256 MB para análise e 512 MB para o de 14 TB, enquanto os de consumo geral são de 64 MB.
Finalmente, precisamos falar sobre preços e encontraremos esta unidade por um custo de 379 euros no site oficial e 351 euros na Amazon. Dessa forma, teríamos que pagar apenas 3, 4 centavos por GB de espaço, números que um dia sonhamos com a chegada do SSD, que atualmente está em torno de 11, 7 centavos / GB.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ OTIMIZADO PARA NAS |
- LENTO, COMO TODOS OS NAS HDD DA GAMA DOMÉSTICA E PEQUENAS EMPRESAS |
+ QUALIDADE / PREÇO | |
+ PRESSURIZAÇÃO DE HELIO E CACHE DE 256 MB |
|
+ DISPONÍVEL ATÉ 14 TB |
|
+ RECOMENDADO PARA NAS DOMÉSTICAS |
A equipe de Revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado:
Western Digital 10TB RED - Disco rígido (10.000 GB, 256 MB, Serial ATA III, 5400 RPM, 3, 5 ", NAS)- Facilidade de uso Capacidade compatível com Windows Plus para seus arquivos
Western Digital Red
COMPONENTES - 87%
DESEMPENHO - 65%
PREÇO - 90%
GARANTIA - 91%
83%
Revisão de Red Magic 3s em espanhol (análise completa)
Revisão do Smartphone para jogos Nubia Red Magic 3S após um período de uso. Experiência de jogo, desempenho, recursos e câmeras.
Western digital wd red sa500 review em espanhol (análise completa)
Western Digital WD Red SA500: características técnicas, controlador, disponibilidade de desempenho e preço deste SSD para NAS
Western digital wd blue hdd review em espanhol (análise completa)
Análise do disco rígido Western Digital WD Blue: características técnicas, controlador, disponibilidade de desempenho e preço deste disco rígido