Wendell descobre o problema porque o ryzen threaddripper 2990wx executa 50% menos no Windows
Índice:
- O kernel do Windows é o responsável pelo desempenho do Ryzen Threaddripper 2990WX 50% menos
- Problema identificado, isolado e resolvido?
Wendell, especialista em computadores, finalmente descobriu o problema em que o kernel do Windows faz o processador AMD Ryzen Threaddripper 2990WX executar até 50% menos do que deveria para o sistema Microsoft. Além disso, ele conseguiu implementar um pequeno aplicativo capaz de resolver esse erro imediatamente.
O kernel do Windows é o responsável pelo desempenho do Ryzen Threaddripper 2990WX 50% menos
Já sabíamos há algum tempo que o processador AMD Ryzen Threaddripper 2990WX tinha um problema no Windows que fazia com que ele obtivesse menos desempenho do que em outros sistemas como o Linux. Isso foi observado em testes típicos de benchmark de CPU e em compressores como o 7-Zip no sistema Microsoft.
O AMD Ryzen Threaddripper 2990WX ainda hoje é o processador mais poderoso da gama de desktops AMD. Uma fera que é basicamente a união de duas selas da arquitetura Zen para fornecer 32 núcleos e 64 threads de processamento em uma arquitetura de 12 nm com nada menos que 64 MB de cache L3. A frequência de processamento é de 3, 2 GHz com um modo turbo que a eleva para 4, 2 GHz.
Bem, o problema que Wendell detectou se deve precisamente à configuração desses dois silicons e à tecnologia NUMA para gerenciar a memória compartilhada entre eles. Devido a esse design com duas matrizes sem acesso direto à RAM, ao contrário de outros processadores Threadripper, o Ryzen 2990WX usa uma configuração quad-NUMA, o que lhes permitiu criar o primeiro processador consumidor de 32 núcleos do mundo. Precisamente no uso desses quatro canais NUMA, está o problema, pois foi determinado que o kernel do Windows não é capaz de usá-los corretamente.
Para ter certeza disso, Wendell também testou o AMD EPYC 7551, que usa 32 núcleos e 64 threads e uma configuração NUMA de oito canais. O resultado foi praticamente o mesmo, menor desempenho nas plataformas Windows e desempenho perfeito no Linux.
Tudo isso é perfeitamente explicado em um vídeo feito pelo próprio Wendell; portanto, se você controla o inglês, recomendamos que você assista na íntegra.
Problema identificado, isolado e resolvido?
Bem, aparentemente sim. Depois de explicar os testes aos quais os processadores foram submetidos no vídeo por muito tempo e com atenção, Wendell, com a ajuda de outro parceiro, conseguiu criar uma ferramenta chamada CorePrio que resolve esse problema imediatamente no Windows 10.
Após uma chamada para o aplicativo, os resultados obtidos usando o software de benchmark Indigo são radicalmente opostos aos anteriores, fornecendo o mesmo desempenho que no Linux e, em seguida, podem aproveitar 100% do desempenho desses dois processadores.
Definitivamente boas notícias para quem esvaziou seus bolsos neste AMD Ryzen 2990WX. O fato de ter o melhor processador do mercado produzindo metade de suas possibilidades é algo pelo menos desagradável. Nossos parabéns a essa equipe por poder resolver o que uma grande empresa multinacional como a Microsoft não conseguiu fazer. Não há palavras para comentar sobre a Microsoft e "o melhor sistema operacional que eles criaram". Você é um usuário do AMD Ryzen Threaddripper 2990WX? O que você acha da descoberta desse problema e de quem é o culpado? Sinta-se livre para escrever nos comentários.
Projeto zero do Google descobre um sério problema de segurança no Windows 10
O Project Zero descobre uma falha de segurança grave no Windows 10 relacionada à chamada de procedimento remoto (RPC) SvcMoveFileInheritSecurity.
Projeto zero do Google descobre uma falha de segurança no Windows 10 s
O Google Project Zero encontrou um bug de gravidade média nos sistemas Windows 10 S com a UMCI (User Mode Code Integrity) ativada.
O Facebook termina a seção de tendências porque os usuários estão cada vez menos interessados
O Facebook anuncia o fim da seção Tendências, presente por quatro anos em apenas alguns países, enquanto anuncia novos canais de notícias para os usuários